concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Memorial María Luisa de Fotografia . Convocatória


Memorial-Maria-Luisa_editais-e-afinsAo longo de 25 edições, o festival tornou-se um ponto de encontro não só para fotógrafos profissionais altamente reconhecidos, mas para talentos desconhecidos e fotógrafos iniciantes.
Podem participar fotógrafos de todo o mundo, amadores ou profissionais, nas categorias de: paisagem de montanha, natureza, animais selvagens, alpinismo, escalada, paisagem, mundo subaquático, biodiversidade, flora, esportes extremos e de aventura, foto criativa, foto macro. Nesta edição também criou uma categoria temática especial exclusivamente dedicada às fotos em que a cor branca tem uma presença significativa na imagem.
Para fotógrafos novatos, com menos de 20 anos, a participação é gratuita.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 1º de dezemro/2016, via online
– Taxa de inscrição: € 18 euros para fotógrafos adultos
– Premiação: € 3.000 para o grande vencedor do prêmio XXVI Memorial María Luisa; € 300 para o vencedor de cada categoria, além de  troféu e diploma para todos os ganhadores.
– Edital e Inscrição: http://bit.ly/1Sp1xZK

Memorial María Luisa de Fotografia . Convocatória


transarte Brasil - premiados edital LGBT


http://transarte.net/
Exibindo transarte2final.jpgExibindo transarte2final.jpg

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

D.O.S. Barbara Kaplan e Mariano Dal Verme - POA _ RS

O programa de residências artísticas da galeria Península traz a Porto Alegre os artistas argentinos Bárbara Kaplan e Mariano Dal Verme. Uma das formas mais características de apoio e incentivo da produção artística no mundo contemporâneo, a residência artística é um espaço de trocas permanentes, de participação na cena artística local e uma forma de dinamização e circulação de informação e conhecimento. 


No início de abril de 2015, Buenos Aires parecia uma cidade deserta. Nesses últimos dias de calor, greve geral e feriado nacional encontrei acidentalmente os artistas Bárbara Kaplan e Mariano Dal Verme na entrada de um ateliê coletivo, localizado no bairro de Villa Crespo, bem em cima da galeria Document Art. Ao subir para visitar o espaço dos artistas, as obras expostas nas paredes do fundo prenderam de imediato a minha atenção, trabalhos de forte geometria, que me causaram uma perturbação ótica. Ao me aproximar, o que parecia desenho, era na verdade escultura. E o que parecia uma pintura concretista eram quadros de cera de abelhas com massa de modelar colorida. Obras sutis e delicadas que clamavam por uma aguda observação dos detalhes. Felizmente todos esses trabalhos pertenciam aos artistas e, bem abaixo e ao lado dessas obras, encontravam-se as mesas de trabalho de Mariano e Bárbara.

Juntos desde 2004, os artistas compartilham a vida doméstica e o ateliê. O rigor geométrico, os efeitos ópticos e o perfeccionismo formal são denominadores comuns na poética de cada um deles. Em 2007 realizaram em conjunto a instalação “Fiesta” no Centro Cultural da Espanha em Buenos Aires. A instalação, composta por luzes e música, mas sem convidados, celebrou a união civil do casal. E é aqui em Porto Alegre que pela primeira vez, eles realizarão uma exposição conjunta, uma exposição de dois. D.O.S., dois em espanhol, é também a sigla em inglês para Disk Operation System. Nas palavras de Bárbara Kaplan, “... queremos que a mostra seja vista como uma unidade, que haja relação entre as nossas obras individuais e com as instalações que produziremos ai em conjunto. Estamos totalmente abertos para que novas obras surjam durante a residência, afinal não é para isso que as residências artísticas existem? Algumas obras têm um tom irônico e esse é o clima que queremos para a exposição, e até por isso decidimos pelo título D.O.S., um sistema operacional obsoleto.”

Denis Rodriguez

 

D.O.S. 

BÁRBARA KAPLAN E MARIANO DAL VERME
CURADORIA DENIS RODRIGUEZ
VISITAÇÃO DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015 A 5 DE MARÇO DE 2016.

soprando sonhos - Sonia Talarico - SP

imagem

Convocatória Mostra Fotolivros Foto em Pauta 2016 - UFMG


Mostra-Fotolivros-Foto-em-Pauta_editais-e-afins
Em sua sexta edição, a se realizar de 9 a 13 de março de 2016, o Festival de Fotografia de Tiradentes dará destaque ao discurso do fotógrafo por meio da publicação. Em função disso, amplia o espaço para a visualização e a divulgação dos livros de fotografia, com a realização da Mostra de Fotolivros Foto em Pauta 2016.
A Convocatória selecionará trinta livros que serão expostos ao público presente ao Festival. Nesta primeira edição, a Mostra selecionará apenas livros editados a partir de 2014 na América Latina.
Serão aceitas publicações próprias, livros de autor, livros artesanais, assim como livros publicados por editoras. Não serão avaliados projetos, bonecos, dummies, protótipos.
A Mostra de Fotolivros Foto em Pauta será também apresentada em Belo Horizonte/MG, no Conservatório da UFMG, no primeiro semestre de 2016.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 12 de janeiro/2016, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não


by Editais e Afins

reunião com DAVI WINDHOLZ - o movimento “2 states, 1 homeland” e o projeto “Together” - POA - RS

Caros artistas:
Convido para uma reunião com DAVI WINDHOLZ que irá nos falar sobre o movimento “2 states, 1 homeland”  e o projeto “Together” – proposta de exposição de artistas israelenses, palestinos e brasileiros.
O encontro será dia 18, quarta-feira, às 18h no Auditório do Atelier Livre da Prefeitura.
Convide seus amigos artistas.
Aguardamos vocês!
Um abraço,
Miriam Tolpolar
Diretora do Atelier Livre
SMC/ PMPA
Av. Erico Verissimo, 307
Porto Alegre/ RS
Fones:32898056/32898057

DAVI WINDHOLZ nasceu SP e vive em Israel desde 1973. Formado em educação não formal, Terapia Gestaltica e terapia grupal. Doutor em psicologia Social. Trabalhou sempre com movimentos juvenis, é ativista em bairros pobres e movimentos pro paz. Diretor do Centro Kesher (terapia de casal e familia, desenvolvimento de int emocional e comunicação não violenta). Há oito anos fundou a ONG Alternative for Peace, dialogue and nonviolence communication (centro bilíngue hebraico-árabe para crianças e jovens). Membro do movimento "2 states 1 homeland" e coordenador da comissão de educação do mesmo.

A proposta de “2 states 1 homeland “ não é simplesmente uma proposta politica de como solucionar o conflito entre o povo israelense e o povo palestino. Ele enfoca primeiramente o ser humano, aqui e agora e seu passado, sua historia, cultura, tradições, religião, ligação a terra (Eretz)
“2 states one homeland” é o dialogo critico das narrativas dos dois povos, a introspecção de um povo sobre sua narrativa, e a capacidade de ser empático em relação a narrativa do outro. Nenhum povo vai aceitar a narrativa do outro, mas o diálogo construirá uma ponte entre eles.
A separação e a criação de um muro nas fronteiras entre os dois povos é equivalente a criar dois guetos históricos, culturais num processo histórico que  levará a mais ódio, mais demonização do outro e a incapacidade de ver e analisar novas narrativas.
Em base a isso a única possibilidade de uma reconciliação entre os povos, de libertação e auto-realização está nas bases humanas, sociais, econômicas e políticas da proposta de "2states one homeland". Cada povo tem seu espaço, no qual com segurança podem desenvolver sua identidade, através de elementos culturais, religiosos e educacionais. Ao mesmo tempo a ponte criada com livre acesso permite um verdadeiro dialogo e vida comum.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Prêmio Internacional de Álbum Ilustrado Edelvives – Espanha


v-premio-internacional-album-ilustrado_editais-e-afinsSão elegíveis para o Prêmio todos os escritores e ilustradores de qualquer nacionalidade que apresentem projetos em Espanhol, Inglês, Francês ou qualquer das línguas regionais da língua do estado espanhol.
Os trabalhos devem seguir o conceito de Livro Ilustrado, ou seja, um livro em que a história é contada através de imagens e textos, complementando ambos.
Os participantes devem ser maiores de idade e podem apresentar até dois projetos, devendo garantir que são originais, inéditos e que não estão sendo apresentados ao mesmo tempo em uma outra empresa para projetos de avaliação. Durante a duração da chamada, os projetos não poderão ser retirados do concurso.
O prêmio será concedido ao melhor projeto editorial para quadro apresentado, não a um livro fechado.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 18 de dezembro/2015, via Correios.
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 9.000 €.
– Regulamento e inscrição: http://bit.ly/1Vrv8rx


Prêmio Internacional de Álbum Ilustrado Edelvives – Espanha

by Editais e Afins

abordagens e sentidos: a pintura como possibilidade poética - Estúdio Dezenove - RJ



Abertura sábado 14 de novembro das 18 às 22h
Período 15 de novembro a 20 de dezembro 2015
De quarta a sábado das 14 às 19h


As pinturas que fazem parte desta mostra servem como pretexto para trazer à tona discussões sobre essa linguagem que teve como vocação, dentro da história da arte, estar sempre à beira do abismo, basta lembrar seu fim anunciado por tantas vezes. Em vez de acabar, a pintura passou por significativas transformações mantendo-se no topo da pirâmide como uma das opções de artistas em diferentes períodos.
Em uma brevíssima retomada da pintura na história da arte, vamos relembrar alguns fatos fundamentais que se consolidaram como marcos importantes na história da pintura. Na modernidade, o surgimento das pinturas monocromáticas e do ready-made foram cruciais para o desenvolvimento da sua história. As pinturas de Kasimir Malevich (1878-1935), como o Quadrado negro sobre fundo branco (1913-1915), que o colocou como ícone da arte moderna, além das séries de pinturas Branco sobre Branco (1917-18), são referências emblemáticas. Alexander Rodchenko (1891-1956) realizou pinturas monocromáticas: Puro Vermelho, Puro Azul e Puro Amarelo (1921), em que levou às últimas consequências o caráter pictórico. Já em 1963, década importante da história e marco do início da arte contemporânea, o artista Ad Reinhardt (1913-1967) criou uma série de pinturas abstratas evidenciando a importância da luz na pintura.
Apenas para citar mais alguns nomes que realizaram obras que mudaram essa história temos em Jackson Pollock (1912-1956), criador da action painting, o sinônimo de liberdade e expressividade. Os brasileiros Lygia Clark (1920-1988) e Hélio Oiticica (1937-1980) revolucionaram a pintura, pois, graças a eles, as pinturas saíram da parede para se transformarem em cor e movimento no espaço. Vale a pena citar também os anos de 1980 e a volta da pintura, já que nessa época, depois de um período de arte conceitual, a emblemática exposição Como Vai Você Geração 80?, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1984, foi, sem dúvida, uma retomada da pintura que impôs novas questões, trazendo uma liberdade e uma aproximação com o cotidiano em grandes dimensões, em que a cor e o gesto sobrepujaram temas.
E hoje, pintar seria uma utopia? Para os artistas desta mostra, a pintura indica que em primeiro lugar vem a sensibilidade e depois a razão. Contudo, o debate que trazem acerca da pintura no cenário contemporâneo aponta que é a partir da tradição que ocorre a sensibilidade. Pensar na pintura hoje é deter-se em diferentes aspectos, como apropriações, simulacros ou mesmo objetos coloridos que se deslocam no espaço e se referem à percepção e à memória, mas acima de tudo ao prazer de deixar fluir os sentidos na busca de expressão.
As experiências particulares de cada um refletem nos processos que evocam fatos, coisas e figuras, em metáforas ou em belíssimas estruturas abstratas de refinado apelo visual.
Os elementos estéticos usados por cada artista filtram-se a partir de suas histórias e de suas buscas particulares em relação à técnica e avançam por diferentes caminhos experienciando suportes e materiais à procura de uma pintura capaz de suscitar novos debates sobre sua história na atualidade, apesar da pluralidade de estilos, dos diferentes conceitos e repertórios.

Ana Zavadil


APPROACHES AND SENSES: PAINTING AS A POETIC POSSIBILITY

            The paintings which are part of this exhibition serve as a pretext to bring to light a debate on this artistic language. Painting has had as a calling to be always on the brink of the abyss inside the history of art – the end of painting itself has been announced a plenty of times so far. Instead of having an end, painting has passed through a deep transformation – remaining on the top as an option to artists from different eras.
            In a brief revival of painting in the history of art, we must remember some fundamental facts which are regarded as milestones in the history of painting. In modern times the emergence of monochromatic paintings and the “ready-made” were crucial to the developing of its history. Kasimir Malevich (1878-1935) paintings like Black Square (1913-1915) which placed him as an icon of modern art – besides another painting series like White on white (1917-1918) – are emblematical references. Alexander Rodchenko (1891-1956) has painted monochromatic paintings: Pure Red Color, Pure Yellow Color, Pure Blue Color(1921) in which he has taken to the final consequences the pictoric character of his art. In 1963, an important decade for the history of art and the starting point to contemporary art, the artist Ad Reinhardt (1913-1967) has created a series of abstract paintings highlighting the importance of light in painting.
Just mentioning other artists who have made some works which have changed the history of art we can cite Jackson Pollock (1912-1956), the action painting creator – a synonym of freedom and expressiveness. Brazilians Lygia Clark (1920-1988) e Hélio Oiticica (1937-1980) have revolutionized painting: after their pieces of art, paintings definitely left the walls to be transformed into color and motion. It is also worth mentioning the 80’s and the return of painting. After a period of conceptual art ascendancy, the emblematic exhibitionComo Vai Você Geração 80? held in Rio de Janeiro in 1984 was undoubtedly the resumption of painting: bringing new questions, offering liberty and a closer relation with daily life in greater dimensions in which colors and gestures surpass the lead themes.
And nowadays, would it be painting an utopia? To the artists involved with this exhibition, painting means that sensibility comes in first place rather than reason. However, their arguments on painting in contemporary scene indicate this sensibility is actually based on tradition. Thinking about painting currently means consider different aspects like appropriation, simulacrum and even colorful objects which move through the space in reference to memory and perception. But, above all, means the pleasure of letting senses flow in their pursuit of expression.
Private experiences of each artist affect processes that evoke facts, things and pictures leading to metaphors or amazing abstract structures of refined visual appeal. The aesthetic elements used by each artist pass through their personal filter, regarding their own story and particular ambitions related to technique: moving forward through different patterns and experiencing original materials in their search for a new painting, capable of producing new discussions over their own history, besides the plurality of styles, concepts and repertoires.

Ana Zavadil

Manhattan Graphics Center november 2015

Manhattan Graphics Center 
Blue rule
Blue rule

fall 2015 Printmaking Weekend Intensives

Instructor: Lothar Osterburg   
 

Friday, Saturday and Sunday 
December 11, 12 and 13
 

Please join us on this
Saturday, November 14 at 6:30 pm
for an Artist Talk by
Rich Turnbull
    

Rich Turnbull discusses his prints, chemigrams, artists' books and encaustic paintings and how such works intermingle but also squabble and promise favors they can't possibly deliver. He will also share colorful anecdotes about printmakers he knows with the saucy bits redacted, as per MGC regulations.

  

Images: top left to right: Untitled (2014), Chemigram / Marvelous boy (2014), Silkscreen
bottom: Untitled (2013), Monotype
Free and Open to the Public.
Light refreshments will be served.

MANHATTAN GRAPHIC CENTER'S 
1st Annual New York International
Miniature Print Exhibition

Juror: Sarah Suzuki
Associate Curator of Prints, Museum of Modern Art, NY

On view until
December 18, 2015
Konstantin Chmutin 
Unidentified Fly-Agaric Mezzotint 
First Prize Winner 
Online Gallery: For MGC Members
We have updated our Online Gallery design and are accepting submissions of images, artist biographies and artist statements. We encourage all our members to participate! Send your materials to:m_kerni@hotmail.com

 View the Guidelines using this link to our website. 
Tracklights: MGC Member News 

Anneli Arms exhibited her print Lionfish in the New York Society of Etchers' 15th Anniversary Exhibition of Intaglio Prints, held in October, at the National Arts Club in New York.
Abby DuBow had a print selected for inclusion in the Boston Printmakers 2015 North American Print Biennial at the Lunder Arts Center
at The Lesley University College of Art and Design in Cambridge, MA. The exhibition is on view from until Dec. 12, 2015. The juror, artist Willie Cole, has chosen 109 prints from almost two thousand submissions. 
Additionally, the submission, entitled Discards, has been awarded the Boston Printmakers Purchase Prize for inclusion in the collection of the Boston Public Library.

Also selected to be in the 2015 NA Print Biennial are MGC members Kirsten Flaherty and 
Frederick Mershimer

Beth Ganz 
is participating in a group show entitled Enchanted Landscapes. German Romantic and Contemporary Prints, curated by Rebecca Michelman, at The Curator Gallery on view until December 12, 2015. The gallery is located at 520 West 23rd Street in New York City.thecuratorgallery.com
 
Elizabeth Langer has a paper lithograph entitled Mothers of Beslancurrently on view in the exhibition Evil: A Matter of Intentat the Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion Museum until June 30, 2016. Curated by Laura Kruger, the artists included in the show address issues of inhumanity and conflict. Elizabeth exhibited her photo etching Golden Buddha in the New York Society of Etchers 15th Anniversary Show at the National Arts Club.

Exhibitions and Events of interest

Celebrating Print Magazine
Available now, this bi-annual magazine created by Kads NY, is devoted to fine art printmaking and print-related culture from Central and Eastern Europe and will feature articles, interviews and special projects.

To celebrate the NY Print Week, CELEBRATING PRINT Magazine offers MGC members a special 40% discount, available online with a keyed-in discount code, on the first print edition. The featured artists in this issue succeed in finding meaning in printmaking without aiming to justify the medium's relevance. The offer applies to "Celebrating Print | USA, Vol.1 No.1". It cannot be combined with volume discounts or other offers. It ends November 30, 2015. Go online at: www.celebratingprint.com to view sample and buy your issue. To receive the MGC members discount code, email to: info@manhattangraphicscenter.

The exhibition, Celebrating Print 2015, juried by Mildred Beltré, will continue to January 13, 2016, at BBLA Gallery in New York City. Also available for private viewing at the Bohemian National Hall are prints byDusan Kally, an artist from Slovakia (b. 1948). To arrange a viewing, contact Katerina Kyselica at info@kadsny.com or phone 212-744-0841 and leave a message.

Commedia: New Prints 2015 / Autumn
is the title of a new exhibition at International Print Center New York.
The show, selected by Tomas Vu, features 60 artists and will open with a Members Preview from 5-6 pm and a reception on Thursday, November 19, 2015 from 6-8 pm. The exhibition will continue to January 16, 2016
ipcny.org
Drawing Ambience.
Alvin Boyarsky and the Architectural Association
at the Arthur A. Houghton Gallery in The Cooper Union is an exhibition of drawings and prints that explore imaginary space and architectural representations, departing from conventions or pragmatic restraints. The works were a product of the special ambience created at the Architectural Association School of Architecture during the 1970's and 1980's in the UK. The resulting radical image making seems to both explode and expand notions of architectural drawing. Offset lithography, color  screen print, collage, photostats, thermal prints, etching and other printing techniques were tried on untraditional papers and plasticsOn view to November 25, 2015. The gallery is in the The Cooper Union building at 7 East 7th Street, second floor.

Graphic Passion: Matisse and the Book Arts
is the title of the landmark exhibition at The Morgan Library and Museumon view to January 18, 2016. The show will bring together for the first time 30 book illustration projects, out of a total of nearly 50 that Henri Matisse worked on between 1912 and his death in 1954. The Museum is at 225 Madison Avenue at 26th Street in New York City.

Martin Puryear: Multiple Dimensions
Also at The Morgan Library, will be the first exhibition to emphasize the graphic accomplishments of this contemporary artist, most well known for his sculpture, who was born in 1941. The show will consist of about 70 works, primarily drawings (many from the artist's own collection and never before exhibited) but also prints and a few sculptures. The show is organized by the Art institute of Chicago and continues through January 16, 2016.

Printing Women:
Three Centuries of Female Printmakers, 1570-1900
is the show on view at the New York Public Library Stephen A. Schwarzman Building, at Fifth Avenue and 42nd Street, in the third floor Prints and Stokes Galleries. The library description states that this collection has not been shown since 1901 and will feature well-established artists such as Angelica Kauffman. The exhibit will continue to January 31, 2016. 

Print Love: Celebrating The Print Center at 100
is the title of a exhibition of some 40 prints, selected from a major founding donation of more than 1600 works, at The Philadelphia Museum of Art and continuing to January 3, 2016. This diverse assortment is curated by Shelley Langdale, Associate Curator of Prints and Drawings, and is intended to highlight the historical range and quality of the collection. The show is one of many around Philadelphia that are participating in the Centennial celebration of The Print Center, a non-profit gallery and organization devoted to multidisciplinary studies and inclusive programming in printmaking and photography. For a list of events, visit: printcenter.org 
 
Rembrandt's Changing Impressions
is an exhibition at the Miriam and Ira D. Wallach Art Gallery of Columbia University in the City of New York. Curated by scholar Robert Fucci, the show "highlights 18 of the artist's most notably intriguing or dramatically altered prints. It gathers together 52 impressions from 14 different U.S. collections to best show the images in their circulated iterations. All of the works exhibited here were produced during Rembrandt's lifetime, and almost all were likely printed by the artist himself or under his direct supervision. This is the first time in over 40 years that such an exhibition has been undertaken." On view to December 12, 2015. The gallery is located in Schermerhorn Hall, 8th Floor, near the campus entrance at 116th Street and Broadway. Hours: Wednesday-Sunday, 1-5 pm.www.columbia.edu/cu/wallach/

Weaving Past Into Present 
Experiments in Contemporary Native American Printmaking 
also at International Print Center New York, will bring together over 40 works by 12 current indigenous artists in a  project coordinated by Sarah Diver. The work will feature a range of printmaking techniques: lithography, silkscreen, linocut and monoprint. The affiliations of the artists include Mohawk, Seneca, Navajo, Flathead/Salish, Chiricahua Apache, Cree, Plains Cultures, Colville Confederate tribes and Wiyot. The exhibition remains on view until November 10, 2015. ipcny.org 
 
 
Exhibition Opportunities
Alberta Printmakers have issued a call for submission to NO-SO-MINI, a non-juried show, open to all interested printmakers, as a showcase for local and international print artists. Printmakers are asked to submit an edition of ten (10) 8" x 10" prints for exhibition and exchange in the Alberta Printmakers gallery. Each participant will receive 8 prints created by other artists and A/P will retain 2 works from each edition for sale in the studio, gallery and online store. The deadline for entries is Friday, November 28, 2015. Alberta Printmakers are located at 4025 4th Street SE in Calgary, AB.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

MASP - programação novembro 2015

MASP ACONTECE
Edição 121 – 11.2015

PROGRAMAÇÃO MENSAL DO MASP
ADQUIRA SEUS INGRESSOS AQUI
O MASP abrirá normalmente, das 10h às 18h, nos feriados dos dias 15 e 20 de novembro
​EXPOSIÇÃO

ARTE NA MODA:
COLEÇÃO MASP RHODIA

​23.10.2015 a 14.2.2016
​​
Pela primeira vez, o MASP exibe seu acervo completo de vestuário da Rhodia, com roupas criadas a partir da colaboração entre artistas e estilistas na década de 1960. A coleção de 79 peças, selecionadas por Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor-fundador do museu, foi doada em 1972 pela Rhodia.

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EXPOSIÇÃO

ELEMENTOS DE BELEZA: UM JOGO DE CHÁ NUNCA É APENAS UM JOGO DE CHÁ

13.11.2015 a 14.2.2016

Pela primeira vez no país, o MASP expõe a instalação assinada por Carla Zaccagnini.
A obra integra o acervo do museu, e já foi apresentada em importantes instituições culturais do Reino Unido, Holanda e Argentina. Elementos de beleza faz sua estreia nacional em um momento em que se presencia a renovação do ativismo feminista, como mostram as recentes manifestações em São Paulo e outras cidades do país.

saiba mais
EXPOSIÇÃO

LEÓN FERRARI:
ENTRE DITADURAS

23.10.2015 a 21.2.2016

A mostra apresenta trabalhos do acervo do MASP produzidos pelo artista argentino durante os quinze anos em que viveu exilado no Brasil. As obras da exposição fazem referência, com críticas, aos regimes ditatoriais latino-americanos da época e aos seus sistemas de controle da vida cotidiana da população.

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MASP PALESTRAS

LEÓN FERRARI
EM SÃO PAULO

14.11.2015 às 11h

Na próxima palestra gratuita do programa MASP Palestras, em parceria com o Departamento de História da Arte da Unifesp, a professora Virgínia Gil analisará a produção do artista argentino León Ferrari na coleção do MASP, destacando os trabalhos experimentais vinculados aos anos em que se exilou na capital paulista.

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AUDITÓRIO MASP UNILEVER

UMA ESPÉCIE DE ALASCA

30.10 a 29.11.2015

Espetáculo teatral de Harold Pinter, dramaturgo inglês vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Inspirado no livroTempo de Despertar, do renomado neurologista Oliver Sacks, o qual apresenta casos de pessoas suspensas por décadas da vida, que de repente voltam ao mundo em função de testes com um novo tipo de medicamento, descoberto na década de 1960.

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OSESP MASP

OUTRA IDEIA DO CLÁSSICO

24.11.2015 às 19h30

O último encontro da série Osesp MASP, que aproxima a música clássica das artes plásticas, é dedicado à ideia do clássico. Os Solistas da Osesp apresentam composições de Mozart e Mendelssohn, ao lado da pintura Angélica acorrentada (1859) de Jean-Auguste-Dominique Ingres.

saiba mais
MASP SEMINÁRIOS

A MÃO DO POVO BRASILEIRO

28.11.2015 11h às 18h

A mão do povo brasileiro é parte da série de seminários que antecedem as exposições do MASP para 2016. O seminário e a exposição homônima retomam as ideias de arte e cultura popular da exposição de mesmo nome curada por Lina Bo Bardi, em 1968, na ocasião da inauguração do MASP na avenida Paulista.

saiba mais
BIBLIOTECA

ARQUIVO FOTOGRÁFICO DIGITALIZADO


A relação do MASP com a moda vem desde 1951, quando a instituição foi o local escolhido para o desfile de alta costura da Dior. Na Biblioteca e Centro de Documentação é possível encontrar farto acervo sobre o tema, consagrando as primeiras manifestações da moda nacional.

saiba mais
MASP LOJA

VALE AMIGO MASP


MASP Loja acaba de receber o Vale Amigo MASP, cartão presenteável disponível nas opções Individual e Família. Agora você pode presentear um amigo com entrada ilimitada e sem filas às exposições do museu, descontos no Restaurante, Loja, Café e Escola do MASP, cinemas e espetáculos. Conheça esse novo produto e apoie o museu!


saiba mais
CAFÉ MASP SUPLICY

INAUGURAÇÃO


O MASP inaugurou, nas últimas semanas, duas unidades do Café Suplicy – uma no subsolo e outra no primeiro andar do museu. O mobiliário das unidades do Café MASP Suplicy foi especialmente desenvolvido para o MASP, inspirado nos móveis de Lina Bo Bardi. A entrada é livre mesmo para quem não tiver ingresso para visitar as exposições.

saiba mais
AV. PAULISTA, 1578
SÃO PAULO SP
TER – DOM 10H – 18H
QUI 10H – 20H
SEG FECHADO

R$ 25 INTEIRA
R$ 12 PROFESSORES, ESTUDANTES
E MAIORES DE 60 ANOS
GRÁTIS TER 10H – 18H E QUI 17H – 20H

Convocatória Exposições Temporárias 2016 . Casa da Cultura de Paraty

casa-da-cultura-de-paraty_editais-e-afinsA Casa da Cultura de Paraty lança a convocatória, válida para todo o território nacional, para a seleção dos artistas plásticos, para exposições em 2016.
Serão selecionadas duas exposições de artistas locais e três de artistas de outras cidades do Brasil, para as Exposições Temporárias 2016, abrangendo as manifestações artísticas contemporâneas em sua diversidade – pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, videoarte, videoinstalação, multimídia, novas mídias (eletrônicas e digitais), como arte online, ciberarte e software arte.
O proponente deverá formatar o seu projeto obedecendo às exigências da Convocatória, podendo escolher qualquer temática ou proposta que considere de interesse para as artes visuais.
CRONOGRAMA:– Inscrições: até 30 de novembro/2015, via Correios ou pessoalmente
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.
– Regulamento e ficha de inscrição:


by Editais e Afins

Call for Entries: Splash18-The Best of Watercolor!


Call for Entries. Early-Deadline: December 1, 2015

Splash 18: Value | Light & Dark

Share your most inspired achievement in tonal art with the world!
Enter the Splash 18: Value | Light and Dark competition today! 

 To many artists, value represents the single most important element of a painting. The compositional structure that the tonal values create in a painting is the armature that holds everything else—color and detail—together. It's what adds three-dimensionality to artwork and brings it to life. If you are a master of light and dark, then enter this contest today.

Winners will enjoy national recognition and be published in North Light Books' hardbound watercolor showcase Splash 18: Value | Light and Dark.

What are we looking for?

We will be looking for excellence and originality, as achieved via a variety of styles and subjects. The dominant medium must be watercolor, but minor use of other mediums is acceptable.

But what we really want is to be inspired by your work. If you've covered new ground through amazing tonal techniques, we want to see it!

ENTER TODAY!
Splash 17 Winners
Early-Bird Deadline: December 1, 2015

Enter Online Now:
www.ArtistsNetwork.com/
Competitions/Splash

Submission Guidelines
 See a list of last year's winners here! 
Splash 17 Winners
 Art Credits:Color Wheels by Frank Spino; Ole' Reliable (detail) by Oscar R. Dizon; Salute to the Sun by Kris Parins; Narrow Gauge by Robert Highsmith; Self-Portrait by Patricia Guzman