concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 14 de maio de 2016

Diálogos em Artes Visuais recebe inscrições de artigos e imagens (Recife/PE)


A Coordenação do Programa Associado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), divulga as diretrizes do evento "V Diálogos Internacionais em Artes Visuais do PPGAV UFPB/UFPE" e do "II Encontro Regional da ANPAP Nordeste", que ocorrem em Recife (PE) de 24 a 26/08/16.

O tema é “Trânsitos: Brasil e América Latina”. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 100. Os interessados podem submeter no máximo dois artigos como autor e um como coautor. Também são aceitos ensaios visuais: uma única imagem ou série, não ultrapassando oito imagens.

O edital completo está disponível em www.ufpe.br/ppgav

Fonte: Mapa das Artes

CPF Sesc oferece cursos de história da arte e de design gráfico



O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe inscrições para os cursos “História da Arte na primeira metade do século XX”, ministrado pelo curador João Grinspum Ferraz, e “Design Gráfico Manipulado”, com o designer e professor Chico Homem de Melo. Ambos com início em 17/05/16, o curso de história aborda as principais propostas estéticas da primeira metade do século 20, as relações entre a história social e política no período entre 1900 a 1945, relacionando-as com a produção cultural emanante na Europa e nos Estados Unidos. No mesmo dia, o curso de design realiza uma palestra sobre o panorama do design gráfico produzido no Brasil nos séculos 19 e 20, quando os estudantes serão estimulados a manipular peças gráficas marcantes publicadas nesses séculos.

Inscrições pelo site www.sescsp.org.br/cpf ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Confira o cronograma:

História e Arte na Primeira Metade do Século XX 17, 19, 24 e 31/05/16 e 02/06/16, terças e quintas-feiras, das 10h às 12h30. Investimento: R$ 60,00 / R$ 30,00 / R$ 18,00.

Design Gráfico Manipulado 17 e 19/05/16. Terça e quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

Investimento: R$ 50,00 / R$ 25,00 / R$ 15,00

Mais informações: Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc Bela Vista: r. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. tel.: (11) 3254-5600. www.sescsp.org.br/cpf

Fonte: Mapa das Artes

Curso gratuito e online, sobre história da arte, comJosé Leonardo do Nascimento - UNIVESP


Cursos UNESP - História da Arte II

O objetivo do curso é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte etrusca, o realismo da arte romana antiga e o diálogo com a Grécia, a arte cristã primitiva, a arte bizantina, as expressões artísticas medievais, como as Iluminuras, a arte Românica e o Gótico, até os primeiros momentos do Renascimento italiano. O prof. José Leonardo do Nascimento também apresenta e analisa os principais monumentos artísticos de cada período histórico.


Conteúdo:
- Escultura e pintura etruscas: vitalismo e arte tumular.
- Roma antiga: realismo e diálogo com a Grécia.
- Arte cristã primitiva: abstração e solenidade.
- Iluminuras medievais: arte monástica.
- Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial.
- Arte românica: arquitetura e relevo escultórico.
- Arte gótica: verticalidade e luz.
- Siena no século XIV: arte republicana e religião.
- Florença no século XIV: da bidimensionalidade pictórica ao Renascimento.
.

Museu Lasar'Segall na 14ª Semana de Museus


De 16 a 22 de maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição o tema escolhido é Museus e paisagens culturais.
Veja abaixo a programação do Museu Lasar Segall para o evento.
Encontros
Museu Lasar Segall: 50 anos de memórias. Debatedores: Marcelo Araújo (Secretário de Cultura do Estado de São Paulo), Celso Lafer (Presidente do Conselho do Museu Lasar Segall) e Fábio Magalhães (museólogo, curador e atual diretor artístico do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba).
18/05/2016 a - 16:00 às 18:00 
O trânsito nas paisagens culturais: o território, o artista e a educação. Bate papo com artistas  no Café Segall.
20/05/2016 a - 18:00 às 21:00
Lançamentos
Chamada pública para depoimentos. Lançamento de plataforma para registro de memórias dos frequentadores do MLS.
18/05/2016 a - 18:00 às 19:00 
Da edição de gravura em metal do artista Samson Flexor, impressa no Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall.
21/05/2016 a - 16:00 às 19:00
Apresentação
Do livro Solar que reúne poemas e xilogravuras criados por alunos do Ateliê de Gravura e Criação Literária do Museu.
21/05/2016 a - 14:00 às 16:00

Para saber mais informações sobre os eventos no Museu Lasar Segall, acesse aqui, e para acesso a toda programação nacional, clique aqui.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

chamada Iscriviti subito al BIANCOSCURO Art Contest 2016


 
  
Ti piacerebbe avere una tua opera in copertina o una mostra personale in Svizzera? Con BIANCOSCURO Art Contest puoi! Iscriviti subito al concorso!
BIANCOSCURO ART CONTEST, concorso d'arte internazionale giunto ormai alla terza edizione, vede in palio l'ambita copertina su BIANCOSCURO Art Magazine. Il concorso è composto da 4 sezioni: pittura (tutte le tecniche); scultura; fotografia e grafica (sia manuale che digitale).
Puoi partecipare con una o più opere in piena libertà stilistica e tecnica, su qualsiasi supporto, il tema è libero. In palio 4 copertine, 4 mostre personali e 4 targhe di merito con conferimento a Monte-Carlo il 24 settembre 2016. Inoltre la Giuria BIANCOSCURO assegnerà 24 mostre collettive, mentre la Giuria popolare attribuirà 12 ebook personali!
INOLTRE tutti i partecipanti riceveranno attestato di partecipazione + pubblicazione sul nostro sito + pubblicazione sulla nostra rivista! Nell'iscrizione è incluso l'invio di 1 copia della rivista al proprio domicilio (solo Italia).
Se vuoi, puoi leggere il regolamento completo cliccando qui.
Dopodiché puoi scegliere se partecipare compilando il form online, oppure scaricare la scheda, compilarla ed inviarla successivamente per email all'indirizzo artcontest@biancoscuro.com oppure per posta all'indirizzo BIANCOSCURO, Viale Indipendenza 26, 27100 PAVIA.
In sintesi:
. Si partecipa con una, due o tre opere, tema libero, dimensioni massime 150×180 cm
. Conferimento di premio a Monte-Carlo, 24 settembre 2016 (1 premio in assoluto per ogni categoria conferito dalla Giuria Biancoscuro)
. Iscrivendo 3 opere al concorso è incluso l'ABBONAMENTO per 1 anno a BIANCOSCURO Art Magazine (solo per residenti Italia)
. 4 Sezioni - Pittura | Scultura | Grafica | Fotografia
. 48 Premi
. Attestato di partecipazione
. Pubblicazione sul sito http://artcontest.biancoscuro.it per tutti i partecipanti
. Pubblicazione sulla Rivista d'Arte Biancoscuro per tutti i partecipanti, è inclusa la ricezione di una copia della rivista del numero di agosto-settembre dove sarà presente l'articolo e la pubblicazione.
. La scadenza per le adesioni è il
12 Giugno 2016
. Il comitato del Premio selezionerà 100 opere, agli artisti selezionati verrà richiesto di inviare l'opera debitamente imballata, tra le opere ricevute verranno selezionate le opere finaliste
. La consegna del premio si terrà a Monte-Carlo il 24 settembre 2016. Una giuria di esperti attribuirà alla migliore opera l'onore di essere pubblicata sulla copertina di dicembre 2016 di BIANCOSCURO Qui di seguito i link:
form online: http://artcontest.biancoscuro.it/iscrizione-online-registration
Download scheda: SCHEDA_BIANCOSCUROARTCONTEST_it.pdf
Importante! Se necessiti di ulteriori informazioni contattaci subito via mail a artcontest@biancoscuro.com
Non perdere quest'importante occasione, iscriviti subito! Quest'anno potresti essere tu il nuovo vincitore del BIANCOSCURO ART CONTEST 2016.
Per maggiori informazioni INFO
BIANCOSCURO

artcontest@biancoscuro.com

http://artcontest.biancoscuro.it

quinta-feira, 12 de maio de 2016

simpósio Paisagem nas Américas: Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico - SP


a outra feira de arte - SP

Casa
casacontemporanea
A Outra Feira de Arte
 
 
A Outra Feira de Arte é uma proposta única em São Paulo para se conhecer e comprar diretamente de artistas emergentes.
Nesta ocasião estarão em exposição as obras mais recentes dos artistas compartilhando o espaço com utilitários, produção de designers de moda e objetos. Dentre os expositores estão Adriana Stolfi, Áurea Denize, Heraldo Candido e Chico Togni.

4 de junho, das 14h às 22h

Clique aqui e saiba mais!
 
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015

Temporada de Arte Cearense – Editais Culturais 2016/2017

Temporada de Arte Cearense – Editais Culturais 2016/2017

Depois de intenso processo de diálogo aberto a interessados, o Instituto Dragão do Mar lançou o documento final dos Editais Culturais 2016/2017. Os editais de ocupação do Dragão do Mar são voltados a artistas, grupos e produtores nascidos ou residentes no Ceará, há pelo menos dois anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de junho.

Os projetos vencedores formarão a nova Temporada de Arte Cearense do Dragão, com apresentações artísticas em diversas linguagens a serem realizadas entre agosto de 2016 e julho de 2017, com investimento total de R$ 1,3 milhão.

Segundo Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, o documento consolida melhorias sugeridas pelas classes artísticas e reflete o propósito do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) em favorecer a democratização do acesso à arte e cultura do nosso Estado, a partir do reconhecimento da qualidade dos projetos culturais realizados no Ceará.

 

Novidades

Uma das grandes novidades, neste ano, diz respeito à participação dos agentes culturais no processo de elaboração dos Editais, a partir de encontros e da disponibilização da proposta para consulta pública. Entre 7 e 13 de março deste ano, o CDMAC realizou rodada de conversas com artistas e demais agentes de cultura do Ceará, a fim de reunir sugestões e novas ideias para construção coletiva do documento. Após os encontros com representantes de todas as linguagens artísticas contempladas, quando foram reunidas sugestões para Editais Culturais 2016/2017, o Dragão do Mar lançou ainda o documento para consulta pública, de 1º ao dia 6 de abril de 2016. Proponentes puderam enviar críticas e sugestões por e-mail. Para João Wilson Damasceno, diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, a iniciativa reforça o compromisso do centro de arte e cultura em manter um diálogo aberto com as classes artísticas.

Também houve aumento no número de contemplados e ações a serem executadas. No ano passado, foram 194 projetos selecionados que resultaram em 438 ações culturais. Os novos editais preveem a seleção de 218 projetos na área de difusão, através de 32 programas nas linguagens Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Performance, Fotografia, Artes Visuais, Cinema e na categoria Pontos no Dragão. Agora, sobem para 536 o número total de ações culturais.

Outra importante mudança é a plataforma de inscrição. A partir deste ano, as inscrições para os Editais passam a ser feitas exclusivamente pela internet. Além de reduzir o custo e simplificar o processo, a medida facilita o alcance a artistas, coletivos, pesquisadores e produtores do interior do Estado. Para participar, o interessado precisa estar cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, uma plataforma livre e gratuita que integra uma rede de agentes culturais do nosso Estado. Artistas que já criaram seu perfil para inscrever projetos para a Maloca Dragão 2016 não necessitarão criar novos ID´s.

 

Oficina Tira-dúvidas

Para sanar dúvidas ou ajudar quem estiver com dificuldades de efetuar a inscrição, o Dragão do Mar realizará uma oficina tira-dúvidas, no dia 17 de abril, às 15h, no auditório do Dragão do Mar. A oficina contará com transmissão, ao vivo, pela internet. Questões sobre os Editais também podem ser enviadas pelo e-mail edital@dragaodomar.org.br.

 

Calendário Editais 2016/2017


Inscrições: 9/05 a 9/06/16
Curadoria: 10/06 a 15/06/16
Encontro de curadoria: 16 e 17/06/16
Revisão de comunicação para divulgação: 20/06/16
Resultado: 21/06/16
Recurso: 22 a 24/06/16

Texto: Dragão do Mar – Centro de Arte e Cultura

chamada - 7th Gwangju Biennale International Curator Course



Gwangju Biennale
Call for applications: 7th Gwangju Biennale International Curator Course
August 8–September 3, 2016

Application submission period: April 25–May 15

www.gwangjubiennale.org

Host: Gwangju Biennale Foundation & Gwangju Metropolitan City
Principal: Yang-Woo Park (President, Gwangju Biennale Foundation)
Visiting Professor: Maria Lind (Artistic Director of 2016 Gwangju Biennale & Director of Tensta Konsthall in Stockholm) and Joanna Warsza (Head of CuratorLab at Konstfack in Stockholm)

The Gwangju Biennale is pleased to announce Maria Lind and Joanna Warsza as Visiting Professors of the 7th Gwangju Biennale International Curator Course.

Maria Lind is the Artistic Director of 2016 Gwangju Biennale and the Director of Tensta Konsthall in Stockholm, Sweden. Lind previously worked as a Director of the Graduate Program at the Center for Curatorial Studies, Bard College and co-curated Manifesta, the European Biennial of Contemporary Art in 1998. She also served as the Director of IASPIS in Stockholm. Maria Lind: Selected Writing was published by Sternberg press 2010.

Joanna Warsza is curator and writer in the fields of visual, performing arts and architecture. Currently she is a Head of CuratorLab at Konstfack in Stockholm. She curated the Public Program of Manifesta 10 in St. Petersburg (2014), the Georgian Pavilion at the Venice Biennale (2013) and was associate curator of the 7th Berlin Biennale (2012). Joanna works predominantly with time-based and socially sensitive projects. She is based in Berlin.

The Gwangju Biennale International Curator Course (GBICC) was launched in 2009 as an open educational platform to foster the professional development of curators, theorists, and arts administrators in various fields of contemporary art and design. Since its inception, the course has provided an open platform for collaborative education and expansion of curatorial practice as well as an opportunity for young curators to build an international network. In addition, the course offers a unique occasion to examine the cultural and aesthetic strategy of the biennale, working closely with the biennale director, curators and participating artists.

This year's lecturers will include curatorial team and participating artists of the 11th Gwangju Biennale and several professionals in the field to discuss their rich experience.

The course has been previously led by Barbara Vanderlinden, Dan Cameron, Ute Meta Bauer, Jens Hoffmann and Carol Yinghua, Maria Lind and Ruth Noack as visiting professors. Past lecturers include: Nathalie Angles, Maurizio Bortolotti, Marco Burno, Yeon Shim Chung, Abraham Cruzvillegas, Byungsoo Eun, Anthony Fontenot, Beatrice Galilee, Eva Franch Gilabert, Massimiliano Gioni, Marieke van Hal, Yuko Hasegawa, Sharon Hayes, Nikolaus Hirsch, Tan Boon Hui, Michelle Hyun, Lu Jie, Mami Kataoka, Jesi Khadivi, Wassan Al-Khudhairi, Alice Kim, Heejin Kim, Sunjung Kim, Soonin Lee, Sohl Lee, Yongwoo Lee, Carol Yinghua Lu, Brendan McGetrick, Jessica Morgan, Reineke Otten, Hyungmin Pai, Marina Pugliese, Heidi Rabben, Francisco Sanin, Anton Scholz, Seung H-Sang, Stephanie Sykes, Tom Trevor, Jelena Vesic, Jun Yang, June Yap, and Ai Weiwei.

In addition to the lecture program, the course participants will be given ample opportunities to take part in the preparation of the 11th Gwangju Biennale and visits to museums, galleries, and artists' studios in Gwangju and Seoul will also be scheduled. The participants are asked to make group presentations during the final week of the course.

The Gwangju Biennale will grant tuition and accommodations to all of the selected participants for the entire course. Participants will be responsible for their round-trip airfares to and from Gwangju and living expenses during their stay. Since the course is designed to provide young curators with opportunities to receive in-depth training, the age restriction for applicants has been set to 33 and under. The entire course will be conducted in English.


Application submission
Submission period: April 25–May 15, 2016
All documents should be written in English.

Application must include:
–Application form (downloadable from www.gwangjubiennale.org)
–CV
–Motivational statement explaining the applicant's interests and the purpose for applying (1,000 words max)
–Supporting materials: one or two copies of the most relevant published materials for curatorial/exhibition related projects that the applicant participated in.

Submitted documents and/or materials will not be returned.
Submission process: send by email.
Notification: successful candidates will be contacted around mid-June 2016.

Fonte: Art&Education