concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de julho de 2014

grupos de estudos - livros de artista - Fabíola Notari - SP

Casa
 
 
 
GRUPO DE ESTUDOS, COM FABIOLA NOTARI
 
"Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos"
Um dos principais objetivos do grupo é desenvolver pesquisas, leituras e reflexões sobre a presença do livro de artista e do livro-objeto na Arte Contemporânea em paralelo à produção artística individual e coletiva de cada participante.  Clique aqui e saiba mais!

SANS - fotografias de Celina Yamauchi - SP

Celina Yamauchi

quinta-feira, 24 de julho de 2014

TRAJETOS – Ciclo de Palestras: Pablo Atchugarry - MuBE - SP



25/07/2014 15:00 - 16:00

O artista conversará no espaço da exposição sobre seus trajetos criativos expondo seus processos em interação com o público.
Saiba mais sobre a exposição A Viagem pela Matéria.

Gratuito

Inscrições

MuBE
Gratuito

Fonte: MuBe

Arte e Escrita na História da Arte – Professora Lena Bergstein



08 de agosto a 26 de setembroSextas-feiras – 19h às 20h30

Apresentação
Esse é um seminário, que contém 8 palestras de 1hora e meia cada, num total de 12 horas. Irá criar uma reflexão sobre a relação entre a arte e a escrita pelo viés das 5 civilizações escriturais da antiguidade: Mesopotâmia, Egito, China, Islã e Israel.
Mostrará como a relação da arte e da escrita não fonética dessas culturas orientais, influencia e marca os movimentos artísticos do século XX: pontes entre as culturas abordadas e os movimentos de vanguarda e de arte contemporânea dos séculos XX e XXI.
Será uma reflexão sobre as relações entre a imagem e o texto através dos tempos, abordando também seus aspectos filosóficos e poéticos: Jacques Derrida, Maurice Blanchot, Edmond Jabès, Walter Benjamin, Mallarmé, Ezra Pound, Fenollosa, Augusto e Haroldo de Campos, a poesia concreta no Brasil.

Objetivos
Dar elementos teóricos e visuais que possibilitem uma compreensão ampliada das relações entre imagem e texto. O objetivo do seminário é o de propiciar um conhecimento aprofundado do que é uma escrita não fonética; da escrita como um desenho; das palavras como imagem; a formação dos pictogramas, dos ideogramas, das escritas consonantais; a história dos suportes; o livro e seu desenvolvimento; as letras e as palavras na pintura. Um painel sobre a história da tipografia, da impressão, da editoração, os grandes editores do século XX, o desejo dos artistas de trabalharem em livros, “livros de artista”.

Palestras
1. As origens da arte e da escrita: Mesopotâmia e a escrita cuneiforme. Egito e os Hieróglifos. China, pictogramas e ideogramas, as artes do traço.
2. Os suportes primitivos: do tablete de barro ao livro. A Rota do papel. Dos manuscritos à impressão. O papel da gravura: xilogravura, metal e litogravura. A editoração e a tipografia. Os grandes editores do final do século XIX. Jornais, affiches e livros.
3. A escrita e o judaísmo. Os livros no livro. Comentários e interpretações. Um tempo dinâmico: o tempo do conto. Sistemas de interpretação talmúdica. A palavra plural. Aspectos filosóficos e poéticos, o livro ‘avenir’: Jacques Derrida e Edmond Jabès.
4. A escrita e a arte islâmicas, uma memória tatuada. Caligrafia e seus aspectos filosóficos. Ponto, linha e ritmo. A importância da margem: um texto fora da lei do texto. A caligrafia islâmica na arquitetura: arabesco e mosaico.
5. Século XX: os movimentos de vanguarda: o Cubismo, o Construtivismo e o Futurismo. O ‘avant-guerre’. As palavras em liberdade. Os manifestos.
6. O movimento Futurista: as colagens, as assemblages, as construções e as montagens. Mallarmé: o livro total e o verso livre. Tipografia e espaçamento. Apollinaire e os caligramas. Poesia concreta. Ezra Pound, Fenollosa e o caractere chinês.
7. Os livros verbo/visuais. A Prosa do Transiberiano. Marcel Duchamp. Kurt Schwitters e a Merzbau. Poetas e pintores, um diálogo. A vanguarda russa. Os grandes editores do século XX, seus artistas, seus livros.
8. As forças escriturais: Paul Klee, Pierre Alechinsky e o grupo Cobra. Antoni Tapiés, Cy Twombly, Lúcio Fontana, Mira Schendel, etc.
O nosso momento Futurista: as colagens e a pós-modernidade.‘Earth-Works/ Earth-Words’, Robert Smithson, Christo, Richard Long.
O Singular/Plural, Jean-Luc Nancy.Marcel Broothaers, William Kentridge, Rosalind Krauss, Oliver Gau, Silviano Santiago.

InscriçãoInscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.

Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12

Fonte: MuBe

Cursos MAM SP


Fotografia, artes plásticas e história e crítica da arte são as áreas contempladas pela grade de cursos, que atendem tanto iniciantes, quanto especialistas. O MAM também oferece cursos In Company.

Sócio MAM tem 20% de desconto. Saiba mais.

Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera, portão 3 - São Paulo - SP - Brasil
Tel +55 11 5085-1300 | Fax +55 11 5549-2342 | atendimento@mam.org.br
Horário: ter - dom, 10h - 18h. Bilheteria até 17h30.

silêncio - Parque da Água Branca - SP _ SP


Senac Itaquera promove série de palestras sobre computação gráfica e design - SP



O Conceptum 2014 – computação gráfica e design é um evento gratuito promovido pelo Senac Itaquera, que tem como objetivo destacar os segmentos de atuação e o panorama do mercado de trabalho e aproximar e atualizar os profissionais das áreas de computação gráfica e design.
divulgação

Evento no Senac Itaquera tem entrada Catraca Livre
A ação, marcada para o dia 6 de agosto, às 10h, conta com uma série de palestras e exposição de produtos, serviços e tecnologias, com destaque para dois jogos produzidos por alunos do curso Técnico em Multimídia.
Dentre os profissionais que estarão presentes na ocasião, estão: Everton Ruivo, sócio proprietário e diretor de Arte da Zoom Propaganda; Naomi Uezu, proprietária do Atelier Naomi Uez; Luis Guimarães, integrante do Estúdio LG, e Gerson de Sousa, gerente executivo da Abragames.

SERVIÇO
O QUE
Conceptum
INSCRIÇÕES:
Qua 06/08 das 10:00 às 19:30 
Adicionar à minha agenda do Google
inscrições gratuitas
QUANTO
Catraca Livre
ONDE
Av. Itaquera, 8266
Itaquera - Leste
São Paulo
OBSERVAÇÃO
itaquera@sp.senac.br ou 2185-9200

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário senacitaquera da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.
As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Catraca Livre

quarta-feira, 23 de julho de 2014

X edizione FLORENCE BIENNALE - setembro 2014

Nell’ottica sempre costante di promozione del dialogo tra popoli e culture, la Florence Biennale è lieta di annunciare la recente adesione all’Associazione Internazionale delle Biennali.
> Leggi di più
In our efforts to the constant promotion of dialogue between peoples and cultures, the Florence Biennale is pleased to announce its membership to the IBA, the International Biennial Association.   > Read more
Continua l’impegno di Florence Biennale nella divulgazione di una cultura artistica internazionale e nell’avvicinamento delle giovani generazioni ai nuovi linguaggi di espressione.
> Leggi di più
To further the Florence Biennale’s commitment in the dissemination of an international artistic culture and involvement of the younger generations to new languages of expression.
> Read more

Grande successo di pubblico all’inaugurazione della collettiva Overlooking Gardens al Parco La Versiliana di Marina di Pietrasanta (Viale Morin 16, LU) avvenuta domenica 6 luglio. Presente all’inaugurazione anche l’Ambasciatore di Israele e famiglia. 
Al seguente link trovi una galleria fotografica della collettiva.

L’esposizione sarà liberamente visitabile fino al31 agosto 2014.
An evening of great success at the Overlooking Gardens opening at La Versilia Park (Viale Morin, 16 Marina di Pietrasanta - LU) on Sunday, July 6th. Present at the inauguration was the Ambassador of Israel and family.
 
At the following link you can find a photo gallery of the collective.

The exhibition will be open for free visits untilAugust 31th, 2014.
Vernissage 13 settembre h 18:00 
 
Concluse le selezioni per SMALL WONDERS II. L’appuntamento col vernissage ed il conferimento dei premi ai vincitori è fissato per Sabato 13 Settembre 2014 presso la galleria LINEA Spazio Arte contemporanea - via delle Porte Nuove 10, Firenze.
SMALL WONDER II - COLLECTIVE
EXHIBITION FOR TELETHON

Vernissage 13th September h18pm
 
The selections for SMALL WONDERS II have come to a conclusion. The inauguration and awards ceremony is scheduled for Saturday, September 13th, 2014 at 18.00 at LINEA Spazio Arte Contemporanea - Via delle Porte Nuove 10, Florence.

Vi informiamo che la Segreteria Organizzativa resterà chiusa dall'11 al 17 agosto 2014.
We would like to inform you that the Florence Biennale offices will be closed from August 11th - 17th, 2014.

mrppereira@gmail.com is receiving this email because you signed up for it at our website.
Florence Biennale
Via delle Porte Nuove 10
50144 Firenze, Italy
tel. 0553249173

Copyright © 2014 Arte Studio, All rights reserved.
 
Our mailing address is:
info@florencebiennale.org

unsubscribe from this newsletter

update subscription preferences

Museu do Trabalho - Porto Alegre - RS

Gustavo500
toda vida antes de um dia
xilogravuras de
Gustavo Freitas
 Inaugura dia 12 de agosto, terça, às 19 horas
 
Em exposição até 21 de setembro de 2014
 
Apoio: BD Divulgação / Vinícola Salton
 
 
 
 
________________________________________________________________________
Museu do Trabalho promove:
 
 
 
Parada Gráfica - azul
 
feira de publicações independentes
zines, quadrinhos, livros de artista
cartazes, camisetas, adesivos e objetos
gravuras, conversas e oficinas
artes gráficas em geral
 
26 e 27 de julho
sábado e domingo
das 14h às 19h
 
50 bancas com selos, autores e editores independentes de todas as partes do Brasil.
Mais de 100 artistas participantes, estarão lá: Aqui em BSB (DF),
Alex Vieira + Prego (ES), Anna Bollenna (MG), Bebel Books (SP),
Revista Beleléu + Selo Rabanete (RJ), Codex ex-Machina (PR),
Dulcinéia Catadora (SP), Denny Chang (RS), Editora Criatura (RJ),
Editora Granada (SP), Máfia Líquida (RS), Meli-Melo (SP),
Koostela (Crime da Mala) (BR/Suiça), Música para os olhos (RS),
Musculo Zine (RS), Lídia Brancher (RS), Polvilho Edições (MG),
Patrícia Francisco + Histórias Pintadas (SP), Rafael Coutinho (SP)
Rafael Corrêa + Gibi Gibão (RS), Xablo Lutz + Adri A. (RS),
Zansky + Edições de Zaster (SP)  e Núcleo de Gravuras do RS.
 
 
tudo começa na sexta, dia 25, às 19 horas
com a abertura da exposição “Voadores” de
MZK
na
Galeria Península
Andradas, 351
 
 
sábado, 26
continua no Museu, na Andradas, 230
 
oficinas de gravuras, das 14h às 18h
xilogravura e ponta seca
gratuito, aberto ao público
com os técnicos do Museu
 
oficina para crianças
LIVRO GIGANTE
com a paulistana Thais Ueda
turma 1, das 15h às 16h
turma dois, das 16h30 às 17h30
10 vagas por turma
a partir de 5 anos
gratuito!
 
painel
“Livre imprensa, educação e transformação social”
com Sylvio Ayala e Lúcia Rosa
começa às 19h
 
domingo, 27
leve suas crianças para participar do
“Concurso para contracapa da revista Yoyo”
o tema é o frio
materiais por conta da Parada
das 14h às 18h
coordenação da Carol Melo
 
também no domingo
“Oficina de Quadrinhos Beleléu”
das 15h às 18h
com
Estêvão “Stêvz” Vieira e Tiago “Elcerdo” Lacerda
vagas esgotadas!
 
você não vai resistir as ofertas nas bancas
e nem todas as bancas trabalham com cartão
então leve dinheiro ou cheque
 
FIQUE ATENTO
SORTEIOS RELÂMPAGOS
 
a Parada Gráfica 2014 tem o apoio da BD Divulgação
Koralle, Galeria Península e Núcleo de Gravura do RS
 
promoção:
Museu do Trabalho
 
realização:
Museu do Trabalho
Nik Neves e Rafael Sica
mais Gabriella Tachini
 
Confira a lista completa dos expositores e todas as demais informações em:
 
 
 
 
 
 
__________________________________________________________________________
Museu do Trabalho recomenda:
Logo TAG450
Foi lançado o novo clube de assinatura de livros! 
Os associados recebem, mensalmente, um livro indicado por uma grande referência 
no cenário intelectual, acompanhado de uma revista que visa a enriquecer a 
experiência de leitura, contendo informações sobre o indicante, o autor e a obra.
Visite o site:
 
Acompanhe-os no Facebook:
 
 
 
 
 
____________________________________________________________________
No Teatro do Museu:
 
 
 
até o fim500
Até o Fim
 
Uma comédia sobre a morte.
A delicada relação entre um doente terminal num quarto de hospital e sua enfermeira.
O embate entre eles se transforma em um jogo emocionante de estranhamento e sedução.
Ela o protege, ele a liberta.
com
João Carlos Castanha e Rose Canal

Direção:
Zé Adão Barbosa
Estreia dia 1º de agosto
em temporada até 24 de agosto
sextas, sábados e domingos, às 20h
 
Realização:
Casa de Teatro de Porto Alegre
 
 
______________________________________________________________________
 
 
receba nossas informações em primeira mão,
curta nossa página no facebook:

 
Acompanhe os registros de nossas atividades:
www.flickr.com/photos/museudotrabalho
 
 
 
 
Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre. RS. Brasil.
Terça a sábado das 13h30 às 18h30
Domingos e feriados das 14h00 às 18h30
(51) 3227 5196