concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 8 de julho de 2011

ANAPANA - pássaros


 
Exposição Individual de Anapana
 "PASSAROS"
no Mercearia São Roque
à convite de Black Linhares

Dia 11 de Julho de 2011
segunda feira a partir das 19 H
Rua Amauri 35

Anapana

            Um especial sentir

            A relação da artista plástica Anapana com a natureza é visceral. Existe um sentir e um respirar que se torna evidente em cada composição, seja em tinta acrílica ou criada em programas de computador. Nas obras desta exposição, desenhadas com o mouse, ela consegue manter o gesto do desenho para gerar um panorama em que a percepção predomina.
            Dois temas conduzem a narrativa do seu pensar o mundo. Os coqueiros surgem com suas múltiplas possibilidades visuais. Não se trata apenas de um conjunto de verdes, mas principalmente de um universo de ondulações de folhas que vão se mexendo ao sabor do vento e do olhar.
            A artista também cria interpretações de pássaros com muita personalidade e graça. Cada um tem uma particularidade e se relaciona diferentemente com o espaço, com suas asas muitas vezes funcionando como solenes mantos, plenos de energia e de movimento.
            As imagens de Anapana têm como característica essencial a sensibilidade de ver e conviver com a natureza. Ela traz plantas e animais para as suas telas sem solenidade. Há bom humor e bom gosto com a singeleza da verdadeira arte, aquela que recria o mundo, pois enxerga cada folha ou cada pássaro como se o visse pela primeira vez.

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em  Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

                                    

Acontece no MASP



Se você não estiver conseguindo visualizar clique aqui

clique aqui para visualizar a news completa



EXPOSIÇÕES DO ACERVO
ROMANTISMO – A ARTE DO ENTUSIASMO
Sem previsão de encerramento
2º andar do MASP - Galeria Georges Wildenstein
A Natureza, o Corpo, as Paixões, a Paisagem Urbana, o Imaginário. Obras de Bosch, El Greco, Monet, Renoir, Van Gogh, Dalí, León Ferrari, Tomie Ohtake e dezenas de outros mostram que os ideais do Romantismo - movimento identificado entre meados dos séculos 18 e 19 – permeiam a arte produzida nos últimos 500 anos no Ocidente. Ao todo, 79 obras-primas foram escolhidas e, divididas em 9 seções, são apresentadas ao público num painel que reúne alguns dos maiores gênios da pintura do final do século 15 aos dias de hoje, como Bosch, El Greco, Monet, Van Gogh, León Ferrari, Tomie Ohtake, entre outros grandes mestres.



EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
6 BILHÕES DE OUTROS
– VÍDEO EXPOSIÇÃO DE YANN ARTHUS-BERTRAND
Até 10 de julho de 2011 – última semana
1º e 2º subsolos do MASP – Galeria Clemente de Faria

Criada pelo fotógrafo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, autor do livro de fotos mundialmente famoso A Terra Vista do Céu, chegou ao MASP a fascinante exposição 6 bilhões de Outros. Exibida em oito tendas e em diferentes ambientes, a vídeo-exposição traz entrevistas de gente comum sobre assuntos comuns, pinçadas entre as 5.600 realizadas por uma dezena de repórteres em mais de 4.500 horas de gravações realizadas em 78 países, dirigidos pelos cineastas Sibylle d´Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire .





Serviço Educativo
PROGRAMA ESPECIAL FÉRIAS DE JULHO NO MASP
Durante o mês de Julho, o Serviço Educativo oferece um variado conjunto de atividades para públicos de todas as idades.

Veja a programação:

ATELIÊ DO MASP 
Neste local, destinado a acolher a prática expressiva de visitantes do museu com a utilização de materiais artísticos, são oferecidas as atividades (para crianças, jovens, adultos e famílias):

- Cursos de Arte para Crianças de 5 a 10 anos
- Terça Livre
- Ateliê para Famílias

EXPOSIÇÕES NO MUSEU 
As exposições em cartaz no museu poderão ser visitadas com o auxílio da equipe de educadores durante o mês de férias escolares. Confira a programação:

- Visitas Orientadas Agendadas
- Visitas Temáticas
- Ateliê de História da Arte: Pequeno Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP





EXPOSIÇÃO: TRATADOS DE ARTE NA BIBLIOTECA DO MASP – A RENASCENÇA E SEU LEGADO
Do núcleo inicial da Biblioteca do MASP, doada em 1977 por Lina Bo Bardi (1914-1992) e Pietro Maria Bardi (1900-1999), destaca-se a coleção de obras raras – que, além de traduzir o espírito bibliófilo de seus doadores, mostra também um acervo referencial para os pesquisadores e especialistas da área de Artes.

A exposição "Tratados de Arte na Biblioteca do MASP: a Renascença e seu Legado", organizada pela equipe da Biblioteca e com a curadoria de Eduardo Kickhofel, traz ao conhecimento do público 16 livros raros importantes para a historiografia artística, publicados na Itália nos séculos XVI, XVII e XVIII.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail
biblioteca@masp.art.br ou pelo telefone 11 3253-6483





SEGUNDO SEMESTRE DA ESCOLA DO MASP
O segundo semestre está repleto de cursos interessantes. Além de História da Arte II, que tratará agora do Renascimento Europeu, e de A Arte do Canto que contemplará óperas do barroco, do romantismo italiano e óperas francesas, teremos – pela primeira vez – um curso sobre Arte Islâmica, que nos ajudará a ir além dos estereótipos e apreciar a rica tradição árabe nas artes.

Contaremos, também, com um curso sobre Arte Urbana que discutirá as mais novas formas de arte de rua, acompanhando a exposição Dentro e Fora do MASP a ser exibida em breve no museu. Teremos, ainda, o segundo módulo de O Século XX pelo Olhar do Fotógrafo, o curso sobre Expressionismo no Cinema e Introdução à História da Arte no Brasil.

Com um leque tão diversificado de disciplinas, esperamos oferecer oportunidades para que cada um persiga os seus interesses. Em agosto também daremos início ao último curso de Formação de agentes culturais, em parceria com o Instituto Votorantim. Não deixem a oportunidade passar!

mais informações: escola@masp.art.br e pelo telefone 3251 5644 – ramal 2104





O MASP PELO MUNDO
Participa da exposição No ateliê de Portinari a obra Criança Morta de Candido Portinari pertencente ao acervo do MASP. A mostra será apresentada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 14 de julho a 11de setembro de 2011.

Foi prorrogada até o dia 25 de julho a mostra Tarsila do Amaral e o Brasil dos Modernistas que ocorre na Casa Fiat de Cultura em Nova Lima, MG. Faz parte da exposição a obra Cinco Moças de Guaratinguetá de Di Cavalcanti, pertencente ao acervo do MASP.

Terminou no dia 03 de julho de 2011 a mostra OLHAR E SER VISTO, a mesma foi apresentada na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG e levou ao público de Minas Gerais um novo olhar sobre a coleção do MASP.

Retornou ao MASP a obra O Torso de Gesso, de Henri Matisse após participar da mostra "Michelangelo e Matisse, La Seduzione della Forma" no Museo di Santa Giulia em Brescia, Itália.





Destaques do mês
PROJETO LETRAS EM CENA
Leituras dramáticas | Toda segunda-feira, sempre às 19h30
Grande Auditório | entrada gratuita


O projeto Letras em Cena, lançado no ano de 2006, promove a leitura de peças teatrais, contos, poesias e cartas. Utilizando o Grande Auditório do MASP, o projeto apresenta semanalmente leituras dramáticas durante o ano, envolvendo artistas entre atores, diretores, autores e poetas.

Programação julho – 2011:
Dia 04 – Madalena Bêbada de Blues
Dia 11 – Maldito Benefício
Dia 18 – Os Figurantes
Dia 25 – Aeroplanos



Destaques do mês
ORQUESTRA CAPELLA BYDGOSTIENSIS
MÚSICA NO MASP INTERNACIONAL
Dia 26 às 21h
Grande Auditório do MASP
Ingressos: R$60,00 e R$30,00 (estudantes e acima de 60 anos)


Sob a regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio, a Orquestra Capella Bydgostiensis é considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia e tem se apresentado nas mais importantes salas de toda a Europa.





O “Acontece no MASP” é uma publicação desenvolvida pela área de Comunicação e Relacionamento do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, com o intuito de divulgar as notícias e a programação do museu.
As imagens veiculadas são apenas ilustrativas, para divulgação das atividades. Caso não deseje mais receber esta newsletter, envie um email para comunicamasp@masp.art.br solicitando a remoção de seu nome de nosso mailing.
O MASP quer saber a sua opinião. Caso tenha dúvidas, sugestões ou críticas, envie um email para atendimento@masp.art.br.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo SP – CEP 01310-200
Telefone 11 – 3251-5644 / Fax 11 – 3284-0574
– Horários de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 11h às 18h.
Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre com 30 minutos de antecedência.