concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Estação de metrô da Luz - linha 4 - amarela, em São Paulo, recebe a exposição DESPERTAR A CRIATIVIDADE - JOGOS PARAOLÍMPICOS, com obras criadas pela ADERE - Associação para Desenovlvimento, Educação e Recuperação de Excepcional


Estão expostas na Estação Luz da Linha 4-Amarela obras de arte da mostra “Despertar a Criatividade – Jogos Paraolímpicos”. São 20 painéis com imagens representando atletas paraolímpicos em algumas modalidades dos Jogos. As obras foram criadas em oficinas terapêuticas do programa da ADERE (Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional).

As peças ganharam um processo artesanal, feitas de papel, aplicado sobre um fundo de colagem de papel picado de revistas e de material reciclado, formando uma textura em relevo.

As imagens têm o logo pictográfico das respectivas modalidades disputadas na edição dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.


A ADERE
A instituição visa oferecer à pessoa com deficiência intelectual atividades que contribuam para o desenvolvimento de potencialidades e habilidades. Buscando o resgate da autoestima, o programa integra e inclui os participantes, habilitando-os ao exercício da cidadania.


Informações à imprensa
Entrelinhas Comunicação - (11) 3066-7700
Rodrigo Cipriano – rodrigoc@entrelinhas.net – (11) 99963-9856


ViaQuatro – Linha 4-Amarela

ADERE – Communica Brasil

exposição OS TAPETES VOADORES DA MATA ATLÂNTICA de Cristina Schleder - Embaixada do Brasil em Londres - Inglaterra

Cristina Schleder expõe em Londres
Na mostra "Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica" a artista emerge em um mundo onde a vegetação descortina um novo universo aos seus olhos


A artista plástica multidisciplinar Cristina Schleder apresenta a exposição “Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica”, com fotografias autorais que registram texturas, tramas, cores e detalhes de sua inspiração maior – a Natureza. A mostra ficará em cartaz de 9 a 24 de fevereiro, na Galeria Sala Brasil, na Embaixada do Brasil em Londres. Para a criação da série, que também está registrada em um livro com nome homônimo, Cristina adentrou na Mata Atlântica munida de olhos treinados em busca do inusitado e do oculto. As imagens e espelhamentos de seus enquadramentos possibilitam uma releitura que dão novos significados à importância e beleza deste ecossistema.

Com um trabalho gráfico de composição, Cristina Schleder transformou a Natureza em verdadeiros tapetes, com motivos e designs surpreendentes e impactantes. "É um trabalho de pesquisa do efeito da água: a chuva e a humidade do ar. Sob esses fatores, a Mata desabrocha e mostra suas verdadeiras cores, é quando a Natureza se revela de forma majestosa. Sem a água este microcosmo não se apresentaria”, declara a artista. “Estou muito feliz em ser convidada para inaugurar o Calendário Cultural de 2017 da Embaixada e mostrar minhas obras fora do Brasil, ou melhor, mostrar a Mata Atlântica”, comemora.

Para a curadora e historiadora de arte Tereza de Arruda, Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica criados por Cristina Schleder incorporam em sua essência toda a herança da Natureza brasileira. As obras são, à primeira vista, confundidas com uma camuflagem refinada, com uma trama bem elaborada, com uma renda artesanal sofisticada, com um gabarito exemplar ou mesmo com uma tapeçaria milenar. Eis aí a interferência e a destreza da artista ao elevar detalhes singulares da Mata Atlântica às riquezas inigualáveis, trazendo tudo isso para uma nova superfície até então inexplorada. 

A Luz muda a cor
A Água nos dá a cor
E, nossos olhos captam quando conseguimos sentir o mundo conectado com nossa alma.
Cristina Schleder

Serviço:
Exposição: “Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica”, de Cristina Schleder
24 fotos de 210cm x 75cm
Abertura para convidados: 9 de fevereiro, das 18hs às 21h
Visitação: de 10 a 24 de fevereiro
Local: Embaixada do Brasil em Londres
Endereço: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL
Segunda a sexta, das 11h às 18h 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Programação de Férias: Desenhança - Museu de Arte Sacra - SP

que tal deixar o celular de lado e levar uma lembrança do acervo do Museu de Arte Sacra diferente? 
A ideia é que todos podem desenhar! 
Crianças, adultos e aqueles que nunca desenharam também ;). No mês de janeiro enquanto parte da programação de férias aderimos a campanha #StartDrawing, lançada pelo museu holandês Rijksmuseum. Os participantes receberão uma prancheta e um lápis e a partir de dicas produzirão desenhos como recordação da visita. 
As oficinas serão temáticas: 

  • 07/01 – Desenho de Figura Humana
  • 14/01 – Desenho de Paisagem/Arquitetura
  • 21/01 – Desenho de Natureza 
  • 28/01 – Desenho de Moda

Horário: 10h ou 14h
Inscrições: educativo@museuartesacra.org.br ou preencha e envie o formulário de inscrição 

 
Devido ao grande número de inscritos para a 
.#Desenhança disponibilizamos um novo horário para a realização da atividade. Agora os participantes poderão se inscrever também para o horário das 10:00.

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Av. Tiradentes, 676 - Luz | Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito no local: acesso pela Rua Dr. Jorge Miranda, 43
Atividade Gratuita. Livre para todos os públicos

Capturar o olho e mover a alma: pequena história da narrativa na arte - MASP

Capturar o olho e mover a alma: pequena história da narrativa na arte
Professores: Fernanda Pitta
Horário: das 19h às 21h
Duração do módulo: Segunda a quarta, de 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2016
Investimento: 5x R$ 45,00

AMIGOMASP
5x R$ 40,50


Sobre o curso
Na tradição ocidental a narrativa é uma forma indispensável para ordenar eventos no tempo. Da mesma maneira, a arte figurativa organizou-se em torno do desejo de dar um sentido unificado às formas no espaço – criando frequentemente imagens que contam histórias. Quando nos deparamos com uma imagem figurativa, é difícil não construir uma narrativa imediata para ela – daquele momento retratado, do seu antes, do seu depois. O presente curso vai examinar, a partir de obras do acervo do MASP, algumas das formas narrativas presentes na pintura ocidental explorando seus elementos chave – o tempo, o espaço e o personagem – a fim de discutir as diferentes maneiras pelas quais uma imagem é capaz de contar histórias.

O curso acontece na exposição Acervo em transformação, no segundo andar do MASP, em contato direto com as obras da coleção do museu.

Planos de aulas
30/01. Aula 1
Tempo
Como se representa o tempo na arte figurativa? O tempo da eternidade e o tempo da história. A sucessão do tempo, a simultaneidade e o instante. Na coleção do MASP: Virgem em Majestade com o Menino e dois anjos, Maestro del Bigallo; Cristo carregando a cruz, a crucificação e o sepultamento, Jan van Dornicke; O banho de Diana, François Clouet; A bailarina Loïe Fuller vista dos bastidores (A roda), Henri de Toulouse-Lautrec.

31/01. Aula 2
Espaço
O espaço imaginário e o espaço concreto. A configuração do espaço – a ilusão de tridimensionalidade e a narrativa figurada. Deslocamento, movimento e os desafios ao caráter estático das imagens. Na coleção do MASP: As tentações de Santo Antão, Hieronymus Bosch; A canoa sobre o Epte, Claude Monet; Quatro bailarinas em cena, Edgar Degas.

01/02. Aula 3
Personagem
As entonações da narrativa e as fórmulas de pathos – os personagens e seus gestos. A ação humana e a sua exemplaridade. A hierarquia dos personagens e suas transformações. Na coleção do MASP: Madona com o Menino no trono e quatro santos, Maestro del Bigallo; Adoração dos Pastores, Bartolomeo Passante; As quatro estações, Eugene Delacroix; A educação faz tudo, Jean-Honoré Fragonard.

Coordenação 
Fernanda Pitta é historiadora da arte, curadora da Pinacoteca de São Paulo e professora de história da arte moderna e contemporânea na Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, suas pesquisas têm como foco a arte no Brasil no entre séculos 19-20 em contexto transnacional; atua também no campo da crítica de arte contemporânea. Foi curadora, com Valéria Piccoli, da série de mostras Coleções em Diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo (2014) e Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo (2016). É curadora de uma exposição da produção da artista Ana Maria Tavares, inaugurada em novembro de 2016 na Pinacoteca de São Paulo.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
CEP 01310-200 - São Paulo / SP
Telefone 55 - 11 - 3149-5959

Arte africana: modernismos e contemporaneidade - Sabrina Moura - MASP

Arte africana: modernismos e contemporaneidade
Professores: Sabrina Moura
Horário: das 19h às 21h
Duração do módulo: Quinta-feira, de 02 a 23 de fevereiro de 2017
Investimento: 5x R$ 60,00

AMIGOMASP
5x R$ 54,00


Sobre o curso
O curso introduz obras, contextos expositivos e conceitos relativos à produção artística no continente africano e sua diáspora, a partir dos anos 1960. Aqui, examinaremos o surgimento dos modernismos na África Ocidental, a emergência da cena contemporânea e o seu diálogo com o campo da arte global. Em cada aula, focaremos em estudos de caso que iluminem as experiências históricas e plataformas políticas transversais às práticas artísticas apresentadas. Esse recorte será o motor para o questionamento de marcadores comumente associados ao campo da arte africana, como as noções de primitivo ou tradicional.

Planos de aulas

02/02. Aula 01
As estátuas também morrem?
O curso abre com um debate sobre o filme Les statues meurent aussi de Chris Marker, Alain Resnais e Ghislain Cloquet. Realizado com o apoio da revista Présence Africaine, em 1953. Aqui, o filme servirá como ponto de partida para explorarmos as diversas questões que atravessam a produção artística africana abordadas ao longo curso. Entre elas, a própria noção de“arte africana” ou “artes negras” (arts nègres), e suas formas de exibição dentro e fora da África. Além disso, discutiremos sua relação com o campo da etnografia e os enquadramentos herdados do colonialismo, os modernismos e os contextos políticos da África pós-independência(s), a emergência de novas formas de exibição e narrativas no contexto da diáspora.

09/02. Aula 02
Independências e Modernismos: Senegal, Congo e Nigéria
A experiência da descolonização em diversos países africanos ocorre em estreito diálogo com o campo das artes visuais. No Senegal, os vinte anos nos quais o poeta Léopold Sendar Senghor (1960-80) esteve no poder levaram a criação de diversos equipamentos culturais e permitiram o surgimento de movimentos com a Escola de Dacar, da qual emergem artistas como Iba N'Diaye e Papa Iba Tall.. Nesse contexto, três festivais culturais organizados em Dacar (Senegal), Kinshasa (Congo) e Lagos (Nigéria), marcam os debates panafricanistas que ganham força no contexto da diáspora, tornando-se palco de uma produção artística associada a um amplo debate político sobre o continente em transformação.

16/02. Aula 03
Contemporaneidade africana: das margens ao centro da globalização
A terceira aula do curso será dedicada a produção artística africana realizada entre os anos 1980 e 2000. Aqui, exploraremos diversas obras em relação aos seus contextos sociais e políticos, como: a censura e a crítica colonialista no cinema de Ousmane Sembene, a transição do apartheid na África do Sul no trabalho de Sue Williamson e William Kentridge, a noção de raça e história na obra de Godfried Donkor, entre outros. Analisaremos como essa produção passa a ocupar um papel de relevância no cenário da arte global, quando o campo passa por importantes revisões à luz da teoria pós-colonial

23/02. Aula 04
Exposições de arte africana e a emergência de novos discursos
Na última aula do curso, iremos investigar como os contextos expositivos em que a produção africana é exibida afetam sua recepção dentro e fora da África. De Primitivism in the 20th Century (1984), Africa Explores (1991), passando por Authentic/Ex-centric (2001), Africa Remix (2003), até as diversas edições da Bienal de Dacar, iremos estudar uma série de exposiçõesde arte africana que contribuíram para a emergência de novos discursos e enquadramentos acerca dessa produção. No contexto brasileiro, abordaremos a mostra África Negra, exibida no MASP e concebida por Lina Bo Bardi e Pierre Verger na ocasião do centenário da abolição, em 1988, o segmento dedicado a “arte afro-brasileira” na Mostra do Redescobrimento (2000), entre outras

Coordenação 
Sabrina Moura é curadora e pesquisadora. Doutoranda no departamento de História da Unicamp, onde realiza pesquisa sobre as políticas culturais que levaram a criação das bienais de Havana e Dacar, entre os anos 1980 e 2000. Possui mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade Paris VIII e mestrado em direção de projetos culturais pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Concebeu programas públicos em instituições como Videobrasil, SESC-SP, Goethe Institut, World Biennial Forum, entre outras. Em 2015, organizou o livro Panoramas do Sul: Perspectivas para outras geografias do pensamento (Edições SESC-SP, Videobrasil). Foi membro do comitê de seleção da edição de 2015 do AIMIA Photography Prize (Art Gallery of Ontario). Em 2016, foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, com bolsa do Programa Connecting Art Histories da Getty Foundation/Unicamp.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
CEP 01310-200 - São Paulo / SP
Telefone 55 - 11 - 3149-5959

Cursos de Férias - EAV Parque Lage - RJ.

JANEIRO 2017


ANALU CUNHA VIDEOINSTALAÇÃO NO PARQUE LAGE

Curso direcionado aos interessados na produção de videoarte, tem como objetivo orientar os participantes a criar videoinstalações no terraço da EAV que será disponibilizado para montagem e exibição dos trabalhos ao final do curso. O programa, prático, parte da reflexão sobre a espacialização da imagem em movimento na arte contemporânea.
10 de janeiro a 21 de fevereiro
Terça-feira das 14h às 17h
R$ 380,00/mês

ANNA BELLA GEIGER   FERNANDO COCCHIARALE    QUEM TEM MEDO DA PINTURA, VIDEOARTE, DESENHO, GRAVURA EM METAL, XILO, LITO, TEXTO ESCRITO SOBRE ARTE, OBJETO TRIDIMENSIONAL OU MASSINHA DE MODELAR?

12 de janeiro a 06 de fevereiro
Quinta-feira das 19h às 22h
R$ 380,00/mês

BRUNO MIGUEL   LUIZ ERNESTO    QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA PINTURA

O curso oferece uma variedade de procedimentos técnicos de pintura a serem discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. O aluno será estimulado à experimentação visando, além de encontrar soluções próprias, questionar seus próprios limites e definições e refletir acerca da pintura como prática artística contemporânea, em diálogo com outros meios.
Turma 1
09 de janeiro a 01 de julho
Segunda e quarta das 14h às 17h
R$ 450,00/mêsTurma 2
09 de janeiro a 01 de julho
Quarta-feira, das 14h às 17h
R$ 380,00/mês 

BRUNO MIGUEL   LUIZ ERNESTO    QUESTÕES PRÁTICO-TEÓRICAS DA PINTURA NA CONTEMPORANEIDADE

O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.
09 de janeiro a 01 de julho
Segunda-feira das 19h30 às 22h30
R$ 380,00/mês

CHARLES WATSON    CREATIVITY MASTERCLASS 01: SOL NA BARRIGA

O curso consiste em uma série de palestras interativas que traçam uma relação entre alta motivação e desempenho otimizado. São palestras provocativas e às vezes desconcertantes, amplamente ilustradas com textos, vídeos, exercícios e entrevistas realizadas nos últimos 23 anos de pesquisa. Usando fontes das mais diversas disciplinas, Charles demonstra que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Destinado a grupos multidisciplinares, para todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias é fundamental.
27, 28 e 29 de janeiro
Sexta-feira das 19h às 22h
Sábado e domingo das 14h às 18h
R$ 620,00

CHICO CUNHA    A PRÁTICA DA PINTURA

A intenção do curso é Demonstrar ao  aluno a necessidade de compreensão do que é construção de pintura, para a realização de um projeto pessoal nesta mídia. Na primeira fase do curso serão dados exercícios abordando questões da construção pictórica de forma isolada. Com o término da série de exercícios o aluno apresentará projetos visando o desenvolvimento de uma linguagem pessoal em pintura.
Turma 1
09 de janeiro a 01 de julho
Segunda e quarta das 14h às 17h
R$ 450,00 /mêsTurma 2
9 de janeiro a 01 de julho
Segunda-feira das 19h30 às 22h30
R$ 380,00 /mêsTurma 3
14 de janeiro a 01 de julho
Sábado das 10h às 13h
R$ 380,00 /mês
   

CHICO CUNHA    A PRÁTICA DO DESENHO

O objetivo do curso é desenvolver a construção de desenho abordando questões inerentes a mídia. Cada aula é composta de um exercício prático utilizando o grafite com seus vários valores, em uma segunda fase serão dadas propostas visando a criação de uma linguagem pessoal no desenho.
11 de janeiro a 01 de julho
Quarta-feira, das 19h30 às 22h30
R$ 380,00/mês

DANIELA SEIXAS   JACQUELINE SIANO   NENA BALTHAR    ARTE NO PARQUE

Proporcionar, por meio de atividades e experimentos, uma aproximação divertida e ao mesmo tempo significativa com a arte feita na contemporaneidade, de modo que o aluno desenvolva a capacidade de produzir, perceber e refletir sobre suas realizações.
Semana 1 – 09 a 13 de janeiro
Semana 2 – 16 a 19 de janeiro
Segunda a sexta das 14h às 17h
R$ 380,00 /semana

DAVID CURY    ANTIFORMAS DE INTERVENÇÃO

O curso pretende fortalecer a experiência crítica e autocrítica de artistas em formação, a partir da análise de seus trabalhos e do trabalho de outros artistas brasileiros e estrangeiros, tendo em vista a diversidade de meios e conhecimentos implicados na arte contemporânea (filosofia, psicanálise, antropologia, entre outros). Dessa maneira, visa ao descondicionamento de práticas assimiladas e à radicalização de pesquisas em arte.
10 de janeiro a 01 de julho
Terça-feira das 19h às 22h
R$ 410,00/mês

EVANY CARDOSO    OFICINA DE SERIGRAFIA NÃO FOTOGRÁFICA

Serigrafia não-fotográfica, ou serigrafia com máscara, é uma maneira de se trabalhar com a matriz serigráfica sem necessidade de aparelhagem especial como a câmara escura, e utilização de emulsão foto-sensível. O objetivo da oficina é transmitir um conhecimento da serigrafia, através de vários tipos de máscaras, possibilitando impressões sobre diversos suportes.
10 de janeiro a 02 de fevereiro
Terça e quinta das 14h às17h
R$ 380,00/mês

FERNANDA ZERBINI   YASMIN FLORES    ARTE BRASILEIRA PARA CRIANÇAS

Curso de arte para crianças a partir das atividades do livro “Arte Brasileira para Crianças”, publicado pela Editora Cobogó. A partir das atividades descritas no livro, que traz cem artistas e obras, as crianças vão conhecer o trabalho de diversos artistas brasileiros dos séculos XX e XXI, e ainda experimentar alguns dos materiais, ideias e procedimentos utilizados por eles na realização de suas obras.
Terça a sexta das 14h às 17h
Semana 1 – 10 a 13 de janeiro 2017
Semana 2 – 17 a 20 de janeiro 2017
R$ 355,00 /semana

IOLE DE FREITAS    ENCONTROS E REFLEXÕES

O grupo é levado a refletir sobre a poética das obras apresentadas por cada participante.
12 de janeiro a 01 de julho
Quinta-feira das 10h às 12h
[valor a definir]

JOÃO MAGALHÃES    PINTURA II

Curso voltado para alunos com trabalho em desenvolvimento que conheçam a produção internacional de arte contemporânea e suas questões. É necessário um encontro prévio com professor para avaliação do trabalho e conhecimentos.
09 de janeiro a 01 de julho
Segunda-feira das 17h15 às 19h15
R$ 380,00/mês

MARCELO ROCHA    DESENHO CONTEMPORÂNEO

Curso introdutório de desenho, visando a apresentação de técnicas tradicionais e experimentais, aliadas ao estudo da história das artes gráficas, e à discussão sobre as possibilidades contemporâneas do desenho.
09 de janeiro a 01 de julho
Terça-feira das 19h30 às 22h30
R$ 380,00/mês

MARCOS BONISSON    INTRODUÇÃO À IMAGEM EM MOVIMENTO

O curso visa apresentar um núcleo de conhecimento histórico e procedimentos utilizados por artistas brasileiros e internacionais que trabalham com imagens em movimento (videoarte, cinema de artista, media arts, etc.). A proposta desse curso introdutório é dar ciência aos participantes sobre as diferentes possibilidades do trabalho com imagem em movimento. Em sentido prático, as aulas objetivarão um trabalho de curta duração, para o final do curso, a partir de exercícios específicos, durante os quatro encontros propostos.
10 de janeiro a 31 de janeiro
Terça-feira das 19h às 22h
R$ 380,00/mês

RODRIGO GARCIA    INVENTANDO GEOMETRIAS

A oficina propõe atividades em grupo, dentro e fora do ambiente de ateliê. Com a finalidade de servir de introdução à riqueza da arte e cultura indígena e africana, os encontros irão traçar um paralelo entre artistas históricos e contemporâneos, brasileiros, europeus, indígenas e africanos. Por meio de conversas coletivas, será constituído um repertório estético comum entre as crianças, que serão estimuladas a observar geometrias orgânicas, presentes na arquitetura do palacete e na área do parque.
10 de janeiro a 21 de fevereiro
Terça-feira das 14h30 às 17h30
R$ 380,00/mês

SONIA SALCEDO    EXPOSIÇÕES COMO MEIO

O curso tem como objetivo promover uma reflexão sobre as exposições de arte enquanto meio da prática e do discurso da experiência artística. Mediante um panorama do que foi feito e discutido na expografia do século XX – da estética do espaço expositor à estética no espaço expositivo, passando por considerações acerca do lugar expositivo como veículo estético –, diferentes relações entre arte, espaço e montagem colocam em debate o papel das exposições na contemporaneidade. Voltado para artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados no campo das exposições de arte como meio de criação e/ou pesquisa para exercitar sua própria poética.
11 de janeiro a 25 de fevereiro
Quinta-feira das 09h30 às 12h30
R$ 380,00/mês

TANJA BAUDOIN    A LITTLE MORE CONVERSATION

A Little More Conversation é um curso para quem quer praticar falar e pensar em inglês, seja sobre seu trabalho e o trabalho dos outros. O curso pretende deixar os participantes mais confortáveis com a língua, para conversar, escrever editais para programas e residências no exterior e ler textos no inglês. Através de um enfoque sobre trabalhos e textos de artistas, vamos refletir sobre varias abordagens para expressar ideias em palavras.
17 de janeiro a 26 de janeiro
Terça e quinta das 19h às 21h
R$ 380,00/mês

TINA VELHO    LITOGRAFIA

O curso objetiva, através da prática de ateliê, explorar e entender os princípios da litografia, estendendo suas possibilidades, de forma a combinar e mesclar diferentes procedimentos utilizando também como veículo gráfico o computador e outras ferramentas contemporâneas. A partir de aulas práticas entremeadas por debates sobre textos e artistas contemporâneos, será estimulada a produção de projetos individuais, com orientação e discussão dos trabalhos.
09 de janeiro a 01 de julho
Quarta-feira das 10h às 13h
R$ 380,00/mês (taxa de material não incluída)

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
Rio de Janeiro - RJ