concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

feira miolo(s) - SP


“HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)”, com curadoria de Marcio Harum e “A PALAVRA, O HOMEM, O MUNDO” de Flavia Regaldo e Aruan Mattos - Campinas - SP

Ateliê Aberto apresenta mostra “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)” no CineCaverninha sob curadoria de Marcio Harum

A programação de vídeos é gratuita e inclui conversa aberta com o curador do Centro Cultural São Paulo nesta sexta-feira, 31


Imagem | Roberto Winter - Revolução instituição (segundo esboço) (2014)


O Ateliê Aberto (Campinas) promove nesta sexta-feira, 31, e no sábado, 01, a mostra de vídeos gratuita “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)” sob curadoria de Marcio Harum, curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo, para o CineCaverninha. A programação integra o Módulo III do projeto Código Aberto, do Ateliê Aberto (Campinas), patrocinado pela Petrobras. A exibição dos vídeos será realizada em sessões na sexta-feira e no sábado. A primeira parte traz vídeos em que artistas e realizadores protagonizam fisicamente situações de conflito e momentos de negociação diante de marcantes acontecimentos sócio-políticos nas últimas décadas. Sob registros diretos da voz do povo nas ruas, estão incluídos nesta seleção alguns trabalhos sobre temas atuais, como as campanhas eleitorais, a presença das forças armadas no país, e até o cotidiano do Congresso Nacional no Distrito Federal às vésperas da votação da Emenda das Diretas em 1984.

Segundo Marcio Harum, na segunda parte do programa, a compilação reúne, em tom de ensaio, assuntos que confirmam condições de soberania diante do poder, e sua decorrente aplicação bioética no sentido das práticas públicas, revoltas anticapitalismo, passando desde processos históricos no âmbito das crises econômicas sul-americanas recentes às hipóteses de formação das grandes manifestações em apoio ao Movimento Passe Livre por todo o Brasil em junho de 2013. “Este programa defende visualmente a preservação da memória política como tecnologia a serviço dos valores humanos”, afirma o curador.   

SESSÃO 1 - 31 de outubro - das 19h às 22h30
Conversa Aberta com Marcio Harum
Leandro Nerefuh - Campanha PPUB 2015 (2014) 02:25
Campanha eleitoral de apresentação do projeto de consciência política do PPUB 2015 (Partido Pela Utopia Brasileira).

Rita Moreira - She has a Beard (1975) 25:54
Intenções que importavam ao movimento feminista são discutidas neste documento de época, como o engajamento contra a política de aparências e questões socialmente emancipatórias de gênero.    

Olhar Eletrônico (Marcelo Tas e Fernando Meirelles) - Varela no Congresso (Ernesto Varela, o repórter) (1984) 13:43
Cobertura da votação da emenda pelas eleições diretas no Congresso Nacional em Brasília, 1984, quando os partidos que apoiavam o governo militar boicotaram a sessão, evitando naquele instante o processo de redemocratização.

Léo Ayres - Operação: Camuflagem (2007) 06:27
Uma premiação artística concedida quase como mérito militar é posta a prova a partir de uma análise mais apurada dos fatos e pela inclinação sugerida da obra de arte em exibição.

Glauber Rocha entrevista Brizola no Programa Abertura da TV Tupi (1979) 07:30
O cidadão Brizola é entrevistado para o programa televisivo Abertura, veiculado pela TV Tupi entre 1979 e 1980. São tratados diversos assuntos do cenário daquele momento: futuro democrático, organização sindical, reforma agrária, cultura e futebol.

Rita Moreira - BRAZIL 2014, what do you know about? (2014) 16:57
Enquete sob o formato de pesquisa de opinião pública nas ruas de Nova York em que transeuntes são abordados com indagações a respeito da imagem recente do Brasil no exterior.

SESSÃO 2 - 01 de novembro - das 16h às 18h

Roberto Winter  - Revolução instituição (segundo esboço) (2014) 13:00
Genealogia da identidade coletiva Anonymous, que tem por símbolo a máscara de Guy Fawkes, associada internacionalmente as redes de ativistas e hackers, e utilizada em protestos na internet ou demonstrações civis de massa.

Sebastian Diaz Morales- Lucharemos hasta anular la ley (2005) 10:40
Imagens em negativo acerca das manifestações sociais-políticas e a violenta repressão de estado ocorridas em Buenos Aires no início dos anos 2000.

Gabriela Golder - COWS/VACAS (2002) 04:34
Cenas de um acidente rodoviário em Rosário, Argentina, em que cidadãos tomam de assalto a carga transportada na carroceria de um caminhão.

Glauber Rocha - Maranhão 66 (1966) 10:18
Curta-metragem documental em tom de reportagem sobre a posse do primeiro mandato do governador José Sarney no Maranhão, dois anos após o golpe militar de 1964.

León Ferrari e Ricardo Pons - Casa Blanca (2005) 03:15
Experiência com a imagem em movimento de forte caráter anti-imperialista, sob inspiração dos filmes de horror de monstros e invasões alienígenas.  

SERVIÇO:
Mostra de vídeos: “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)”, com curadoria de Marcio Harum
Dia: 31 de outubro, sexta-feira, das 19h às 22h30
Dia: 01 de novembro, sábado, das 16h às 18h
Bate-papo com o curador na sexta-feira, dia 31
Entrada gratuita

Mostra: “A PALAVRA, O HOMEM, O MUNDO” de Flavia Regaldo e Aruan Mattos (MG)
Período expositivo: Até 05 de dezembro
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Entrada gratuita


Ateliê Aberto
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP – BR

EAV 75.79 - um horizonte de eventos | 03.11 às 19h

mANHATTAN gRAPHICS cENTER

Manhattan Graphics Center 
Blue rule
Blue rule


 OPENING IN THE GALLERY

SALLY CAMP
NEW WORKS
 
November 2 - 30, 2014

OPENING RECEPTION:
Sunday, November 9, 6-9 pm 

Curated by Robin Dintiman, Invitation Design by Matthias Kern
Il Castello 2014 Paper Lithograph, 22" x 30" 
Blue rule
 IN THE PROJECT SPACE
The Red and
the Black
November 1 - 30, 2014

 

A group show of prints by MGC members curated by Rich Turnbull
 
exhibitions viewing hours: 
Mon 6-10pm, Tue-Fri 10am-10pm  Sat-Sun 10am-6pm 
fall2014 
PRINTMAKING CLASSES  

For the complete schedule of classes,
open workshop & events
visit our website:
PLACES AVAILABLE!


ALTERED STATES:  
Monoprinting with Plates 
Saturdays, 10:30 am-4:30 pm
November 8 and 15
with Instructor Anneli Arms

Using pre-existing plates, unusual and experimental intaglio
methods are explored. 

To Register:
Download the Registration Form from the web site and mail it to
MGC with your payment by check, call MGC to register with
a credit card or visit the studio to sign up in person.
HOLIDAY 2014 T-SHIRT EXTRAVAGANZA
MGC Members: Make a T-Shirt 
Any Size, Any Medium
One Shirt, Ready to Hang
or the More the Merrier - Ho Ho Ho!

Due Date: Wednesday, Nov.26, 2014
Bring to MGC - Sign Name on Shirt

All T-Shirts will be sold for $30
($15 / Artist - $15 / MGC)
Let's Decorate MGC in Style!
  MANHATTAN GRAPHICS CENTER
  250 WEST 40 STREET, FIFTH FLOOR | NYC 10018 | 212-219-8783
 NYCulture

drawing error - Daniela Seixas - SP



DANIELA SEIXAS | DRAWING ERROR 
ABERTURA | TERÇA-FEIRA 04/NOV, DAS 19H ÀS 22H  

Também com abertura no dia 04 de novembro, no piso superior da galeria, a Zipper apresenta no projeto Zip’Up a individual da artista Daniela Seixas, que se intitula Drawing Error. Trata-se da apropriação do nome de erro dado por um software no momento em que a artista se colocava no árduo desafio de reorganizar seu portfolio. A partir do encontro de um erro da informática com uma das linguagens mais exploradas em sua pesquisa, o desenho, Daniela se pôs atenta a outros momentos em que a máquina enviava mensagens a partir da relação entre uso e falha. Nesse sentido, "about: blank" e “Out of memory” são outras mensagens a compor a exposição e que contribuem com uma problematização do desenho (e do design) pelo viés da escrita.
Junto aos três impressos ocorrerá uma ação, um duelo/dueto. A ideia de um desenho errado é algo que também permeia nossa infância e experiências em sala de aula, onde geralmente aqueles que desenham de modo realista são tidos como bons desenhistas. Para permitir copiar de modo supostamente fidedigno uma imagem, popularizou-se nas nossas infâncias o brinquedo do espelho mágico, e é com ele no meio, portanto, que artista e curador se colocarão frente a frente na galeria e tentarão também errar desenhando; ela a partir dos primeiros textos escritos na infância por Raphael Fonseca e ele tendo como estopim alguns desenhos e primeiros trabalhos de Daniela Seixas.
Mais do que uma exposição sobre as diversas possibilidades que o desenho pode trazer para a produção contemporânea – seja literalmente, digitalmente ou no campo da performance –, é possível também ver essa exposição como uma celebração à indagação, à troca de erros e cumplicidade entre artista/curador e entre dois amigos que se conhecem há exatos dez anos.

Sobre a artista
Daniela Seixas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada e mestre em Artes Visuais pela UERJ. Professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Dentre as exposições recentes destacam-se as individuais: Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty, 2013), Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu - Rio de Janeiro, 2013) eA riscar(Paço das Artes – São Paulo, 2012); e as coletivas: Deslize (MAR – Rio de Janeiro, 2014), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University – Massachusetts, 2013), City as a process (2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia, 2012), Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake - São Paulo, 2011), entre-vistas (Programa Aprofundamento EAV Parque Lage – Rio de Janeiro, 2011) e Tração (Centro Cultural da Justiça Federal – Rio de Janeiro, 2011).

Serviço
Abertura: Terça-feira, 04 de novembro, das 19h às 22h
De 04 de novembro a 06 de dezembro, 2014
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h


R. Estados Unidos, 1494
São Paulo - SP

IDÍLIO - Renata Egreja - SP




RENATA EGREJA | IDÍLIO
ABERTURA | TERÇA-FEIRA 04/NOV, 19H 

Nesta terça-feira, 04 de novembro, a Zipper abre a segunda individual de Renata Egreja na galeria. A mostra Idílio, com curadoria de Mario Gioia, se pauta por uma ideia de pintura expandida.
Em uma visada contemporânea sobre o que é o pictórico, a artista paulista investiga por meio de sua potente obra visual a temática do idílio, tão cara a variados movimentos em distintas épocas. A exposição será constituída por trabalhos realizados nas linguagens da pintura, da instalação, do vídeo e do livro de artista, entre outras. Sem abdicar da cor, da escala e de influências de poéticas diversas, como a geração 80 nacional e expoentes internacionais como Annette Messager e Claude Viallat, Egreja, graduada na École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, discute novas questões em sua obra. Assim, o embate entre o planejado e o intuitivo, o formal e o acidental, entre outros vetores, surge com força e se encerra em resoluções visuais sempre interessantes.

Sobre a artista
Renata Egreja vive e trabalha em São Paulo. É formada em artes plásticas pela FAAP com mestrado pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Paris, França. Acumula em suas telas de grande formato os humores da vida, registrando dia a dia a fúria, depois a gentileza, o movimento amplo, depois a vontade de recomeçar. Como exposições individuais citamos: Anattã(India International Center, Nova Déli, 2013), A Regra do Jogo (Zipper Galeria, São Paulo), individual no Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis; e Um Traço Basta (Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 2012). Participou de diversas exposições coletivas, entre elas  a residência artística no MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), e o “Programa de Residência Artística FAAP/M.R.E. Itamaraty na Índia: Paulo Almeida e Renata Egreja” (MAB FAAP, São Paulo). Possui trabalhos em acervos públicos e privados e ganhou os seguintes prêmios: Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea em 2012 e Menção Honrosa no 18º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande em 2011.

Serviço
Abertura: Terça-feira, 04 de novembro, das 19h às 22h
De 04 de novembro a 06 de dezembro, 2014
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h


R. Estados Unidos, 1494
São Paulo - SP

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MONOTHON Auction Catalogue Online


Dedicated to the Art of the Print



* MONOTHON Auction Catalogue Online










Norwalk's Mayor Rilling Prints for MONOTHON
* Upcoming Workshops





MONOTHON Auction Catalogue Online


The 2014 MONOTHON Benefit Auction and Party is almost here, taking place on Saturday November 8, from 6-9pm at the Lillian August Flagship Store in Norwalk. We are excited to present the Live Auction Catalogue online. 

A 19th century etching by Francisco Goya is available in the Live Auction, as well as works of art by contemporary artists including Richard Meier, Robert Andrew Parker, Stuart Shils, Alicia Candiani, Sarah Amos and numerous other selections by renowned artists.  The catalog has something for everyone to bid on. Funds raised from this event benefit all programs at the Center for Contemporary Printmaking.
 
Click here to view the Live Auction Catalog.  If you would like to bid but are unable to attend the event, you may bid by Absentee Ballot until November 6, 2014 by 5pm. Submit bids by email to jakers@contemprints.orgor by fax to 203-899-7997.  Click here to download an Absentee Ballot Form.  You may preview Live Auction works of art in person by visiting Lillian August Flagship Store, 32 Knight Street, Norwalk, Connecticut, beginning this Saturday, November 1, 2014.

The Benefit Auction and Party is open to the public; tickets are $50/person in advance and $60 at the door. To have tickets waiting for you at the door, contact CCP at 203.899.7999.


Norwalk's Mayor Rilling Prints for MONOTHON

On Thursday, October 23, 2014, Harry W. Rilling, Mayor of Norwalk, Connecticut, visited the Center for Contemporary Printmaking to create a monotype for the Center's 16th Annual MONOTHON Benefit Auction & Party.  Mayor Rilling decided that the subject matter for his first monotype would be the American flag, a patriotic gesture from the past Chief of the Norwalk Police Department who is now in his first term as Mayor.  

Staff Master Printer Christopher Shore mentioned that Mayor Rilling enjoyed working with the inherent possibilities of the ghosting, glazing, and inking and re-inking of the plates.  Rilling was struck by the tonal effects that he could create as he rolled his inks onto the plexi plate.  He was able to modulate the tones of reds and blues.  He cut out stencils for the stars that he also inked onto the plate.  Rilling was surprised and pleased as he watched Shore pull the paper away from the inked plate immediately after the plate was run through the printing press.  The Mayor was able to pull six impressions during this printing session.  One of the works will hang in his office at City Hall.

Mayor Rilling stated that it was easier working as Chief of the Norwalk Police Department than it is creating a work of art.  Grand Old Flag, as Mayor Rilling titled his piece, will be a silent auction item at the MONOTHON.   

Left to Right: Christopher Shore, CCP Staff Master Printer; Ruth Ungerer, CCP Board Member; Norwalk Mayor Harry W. Rilling; Laura G. Einstein, CCP Executive Director; Nomi Silverman, CCP Board Member
Norwalk Mayor Harry Rilling signing Grand Old Flag



Upcoming Workshops

Ulla I, by Leslie Giuliani, Encaustic
November 5 - 6

Leslie Giuliani
Wednesday - Thursday, 10am - 4pm
2-day Workshop, limited to 8

Encaustic paint is a very versatile medium. It acts as a colored paint, an adhesive, and a preservative. In this two-day workshop beginners will learn the basics of working with heated, beeswax-based paint and more experienced painters and printmakers can expand their working knowledge of the material.

November 11 - 13 
Paul DeRuvo
Tuesday - Thursday, 10am - 2pm
3-day Workshop, limited to 8

November 14 - 16
Mary Taylor
Friday - Sunday, 10am - 4pm
3-day Weekend Workshop, limited to 6

Stay Connected                            Become a CCP Member
                                                                               Join the CCP Printmaking Family! Like us on Facebook   Follow us on Twitter   
                  
Add a description