concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)”, com curadoria de Marcio Harum e “A PALAVRA, O HOMEM, O MUNDO” de Flavia Regaldo e Aruan Mattos - Campinas - SP

Ateliê Aberto apresenta mostra “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)” no CineCaverninha sob curadoria de Marcio Harum

A programação de vídeos é gratuita e inclui conversa aberta com o curador do Centro Cultural São Paulo nesta sexta-feira, 31


Imagem | Roberto Winter - Revolução instituição (segundo esboço) (2014)


O Ateliê Aberto (Campinas) promove nesta sexta-feira, 31, e no sábado, 01, a mostra de vídeos gratuita “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)” sob curadoria de Marcio Harum, curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo, para o CineCaverninha. A programação integra o Módulo III do projeto Código Aberto, do Ateliê Aberto (Campinas), patrocinado pela Petrobras. A exibição dos vídeos será realizada em sessões na sexta-feira e no sábado. A primeira parte traz vídeos em que artistas e realizadores protagonizam fisicamente situações de conflito e momentos de negociação diante de marcantes acontecimentos sócio-políticos nas últimas décadas. Sob registros diretos da voz do povo nas ruas, estão incluídos nesta seleção alguns trabalhos sobre temas atuais, como as campanhas eleitorais, a presença das forças armadas no país, e até o cotidiano do Congresso Nacional no Distrito Federal às vésperas da votação da Emenda das Diretas em 1984.

Segundo Marcio Harum, na segunda parte do programa, a compilação reúne, em tom de ensaio, assuntos que confirmam condições de soberania diante do poder, e sua decorrente aplicação bioética no sentido das práticas públicas, revoltas anticapitalismo, passando desde processos históricos no âmbito das crises econômicas sul-americanas recentes às hipóteses de formação das grandes manifestações em apoio ao Movimento Passe Livre por todo o Brasil em junho de 2013. “Este programa defende visualmente a preservação da memória política como tecnologia a serviço dos valores humanos”, afirma o curador.   

SESSÃO 1 - 31 de outubro - das 19h às 22h30
Conversa Aberta com Marcio Harum
Leandro Nerefuh - Campanha PPUB 2015 (2014) 02:25
Campanha eleitoral de apresentação do projeto de consciência política do PPUB 2015 (Partido Pela Utopia Brasileira).

Rita Moreira - She has a Beard (1975) 25:54
Intenções que importavam ao movimento feminista são discutidas neste documento de época, como o engajamento contra a política de aparências e questões socialmente emancipatórias de gênero.    

Olhar Eletrônico (Marcelo Tas e Fernando Meirelles) - Varela no Congresso (Ernesto Varela, o repórter) (1984) 13:43
Cobertura da votação da emenda pelas eleições diretas no Congresso Nacional em Brasília, 1984, quando os partidos que apoiavam o governo militar boicotaram a sessão, evitando naquele instante o processo de redemocratização.

Léo Ayres - Operação: Camuflagem (2007) 06:27
Uma premiação artística concedida quase como mérito militar é posta a prova a partir de uma análise mais apurada dos fatos e pela inclinação sugerida da obra de arte em exibição.

Glauber Rocha entrevista Brizola no Programa Abertura da TV Tupi (1979) 07:30
O cidadão Brizola é entrevistado para o programa televisivo Abertura, veiculado pela TV Tupi entre 1979 e 1980. São tratados diversos assuntos do cenário daquele momento: futuro democrático, organização sindical, reforma agrária, cultura e futebol.

Rita Moreira - BRAZIL 2014, what do you know about? (2014) 16:57
Enquete sob o formato de pesquisa de opinião pública nas ruas de Nova York em que transeuntes são abordados com indagações a respeito da imagem recente do Brasil no exterior.

SESSÃO 2 - 01 de novembro - das 16h às 18h

Roberto Winter  - Revolução instituição (segundo esboço) (2014) 13:00
Genealogia da identidade coletiva Anonymous, que tem por símbolo a máscara de Guy Fawkes, associada internacionalmente as redes de ativistas e hackers, e utilizada em protestos na internet ou demonstrações civis de massa.

Sebastian Diaz Morales- Lucharemos hasta anular la ley (2005) 10:40
Imagens em negativo acerca das manifestações sociais-políticas e a violenta repressão de estado ocorridas em Buenos Aires no início dos anos 2000.

Gabriela Golder - COWS/VACAS (2002) 04:34
Cenas de um acidente rodoviário em Rosário, Argentina, em que cidadãos tomam de assalto a carga transportada na carroceria de um caminhão.

Glauber Rocha - Maranhão 66 (1966) 10:18
Curta-metragem documental em tom de reportagem sobre a posse do primeiro mandato do governador José Sarney no Maranhão, dois anos após o golpe militar de 1964.

León Ferrari e Ricardo Pons - Casa Blanca (2005) 03:15
Experiência com a imagem em movimento de forte caráter anti-imperialista, sob inspiração dos filmes de horror de monstros e invasões alienígenas.  

SERVIÇO:
Mostra de vídeos: “HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)”, com curadoria de Marcio Harum
Dia: 31 de outubro, sexta-feira, das 19h às 22h30
Dia: 01 de novembro, sábado, das 16h às 18h
Bate-papo com o curador na sexta-feira, dia 31
Entrada gratuita

Mostra: “A PALAVRA, O HOMEM, O MUNDO” de Flavia Regaldo e Aruan Mattos (MG)
Período expositivo: Até 05 de dezembro
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Entrada gratuita


Ateliê Aberto
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP – BR

Nenhum comentário: