concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

curso de DESENHO | PINTURA - Ana Gentil - Vila Madalena SP



Ana Gentil

exposição BOSQUES PARTICULARES - Osacr Innecco - SP

Inline image 1


Metropolitan disponibiliza 375 mil imagens online e tem agora o maior acervo visual público do mundo

Metropolitan disponibiliza 375 mil imagens online e tem agora o maior acervo visual público do mund
por Vitor Paiva
Conhecimento é um precioso bem que só possui valor de fato quando transmitido. Conhecimento precisa se manter em movimento, sem um dono único, para de fato poder ser o ouro absoluto que de fato é. Para tal, a internet caiu como uma luva, e ideais de compartilhamento livre de conteúdo pela rede vêm sendo assimilados e utilizados não só por jovens, hackers ou artistas independentes, mas também por grandes instituições.
O museu de arte nova-iorquino Metropolitan, definitivamente um dos maiores e mais importantes museus do mundo, acaba de aderir a esse tipo de licenciamento.
Desde o último dia 7 de fevereiro que o Met disponibilizou 375 mil imagens em alta qualidade de obras de arte pertencentes ao seu acervo. Basta acessar o site do museu para poder mergulhar nesse sem fim de grandes trabalhos da história da humanidade. Além das imagens, diversas informações a respeito de cada trabalho também foram disponibilizadas. As obras podem ser procuradas em um serviço de busca no site.
O mais bonito do gesto do museu é que as imagens foram licenciadas sob o símbolo do “Creative Commons 0”, implicando que não há qualquer restrição de uso para as imagens disponíveis. A ideia é permitir que pessoas que não possam ir fisicamente até o museu também tenham acesso ao acervo, mas o significado real vai muito além.
Picasso
Um museu da importância do Metropolitan liberar seu acesso abre espaço para que muitos outros museus façam o mesmo – e com isso, quem sabe, o conhecimento possa sair das paredes burocratas para voltar a circular pelo ar, feito um maravilhoso e incurável vírus que nós desejamos contrair.
© Imagens: Metropolitan Museum of Art



exposição ODISSÉIA - SP

acontece na Casa da Xilogravura em Campos de jord'ao, SP, - fevereiro 2017

CASA DA XILOGRAVURA                              Fevereiro de 2017

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
Retratos e Navios – Viagens Xilográficas – Luise Weiss  - Até 27 de fevereiro de 2017
Rostos Lavrados –XilogravurasFrancisco Maringelli – 9 de março até 24 abril de 2017
Metrópoles - Gravuras em metal – Fabio Hanna - 4 maio até 26  junho de 2017
Centenário de Joaquim Correia Cintra –  13 de maio até 28 agosto de 2017
Sonhos e Máquinas -Xilogravuras – Lucie Schreiner – 1 julho até 28 de agosto 2017

ENCONTROS DO PÚBLICO COM ARTISTAS NA CASA DA XILOGRAVURA
Luise Weiss, em 18 de fevereiro de 2017, às 16 horas   (ESTE É NESTE MÊS!)
Francisco Maringelli, em 22 de abril de 2017, às 16 horas
Fábio Hanna, em 7 de maio de 2017, às 11 horas

EVENTOS COMEMORATIVOS DOS 30 ANOS DO MUSEU:
            XILOGRAVURA NA ABÓBADA
Como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos da Casa da Xilogravura, o artista Francisco Maringelli veio colar sua xilogravura “Manequim/Querubim” no teto abobadado da entrada principal da Casa da Xilogravura, onde a obra permanecerá para sempre.
            XILOGRAVURA NOS MUROS
Também para as comemorações dos 30 anos, começam a ser colados , em muros do Museu, xilogravuras contemporâneas e reproduções de xilogravuras famosas. Desse modo, a arte xilográfica e sua história podem ser apreciadas também nos jardins da Casa da Xilogravura.
            MADEIRA DO MUSEU PARA AÇÃO XILOGRÁFICA COLETIVA
Uma prancha de cipreste foi entregue ao artista George R. Gutlich, em São José dos Campos, para que, nela, xilógrafos do Vale do Paraíba, por ele escolhidos, entalhem uma obra coletiva que passará a integrar o acervo da Casa da Xilogravura. A prancha foi retirada de um cipreste que cresceu durante décadas no jardim do Museu, mas foi derrubado após uma tempestade e por questão de segurança, com a autorização dos órgãos competentes.
            CONVITE AOS XILÓGRAFOS DO BRASIL
Os xilógrafos do Brasil estão sendo convidados a integrar os arquivos e o acervo da Casa da Xilogravura, podendo inclusive concorrer, caso queiram, a vários prêmios a serem conferidos pelo Museu. Os interessados podem solicitar o CONVITE e mais informações pelo e-mailcontato@casadaxilogravura.com.br.

EVENTOS DO ÚLTIMO SEMESTRE DE 2016:
            O Prof. Andrea Cavicchioli,  agindo em nome da Universidade de São Paulo, concluiu pesquisa que durou um ano e produziu levantamento das condições ambientais (umidade,  temperatura, poluição, micro-organismos, etc.) de várias salas da Casa da Xilogravura. O relatório, entregue por ele, permitirá ao Museu aprimorar as condições de preservação das obras do acervo, que, por sinal, pertencerão à USP no futuro.

            A Casa da Xilogravura participou da Semana do Patrimônio Gráfico, em Diamantina, Minas Gerais, em dezembro de 2016, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais.

            Antonio F. Costella, Diretor do Museu, proferiu palestra sobre gravura brasileira dia 21 de outubro, em Lima, na V Bienal Internacional de Gravura do Peru.

SORTEIO DE GRAVURAS
Realizou-se o sorteio de duas gravuras. A elas concorreram, gratuitamente, todas as pessoas que visitaram a Casa da Xilogravura no segundo semestre de 2016 e preencheram a ficha constante de seu bilhete de ingresso.
Foram premiadas as fichas números 37.742 e 38.233, respectivamente de Isabela L., residente em Amparo, Estado de São Paulo, e Gustavo R.S.P., residente em Rondonópolis, Estado de Mato Grosso.
_______________________________________________________________                                               
MUSEU CASA DA XILOGRAVURA
Horário de funcionamento: das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(só fecha nas terças e quartas-feiras)
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Entrada = R$ 8,00 /  Mais de 60 anos, estudantes e professores = R$ 4,00 /
Menores de 12 anos = Grátis  / Professores, funcionários e alunos da USP = Grátis /
Grupos de alunos de escolas gratuitas previamente agendados = Grátis
Mais informações sobre os eventos: 
Fone(12)3662-1832                              contato@casadaxilogravura.com.br



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Conversa de Fotógrafo e Artist - Vitor Augusto - Curitiba


Centro Europeu promove evento voltado para fotógrafos e artistas
Encontro reúne de profissionais premiados formados pelos tradicionais cursos de fotografia e artes visuais da instituição

CURITIBA, 09/02/2017 – Na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, o Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões da América Latina, vai promover o evento Conversa de Fotógrafo e Artistaum bate-papo sobre a história e trajetória de dois profissionais premiados, formados pelos cursos de fotografia e artes visuais da escola curitibana.

A atividade vai reunir o fotógrafo Vitor Augusto, especialista em editoriais de moda e cobertura de shows, e o artista visual, ilustrador e fotógrafo Cristopher Gegembauer. Os jovens profissionais paranaenses irão proporcionar uma rica troca de experiências com o público. Durante a atividade, os artistas vão discutir o cenário atual da arte no Brasil, analisando a evolução do segmento e expondo os maiores desafios da carreira.

 Sobre os profissionais

Vitor Augusto é formado em Fotografia pelo Centro Europeu. Com apenas 5 anos de carreira já possui um portfólio composto por capas de revistas e editoriais de moda veiculados em várias cidades do Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Além disso, traz em seu currículo coberturas de eventos de grande porte como Rock in Rio, SWU, PARAHOY, Cirque du Soleil, e apresentações de artistas nacionais e internacionais, entre eles Rihanna, Justin Bieber,  Lady Gaga, Maroon 5, Ivete Sangalo, Luan Santana, Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Já o curitibano Cristopher Gegembauer estudou Artes Visuais no Centro Europeu e hoje atua em diferentes linguagens artísticas: das ilustrações e pinturas à fotografia. Conhecido por misturar técnicas, seus trabalhos chamam a atenção por trazer referências surrealistas e do grafite .


O evento Conversa de Fotógrafo e Artista será realizado na sede do Centro Europeu no bairro Batel (Benjamin Lins,999) a partir das 19h30. As incrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (41) 3339-6669. Mais informações e inscrições no site www.centroeuropeu.com.br.

EDUARDO KOBRA CONTA À REVISTA 29HORAS SOBRE SEUS TRABALHOS PELO MUNDO E FALA DOS MUROS PINTADOS DE CINZA NA CIDADE DE SP

 
 
EDUARDO KOBRA CONTA À REVISTA 29HORAS SOBRE SEUS TRABALHOS PELO MUNDO E FALA DOS MUROS PINTADOS DE CINZA NA CIDADE DE SP
 
 
 
Artista plástico que começou sua carreira como pichador afirma: “Essa é a minha origem, jamais vou ser contrário a qualquer expressão de arte na rua”
 
   
 
São Paulo, fevereiro de 2017 – Publicação oficial do Aeroporto de Congonhas/SP, a revista 29HORAS traz em sua edição de fevereiro uma entrevista exclusiva com o artista plástico Eduardo Kobra, muralista conhecido no Brasil e no exterior por suas obras urbanas. O brasileiro expressa o seu ponto de vista sobre a arte nas ruas, fala de sua trajetória profissional e comenta a ação da Prefeitura de São Paulo, que está cobrindo de cinza os grafites e grandes painéis de arte urbana da capital paulista. Ainda nesta edição, a revista traz uma reportagem especial sobre educação executiva e apresenta escolas de negócios, cursos alternativos e 29 ideias para se inspirar no trabalho.
Paulistano, Eduardo Kobra é um artista plástico de 41 anos que começou sua carreira como pichador ainda quando criança. “Aos doze anos, comecei a pichar. Sempre gostei de desenhar e foi natural passar a trabalhar nos muros. Eu fazia de forma ilegal, mas eram desenhos já elaborados”, conta. Na adolescência, presenciou muitos amigos entrarem nas drogas, entretanto, Kobra diz que encontrou no grafite uma forma de se manter longe da criminalidade no bairro do Campo Limpo, onde morava. “Eu nunca fui para esse lado e acabei tomando um rumo oposto, seguindo pelo caminho da arte. Nunca pensei que o meu trabalho pudesse alcançar os cinco continentes como acontece hoje”, comenta. Hoje, ele tem 25 murais espalhados pelo Brasil e no exterior, em países como Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Suécia, Polônia, Rússia e Japão, entre outros.
O seu sustento financeiro está na venda de suas telas originais que ficam nas galerias de Nova York e custam em média US$ 50 mil. Entretanto, cerca de 90% das pinturas que o muralista faz não tem apoio financeiro, pois são produzidas voluntariamente. “Não aceito remuneração para modificar o meu trabalho. Tem que respeitar o meu modo de ver”, explica. Porém, o profissional não faz intervenções sem pedir antes a autorização do poder público ou do dono do imóvel.
Kobra já pintou mais de cinquenta murais em avenidas e ruas de São Paulo e assina o projeto “Muro de Memórias” que resgata a memória da cidade com cenas e personagens das primeiras décadas do século XX. Dentre as obras mais notórias estão a de Oscar Niemeyer, feita em 2013 em homenagem ao aniversário da cidade e a impactante “A Lenda do Brasil”, em homenagem a Ayrton Senna, localizado no bairro da Consolação.
No exterior, o artista tem o painel “Let me be myself”, no qual retrata Anne Frank, morta aos 15 anos em fevereiro de 1945 pela barbárie nazista, e escolheu como título uma das frases mais representativas da escritora: “Deixe-me ser eu mesma”. “Sempre quis fazer um mural sobre esta jovem”, diz o artista. “Ela é fundamental em um mundo onde a identidade de cada um deveria ser respeitada”, completa. Entre outros personagens que já foram retratados por Kobra estão Albert Einstein e Oscar Niemeyer, em São Paulo; Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Dalai Lama e John Lennon, em Los Angeles; Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, em Nova York; Alfred Nobel em Boras, na Suécia; e o pianista Arthur Rubinstein em Lodz, na Polônia.
Quando o assunto é a gestão do novo prefeito de São Paulo, João Dória, um grande mural feito em 2009 por Kobra na Avenida 23 de Maio, em homenagem ao aniversário da cidade, havia poupado de ser pintado de cinza, mas alguns pichadores fizeram sobre ele a figura de Dória empunhando um rolo de tinta, o que levou o trabalho a também ser coberto de cinza. Devastado com a situação, Kobra se chateia, pois começou sua carreira como pichador e é ainda amigo de muitos deles. “Essa é a minha origem, jamais vou ser contrário a qualquer expressão de arte na rua”, declara o artista, finalizando o assunto.  
Kobra adora conhecer outras culturas, mas diz que tem uma paixão muito grande por São Paulo. “Esta cidade sempre foi e vai ser a plataforma do meu trabalho. Sem São Paulo eu nem existiria como artista”, conta o profissional, para quem a arte urbana é sempre bem-vinda na cidade: “Quanto mais arte na rua, melhor”, completa.
Na reportagem especial de fevereiro, a revista 29HORAS traz dicas de escolas de negócios mais pontuadas no ranking do jornal britânico Financial Times, além de matérias valorizando a necessidade do estudo na carreira de um profissional, com dicas de crescimento pessoal, entre outras.
A diversificada agenda 29HORAS, com mais de 100 programas, disponibiliza um guia com a intensa vida cultural e gastronômica da cidade de São Paulo, junto com uma série de programas e atividades para aproveitar o verão na capital paulista.
SOBRE A 29HORAS
No mercado desde 2009, a revista 29HORAS é uma publicação mensal dirigida exclusivamente aos passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Auditada pela BDO, empresa especializada em auditoria e consultoria, a revista conta com circulação de 65 mil exemplares a cada edição.

curso A Imagem em Questão, com Marco Giannotti e Eurico Lopes - SP

casacontemporanea
A Imagem em Questão, com Marco Giannotti e Eurico Lopes
 
 
O curso pretende analisar questões fundamentais para a produção contemporânea. Aspectos temporais, indagações técnicas e conceituais estão imbricados com a prática artística.

Datas e horários: quarta-feira das 19h às 22h.
Início: 08/03/2017


Clique aqui e saiba mais!
 
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015

curso de encáustica - SP


curso de Preservação e Análise de Obras de Arte - SP

curso Restauro Conservativo de Pintura sobre Tela - com Marcos Eugenio Fiorillo - SP

EXPOSIÇÃO LIVIO ABRAMO: INSURGÊNCIA E LIRISMO E BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE ORGANIZAM OFICINAS DE GRAVURA PARA ADULTOS E CRIANÇAS


 
 

 
 
Obra “Negra”, de Livio Abramo 

     
 Em fevereiro, ateliês de xilogravura, carimbos e técnicas de impressão levam o público a se aprofundar nas técnicas de trabalho do gravurista

Entre as atividades previstas ao longo da exposição Livio Abramo: Insurgência e Lirismo, em cartaz até 12 de março, ocorre, em fevereiro, uma programação educativa gratuita com oficinas de Xilogravura, Iniciação a Técnicas de Impressão e Carimbaria Artesanal. Todas são realizadas pelo Instituto Livio Abramo (ILA) em parceria com aBiblioteca Mário de Andrade (BMA).
Com apoio financeiro da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC-SP), as oficinas se destinam aos públicos adulto e infanto-juvenil e acontecerão na própria biblioteca entre 8 e 22 de fevereiro, conforme a programação a seguir.
Programação:
OFICINA DE XILOGRAVURA
Artista orientador: Augusto Sampaio
A oficina propõe, a partir da obra gráfica de Livio Abramo, uma vivência para a elaboração de imagens por meio da técnica manual de gravação em relevo sobre madeira (xilogravura).O participante terá contato com os fundamentos dessa técnica e realizará, a partir de proposições individuais, a gravação e a impressão de gravuras sobre papel.
No início de cada uma das atividades serão mostradas reproduções que apresentam diferentes possibilidades de operação dessa técnica gráfica e visam à construção de repertório para estímulo à produção.
Idade: a partir de 16 anos
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Sala Infantil
Dias: 8, 15 e 22 de fevereiro
Horário: 19h às 21h30
Inscrições: bma@prefeitura.sp.gov.br (20 vagas)
Obs1: o participante deverá visitar a exposição antes do início das atividades
Obs 2: o participante deverá trazer materiais de desenho (lápis, borracha e papel)

 OFICINAS INFANTIS
Carimbaria Artesanal
Orientadores: Núcleo Educativo da BMA
A atividade de carimbos artesanais propõe uma vivência que aproxime os participantes da experimentação de técnicas de gravura e estamparia artesanal a partir do uso de recursos que tem em sua materialidade formas orgânicas, como linhas e círculos.
Idade: 6 a 12 anos
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Sala Infantil
Dia: 11 de fevereiro
Horário: 13h às 15h30
Inscrições: bma@prefeitura.sp.gov.br (10 vagas)

Primeiros Contatos com Técnicas de Impressão
Orientadora: Patrícia Sertorio
Tem por objetivo proporcionar às crianças experiências artísticas e criativas por meio de atividades manuais - como desenho, pintura e técnicas de impressão - que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade do tato e da visão e o estímulo da expressão pessoal.
Idade: 6 a 12 anos
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Sala Infantil
Dia: 18 de fevereiro
Horário: 13h às 15h30
Inscrições: bma@prefeitura.sp.gov.br (10 vagas)

SOBRE AUGUSTO SAMPAIO
Artista plástico e educador formado em Arquitetura (FAU-USP) e pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia (FEBASP). Desde 1993 mantém um trânsito complementar entre práticas de ateliê e oficinas de artes vinculadas à educação não-formal. Realizou interferências urbanas e projetos colaborativos em cidades no Brasil e no exterior. Entre os projetos vinculados à educação não-formal destaca-se a Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que, desde 2008, orienta oficinas de artes para pessoas em situação de rua na região central da cidade. Em 2013, foi premiado no III Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea.
PATRÍCIA SERTÓRIO
Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atuou, até 2015, como orientadora de ateliê múltiplo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP).

SOBRE A EXPOSIÇÃO LIVIO ABRAMO: INSURGÊNCIA E LIRISMO
Passados quase 25 anos da morte do artista, o Instituto Livio Abramo (ILA) apresenta ao público um rico acervo – grande parte pertencente à família – com cerca de 120 obras. Aberta em 7 de dezembro, a mostra Livio Abramo: Insurgência e Lirismo permanece em cartaz até 12 de março de 2017, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), em São Paulo. A exposição reúne linoleogravuras, xilogravuras, litogravuras, aquarelas, grafites e nanquins, além de matrizes em madeira, matrizes em linóleo, clichês de metal, croquis, estudos e provas do artista, reunindo uma produção de quase 70 anos de trabalho. O panorama com curadoria assinada por Paulo Herkenhoff destaca os territórios estéticos e conceituais do artista, sobretudo, assinalando a sua importância como gravurista.
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO
Livio Abramo: Insurgência e Lirismo
Período: desde 5 de janeiro até 12 de março de 2017
Local: Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3775-0002
Horário de visitação: 24 horas
Mais informações: www.bma.sp.gov.br