concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de março de 2014

4th Footprint International Competition 2014



http://www.contemprints.org/images/PDF/footprint_prospectus3_14_chkbox_j.pdf?utm_source=Mar.+19_Figure+%2B+Monotype+%7C+Mar.+27_Mystery+Print+%7C+Apr.+3_Etched+Image&utm_campaign=E-blast&utm_medium=email

Center for Contemporary Printmaking - CT - EUA

ccp_logo


March 29 
Extended
Entry deadline "Footprint International"
  
Mathews Park   |   299 West Avenue   |   Norwalk, CT  06850   |   203.899.7999   |   info@contemprints.org
Mystery Print Subscriptions 2013
Artist / Printmaker Robert Kipniss
Only two weeks left...
to acquire the 2013 Mystery Print 
and start or expand your fine art print collection 
  
This year's selection is by Robert Kipniss,
preeminent printmaker and painter 
 
Each year, the Center for Contemporary Printmaking selects a prominent artist to collaborate on an edition of only 100 original prints, and offers these prints to subscribers, sight unseen. The 2013 print will be revealed at a reception for subscribers this March.

Subscribers may have until Thursday, March 27 at 5 PM, to acquire a Mystery Print at the competitive subscription price--and the edition may sell out before then. 

Don't leave it to chance this year; acquire your print early 
After the print is revealed, the acquisition price increases substantially. 

Subscriptions are $450.00 per print. A portion of the membership fee, $50.00, is allocated to a fellowship program for high school seniors. 

 Yes!  Please sign me up for a Mystery Print by Robert Kipniss 
Encaustic Collagraph Workshop:  This past weekend
Scraping wax on an encaustic collagraph matrix
The whole class gets into the act tightening down the press
Like us on Facebook
  View more workshop photographs

View our photos on flickr  View more Annual Members' Exhibition images
Calls for Entries
Call for Entry Deadline
for delivered and mailed prints
GATEWAY TO NORWALK
Propsal Deadline
 "Draw and Print for Fun" Events at CCP
Drop in during the afternoon... 
 make a drawing, create a print
March 15 and March 29, 1 - 4 pm, at the Center...
The public is invited...drop in and create a drawing; learn an easy technique to make an original print from your drawing. These sessions are part of the "DRAW ON! GOES GREEN" community drawing festival presented by The Aldrich.

Pre-registration is a must, $5.00 per person covers instruction and materials. Please call 203-899-7999 to signup.  All ages and levels of experience welcome.
Upcoming Printmaking Workshops
March 19... 
1/2 day workshop...Wednesday, 10 am to 1 pm 
The Figure and the Monotype 
with Nomi Silverman  
Register for this workshop online 
Or, call 203-899-7999 to register 

__________
April 3 through May 22 
8-week evening workshop...Thursdays, 6-9 pm
The Etched Image
with Tim Ross

Register for this workshop online 
Or, call 203-899-7999 to register 

____________ 
 

NEA logo 
FCBUZZ logo

neste lugar - Daniel Senise - SP

Daniel Senise - Neste Lugar

lançamento_ 13/03/2014, quinta-feira, 20h
exposição_ 14/03/2014 a 05/04/2014 
A arquitetura dos espaços do cotidiano alimenta a concepção e a produção das obras de Daniel Senise, constituindo a poética que permeia sua obra como um todo. O conjunto das obras que integram a individual “Neste Lugar” mantém em sua gênese essa característica e retoma um elemento conceitual importante já utilizado por Senise no início dos anos 2000. Nelas, o artista volta a revelar o interior de grandes espaços expositivos, como nas colagens National Gallery, Gemäldegalerie e Musée D’Orsay.
segmento_ pintura
local_
Galeria Vermelho - salas 1 e 2
Rua Minas Gerais 350 - Higienópolis
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-3138-1520
info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
horários_
Terça a sexta, 10-19h; sábados, 11-17h
matéria enviada por_ Marcos Gallon

fonte:  http://www.canalcontemporaneo.art.br/_v3/site/evento.php?idioma=br&id_evento=11076#11076

casa França Brasil - Evany Cardoso e mais - RJ

EXPOSIÇÃO
Miguel Rio Branco mostra na Casa França-Brasil a exposição Gritos Surdos, que foi vista anteriormente no Centro Português de Fotografia, cidade do Porto, Portugal e na Eglise dês Frëres Prêcheurs em Arles, França.

Projeções, luzes, objetos e fotografias compõem a poética do artista. Grandes instalações audiovisuais ocupam a Casa e criam uma atmosfera densa onde temas como tempo, corpo, violência e poder estão contidos.
visitação
25 de março até 18 de maio
terça a domingo, das 10h às 20h
PROGRAMA EDUCATIVO
A Casa França-Brasil oferece visitas mediadas às exposições com o objetivo de criar um espaço de ampliação das ressonâncias críticas e poéticas da arte contemporânea, promovendo uma integração entre arte e educação. A equipe de mediadores da Casa França-Brasil é formada em parceria com a Capacitação de Mediadores da EAV Parque Lage.
As visitas mediadas são oferecidas para estudantes e demais grupos, de terça a domingo, das 10h às 20h.
Agendamentos e informações: www.casafrancabrasil.rj.gov.br
Floriano Romano | Sonar
Curadoria Glória Ferreira
Galeria Laura Alvim, até 3 de março
Quarta mostra | Programa Aprofundamento
Curadoria Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos
EAV Parque Lage, até 16 de março
Cosmogonia | Evany Cardoso
Evany Cardoso ocupa as Cavalariças com uma mostra em que a relação entre Céu e Terra é representada pelos contrastes de materiais usados nas impressões essencialmente serigráficas. 
EAV Parque Lage, Cavalariças, até 30 de março
INFORMAÇÕES
info@casafrancabrasil.rj.gov.br
www.casafrancabrasil.rj.gov.br
21 2332.5120
Programação sujeita a alteração.
 AGENDA

ABERTURA DE
EXPOSIÇÃO
Gritos Surdos
Miguel Rio Branco
17h

o corpo é eu: diários sobre a distância - Patrícia Araujo e iconos - Adriana Duque - Zipper Galeria - SP

Newsletter | 2014



ADRIANA DUQUE | ICONOS
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 18 MAR, DAS 19H ÀS 22h

No dia 18 de março, às 19h, a Zipper Galeria promove a abertura de Iconos, individual da artistaAdriana Duque. A partir de uma revisão contínua e obsessiva de retratos da Renascença e de cenas reais da pintura holandesa do século XVII, a artista reconstrói nas suas fotografias espaços nos quais se contrapõem: realidade e utopia, contexto rural e estereótipo de estrangeiro, que se projetam ao nosso imaginário a partir da literatura, ou mais especificamente, a partir do mundo delirante de contos de fadas. O texto de apresentação é de Eder Chiodetto.

As pequenas Marias, impávidas princesas vestidas, são capturadas através do artifício fotográfico em um espaço de natureza doméstica, a antiga cozinha camponesa, um cenário imemorial e comum, que desde sempre definiu o papel da mulher: que espera, gere, cozinha, alimenta, mas também que rende-se à promessa de um mundo ilusório, que vislumbra ao outro lado do espelho.

As imagens de Adriana Duque não têm a intenção de se referir a uma verdade. Não são o registro documental da vida, são uma manifestação de múltiplas preocupações e obsessões que trabalham e são implementadas por meio de uma lógica muito particular e talvez insondável.

Adriana Duque
Natural de Manizales, Colômbia (1968), Adriana Duque vive e trabalha em Bogotá. Entre as exposições individuais recentes, destaque para: Infante (Galeria Horrach Moyá, Palma de Maiorca, 2010), Baroque Children (Museo Iglesia Santa Clara, Bogotá, 2009), De Cuento en Cuento (Museo de Arte Moderno de Medellín, 2005) e Paisajes (Alianza Francesa, Bogotá, 2001). Coletivas recentes: Photoquai - Biennale de Photographie (Musée du Quai Branly, Paris, 2013), Desnudando a Eva (Instituto Cervantes, Madri, 2012), Fotografia Iberoamericana Contemporânea (Galeria El Museo, Bogotá, 2011) e Sobre el Territorio: Arte Contemporáneo en Colômbia (Cer Modern, Ancara, Turquia, 2011). 

Sobre Eder Chiodetto
Jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia, Eder Chiodetto realizou, desde 2004, mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. É também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. É autor de O Lugar do Escritor (Cosac Naify); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições SESC); Curadoria em fotografia: da pesquisa à exposição (E-book, Prêmio Marc Ferrez/Funarte); e German Lorca (Cosac Naify).

Abertura: Terça-feira, 18 de Março, das 19h às 22h.
De 18 de Março a 12 de Abril.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.



PROJETO ZIP'UP:
PATRÍCIA ARAUJO | O CORPO É EU: DIÁRIOS SOBRE A DISTÂNCIA
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 18 MAR, DAS 19H ÀS 22h

O projeto Zip’Up apresenta O corpo é eu: diários sobre a distância, individual de Patrícia Araujo. Na mostra, com curadoria de Galciani Neves, a artista trata a imagem como dispositivo para transformação da memória e como registro de expressões performáticas em seus mais distintos processamentos: vasculhando espaços e os reconstituindo à existência, construindo arquivos, tomando o relato como narrativa e propondo dinâmicas para auto-observação.

Encarando essas questões, Patrícia Araujo constrói a partir do corpo (ou tendo o corpo como suporte) imagens e narrativas, que traduzem e renomeiam o tempo, a distância e o deslocamento.

Os trabalhos questionam a convivência do ser humano com as lembranças, como o corpo guarda as marcas da vida e a elaboração de narrativas distintas a respeito dos acontecimentos a cada vez que estes são revistados.

Patrícia Araujo
Patrícia Araujo (Fortaleza, 1987) é mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP e desenvolveu uma pesquisa que aborda o processo de criação a partir da situação da viagem / deslocamento / ruptura. Integrou o 61º Salão de Abril com o Projeto Saia. Entre as exposições recentes estão: A 4 graus do Equador (Ateliê 397,  SP), Pernambuco Convida (Galeria Arte Plural, PE), Saia (Galeria Ímpar, SP),Arte Agora (Galeria Lourdina Lourdina Jean Rabieh), Todo Mundo Sabe - que as nossas cidades e corpos foram feitos para ser destruídos (Galera Mônica Filgueiras) e Ocupação Colaboratório no Centro Cultural São Paulo.

Sobre Galciani Neves
É doutora em Comunicação e Semiótica e membro do corpo docente da FAAP. Foi editora do site da29ª Bienal Internacional de São Paulo, onde publicou relatos críticos da mostra. Produziu conteúdo para a Fundação Bienal de São Paulo e ministrou as aulas de História da Arte no Curso de Formação de Educadores da instituição entre 2010 e 2012. Atualmente é uma das críticas do Paço das Artes e colaboradora da revista acadêmica da PUC-SP Tessituras & Criação, realiza atividades de acompanhamento de artistas e pesquisas sobre arte contemporânea.

Abertura: Terça-feira, 18 de Março, das 19h às 22h.
De 19 de Março a 12 de Abril.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábados das 11h às 17h.
 



APP

Aplicativo da Zipper Galeria para iPhone

Baixe o aplicativo da Zipper Galeria em seu iPhone e tenha todas as informações em seu bolso, nossos artistas, obras em acervo e avisos de novas exposições.


Don't Delete this Please..


EAV - Parque Lage _RJ

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE
exposições em cartaz
Quarta Mostra | Últimos dias
Programa Aprofundamento 2013
A mostra reúne trabalhos de Amalia Giacomini, Anderson Ramalho, André Griffo, Anton Steenbock, Bia Petrus, Erica Tulip, Khalil Charif, Leandro Fazolla, Lippe, Luana Aguiar, Lucas Osório, Mariana Estellita, Mario Band's, Mayana Redin, Pedro Sánchez e Srinivas Mangipudi. 
Curadoria: Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos
Até 16 de março | Galerias 1, 2 e Galeria EAV
Cosmogonia
Evany Cardoso
A artista e professora da EAV ocupa as Cavalariças com uma mostra que reúne 21 serigrafias sobre diversos materiais, tais como acrílico, aço e MDF, apresentando sua obra recente.
7 de fevereiro a 30 de março | Cavalariças
cursos
Inscrições abertas! Diversos cursos com início em Março
Cursos de curta duração
Imagem II _ Criação e edição digital
Cristina Verdade
2ª feira, 19h30 - 22h
março - maio
Laboratório de pesquisa e prática de texto em arte
Fernanda Lopes
3ª feira, 17h - 19h
fevereiro - junho
Módulos em História da Arte
Fernanda Marinho e Maria Berbara
3ª e 5ª feira, 19h - 22h
março - abril
Saiba mais
lançamento
Livro Distopias Tecnológicas
Ensaio crítico sobre práticas artísticas que utilizam a baixa tecnologia e as tecnologias recicladas dentro de uma ressignificação poética. Contém um texto escrito por Juliana Gontijo e entrevistas realizadas com os artistas selecionados. Contemplado com a Bolsa Estímulo à Produção Crítica da Funarte 2013. Haverá um debate com a autora e com os artistas envolvidos.
25 de março às 19h30 | Salão Nobre
eav indica
Gritos Surdos
de Miguel Rio Branco
Abertura 24 de março
Casa França Brasil
Águas Furtadas
de Laura Erber
Curadoria Gloria Ferreira
Abertura 26 de março
Casa de Cultura Laura Alvim