concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Galeria INK promove exposição de cartazes de convenções de tatuagem do Brasil e do mundo

  Foto Janaina Reis

Galeria INK promove exposição de cartazes de convenções de tatuagem do Brasil e do mundo

A galeria INK, espaço de artes, eventos e tatuagem da Tattoo Week, localizada na cobertura da Galeria do Rock, está inaugurando  a Exposição de Cartazes de Convenções de Tatuagem do Brasil e do mundo.
São cem cartazes colecionados pelos organizadores da Tattoo Week, que viajam há mais de 30 anos pelo Brasil e por vários países da Europa e Estados Unidos, visitando convenções de tatuagem.


                                                                                    
“São verdadeiras obras de design, que misturam estilos de profissionais em artes gráficas, tatuagem e artes plásticas”, relata Esther Gawendo, coordenadora da Tattoo Week.
Segundo a empresária, somente este ano no país, foram realizadas 197 convenções de tatuagens em várias cidades brasileiras, evidenciando o crescimento do interesse pela arte na pele e do mercado da tatuagem. Estima-se que metade da população tenha pelo menos uma tatuagem no corpo.
A exposição começa dia 22 de dezembro e termina em 22 de janeiro de 2018.

                                                                                   Foto Janaina Reis

Serviço
Galeria Ink – Rua 24 de maio, 62- 5º andar- Centro
Funcionamento – de segunda a sábado das 9h00 às 19h00 (Fecha 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Entrada gratuita para a exposição
Serviços adicionais – estúdio de tatuagem, barbearia, bar, jardim e loja de roupas do segmento tattoo.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Residência Artística Shelash Wakely em Londres







Estão abertas as inscrições para a Residência Artística Shelash Wakely, que fornecerá a um artista a  oportunidade de fazer uma residência com duração de três meses, totalmente custeada, na Gasworks (Londres).  Podem inscrever-se artistas visuais contemporâneos que são nativos de países da América Latina.
A residência compreende:
- Acesso 24 horas a um estúdio totalmente acessível na Gasworks, ao lado de outros artistas visitantes e titulares de estúdio permanente da Gasworks.
- Um estúdio aberto, ou apresentações públicas similares, na Gasworks
- Acomodação de um quarto individual no Gasworks Residences House (compartilhada com três outros artistas em residência)
- Despesas básicas de vida em Londres (£ 150 por semana)
- Voos econômicos de retorno da cidade natal do artista para Londres
- Cartão de viagem para viagens ilimitadas no centro de Londres durante a duração da residência
- Apoio administrativo, pastoral e curadorial da Gasworks.
O artista selecionado deve se envolver de forma discursiva e especulativa com o ambiente da Gasworks e o contexto artístico e cultural mais amplo de Londres. Com isso em mente, os candidatos devem apresentar uma proposta de projeto dentro de sua aplicação, delineando seus interesses específicos de pesquisa e intenções para a residência. Aqueles que não apresentarem uma proposta considerada específica para a residência e o contexto londrino serão desqualificados.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 8 de janeiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2kIIMHG

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Casa Rio: Call for International Artistic Residency Projects







A Casa Rio é uma residência para artistas e produtores culturais, sem fins lucrativos, aberta pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro/FUNARJ, com o apoio da Queen Mary University of London e gestão da People’s Palace Projects do Brasil.
A Casa Rio tem por objetivo promover encontros criativos e fomentar processos artísticos através de um programa de residências voltado para produtores culturais e artistas. As residências podem ter formatos e durações diversas, de uma semana a três meses, e estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Durante sua estadia, a Casa oferece apoio aos residentes na articulação de contatos com pessoas e instituições que dialoguem com seu projeto de pesquisa.
A residência é aberta a artistas, produtores, pesquisadores com projetos criativos que incluam atividades de pesquisa ou criação artística, sobre qualquer tema, não havendo a necessidade de vincular o projeto criativo ao Rio de Janeiro. Todavia, o candidato deverá informar sobre as razões que o levaram a escolher o Estado do Rio de Janeiro como local de desenvolvimento de seu projeto (contatos, etc.).
As candidaturas enviadas ao longo do ano são analisadas em processo contínuo e avaliadas em comissão formada por membros do Conselho da Casa Rio.
CRONOGRAMA
– Inscrições: contínuas, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: residência artística.

– Convocatória: http://bit.ly/2yUMROo

Bolsa-Residência Pivô SP




Um dos diversos objetivos do Pivô, assim como do programa Pivô Pesquisa é construir um espaço de criação e interlocução entre diversos agentes da cena artística contemporânea brasileira e internacional; um ponto de encontro e um espaço em que arte é feita, além de exibida. O Pivô, portanto, apoia todas as etapas de um projeto artístico: desde a concepção até o seu período visível, seu programa articula-se através de uma combinação de exposições, projetos específicos, workshops e residências artísticas.
O programa de residência Pivô Pesquisa lança convocatória internacional para inscrição e seleção de projetos de residência artística. Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros domiciliados fora da cidade de São Paulo, maiores de vinte anos e que trabalhem profissionalmente como artistas visuais há no mínimo três anos.
Serão selecionados quatro artistas para uma residência de três meses no Pivô, com o início previsto para 26 de março e término em 26 de junho de 2018 e contemplará cada artista selecionado com uma “bolsa-residência” vinculada ao programa Pivô Pesquisa.
A Bolsa-Residência que será concedida pelo Pivô inclui:
- Passagem aérea de ida e volta, quando a via terrestre não estiver disponível, em horários e datas a serem oportunamente definidas pelo Pivô;- Hospedagem compartilhada em local a ser escolhido pelo Pivô, a seu livre critério;- Auxílio alimentação e transporte.


CRONOGRAMA
– Inscrições: até 1º de fevereiro/2018, via email
– Taxa de inscrição: não
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2yTjH1K