concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 14 de abril de 2020

Universidade da Nova Zelândia promove desafio internacional de design para estudantes do ensino médio

 
“Guardiões da Terra” tem o objetivo de estimular a criatividade e conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do planeta;
 
Iniciativa tem o apoio da Weta, empresa de efeitos especiais para cinema reconhecida internacionalmente por filmes como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Avatar e outras grandes produções;
 
Alunos brasileiros interessados em participar devem criar personagem e fazer inscrição via plataforma online; as inscrições estão abertas até 1º de julho
 

Arte de divulgação da iniciativa da Massey University
 
São Paulo, abril de 2020 - Estudantes brasileiros do ensino médio têm até 1º de julho para participar de um concurso internacional de design lançado pela Massey University, da Nova Zelândia. Chamada de “Guardiões da Terra”, a competição da universidade neozelandesa pretende conscientizar os estudantes sobre a preservação do planeta. As inscrições estão abertas no site: https://creative.massey.ac.nz/earthguardians/  
 
Para concorrer, os alunos devem criar um personagem com inspiração em elementos da natureza, lendas e folclore. É necessário descrever em detalhes – e em inglês – o processo de criação, explicar a origem do personagem, onde ele mora, quais características ou poderes especiais ele tem e possíveis relações com mitos e lendas locais. O participante também deve explicar as técnicas de desenho escolhidas para a construção do personagem, bem como materiais utilizados.
 
Após desenvolver o processo criativo e criar a imagem do personagem, os estudantes devem realizar a inscrição online. É necessário preencher um formulário em inglês e enviar a imagem para avaliação.
 
Ao todo, o “Guardiões da Terra” vai premiar nove vencedores – uma das categorias é destinada a estudantes internacionais. O prêmio será um monitor digital HD de 16 polegadas com caneta, para incentivar que o jovem siga criando e aprimore as técnicas de design. A escolha será feita por uma comissão formada por artistas, diretores de artes, especialistas na indústria de jogos e designers.
 
A iniciativa pretende estimular o poder de criatividade dos jovens e é uma boa notícia em um momento delicado por conta da pandemia do novo coronavírus. A Nova Zelândia é um país reconhecido por desenvolver a educação para o futuro e, por isso, figura entre os principais destinos para estudantes internacionais.
 
Indústria criativa é destaque na Nova Zelândia
O desafio da Massey University conta com o apoio da Weta Workshop, criada pelo cineasta Peter Jackson e responsável por alavancar, há duas décadas, a posição da Nova Zelândia como um dos principais países para a produção de efeitos especiais para a indústria cinematográfica de Hollywood. 
 
O estabelecimento da Weta na capital Wellington impulsionou a geração de mão de obra altamente qualificada em diferentes especialidades de pós-produção de filmes: desde o design de personagens até a construção de cenários digitais. A empresa já arrebatou 6 Oscar na categoria de efeitos especiais.
 
A produção cinematográfica na Nova Zelândia também impulsionou a criação de cursos superiores para formar profissionais. Os programas já estão entre os melhores do mundo e recebem estudantes de todos os continentes – a própria Massey University, criadora do desafio de design, conta com uma faculdade dedicada às artes criativas, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas como animação, cinema, som, desenvolvimento de games e outros.
 
Nova Zelândia: educação de excelência e preparação para o futuro
Todas as universidades da Nova Zelândia estão classificadas entre as melhores do mundo, de acordo com os respeitados índices internacionais QS World University Rankings e Times Higher Education. Vale ressaltar que a Nova Zelândia é uma das nações que melhor educa para o futuro – o país ocupa a terceira posição (é primeiro entre os países de língua inglesa) do ranking mundial realizado e divulgado pela The Economist Intelligence Unit.
 
SOBRE A EDUCATION NEW ZEALAND – A Education New Zealand (ENZ) é a principal agência do governo para a divulgação e representação da educação da Nova Zelândia em âmbito internacional. Com o objetivo de tornar a Nova Zelândia conhecida como destino para estudantes internacionais e como a mais importante parceira para conhecimento e serviços ligados à educação, a ENZ conta com 70 funcionários em mais de 20 localidades e é dirigida por uma junta nomeada pelo Ministro de Educação Superior, Competências e Ofícios.  
 
EDUCATION NEW ZEALAND NAS REDES 
Twitter - @nzeducation 
Youtube – youtube.com/user/RealstudentsNZ   
Insta – studyinnewzealand 

Série ‘Matizes do Brasil’ homenageia a arte moderna e contemporânea do país


o circo - Djanira
Série ‘Matizes do Brasil’ homenageia a arte moderna e contemporânea do país

Dirigida por Bianca Lenti, “Matizes do Brasil” mergulha no que está por trás de algumas das mais importantes pinturas feitas por grandes artistas brasileiros que marcaram o modernismo e a arte contemporânea nacional. Em cada um dos 14 episódios, a série – inédita e exclusiva do Curta! – narra a vida e a obra de um desses artistas. Ainda em abril, serão exibidos os episódios sobre Ana Maria Maiolino, Ernesto Neto e Djanira, nos dias 14, 21 e 28 respectivamente.
Ana Maria Maiolino nasceu na Itália e se mudou para o Rio de Janeiro ainda jovem. Na capital fluminense, desenvolveu suas habilidades, estudou e conheceu outros grandes nomes das artes brasileiras, como Helio Oiticica e Lygia Clark. Com o passar dos anos, se firma como artista e, hoje, assina obras que compõem coleções particulares e de museus como Reina Sofia, em Madrid; MoMA, em Nova York e Galleria Nazionale, em Roma. Em “Matizes do Brasil”, ela mostra sua maneira única de explorar as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar.
Já Ernesto Neto, cuja produção se desloca entre esculturas e instalações, revela pessoalmente aos espectadores as questões que perpassam as diferentes fases de sua trajetória. O artista, um dos grandes nomes da arte contemporânea no Brasil e no restante do mundo, é conhecido por aguçar os sentidos de quem está diante de suas obras, extrapolando os limites do meramente visual. Para isso, se aproveita dos mais diversos materiais, sobretudo de tecidos.
No último episódio de abril – a série continua nos próximos meses -, a obra de Djanira, falecida em 1979, é analisada. Ela, que foi um dos grandes nomes da segunda fase do modernismo brasileiro, é considerada até hoje como uma das maiores cronistas visuais do país. A artista trabalhava com telas, xilografia, azulejaria e tapeçaria, e teve influências de grandes nomes das artes do século XX – tendo conhecido pessoalmente alguns deles, como Marc Chagall e Joan Miró.
Dividida em 14 episódios, a série inédita e exclusiva do Canal Curta! vai mostrar trabalhos emblemáticos de nomes como Tarsila do Amaral, Anna Maria Maiolino, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Djanira, Helio Oiticica, Lygia Pape e Tunga. Especialistas, como curadores e críticos de arte, fazem comentários sobre as obras. “Matizes do Brasil” é uma série da Giros Filmes, viabilizada pelo Curta! Através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os episódios são exibidos às terças-feiras, na Terça das Artes, às 23h30.


Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2021/2022

Estão abertas as inscrições para o Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2021/2022, que tem como objetivo selecionar projetos a serem patrocinados pelo Banco do Brasil, para compor a programação das unidades do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), nos anos de 2021 e 2022.
Os projetos poderão ser inscritos nas seguintes áreas e segmentos:
- Artes Cênicas: circo; dança; festival/mostra; teatro (adulto e infantil); evento multidisciplinar; e evento área externa (exclusivamente para CCBB DF e SP).
- Cinema: festival; mostra; evento multidisciplinar; evento área externa (exclusivamente para CCBB DF).
- Exposição: coletiva; individual; e evento multidisciplinar.
- Ideias: debate; palestra; seminário; workshop/oficina; evento área externa (exclusivamente para CCBB DF, SP e RJ).

- Música: série; festival; evento multidisciplinar; evento área externa (exclusivamente para CCBB DF, SP e RJ).
- Programa Educativo: arte-educação (projeto contínuo de arte-educação, multidisciplinar, e que abranja as áreas de atuação cultural do CCBB).
Poderão participar proponentes pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos –
instituições, empresas, fundações ou associações e proponentes pessoas físicas – brasileiros ou estrangeiros com CPF.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 05 de junho/2020, via online
– Taxa de inscrição: não
– Aporte Financeiro: sim.
– Edital + Inscrição: https://bit.ly/3eexDJI
fonte: Editais e Afins