concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Fundação das Artes oferece 300 vagas gratuitas em cursos de formação na área cultural

Voltados para especialidades técnicas da área cultural, os cursos têm como foco colaborar com a profissionalização de futuros artistas e sua inserção no mercado de trabalho, ampliando possibilidades de atuação dentro do setor em múltiplas funções.

Até o dia 15 de agosto, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para cursos gratuitos em oito modalidades: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural.
Serão disponibilizadas trezentas vagas gratuitas, para pessoas a partir de dezesseis anos, através do Programa Novos Caminhos/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), uma parceria firmada pela Instituição com o Governo Federal em 2017.
Com carga horária entre 160 e 200 horas, os cursos são de curta duração e serão realizados de forma remota, em uma dinâmica de condução de processos criativos a distância, enquanto as atividades presenciais não estão autorizadas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana no período noturno e/ou nas manhãs e tardes dos sábados, totalizando carga horária semanal de seis horas.
Capacitando artistas para o mercado de trabalho em áreas como artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, com estes cursos, a Instituição aposta no desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos alunos atuar em projetos de natureza artística, cultural e/ou sociocultural em diferentes ambientes, linguagens e técnicas.
Nas modalidades Agente Cultural de Eventos e Produção Cultural, serão desenvolvidas competências que envolvem desde a organização, elaboração e planejamento de um evento de qualquer linguagem artística, passando por seu desenvolvimento até a execução final. 
No curso de Dramaturgiao foco é a prática de escrita textual para o teatro, audiovisual e outras linguagens cênicas, possibilitando ao aluno a criação de roteiros de filme e séries, peças teatrais, entre outros.   
Em Cenografia/Cenotécnica, a abordagem é a criação ou acompanhamento do processo criativo de cenários para espetáculos, eventos, vitrines ou produções audiovisuais.
A criação e confecção de figurinos para personagens das artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, de adereços e objetos para instituições culturais, e outras possibilidades de narrativas visuais aplicadas às diversas possibilidades do mercado, são temas abordados no curso de Figurino.
No curso Práticas de Dança são abordadas a composição coreográfica e a assistência em processos criativos e técnicos em dança, possibilitando a reflexão do corpo como instrumento de expressão própria e artística.
O curso de Maquiagem, além de cênico possui um cunho também social. A maquiagem é compreendida não apenas como recurso estético, mas também da correção e da qualidade de vida, possibilitando uma atuação em conexão com a área da saúde.
E para quem deseja atuar com jogos, entretenimento e lazer, o curso de Recreação Cultural utiliza recursos da dança, teatro, música, circo e elementos da cultura popular. O aluno é capacitado para atuar em escolas, instituições educacionais e artísticas, e em atividades festivas e comemorativas.
Os cursos FIC (Formação inicial e continuada) são ações do Pronatec – Programa do Governo Federal – que visa a oferta de cursos de curta duração para expandir, interiorizar, diversificar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O público prioritário do programa são estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mas qualquer pessoa interessada, com mais de dezesseis anos, pode se inscrever para o processo seletivo. 

Inscrições para os cursos FIC - Formação Inicial e Continuada - Fundação das Artes:
- Quando: de 04 a 15 de agosto de 2020
- Cursos: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural
- Idade mínima: 16 anos
* Não é necessário ser morador de São Caetano do Sul para participar.
- Inscrições: gratuitas, realizadas através do site: www.fascs.com.br

CONCHA DE OURO “A Sopa, análises (marginais) sobre artes”

 

O projeto “A Sopa, análises (marginais) sobre artes”, está com inscrição para a seleção de propostas audiovisuais autorais, nas suas mais diversas manifesta-
ções, a serem publicadas por meio ambiente digital.
Cada artista ou coletivo deve submeter apenas um trabalho, de sua própria autoria, de tema livre e com qualquer data de realização. Serão aceitas inscrições de artistas residentes em todo território nacional.
O trabalho deve corresponder à diversas expressões do audiovisual tais como: vídeo performance, videoarte, animação, intervenção urbana, curta metragens etc.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 23 de agosto/2020, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 200, para a obra premiada.
– Edital + Inscrição: https://bit. $ly/3accYnU

fonte: Editais e Afins 

2º Edital Emergencial . Fundação Cultural de Curitiba

Prefeitura lança 2º edital emergencial para os trabalhadores da cultura.

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lançaram novo edital emergencial para a seleção de conteúdos a serem veiculados em suas redes sociais. O segundo edital (nº 023/2020) tem o objetivo de apoiar os artistas e trabalhadores da cultura afetados pelo cancelamento de espetáculos e fechamento de espaços culturais. Ao mesmo tempo, o edital proporciona à população o acesso a produtos culturais via internet, especialmente durante este período de pandemia.
Os proponentes podem ser pessoas físicas com idade superior a dezoito anos ou pessoas jurídicas enquadradas nas modalidades MEI (micro-empreendedor individual), EI (empreendedor individual) e EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada), domiciliadas em Curitiba.
Podem participar artistas que tenham vídeos autorais (solos ou coletivos) nas áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música, patrimônio cultural, teatro, circo e manifestações culturais tradicionais, como curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, videodança ou espetáculos de dança filmados, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo e comédia filmados, e também vídeo-aulas de técnicos da área da cultura, como produtores, iluminadores, técnicos de som, cenotécnicos, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, roadies, entre outros. Também serão aceitos artigos, contos e crônicas, devendo ser, assim os vídeos, de classificação indicativa livre.
A inscrição é limitada a um projeto por proponente, independentemente do tipo de personalidade jurídica. Dessa forma, o proponente deverá optar entre se inscrever como pessoa física ou jurídica.
O tempo de duração dos projetos de vídeos (solos ou coletivos) devem ser de no mínimo trinta e três segundos a aproximadamente sessenta minutos, à exceção dos projetos de dança e teatro, e de oficinas e práticas de artes e vídeo-aula, que terão tempos diferenciados.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 17 de agosto/2020, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$ 1.500 para cada um dos trezentos projetos contemplados.
– Edital + Inscrição: https://bit.ly/3fJWapF


fonte: editais e afins