concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de julho de 2012

MAPAS DE INFLUÊNCIAS em Recife

O primeiro encontro de artistas em Recife, 
pelo Mapas de Influências será no dia 13 de julho, às 17 horas, 
na Oficina do Tempo,  
Rua Fernando Lopes 58, 
por trás da Ponte da Capunga, nas Graças.


Quem puder, compareça!

Acontece no MAM - julho 2012


Férias no MAM
Julho de 2012
Gratuito

Durante as férias escolares, o Educativo MAM promove uma programação especial para crianças e seus acompanhantes com muitas brincadeiras, histórias, poesia e criações artísticas.  

Confira a programação:

17/07 – 14H
Ddesenho de observação  no Jardim de Esculturas do MAM


18/07 – 11H
Transparentes paisagens
Desenhos sobre transparências compõem as paisagens no Parque Ibirapuera.


19/07 – 14H
Circuito de desenho
Descubra as inúmeras possiblidades de gestos, composições e cores.

20/07 – 11H
Registros sonoros
Atividade explora a percepção de sons do parque e como é possível desenhá-los.


21/07 – 15H
Oficina Canto Livro
Jean e Joana Garfunkel propõe a criação de rimas, músicas e poesias.


22/07 – 11H
Narração da história Palavras Andantes
com o grupo Tapetes Contadores de Histórias


Distribuição de senhas com trinta minutos de antecedência. Crianças a partir de quatro anos com seus acompanhantes.

Atividades gratuitas
vagas limitadas
(11) 5085-1313

quarta-feira, 11 de julho de 2012

INTERNATIONAL ART - Creative Framing & Gallery


INTERNATIONAL ART - Creative Framing & Gallery



II Salão de Fotografia abre inscrições em Aracaju


II Salão de Fotografia abre inscrições em Aracaju

Interessados podem participar com no máximo dois trabalhos.

As fotográfias serão avaliadas por um júri de fotógrafos e artistas plásticos.


A partir desta quarta-feira (11) estão abertas as inscrições para o segundo Salão de Fotografias da Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), em Aracaju. Até o próximo dia 26, os interessados devem, pessoalmente, levar no máximo dois trabalhos [60 x 40 preto e branco ou colorido] autorais à sede da GAAS. Para participar do Salão, o fotógrafo não precisa pagar nenhum tipo de taxa e não pode ter realizado nenhuma exposição individual na GAAS.

No dia 27 deste mês um júri formado por dois fotógrafos e um artista plástico irá selecionar os trabalhos que, durante o mês de agosto, ficarão expostos na instituição. No dia 7 de agosto será realizada a abertura do Salão, quando também serão premiados os três melhores trabalhos. O valor de R$ 2,5 mil será pago para o vencedor, R$ 2 mil para quem ficar no segundo lugar e R$ 1,5 para o terceiro colocado.

Todas as obras selecionadas, além das três primeiras colocadas, ficarão expostas até o dia 26 de agosto. Este ano, “Aracaju, minha terra, minha gente” será o tema da mostra.

De acordo com Luiz Adelmo, diretor da galeria, a temática englobará tudo o que for relativo à capital sergipana, “sua história, geografia, cultura, e até mesmo críticas construtivas à cidade”, esclarece.

A expectativa para esta edição é de crescimento, ainda segundo o diretor. “Ano passado tivemos 111 inscritos com 211 trabalhos. Este ano nós esperamos que esse número seja bem maior”, anuncia Luiz Adelmo. “Não vamos diferenciar o evento entre fotógrafos profissionais e amadores. Serão avaliados somente o talento e a sensibilidade transmitidos através da foto”, observa.
GAAS

“A Álvaro Santos é uma instituição do poder executivo que tem como objetivo incentivar e apoiar o artista sergipano, além de agregar a classe artística. A galeria, hoje, é uma grande vitrine dos artistas locais, sobretudo aqueles que ainda não tiveram seus trabalhos agraciados e divulgados pela mídia. É uma grande oportunidade de divulgação para os novos talentos do Estado”, resume Luiz Adelmo.

A Galeria de Artes Álvaro Santos fica localizada na praça Olímpio Campos, no Centro. Seu funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1308.

Fonte: G1 SE - 11/07/2012 

SESC Pompeia procura estagiários para o programa Educativo em Exposições 2012


SESC Pompeia procura estagiários para o programa Educativo em Exposições 2012

 

 

Termina na quarta-feira, 11, as inscrições para o programa Estágio 2012 – Educativo em Exposições do SESC Pompeia. É exigido que o candidato esteja, no mínimo, no 2º ano de graduação e tenha disponibilidade para trabalhar 30 horas semanais, incluindo finais de semana e feriados.

O ideal é que o interessado seja estudante de cursos do campo artístico, como Artes Visuais, Artes Plásticas, Educação Artística, Teatro, Artes Cênicas, Comunicação das Artes do Corpo, Dança, entre outros.

Na área da comunicação, entram graduações como as de Comunicação e Multimeios, Comunicação Social, Cinema, Audiovisual, Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda.

Além disso, graduandos de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Letras, Filosofia, Ciência Sociais, Geografia, História e História da Arte também podem participar.

A bolsa auxílio é R$ 1026,00, mais benefícios. Para se inscrever, basta enviar email com currículo para estagio@pompeia.sescsp.org.br, com assunto “Exposições 2012”.

Fonte: Catraca Livre

ECA abre inscrições para cursos de artes plásticas


ECA abre inscrições para cursos de artes plásticas

Até dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para cursos de curta duração no Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. São oferecidos cinco cursos, três voltados para o público adulto, um para crianças e um para adolescentes, que serão realizados no segundo semestre de 2012.

Os dois cursos para crianças e adolescentes – Ateliê de Artes para Crianças e Vivências com a arte para jovens e adolescentes – são gratuitos e as inscrições devem ser feitas pessoalmente no CAP. Os demais cursos são para público acima de 16 anos e as matrículas podem ser feitas pessoalmente ou por email.
Os cursos são: Fundamentos da Cerâmica, com aulas às segundas-feiras, das 14 às 18 horas, com o custo de R$ 250,00 por mês; Gravura em Metal, quartas-feiras das 14 às 18 horas, com o custo de R$ 200,00 por mês; e Desenho de Observação, às terças-feiras das 14 às 18 horas, com o custo de R$ 200,00 por mês. Para mais detalhes dos cursos oferecidos, consultar esse link.

Fonte: Eventos USP

Yahoo! procura estagiário de design


Yahoo! procura estagiário de design

 

 
O Yahoo! está em busca de um estagiário de design para integrar a equipe de Desenvolvimento de Mercado. A pessoa selecionada ajudará no criação de apresentações e matérias gráficos; fará montagem de mock-ups de websites e peças publicitárias; padronização estática e estrutural de materiais e documentos de comunicação; entre outras funções.
Para participar é preciso estar, no mínimo, no 2º ano de cursos como Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Design, ou outros do gênero. Além disso, é preciso ter conhecimento de Photoshop, Illustrator, Flash, Powerpoint e inglês intermediário.
Além da bolsa auxílio, é oferecido vale transporte e ticket refeição.
Interessados devem enviar currículo e portfólio para oportunidadedeestagiobr@yahoo.com.br.


Fonte: Catraca Livre

"Inhotim paulista"



Fazenda pretende criar "Inhotim paulista"

SILAS MARTÍ
ENVIADO ESPECIAL A BRAGANÇA PAULISTA (SP)
Vacas pastam ao longe numa tarde ensolarada de inverno. No meio do mato, está um outdoor com a imagem de uma mula sem cabeça. Perto dali, uma instalação em que o esqueleto de uma casa parece flutuar sobre o campo.
Na fazenda onde acontece agora a 11ª edição do Festival de Arte Serrinha, vem tomando forma uma espécie de Inhotim paulista. Serão obras de 17 artistas espalhadas por um terreno do mesmo tamanho da Disneylândia da arte no interior mineiro, cerca de cem campos de futebol.
"Essa coisa de arte na natureza é a nossa história", conta Fabio Delduque, um dos donos da Serrinha, num passeio pelas terras. "Tem aproximações com Inhotim, mas não temos o capital inicial deles. Lá é mais um museu, aqui as coisas são criadas, são vivas, é um laboratório de experimentação."
De fato, não se compara o orçamento de R$ 1,1 milhão do parque de obras da Serrinha em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, com os R$ 400 milhões despejados no Instituto Inhotim, centro nos arredores de Belo Horizonte, com um dos maiores acervos de arte contemporânea ao ar livre do mundo.
Mas artistas de peso na cena do país, como Laura Vinci, Carlos Fajardo, Rochelle Costi e José Spaniol, já estão desenhando seus projetos para o parque onde já estão instalações de Luiz Hermano, que fez a casa flutuante, Bené Fonteles, que construiu um redemoinho de tijolos, e Eduardo Srur, que pôs um barquinho de papel gigante no lago da fazenda.
Alguns desses e a maioria dos novos trabalhos devem ser feitos com materiais da terra, como tijolos fabricados nas olarias da região, eucaliptos das matas do entorno e formas em taipa de pilão.
OBRAS QUE NASCEM
"Todo mundo está desenhando coisas e me mandando", diz Delduque. "As obras estão nascendo agora."
Rochelle Costi, que esteve na última Bienal de São Paulo, deve construir duas escadas em espiral em algum ponto da fazenda. Spaniol deve fazer outra escada usando barro moldado ali mesmo.
Frans Krajcberg, artista famoso pela militância ecológica e por ter se isolado em um sítio na Bahia, também deve criar para o parque.
Suas peças de madeira recuperada, raízes e galhos retorcidos, farão eco ao mobiliário talhado em troncos de árvore do designer Hugo França, o mesmo de Inhotim, que também está na Serrinha.
Uma vez instaladas, as obras serão tema de um projeto que pretende levar professores de escolas públicas e outros artistas para cursos na fazenda. "A ideia é desdobrar essas obras em conteúdos", diz Delduque.
Fonte: Folha S.Paulo.com – Ilustrada - 10/07/2012 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

4º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas


4º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas

 

 

Ante as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove entre os dias 13 a 15 de agosto o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas: revestimentos internos das casas do século XIX.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do endereço museu@rb.gov.br. O investimento para profissionais e público em geral é de R$ 50. Para estudantes o valor é R$ 30.
A diretora do Centro Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa, Ana Pessoa, ressaltou a importância do evento. “O encontro consolida o relacionamento entre profissionais brasileiros e portugueses voltados para o estudo e pesquisa do museu-casa como unidade tipologica peculiar”, disse.
Com o debate sobre revestimentos internos, o evento conclui uma série de econtros bienais voltado para o estudo de diversos aspectos dos museus-casas; da gestão a seus jardins, tendo como referência os contextos culturais do Brasil e de Portugal.
Durante os três dias de encontro profissionais, pesquisadores e historiadores participarão de palestras, debates e mesas-redondas, com o objetivo de debater os revestimentos arquitetônicos dos interiores, com destaque para o azulejo, o estuque e a pintura mural.
As relações entre a tradição portuguesa, com traços ocidentais e orientais, e sua aplicação no Brasil também serão retradados durante o encontro.
Texto: Marcos Agostinho (Ascom/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Comissão do Senado aprova criação do Bolsa-artista


Comissão do Senado aprova criação do Bolsa-artista

 

 
A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta quarta-feira (4/7) o PLS 404/11, que estabelece o Bolsa-artista, programa de incentivo ao aprimoramento de artistas amadores e profissionais.
A proposta do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) visa conceder ajuda financeira, bancada pelo Ministério da Cultura, para a formação profissional em áreas como artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais.
A concessão avaliará princípios como valorização da diversidade de estilos, gêneros e linguagens artísticas, ênfase no pluralismo de ideias e preservação da diversidade cultural brasileira.
Para ser beneficiado, o artista deverá possuir idade mínima de 14 anos. Se menor de 18 anos, deverá estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada. O projeto, relatado por Lídice da Mata (PSB-BA), foi aprovado com abstenção de Ana Rita (PT-ES).
Agora, o texto deve seguir para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.
*Com informações da Agência Senado

Fonte: Canal Contemporâneo 

o exótico mais uma vez...


Arte em revista: Rússia expõe pintura feita com 1 milhão de grãos de café

Uma pintura gigante feita com um milhão de grãos de café está em exibição no parque Gorky, em Moscou.
O artista Arkady Kim e seus ajudantes levaram cerca de duas semanas para criar a obra, registrada na Rússia como a maior pintura feita com café no mundo.
O boletim de artes da BBC Brasil desta semana traz ainda um quinteto que faz música com garrafas, uma exposição com objetos que pertenciam ao rei do rock, Elvis Presley, e uma estudante de moda israelense que cria roupas com bactérias.


Fonte: BBCBrasil.com 

Nova Fotografia 2013 - MIS


Nova Fotografia 2013

MIS abre inscrições (gratuitas) a partir de 11 de julho
O Museu irá selecionar e expor seis trabalhos fotográficos de novos artistas ao longo do ano de 2013. As inscrições são gratuitas e começam a vigorar em 11 de julho.
 
A partir da próxima quarta-feira, 11 de julho, fotógrafos de todo o Estado de São Paulo podem se inscrever na segunda edição do Nova Fotografia, projeto do MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, que tem por objetivo promover o trabalho de jovens artistas.

Assim como na primeira edição, serão selecionados seis projetos fotográficos e três suplentes, que serão expostos ao longo do ano de 2013, pelo período de 45 dias, no espaço Nicho, no térreo. Em 2012, os trabalhos selecionados foram dos artistas Carlos Aliperti, Flávia Junqueira Ângulo, Gordana Manic, Mara Schimpf, Marcelo Tinoco e Marcos Muniz.

Cada participante poderá inscrever, no máximo, dois projetos (contendo de 10 a 20 fotografias). A temática dos trabalhos é livre, e serão levados em conta pelo júri itens como inovação e qualidade.

Dentre os requisitos para participar do programa, estão: residir no Estado de São Paulo e ter sua trajetória como fotógrafo profissional (comprovada pela participação em exposições no Brasil e/ou exterior) iniciada a partir de 2005.

Inscrições
Os interessados em participar do projeto devem enviar, até o dia 12 de setembro, ficha de inscrição (disponível no site do MIS) e ficha técnica do projeto preenchidas e DVD contendo as fotografias em formato JPG e com resolução mínima de 300 dpi ao MIS:

NOVA FOTOGRAFIA 2013 – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Av. Europa, 158 – Jd. Europa
São Paulo/ SP CEP 01449-000

Nova Fotografia | Convocatória | 11 de julho a 12 de setembro de 2012
Informações e ficha de inscrição: 
www.mis-sp.org.br

Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.:(11) 2117 4777
www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado
Fonte: Assessoria de imprensa do Museu da Imagem e do Som - Governo do Estado de São Paulo

PROGRAMAÇÃO SALÕES SBBA - Sociedade Brasileira de Belas Artes


PROGRAMAÇÃO SALÕES SBBA - Sociedade Brasileira de Belas Artes
SETEMBRO – 14º SALÃO CIDADE MARAVILHOSA (Tema: PAISAGEM, FOLCLORE, IGREJAS E TUDO DA TERRA CARIOCA)
             
Inscrição: 01/08 a 06/09
            Inauguração: 13/09 às 17:00 horas
            Encerramento: 27/09 às 17:00 horas



Taxa de inscrição R$80,00 (para cada salão).
Sociedade Brasileira de Belas Artes - SBBA
Rua do Lavradio, 84, Centro – RJ.
Tels.: (21) 2509.6718 / 7079 e (21) 2232.0645

 

 


Fonte: Divulgação SBBA 

Ibram abre Consulta Pública para elaboração de edital voltado a projetos de OSCIPs


Ibram abre Consulta Pública para elaboração de edital voltado a projetos de OSCIPs

 

 

Entre 5 e 15 de julho, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) realiza chamada para Consulta Pública com finalidade de promover a participação da sociedade no processo de elaboração de Edital de Seleção de Projetos de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e seus anexos (Termo de Parceria e Programa de Trabalho).

 

A organização selecionada realizará prestação de serviços para adequação da infraestrutura tecnológica e de atendimento turístico dos museus da região metropolitana do Recife (PE), no âmbito do Programa Legado Cultural. O valor estimado para o cumprimento do objeto do edital será composto por recursos oriundos de emendas parlamentares da bancada de Pernambuco no Congresso Nacional

 

As contribuições deve ser objetivas, remetendo-se expressamente aos dispositivos do edital ou dos dois anexos sob consulta, e devem ser enviadas até 15 de julho para o endereço eletrônico cddp@museus.gov.br. A mensagem deve indicar no Assunto “Chamada para Consulta Pública”.

 

Lista de documentos
Edital de Seleção de Projetos de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP (sob consulta)
Anexo I – Minuta Termo de Parceria (sob consulta)
Anexo II – Programa de Trabalho (sob consulta)
Anexo III – Programa Legado Cultural para o setor museal (não está sob consulta)

Texto: Ascom/Ibram

Fonte: Museus.com 

I Simpósio de História e Arte na na UFPR, Curitiba


I Simpósio de História e Arte na na UFPR, Curitiba

Sob o tema geral “História e arte: encontros disciplinares”, o I Simpósio de História e Arte abordará os diversos modos de entrecruzamento entre a História, a História da Arte e a Arte. Em sua primeira edição, a programação do Simpósio contará com os seguintes palestrantes, todos especialistas na relação entre Arte, História e Visualidade.

Palestrantes: Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire (USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ), profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof. Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).


Organização: Artur Freitas, Paulo Reis, Rosane Kaminski
29 a 31 de agosto de 2012
Vagas: 80
Universidade Federal do Paraná 
Campus Reitoria, Ed. D. Pedro I, 1º andar, salas Homero de Barros e Anfiteatro 100
simposio.historiaearte@gmail.com
http://gruponavis.vilabol.uol.com.br/simposio.html
Rua General Carneiro 460, Centro, Curitiba - PR.
Realização: Núcleo de Artes Visuais (NAVIS/CNPq) e Linha de Pesquisa Intersubjetividade e pluralidade, do Programa de Pós-Graduação em História – PGHIS/UFPR
Programação
29 de agosto /2012
Abertura Oficial do Evento e Conferência inaugural – 19h
Palestrante: Profa. Dra. Annateresa Fabris (USP)
“Entre o sensacionalismo e o glamour: o jovem Warhol e a fotografia”
Moderação: Prof. Dr. Artur Freitas (UNESPAR)
sala: Homero de Barros
30 de agosto/2012
Mesa 1: “Modernidade e modernismo” – 14h
Palestrante: Prof. Dr. Francisco Alambert (USP)
Palestrante: Prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP)
Moderação: Prof. Dr. Geraldo Leão (UFPR)
sala: Anfiteatro 100

Mesa 2: “História, arte e contemporaneidade” – 19h
Palestrante: Profa. Dra. Cristina Freire (USP)
Palestrante: Profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ)
Moderação: Prof. Dr. Paulo Reis (UFPR)
sala: Homero de Barros
31 de agosto/2012
Mesa 3: “História e cultura visual” – 14h
Palestrante: Profa. Dra. Marize Malta (UFRJ)
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Knauss (UFF)
Moderação: Profa. Dra. Stephanie Batista (UFPR)
sala: Anfiteatro 100

Conferência de Encerramento – 19h
Palestrante: Profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (PUC-SP)
"Nicolas-Antoine Taunay: a tradução dos trópicos como uma estranha arcádia"
Moderação: Profa. Dra. Rosane Kaminski (UFPR)
sala: Homero de Barros
Sobre o evento
Criado em 2012 pelos professores Artur Freitas, Paulo Reis e Rosane Kaminski, o Simpósio de História e Arte é uma iniciativa do grupo de pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS/CNPq). Previsto para ocorrer a cada dois anos, o evento dedica-se ao estudo das relações entre conhecimento histórico e artístico, com ênfase no intercâmbio intelectual entre pesquisadores de diversas instituições brasileiras.
Sob o tema geral “História e arte: encontros disciplinares”, o I Simpósio de História e Arte, em parceria com Linha de Pesquisa "Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e sentimentos na história" do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR, abordará os diversos modos de entrecruzamento entre a História, a História da Arte e a Arte. Em sua primeira edição, a programação do Simpósio prevê a realização de duas conferências (abertura e encerramento do evento) e três mesas temáticas, sob os seguintes títulos: (1) Modernidade e modernismo; (2) História, arte e contemporaneidade; e (3) História e cultura visual. Cada mesa temática será composta por dois convidados e um moderador.
O evento contará com os seguintes palestrantes, todos especialistas na relação entre Arte, História e Visualidade: profa. Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire (USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ), profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof. Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).
Sobre os palestrantes
Profa. Dra. Annateresa Fabris (USP)
Professora titular do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1984). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Teoria e História da Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, surrealismo, pintura, Portinari e modernidade. Autora, entre outros, de Imagem e conhecimento (São Paulo, Edusp, 2006), Identidades virtuais (Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2004) e Futurismo e cubismo no Brasil (São Paulo: FMAL, 199).
Profa. Dra. Cristina Freire (USP)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Museums and galleries management - The City University (1996) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1995). É livre-docente pelo Instituto de Psicologia da USP (2003) e Professora Associada do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, teoria e crítica de arte, museu de arte, arte e cidade e exposições de arte. Coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, no período de janeiro a dezembro de 2005 e a de março de 2006 a agosto de 2010. Desde agosto de 2010 é Vice-Diretora do MAC-USP. Autora, entre outros, de Conceitualismos do sul/sur (São Paulo, Annablume, 2009), Arte conceitual (Rio de Janeiro, Zahar, 2006) e Poéticas do processo (São Paulo, Iluminuras, 1999).
Prof. Dr. Francisco Alambert (USP)
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história da cultura, história da arte, intelectuais, modernismo e critica de arte. Pesquisador-bolsista em Produtividade do CNPQ. Autor, entre outros, de D. Pedro I: imperador cordial (São Paulo, Imprensa Oficial, 2006), Bienais de São Paulo (São Paulo, Boitempo, 2004) e A semana de 22 (São Paulo, Scipione, 1992).
Profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ)
Possui graduação em Institut D'etudes Du Développement Economique Et S - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1976), mestrado em Institut d'Art et d'Archéologie - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1990) e doutorado em Institut d'Art et d'Archéologie - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1996). Atualmente é consultora da Jorge Zahar Editor e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, fotografia e vídeo. Autora, entre outros, de Arte contemporâneo brasileño (Santiago, Artedardo, 2009), Escritos de artista – anos 60/70 (Rio de Janeiro, Zahar, 2006) e Crítica de arte no Brasil (Rio de Janeiro, Funarte, 2006).
Profa. Dra. Lília Moritz Schwarcz (USP)
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Antropologia Social pela USP (1998). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo (2005), editora da Companhia das Letras (onde coordena coleções de não ficção), membro do advisory group - Harvard University, membro do Conselho Científico do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, sócia do IHGB, membro da conselho da Revista da USP, da Revista Etnográfica (Lisboa) e da revista Penélope (Lisboa), coordenadora do GT/ Anpocs de Pensamento Social, de 2007 a 2009. Foi professora visitante e pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia (Tinker Professor) e Princeton, onde é Global Professor até o ano de 2014. Atuou como curadora de uma série de exposições que aliam história, artes e antropologia. Recebeu Bolsa Guggenheim (2006/ 7); medalha Júlio Ribeiro (por destaque cultural e etnográfico) outorgada pela Academia Brasileira de Letras em 2008; a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010, foi membro do Advisory group - Harvard University (até 2012), e teve sua palestra selecionada como "John H Parry Lecture at Harvard of 2010". Tem experiência na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Marcadores da Diferença e História do Império brasileiro, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: Brasil monárquico, escravidão, construções simbólicas, história da antropologia, etnicidade, construções imagéticas e identidade social. É pesquisadora 1A do CNPq desde 2010. Autora, entre outros, de As barbas do imperador (10. ed, São Paulo, Cia das Letras, 2009), O sol do Brasil – Nicolas Taunay (São Paulo, Cia das Letras, 2008) e Oito vezes fotografia (São Paulo, Cia das Letras, 2008).
Profa. Dra. Marize Malta (UFRJ)
Possui graduação em Arqiutetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1985) , especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) , mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro de corpo editorial da Arte & Ensaio (UFRJ). Tem experiência na área de Artes , com ênfase em história da arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Decoração no século XIX, ambientes domésticos, cultura visual, Rio de Janeiro. Autora, entre outros, de Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos - 195 anos de Escola de Belas Artes (Rio de Janeiro, EBA-UFRJ, 2012), O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Mauad X / Faperj, 2011) e O ensino artístico, a história da arte e o museu D. João VI (Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes - UFRJ, 2010).
Prof. Dr. Paulo Knauss (UFF)
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). Desenvolve pesquisas na área de História sobre as relações entre Memória e Patrimônio Cultural, explorando os campos da história da arte, história da imagem, história da cartografia, história oral, história urbana e historiografia. É professor do departamento de História e do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e exerce a função de Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Autor, entre outros, de Revistas ilustradas (Rio de Janeiro, Mauad, 2011), Sorriso da cidade: imagens urbanas de Niterói (Niterói Livros, 2003) e Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro (RJ, 7 Letras, 1999).
Prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).
Possui graduação em Educação Artística (1979), Mestrado (1989) e Doutorado (1996) em Artes pela Universidade de São Paulo. Prestou concurso para Livre-Docência, em 2005, e para Professor Titular, em 2010, também pela USP. Professor junto ao Departamento de Artes Plásticas, leciona na Graduação e Pós-Graduação. Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais. Área de Concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte; Linha de Pesquisa: História, Crítica e Teoria da Arte. Atuação: História da Arte, Teoria da Arte, Crítica da Arte, Arte e Fotografia, Arte Brasileira Contemporânea. Entre 1996 e 2000 foi Curador-Chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre agosto de 2007 e maio de 2010 foi Chefe do Departamento de Artes Plásticas. Coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de 2010 foi nomeado Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Possui bolsa produtividade CNPq (Nível 2), desde 2009. Autor, entre outros, de Pintura não é só beleza: crítica de arte de Mário de Andrade (Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2007), Nelson Leirner (São Paulo, Takano, 2002) e Um jeca nos vernissages (São Paulo, Edusp, 1995).
Fonte: Canal Contemporâneo