concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ateliê livre de desenho - Walter Miranda - SP

;

Ateliê Livre de Desenho.

Trata-se de um espaço direcionado à todas as práticas do desenho.

As turmas serão pequenas e o acompanhamento será individualizado, ou seja, o espaço atenderá tanto alunos iniciantes quanto experientes.

A idéia central da proposta é desenvolver e aprofundar a técnica e temática de cada aluno, desde o estudo de conceitos de proporção, perspectiva, luz e sombra, desenvoltura do traço, estilização etc.; até propostas mais conceituais que usem o desenho como embasamento.

O espaço será aberto ininterruptamente a partir de 17/agosto, sempre às quartas-feiras das 14 às 17 ou das 19 às 22h.

Valor da mensalidade: R$ 360,00.

Material para alunos iniciantes: Bloco de papel sulfite tamanho A3, lápis grafite 2B, borracha macia, estilete e pasta tamanho A3.

Material para alunos que tenham domínio do desenho: de acordo com a proposta e necessidade de cada aluno.


Local: OCA - Oficina de Criatividade e Arte.

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 903 - Vila Mariana (altura da Rua Áurea) - Metrô Ana Rosa

Dias: Quartas-feiras

Horários: Das 14 às 17h ou das 19 às 22h.


Informações e inscrições: 5084.0849


Segue o cartaz em anexo.


Grato pela atenção e um abraço,

--
Walter Miranda

Para conhecer minha produção artística visite:
www.miranda.fwmartes.com.br

terça-feira, 9 de agosto de 2016

exposição | Territórios Relativos Carrie Fucile e Lídia Malynowyj - SP

casacontemporanea

Entreolhares – Oficina do Objeto Inusitado - Ana Mazzei - SP

A edição de agosto da série Entreolhares apresenta a Oficina do Objeto Inusitado, workshop conduzido pela artista plástica Ana Mazzei e fruto de uma parceria com a 32ª Bienal Internacional de São Paulo. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas entre 25 de julho e 9 de agosto.
Criado em 2014, este programa de formação em artes visuais já abordou diversas temáticas que permeiam o fazer e o pensar artístico ao promover o encontro com diferentes produtores e pensadores da área. Em suas últimas edições, os workshops trouxeram desde a edição de vídeo em tempo real até a reconstrução da história a partir da arte.
Em agosto, o Itaú Cultural e a 32ª Bienal Internacional de São Paulo convidam Ana Mazzei para acompanhar os participantes durante o processo de criação de esculturas e objetos inusitados desde o desenho inicial até a sua construção. Tendo como ponto de partida materiais de uso cotidiano, serão propostos exercícios práticos baseados nas discussões em grupo e no reconhecimento do trabalho de alguns artistas.
Formada em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e mestre em poéticas visuais pela Unicamp, Ana Mazzei fará parte da 32ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Jochen Volz, e já teve projetos apresentados no Instituto Tomie Ohtake, Parque Lage e na SaludArte Foundation, em Miami.
A atividade é voltada para artistas, estudantes e interessados em geral nas áreas de artes e design e contará com interpretação na Língua Brasileira dos Sinais (Libras). As inscrições podem ser feitas de 25 de julho a 9 de agosto, preenchendo o formulário aqui. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 11 de agosto.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br ou pelo telefone 11 2168 1777 (terça a sexta, das 9h às 20h | sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h).
terça 16 a quinta 18 de agosto de 2016às 18h30[duração aproximada: 210 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)
Entrada gratuita

curso de desenho para estudantes - MAC USP

Cursos / Workshops / Palestras / Oficinas Conversas em Fluxo na exposição 'Picasso - mão erudita, olho selvagem' - O engajamento político de Picasso e suas obras em diálogo com outros artistas - Maurício Kanno - SP


Maurício Kanno (PGEHA/USP) terá como tema 'O engajamento político de Picasso e suas obras em diálogo com outros artistas'. A apresentação discutirá o trabalho de Pablo Picasso sob o ponto de vista de seu engajamento social e político. Sua obra mais conhecida neste sentido é Guernica, que faz referência ao bombardeio à cidade espanhola basca por aviões da força aérea alemã.

Outra de teor similar é 'Massacre na Coreia', vista como crítica ao intervencionismo norte-americano na Guerra da Coreia. Podemos traçar um paralelo histórico desta última tela com 'Os fuzilamentos de três de maio' (1814), de Goya, sobre a resistência espanhola à invasão das tropas de Napoleão.

Maurício Kanno é artista visual, escritor, jornalista e mestrando em Estética e História da Arte na USP.

Entrada Gratuita. 
Mais informações pelo e-mail 
ou pelo telefone (11) 2245 1937.

INSTITUTO
TOMIE OHTAKE

Av.Brigadeiro Faria Lima, 201
Pinheiros - São Paulo - SP
CEP 05426-100

O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin - IEA USP SP

por Mauro Bellesa publicado 04/08/2016 16:20 última modificação 05/08/2016 17:12


De acordo com a teoria da arte de Kant, expressa em sua "Crítica do Juízo" (1790), a avaliação estética de uma obra de arte é desprovida de qualquer desejo por parte do sujeito que a contempla, com a obra não cumprindo nenhuma função prática, utilitária, nem atendendo à busca de conhecimento ou se subordinando a preceitos morais. Ele chama isso de “prazer desinteressado”. Mas seria esse prazer possível com a reprodutibilidade técnica da obra de arte e sua consequente massificação e mercantilização?
Essa questão será discutida no seminárioO Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin, no dia 15 de  agosto, às 14h30. Os conferencistas serão o sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet e a socióloga Barbara Freitag. A atividade é organizada pela pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, da qual Rouanet é o primeiro titular.
O seminário terá como debatedores os professores Cremilda Medina Martin Grossmann (ex-diretor do IEA e coordenador da cátedra), ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e a professora Jeanne Marie Gagnebin, da Unicamp e da PUC-SP.
A nova aura
Rouanet e Barbara partirão de uma reflexão sobre a teoria kantiana da arte para em seguida abordar a teoria de Walter Benjamin (1892-1940) sobre a perda e recuperação da aura na era da reprodutibilidade técnica da obra de arte.


Midiateca
No livro "Édipo e o Anjo: Itinerários Freudianos em Walter Benjamin", publicado em 1981, Rouanet comenta que, para Benjamin, a obra de arte clássica, derivada historicamente da tradição religiosa, partilhava com o objeto de culto a característica de ser única, irreprodutível, autêntica e intocável: "A característica temporal da aura é sua unicidade e sua característica espacial é a distância". Assim, nas palavras de Benjamin, a aura "é o aparecimento único de um objeto distante, por mais próximo que esteja".
Com a multiplicação dos meios de reprodução técnica, sobretudo a partir do advento da fotografia, essa estrutura espaço-temporal da obra de arte se modifica, lembra Rouanet: "Reprodutível ao infinito, ela deixa de ser única, e pode, ao mesmo tempo, ser tocada pelo observador, deixando de ser longínqua. A arte perde sua aura".
Ainda em "Édipo e o Anjo", Rouanet destaca que, "se a aura da grande arte desaparece, não é para ceder lugar à ação libertadora das massas, e sim para abrir um espaço onde se instala uma nova aura: a da mercadoria, cujo fetichismo suscita no consumidor uma atitude incomparavelmente mais alienante que a arte baseada no ritual".
O evento ocorrerá na Sala de Eventos do IEA. Os interessados devem fazer inscrição prévia. Quem não puder comparecer poderá assistir ao seminário ao vivo pela internet. Na manhã do mesmo dia haverá um encontro com Rouanet no IEA aberto apenas a artistas e acadêmicos convidados. À noite, a partir das 19h30, haverá uma conversa entre Rouanet e convidados (Alfredo BosiOswaldo Giocoia Jr., Wilson Levy e Luiz Paulo Rouanet) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073), ocasião em que será lançado o livro "Rouanet 80 Anos", que reúne as discussões de congresso ocorrido em 2014 em homenagem ao ensaísta.


O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin
15 de agosto, às 14h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678

três exposições três mestres três espaços - SP