concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Henrique Belotti - Alegria Alegria - S.Bernardo do Campo - SP



A OMA Galeria convida para abertura da exposição "Henrique Belotti: Alegria Alegria" com curadoria de Thomaz Pacheco.

17 de janeiro às 19h

OMA Galeria
Rua Carlos Gomes, 69
Centro - SBC




mapa de como chegar na galeria

Quim Alcântara - Florescência - S.Bernardo do Campo - SP



A OMA Galeria convida para abertura da exposição "Quim Alcantara: Florescência" com curadoria de Thomaz Pacheco.

17 de janeiro às 19h

OMA Galeria
Rua Carlos Gomes, 69
Centro - SBC




mapa de como chegar na galeria

IV Salão Internacional de Artes Visuais SINAP-AIAP 2014

IV Salão Internacional de Artes Visuais SINAP-AIAP 2014
ÚLTIMAS SEMANAS - INSCRIÇÕES ATÉ 31/01
Prezado(a) Artista.
 
O IV Salão Internacional de Artes Visuais SINAP-AIAP 2014 será realizado no período de 22 a 31 de março de 2014.  
Os artistas interessados têm até 31 de janeiro de 2014 para se inscrever.   
Podem participar do salão, artistas brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil ou não nas seguintes modalidades: escultura, pintura, arte digital, gravura, fotografia artística, desenho, aquarela e cerâmica.  
 

Atenção: A  Cia Arte Cultura disponibiliza veículo para recolher inscrições e trabalhos em São Paulo, capital e ABCD.
Faça o agendamento - Tel 11 3034 5516 / 2338 5516 / 7044 2988 - A taxa desse serviço é de R$ 30,00 e inclui devolução ao fim da exposição.
Marinha
 
IV Salão Internacional de Artes Visuais SINAP-AIAP 2014
Os artistas poderão participar apenas individualmente e cada participante poderá inscrever-se com até 2 obras em cada modalidade
Valor para participação de cada modalidade:
  • Artistas associados ao SINAP-ESP/AIP e Cia Arte Cultura e que participaram do 27º Salão Arceburgo: R$ 130,00 com até 2 trabalhos
  • Demais: R$ 160,00 com até 2 trabalhos

A inscrição poderá ser realizada pela internet ou pelo correio.
  • Pela internet: Acessar ficha de inscrição no site  http://ciaartecultura.com.br/portal/?p=488,
    baixe a Ficha de Inscrição
    e preencha todos os campos obrigatórios. 
  • Pelo correio: O artista deverá encaminhar à Cia Arte Cultura:

    a. Ficha de inscrição devidamente preenchida;
    b. 1 foto de cada trabalho que deseja participar em boa qualidade ;
    c. Descrição da obra: Título / Dimensão/ Material / Valor em R$
    d. Cópia do comprovante do depósito de inscrição.    
      
 
 
Divulgue este e-mail
 
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Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos – SINAP-ESP
Comitê Nacional Brasileiro da Associação de Artes Plásticas – AIAP/UNESCO
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quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Virada Cultural 2014 será nos dias 17 e 18 de maio - SP


Organização do evento oficializa a data
A próxima edição da Virada Cultural já tem data marcada: dias 17 e 18 de maio. O maior evento de rua da cidade de São Paulo acontece tradicionalmente, desde a sua segunda edição, entre os meses de abril e maio. 

Outras informações relativas ao evento serão veiculadas pelos canais oficiais. Confira: 

Site oficial: www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br
Twitter: www.twitter.com/virada
Facebook: https://www.facebook.com/viradacultural.org
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São Paulo

Quantas obras de arte existem no Metrô de SP?

Quantas obras de arte existem no Metrô de SP?

Espalhadas por 37 estações, há 91 esculturas, murais e painéis assinados por mais de 60 artistas diferentes – nomes como Maria Bonomi, Alex Flemming, Tomie Ohtake, Mário Gruber, Gontran Guanaes e Aldemir Martins.
Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 29 de novembro de 2013
http://blogs.estadao.com.br/edison-veiga/2013/12/26/quantas-obras-de-arte-existem-no-metro-de-sp/

O mais famoso presépio do Museu de Arte Sacra


Com fotos gerais, o Museu de Arte Sacra oferece uma pequena visita virtual ao mais famoso presépio de seu acervo. (http://www.museuartesacra.org.br/pt/exposicoes/show/exposicao-virtual--cenas-do-presepio-napolitano) Trata-se do conjunto napolitano de 1.600 peças italianas do século 18, cuja cenografia ocupa 110 metros quadrados da instituição. Há representações de pastores, homens do campo, além de profissionais como barbeiro, sapateiro e ferreiro.
Veja a história do presépio, de acordo com o próprio museu:
“Francisco Matarazzo Sobrinho, o “Ciccilo”, adquiriu o Presépio Napolitano na Itália, em 1949. O conjunto de 1.600 peças, confeccionadas em Nápoles no século XVIII, remontavam uma vila napolitana setecentista. Entre obras de artesãos anônimos, peças de artistas eruditos, conhecidos como figurinai, como Francesco Cappiello, Francesco Ingaldi, Giuseppe Gallo, Lorenzo Mosca, Matteo Bottigliero, Nicolla Somma, demonstram alto nível técnico.
No Brasil, Ciccilo desejava montar o presépio segundo a cenografia original. Entregou a empreitada a Lourdes Duarte Milliet, esposa do artista Sergio Milliet e irmã do estudioso Paulo Duarte. Para a reconfecção das vestimentas, Gabriella Pascolato, proprietária da Tecelagem Santa Constancia, forneceu os tecidos. As figuras foram recompostas pelo artesão Gregório Tinell; a cenografia, por Tullio Costa, com colaboração de Ítalo Bianchi.
Assim, em 4 de outubro de 1950, o Presépio Napolitano foi aberto para visitação pública na Galeria Prestes Maia, permanecendo em exposição por onze meses. Depois, foi recolhido e passou cinco anos guardado na Metalúrgica Matarazzo. Em 1956, o conjunto transferido para o antigo Pavilhão do Folclore, no Parque do Ibirapuera, onde permaneceu em exposição até 1985. Porém, as condições ambientais e técnicas do local colocavam este importante acervo em risco, razão que motivou sua transferência para o Mosteiro da Luz, que abriga o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Em 1998, o Museu resgatou o projeto do presépio. Paralelamente, o Museu reformou a antiga residência do capelão do Mosteiro da Luz para abrigar o conjunto. O artista Silvio Galvão foi chamado para desenvolver a cenografia, seguindo a concepção criada em 1950 por Tullio Costa. Em 1999, o Presépio Napolitano voltou a ser aberto à exposição pública, em condições que garantiam – e ainda hoje garantem – sua correta instalação, manutenção e preservação.”

Fonte: Blog Estadão – Edson Veiga

Convocatoria de diseño - México


Convocatoria de diseño

México DF. Hasta el 7 de febrero de 2014.12h
Convocatoria para el diseño del sello conmemorativo
75 Aniversario del Exilio español en México.
Consultas:perez@ccemx.org
http://ccemx.org

Descarga aquí la convocatoria en PDF

 

Convocatoria para el diseño del sello conmemorativo del 75 Aniversario del Exilio español en México

Con la intención de mostrar la vigencia de la impronta del exilio español en la cultura mexicana, diferentes instituciones realizarán programas especiales durante el año 2014. La conmemoración del 75 Aniversario del exilio español en México se concibe como un conjunto de actividades enfocadas al conocimiento integral del papel que desempeñó la migración republicana en la vida cultural y social de México.
Entre otras muchas cosas, el exilio significó el gran reencuentro de España y México, y el comienzo de una historia en común entre ambos pueblos. El exilio devino en un factor de renovación a favor del desarrollo y la creatividad que repercutió de manera muy destacada en la vida cultural, artística e intelectual de México, pero también en ámbitos como el comercio, la industria o la vida cotidiana.
Además del interés histórico que puede despertar, el fenómeno del exilio español es un acontecimiento cuya vigencia se materializa en instituciones educativas, académicas y culturales activas, así como un patrimonio cultural, afectivo y familiar, no sólo de los descendientes que viven en México, América Latina y otros rincones del mundo, sino de círculos sociales, profesionales o culturales mucho más amplios.
La comunicación de todas las acciones de conmemoración requiere de un distintivo que las englobe e identifique como actividades relacionadas con esta temática. Por lo anterior, se convoca a diseñadores, artistas urbanos, publicistas, ilustradores, creativos y público en general, a participar en el concurso para definir un sello conmemorativo del 75 Aniversario del exilio español en México.
Este sello estará destinado a identificar todas las actividades y proyectos relacionados con el tema, dentro de la programación de todas las instituciones que se sumen a la iniciativa y se incorporará a los documentos, páginas web, y cualquier otro material de difusión relativo a la conmemoración.
Instituciones convocantes
Asociación de Descendientes del Exilio español, A.C., Ateneo Español de México, Centro Cultural de España en México, Centro de Estudios de Migraciones y Exilios de la Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (CEME/UNED), Centro Lázaro Cárdenas y Amalia Solórzano, Colegio de México, Colegio Madrid, Embajada de España en México, Instituto Luis Vives, Oficina Cultural de España en México, UNAM: Facultad de Arquitectura; Cátedra del Exilio Español.
1. Participantes
Podrán participar de manera colectiva o individualmente todos los diseñadores gráficos, artistas urbanos, publicistas y creativos interesados, etc., sin perjuicio a su nacionalidad, calidad migratoria, edad, sexo, identidad sexual, preferencia política, etc.
2. Propuesta de diseño
Solo se aceptaran diseños originales e inéditos.
Cada concursante podrá presentar un máximo de dos diseños.
Versatilidad: capacidad de adaptación a los diferentes formatos (impresos, objetos publicitarios, medios electrónicos, página web, multimedia).
3. Formatos:
El logotipo deberá entregarse en formato electrónico: logotipo aislado versión color y logotipo aislado en escala de grises y blanco y negro, ambas versiones realizadas con alguno de los programas habituales de diseño gráfico
Tamaño: 800 x 600 px a 72 dpi, en JPG. No deberá pesar más de 2Mb
Texto de justificación de la propuesta de diseño con una extensión máxima de cinco cuartillas. Así como el procedimiento utilizado
4. Presentación de proyectos:
Los participantes deberán enviar o hacer entrega de su propuesta, en un CD dentro de un sobre cerrado, etiquetado “Convocatoria Sello 75 Aniversario Exilio Español en México” a la siguiente dirección postal:
Centro Cultural de España en México.
Pasaje Cultural Guatemala 18-Donceles 97.
Colonia Centro, Delegación Cuauhtémoc
? C.P. 06010
México, D.F.
El plazo de admisión de trabajos estará abierto a partir de la publicación de la presente convocatoria y hasta el 7 de febrero de 2014, a las 12:00 horas.
Horario de recepción de 10:00 a 19:00 horas del lunes a viernes.
5. Jurado y veredicto:
La selección de las propuestas será realizada por un jurado con trayectoria en el campo del diseño y la comunicación. El veredicto del jurado se hará público el día 21 de Febrero de 2014, en la siguiente página webwww.ccemx.org. Los componentes del jurado se harán públicos a la hora de emitir el fallo. El jurado se reserva el derecho a declarar el premio desierto y convocar un nuevo concurso o nuevas bases, al que deberán presentarse nuevos trabajos. Su fallo será inapelable.
6. Premio:
Se otorgará un único premio que consistirá en $ 25.000 y el reconocimiento correspondiente.
8. El diseño ganador puede estar sujeto a modificaciones.
9. Derechos de autor
El proyecto ganador estará bajo una licencia de Creative Commons de reconocimiento, no comercial y sin obras derivadas. http://creativecommons.org
11. Todas las cuestiones no previstas relativas a la presente convocatoria serán resueltas por las instituciones convocantes.
Más información: perez@ccemx.org. T.+5255 55211925-28 Ext 117.


Fonte: Hipermedula

Edital de Ocupação dos CEUs das Artes tem prazo prorrogado


A Fundação Nacional de Artes prorrogou, até o dia 23 de janeiro, as inscrições para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes.
Lançado em agosto pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, o edital vai selecionar oitenta projetos de ocupação artística para os Centros de Artes e Esportes Unificados – CEUs em todo o país. Cada contemplado vai receber R$ 100 mil, para um período de ocupação de seis meses. Atualmente, existem 360 CEUs em todas as regiões do Brasil e a ideia é ampliar esse número. O edital é voltado a pessoas jurídicas e para se inscrever é preciso acessar a plataforma SalicWeb, na internet, por meio do link  http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.
O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de grande vulnerabilidade social.
Edital Concurso CULTURA 2014 - Republicado
CartilhaManual do  SALICWEB
Fonte: RRNE - MinC

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural



Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens em março de 2014. Os interessados podem se inscrever até 20 de janeiro de 2014.

Os artistas, técnicos, mestres e mestras dos saberes e fazeres da cultura popular, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

O benefício pode ser utilizado para custear despesas essenciais à participação do candidato no evento proposto (hospedagem, alimentação e deslocamento).

O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.

Mais informações: Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic - (61) 2024.2045 e 2024.2170.

Texto e edição: Ascom/MinC

Edital de Concurso Programa de Exposições 2014 - CCSP inscrições abertas até 7/2/2014



Até 7 de fevereiro de 2014, encontram-se abertas as inscrições para a licitação na modalidade concurso, objetivando a seleção de 16 (dezesseis) projetos artísticos, nas seguintes categorias: 12 (doze) Exposições Individuais, 01 (uma) Proposta Curatorial e 03 (três) Residências Artísticas a serem realizados pelo Centro Cultural São Paulo.

Material de consulta para interessados em participar na categoria Proposta Curatorial : http://www.centrocultural.sp.gov.br/editais/edital_programa_exposicoes_2014_projeto_curatorial.pdf

Fonte:Centro Cultural São Paulo - CCSP

EDITAL SP ESTAMPA 2014

EDITAL SP ESTAMPA 2014
Inscrições até 17/02/2014
clique no link abaixo, preencha, salve e envie por e-mail.
http://www.spestampa.com/index.html
03 a 13 de abril de 2014

O SP ESTAMPA é um festival de Artes Gráficas organizado pela equipe da galeria Gravura Brasileira desde 2011 com a participação de ateliês, escolas, galerias, espaços culturais da cidade de São Paulo e com eventos em outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil. 
O Festival irá reunir artistas, ateliês e estudantes que trabalham com a estampa sob todas as suas formas: gravura, serigrafia, calcogravura, litografia, múltiplos, lambe-lambe, estêncil, livros de artista, álbuns de gravuras, fanzines, instalações, impressão digital e arte pública.
O SP ESTAMPA nasceu da necessidade de ampliação do espaço das artes plásticas no cotidiano da cidade. Com este evento pretendemos reforçar a existência de um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrar aos visitantes a grande qualidade da gráfica nacional, estimular a transmissão de conhecimento através de cursos, palestras e workshops e ampliar o público interessado em artes visuais.
A nossa idéia, como organizadores e curadores, é funcionar como um indutor de propostas dos artistas e fazer a curadoria das mesmas de modo a criar um evento coerente e de acordo com a proposta de popularizar a arte da gravura, torná-la compreensível ao público e abrir novas possibilidades de fruição e compreensão da cultura brasileira.
Nas três primeiras edições do SP ESTAMPA a programação ficou espalhada em diversos espaços da cidade de São Paulo. Nossa intenção em 2014 é reunir todos os eventos em um só lugar para fortalecer o evento e facilitar o acesso e a movimentação do público.