concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 20 de maio de 2017

exposição Marola, Mariola e Marilola - Beatriz Milhazes - RJ

Beatriz Milhazes | Carpintaria
Apoio [Support]

Exposição Pomarium - Paulo von Poser, Silvestre Silva e reproduções da Coleção Brasiliana - Cotia - SP



AstraZeneca deu vida à Exposição Pomarium, projeto com objetivo de levar arte, educação ambiental, hábitos mais saudáveis, oficinas e entretenimento para toda a população.

A exposição tem seu espaço criado para possibilitar as mais diversas relações sensoriais. Já a entrada conduz a uma estrutura climatizada com sons, cheiros, texturas e “surpresas”, onde o público vivencia experiências sinestésicas, em ambiente com representação de espécimes da flora brasileira, por meio de suas centenas de frutas nativas distribuídas pelos biomas nacionais. Depois podem passar por uma floresta em tamanho natural que ativa os sentidos do visitante, repleta de obras de arte, onde celebra-se a esperança de que ações semelhantes ocorram, afim de conscientizar as pessoas para mudanças em seus hábitos de consumo e comportamentos frente à natureza. Os visitantes ainda podem ver a realidade da devastação da natureza pelo ser humano, o mal-uso dos recursos naturais, agrotóxicos, aquecimento global e outras maledicências.

O projeto Pomarium é uma realização da AstraZeneca Brasil, via Lei de Incentivo Fiscal, que busca agregar ainda mais valor para a cidade de Cotia, onde está a sede da empresa. “Temos diversos projetos de responsabilidade social com as comunidades locais e o Pomarium vai além de proporcionar uma sensação de proximidade com a natureza valorizando o que ela nos proporciona. Ele sugere um olhar para a qualidade de vida e saúde, através do resgate dos biomas brasileiros e contribui para educação da população sobre o tema”, diz Vanessa Cordaro, Diretora Executiva de Recursos Humanos e Comunicação da AstraZeneca.

A Exposição Pomarium conta com desenhos de Paulo von Poser, fotografias de Silvestre Silva, reproduções do acervo da Coleção Brasiliana do Banco Itaú e cenografia de Fabio Delduque.

Intervenções artísticas e culturais como músicas, workshops, palestras, compõem a agenda do Pomarium, sempre com o tema principal da exposição como linha guia. Cada uma das espécies será devidamente identificada com as características que a formam e contam mais sobre sua história.

Após a conclusão do projeto, os pomares serão doados para a cidade de Cotia, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, caracterizando uma ação de preservação ambiental efetiva, objetivo principal da mostra que quer trazer o sentimento de pertencimento a natureza ás pessoas que a vistam e que, em função das interferências urbanas de um país como o Brasil, se afastaram de tais características.

Serviço - Exposição AstraZeneca apresenta Pomarium
Local: Praça da Matriz (Rua Senador Feijó, 12 – Centro, Cotia, SP)
Período para visitação do público: 20 de abril a 21 de maio de 2017
Horário: das 10h às 18h, todos os dias, inclusive feriados
Ingresso: gratuito
Informações: Tel.: (11) – 2638-9431 (Allegro)

Curadoria: Ivor Carvalho
Artistas: Paulo von Poser, Silvestre Silva e reproduções da Coleção Brasiliana 
Expografia: Fabio Delduque

exposição UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo - SP


PREMIADO FOTÓGRAFO LALO DE ALMEIDA PARTICIPA DE MEGAEXPOISÇÃO NA AVENIDA PAULISTA

Profissional está com duas fotografias na mostra fotográfica UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo, em parceria da entidade sindical com a ONU e OIT

Lalo de Almeida é um dos mais brilhantes fotógrafos brasileiros da atualidade. Seus cliques já foram destaques no Brasil e no mundo e já ganharam vários prêmios, como o XII Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional das Artes para realizar um projeto sobre os impactos sociais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. Seu mais recente reconhecimento foi o segundo lugar na categoria Questões Contemporâneas – Histórias no World Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais celebrados do mundo. Agora, duas fotografias de Lalo de Almeida podem ser vistas pelo público na Avenida Paulista na exposição UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo. A mostra fotográfica é uma parceria da entidade sindical com a Organização da Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Das 34 imagens que fazem parte da exposição, duas são de Lalo de Almeida: a de uma árvore solitária em meio a uma queimada e de uma criança indígena em situação de pobreza. “A foto da árvore queimada foi feita na Floresta Nacional do Jamanxim, na região de Novo Progresso, próximo à BR-163, no Pará, uma das regiões com maior índice de desmatamento do país. E agora o governo Temer quer diminuir as áreas de preservação nessa região por pressão dos ruralistas. A outra foi feita em uma reserva indígena Guarani Kaiowá, em Dourados (MS), e mostra a situação miserável a que esses indígenas foram submetidos devido à falta de território para o modo de vida tradicional. Alcoolismo e subnutrição infantil são alguns dos problemas enfrentados pelos indígenas nessa comunidade”, explica. Essas fotografias foram escolhidas para retratar dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças do clima.

Mostrando o primeiro objetivo da ONU – erradicação da pobreza – e o 15º, Vida Terrestre, para o fotógrafo, as imagens retratam uma realidade que é pouco vista pela população e despertam para vários problemas que, muitas vezes, passam despercebidos. “Acredito que o tipo de fotografia que eu faço não foi feito para ser mostrado em uma galeria, um espaço fechado entre quatro paredes, com um público restrito e elitizado. É um imenso prazer expor o trabalho em um lugar democrático, onde qualquer pessoa tem acesso. Acho sensacional qualquer atividade a céu aberto e democrática, que aproxime as pessoas de outras realidades e as faça pensar”, revela o fotógrafo que já passou por grandes publicações como Veja, jornal O Estado de São Paulo e atualmente colabora com a Folha de São Paulo e fotografa para o The New York Times.

Exposição
Como parte das comemorações de 1º de maio, a UGT realiza a megaexposição fotográfica UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo, que está em cartaz na Avenida Paulista, cartão postal de São Paulo. A mostra conta com 34 mega painéis de 4m x 3m, que retratam os 17 objetivos que podem mudar a cara do Brasil. As fotografias, de renomados profissionais, mostram o país de norte a sul, sob vários aspectos, desde a crise dos últimos 10 anos até o que se espera até 2030. Os Objetivos que são retratados são Erradicação da pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água potável e Saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Vida na Água; Ação contra a mudança global do clima; Consumo e Produção Sustentáveis;  Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação. A produção da exposição é da Maná Produções e Eventos e a pesquisa fotográfica e seleção da DOC Galeria.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

chamada para Prêmio Brasil Fotografia

Inscrições para o Prêmio Brasil Fotografia estão abertas

Ministério da Cultura e Porto Seguro apresentam o Prêmio Brasil Fotografia 2017. O edital já está disponível no sitewww.premiobrasilfotografia.com.br. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 15 de junho

Sob curadoria geral do artista visual Cildo Oliveira, o Prêmio Brasil Fotografia que está em sua 16ª edição é dividido em cinco categorias e a premiação este ano chegará a R$ 180 mil. Mais de 200 fotógrafos já foram agraciados.

Destinado a brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil, tem como proposta não apenas a fotografia, mas a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão, na qual a imagem explore a diversidade como um espelho da história social e estética sob o olhar contemporâneo.

Prêmio está dividido em cinco categorias: Especial, Ensaio Impresso, Ensaio Multimeios, Bolsa para Desenvolvimento de Projeto e Revelação.

Especial: uma comissão curatorial indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes em seu percurso criativo;
Ensaio Impresso: ensaios sobre o mesmo tema, caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral. Não há restrições quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção;
Ensaio Multimeios: dedicado a produções que usem diferentes linguagens e narrativas como: vídeos, projeções, instalações, intervenções urbanas;
Bolsa para Desenvolvimento de Projeto: dedicado a projetos de pesquisas experimentais, ainda não viabilizados, que partam da ação/reflexão fotográfica como impulso para o desenvolvimento de narrativas contemporâneas, em um território transdisciplinar;

Revelação: destinado a um fotógrafo inédito no circuito institucionalizado de arte.

Comissão curatorial: coordenada por Cildo Oliveira, neste ano participam: Angélica de Moraes (curadora), Fabio Magalhães (curador), Evandro Teixeira (fotógrafo) e Rubens Rewald (cineasta). "O diferencial do Prêmio Brasil Fotografia é o fato de dar liberdade de se expressar, de colocar propostas e projetos pois, nada mais importante que preservarmos o direito de expressão individual, o direito de criar, o direito de, por meio de trabalhos fotográficos, nos colocarmos diante da nossa sociedade", afirma Cildo.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Rob Swainston


Please join us for an Artist Talk
this Saturday, May 20, 6:30 pm

Rob Swainston
Rob Swainston mixes printmaking, installation, sculpture, drawing and video in an exploration of social and historical processes. Because Swainston works large and in multiples he can cut up, overprint, combine, repeat and reassemble work in multiple ways. He is constantly rebuilding and reassembling work while adding new components and destroying old. For him, this process is analogous to how our social world is constructed.
from: PS1 Studio Visit page:
http://momaps1.org

Swainston is Assistant Professor in Printmaking at SUNY Purchase College and Master Printer for the collaborative printshop, Prints of Darkness. He received a BA from Hampshire College, an MFA from Columbia University, and attended Skowhegan, Marie Walsh Sharpe, and the Fine Arts Work Center. His work sits at the intersection of printmaking, painting, installation and sculpture.  Exhibitions include Marginal Utility, David Krut Projects, Bravin Lee Programs, Socrates, Smack Mellon, Queens Museum, and Bronx Museum.





*...For the printmaker, the press bed is not a window of illusion,
it is the space of social tinkering. The artist is a hacker.
...The viewer participates in an "archeology of uncovering", discerning numerous processes and images containing multiplicities of narratives culminating in an uncovering of the "significant image" and the
realization "I see myself seeing myself."
(*from artist statement, 2015)
**I am interested in the meaning of the image; image use, the icon, propaganda, mass media, the artistic field, the politics of representation, the ubiquity of the image, the spectacle perfected as image, and ultimately the fragmentation and disappearance of the image. Print media is a deep reservoir, a wellspring for intellectually rooted practice, with easily forged links to active material/process-based practices. I am using this dual approach to ask the question:  'what is the significant image?'
(**2014)

Images: Top: "Plexus"  
woodblock print on paper with mirrors (2011) 
Middle: "printstallation"
Lower: "Recombinant Histories" drawing on paper with steel, lights, fans and wires; a moving installation piece (2008)

MANHATTAN GRAPHICS CENTER
  250 WEST 40 STREET, FIFTH FLOOR | NYC 10018 | 212-219-8783
 NYCulture

terça-feira, 16 de maio de 2017

palestra sobre o projeto DIÁLOGOS na Oficina Cultural Oswald de Andrade - SP


Palestra

Dia 18 de maio às 19h no

auditório da Oficina Cultural

 Oswald de Andrade

                                                                                      Diálogos   
Um olhar sobre a escola de Xilografia do Horto

Apresentação das 418 impressões originais das matrizes da Escola de Xilografia, que existiu na década de 40 em São Paulo dentro do parque Alberto Löfgren (Horto Florestal) e que pertence ao acervo do Museu Florestal Octávio Vecchi.  A escola formou alguns gravadores como José Cruz, Waldemar Moll, que trabalhou nessa profissão na revista “Chácaras e Quintais” e Itajahy Martins. Seu professor Kohler também influenciou a gravura de Lívio Abramo.

Projeto realizado pelas artistas Maura de Andrade e Maria Pinto, em 2011 com apoio do ProAc.

Abertura das exposições NO DRAMA e Depois do fim - Fundação Iberê Camargo - PoA - RS


CONVITE ELETRONICO_NO DRAMA_Depois do fim (2)SiteVisiteFacebookInstagramTwitterYoutube