concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 27 de janeiro de 2018

Sesc Piracicaba abre inscrições para Bienal Naïfs do Brasil 2018 - até 13 de março


                                                                        (Detalhe da obra: “Favela”. Artista: Geolagens de Oliveira. Foto: Isabella Matheus)

Até 13 de março, os artistas/produtores de arte naïf que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular de todas as regiões do Brasil poderão se inscrever para a décima quarta edição da Bienal Naïfs do Brasil, evento cultural realizado pelo Sesc São Paulo na unidade de Piracicaba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio da ficha de inscrição da Bienal Naïfs do Brasil, que pode ser encontrada, juntamente do edital, nas unidades do Sesc no estado de São Paulo, em pontos culturais de todo o País e também por meio de download no site http://bienalnaifs.sescsp.org.br/2018/.

Realizada pelo Sesc São Paulo desde 1992, na unidade de Piracicaba, a Bienal Naïfs do Brasil foi criada com o intuito de privilegiar a participação de artistas cujas obras revelam a produção de arte ingênua, espontânea, instintiva, popular, naïf ou naïve, concebidas, em sua maioria, de forma autodidata. A edição de 2018 tem abertura prevista para o dia 17 de agosto.

NÚMEROS - A 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, que teve curadoria de Clarissa Diniz, Claudinei da Silva e Sandra Leibovici, apresentou 185 obras de 111 artistas
representados por 24 estados brasileiros
 e um público formado por cerca de 70 mil visitantes. Nessa última edição foi desenvolvido um material educativo que atendeu a rede de ensino da região e para trabalhar o conteúdo adequado a cada público visitante com suas características particulares e peculiares. O Núcleo Educativo foi conduzido por 15 educadores e coordenado pelo curador, pesquisador e professor Claudinei Roberto. Durante a exposição, os educadores receberam, além do público espontâneo, aproximadamente 16 mil pessoas por meio do agendamento prévio de grupos formados por escolares (de educação infantil a universitários de escolas públicas e particulares), terceira idade, artistas locais e nacionais, instituições, associações e ONGs, empresas, galeristas, formadores de opinião, entre outros, de toda a parte do Brasil. E como acontece em toda a edição, a programação complementar trouxe oficinas com artistas naïfs, vivências, formação de professores, espetáculos de teatro e dança, shows, cursos e sessões de cinema.

Webdoc Bienal Naïfs do Brasil 2016 (Duração: 15’19’’): Uma credencial no peito, um quadro pendurado na parede, portfólio e exposição… Muito antes de receber o lastro “artista” pela Bienal Naïfs do Brasil 2016, esses homens e mulheres já se expressavam de uma maneira só deles. Não vivem sem. Alguns se sentem menos artistas que outros. Outros se perguntam: o que faz de mim um artista? Na Beira da Cor, produzido pelo Mezclador e Filmes Para Bailar para o Sesc SP, mostra que ingenuidade, instinto e uso indiscriminado das cores talvez não sejam características da arte naïf, e sim da arte. E ponto. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=VqKwNNlSBcQ


Bienal Naïfs do Brasil – 2018Secretaria Geral:
Tel: (19) 3437-9286 / 0800 771 6243
Atendimento de terça a sexta, das 13h30 às 21h.
Sábados, das 9h30 às 13h.
bienalnaifs@piracicaba.sescsp.org.br

SERVIÇO
O que: Inscrições para a Bienal Naïfs do Brasil 2018
Quando: 
De 16/01 a 13/03/2018
Endereço do Sesc Piracicaba: Rua Ipiranga, 155 (Centro) - Piracicaba/SP
Tel(19) 3437-9292

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

São Palo Cidade Diva no Divâa - Henrique Vieira Filho - SP

Exposicao WALL, de Henrique Vieira Filho
Tela "Megalopolitanos" do Artista Henrique Vieira Filho
Tela "Polimetropolis", do Artista Henrique Vieira Filho

Exposição
São Paulo:
Cidade Diva No Divã
,
do Artista e Psicanalista
Henrique Vieira Filho
homenageia o aniversário da megalópole, por meio de pintura e crônicas.

Entrada franca, no formato Slow Art Experience, no qual o proprio Henrique Vieira Filho
recebe o público em seu ateliê, mediante agendamento prévio.


Galeria Hvfartes
Alameda Santos, 211
São Paulo - SP