concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

7ª Mostra 3M de Arte Digital


A 7ª Mostra 3M de Arte Digital abre espaço para que novos talentos divulguem seus trabalhos ao grande público: a ação cultural container.art foi criado especialmente para exibir conteúdos artísticos que possam ser exibidos de forma digital, como vídeos, filmes 3D, motion graphics e stop motions, com até cinco minutos de duração. Os trabalhos escolhidos serão exibidos diariamente, durante a exposição que acontecerá de 3 de novembro a 3 de dezembro, no Largo da Batata, São Paulo.
Poderão participar da ação cultural pessoas físicas residentes no Brasil e maiores de dezoito anos na data da inscrição.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 19 de outubro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2yjF009

I Edital de Jovens Negras nas Artes Visuais


Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital de Jovens Negras nas Artes Visuais promovido pelo coletivo Mulheres Negras nas Artes, visando o fortalecimento da rede de mulheres negras no ramo das artes e dar visibilidade ao trabalho das artistas dentro da esfera da arte contemporânea.
O edital tem o objetivo de estimular as condições de produção e pesquisa para obras que desenvolvam novas abordagens de três artistas negras. Para se inscrever na residência a artista deve ser negra, ter entre 18 e 33 anos de idade e residir em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
As artistas selecionadas receberão acompanhamento e apoio da equipe de produção da M.U.N.A no desenvolvimento da proposta; acompanhamento de convidados (a definir) com experiência em projetos e troca de saberes; garantia de uso dos espaços escolhidos pela M.U.N.A - em períodos a serem definidos de acordo a programação - durante o período da residência.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 15 de outubro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: apoio financeiro de até R$3.000 para execução do projeto.

– Edital: http://bit.ly/2kH74VP

OCUPAÇÃO ARTÍSTICA INTERATIVA onde os artistas visuais Tiago Fernandes, Alexis Flores e Dino Soto

“OCUPAÇÃO ARTÍSTICA INTERATIVA” onde os artistas visuais Tiago Fernandes - brasileiro, Alexis Flores - cubano e Dino Soto - peruano, estarão apresentando suas obras. Haverá um bate papo dos artistas com o público retratando seu momento e sua obra, quem os inspirou e o que os motivou a escolher o caminho das artes. A noite ainda trará degustação da culinária cubana e música ao vivo.
 
DATA DA ABERTURA: 20 de Outubro de 2017
HORÁRIO: A partir das 19h00.
LOCAL: Casa Giogia Caffe, a casa dos amigos.
Rua São Miguel, 86 - travessa da Frei Caneca


Obs.: a Ocupação permanecerá no local até o dia 03 de Novembro onde acontecerá o encerramento do Evento também com atrações especiais.
 

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PALESTRA DO AUTOR E LANÇAMENTO DO LIVRO “ARTE DO LENHO – XILOGRAVURAS”, DE ANTONIO F. COSTELLA

Imagem inline 1
23cmx23cm 120 páginas R$45,00

Na Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão, dia 14 de outubro de 2017, às 16 horas, Antonio F. Costella falará a respeito dos trinta anos desse Museu e, na sequência, autografará seu novo livro “ARTE DO LENHO – XILOGRAVURAS”, que está sendo lançado. No livro, Costella reproduz xilogravuras de sua autoria e explica como as criou, juntando lembranças dos esforços em busca da melhor madeira e dos segredos do fazer artístico. Com linguagem despretensiosa, a narração dá ao leitor a sensação de estar vivendo um descontraído bate-papo no atelier do artista. 


Nascido (1943) em São Paulo e formado em Direito pela USP, Costella lecionou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em outras instituições de ensino, inclusive na Europa (Escola Superior de Jornalismo, na cidade do Porto, Portugal).  Afastou-se, porém, dessas atividades para devotar-se exclusivamente a duas grandes paixões: os livros e as xilogravuras.
Costella tem 35 livros publicados, distribuídos em três áreas:  Obras técnicassobre História e Direito da Comunicação, bem como História e Técnicas das Artes Plásticas; Literatura geral, área na qual suas obras de maior divulgação foram os livros de viagem da série “Patas na Europa”, que têm como narrador o seu cão e mesclam fatos reais com história universal e alguma ficção; e Literatura infanto-juvenil, com destaque para o pequeno livro “Ter cão é coisa séria”, que ultrapassou a marca dos 100.000 exemplares. 

O Museu Casa da Xilogravura, local do evento, foi fundado em 1987 pelo próprio Costella, e é até hoje dirigido por ele, juntamente com Leda, sua mulher. Reúne milhares de obras de mais de 1.000 artistas e permite ao público ver, em trinta salas, toda a história da xilografia, além informar-se a respeito também de outras técnicas de impressão gráfica. No jardim, um pequeno marco de concreto indica o local onde estão enterrados os despojos de Chiquinho, o cão “narrador”, cujos livros ajudaram a tornar lucrativa a Editora Mantiqueira, hoje mantenedora do Museu. No mesmo gramado, um cinerário espera pelas cinzas de Costella e de Leda. 

A Universidade de São Paulo é a herdeira “post mortem” do acervo e dos prédios da Casa da Xilogravura, com a condição de manter ali, para sempre, um museu de xilogravura aberto ao público.

_____________________________________________________________________
MUSEU CASA DA XILOGRAVURA
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Horário de funcionamento: das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(só fecha nas terças e quartas-feiras) 
Mais informações:  (12) 3662-1832                       

Convocatória Nova Fotografia 2018 – MIS


Criado em 2011, o projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que se distinguem pela qualidade e inovação de seu trabalho. Nesta edição, até seis projetos fotográficos e dois suplentes serão selecionados para serem expostos ao longo do ano de 2018, pelo período aproximado de quarenta e cinco dias, no espaço denominado “Nicho” do Museu da Imagem e do Som (MIS). Além disso, algumas das exposições seguem em cartaz por outras cidades do Estado, dentro do Programa MIS Itinerante. Para concorrer, os interessados devem, entre outros requisitos, residir no Estado de São Paulo e ter uma produção artística em fotografia que ainda não tenha sido exposta.
A convocatória está aberta a qualquer tendência, tema e linguagem fotográfica, permitindo, assim, a revelação de novos valores e novas perspectivas da fotografia.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 17 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: impressão das fotografias, montagem e divulgação da exposição de acordo com o padrão do projeto e disponibilidade orçamentária
.– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2hNcq0R