concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

conversas no ateliê - São José dos Campos (SP)

Atelier De ETSER
Ciclo de temas do 1º semestre de 2011
Sempre  4as, das 20 às 21hs.

09/02- O Sagrado na Arte.
Douglas Barzon

23/02- Encáustica- história e técnica.
Alex Carrari

09/03- Arte islâmica-caligrafia e geometria
Fábio Sapede

23/03- Arte caligráfica japonesa.
Reiko Shimizu

06/04- Caligrafia Carolíngia e Gótica.
Cássio Lima


20/04- Arquitetura como Arte.
Ademir Pereira dos Santos

Rua Rui Barbosa, 2225, Santana, São José dos Campos.
Tel:  3941 7972
Custo: Contribuição espontânea

cultura mix


um blog cheio de curiosidades:

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Oficina Cultural Oswald de Andrade - São Paulo


Oficina Cultural Oswald de Andrade


Coordenação: Valdir Rivaben
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001
São Paulo - SP
(11) 3221-5558 / 3222-2662
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h às 18h


ligue para saber a programação.



Atelier Piratininga - São Paulo



O Atelier Piratininga fica na 
r. Fradique Coutinho n. 934, 
em frente a livraria da Vila.
Entre no blog http://atelierpiratininga.blogspot.com/ 
e veja as novidades da programação.

Cursos e oficinas

Programa de residência


O programa possibilita que artistas desenvolvam, com autonomia, projetos temporários, utilizando as facilidades que o atelier dispõe para a prática da gravura em metal, xilogravura, desenho e pintura, valendo-se da interação com outros artistas.

Condições:
O artista poderá participar do programa apresentando um projeto sucinto de trabalho, com duração semestral (renovável), dias e horários em que pretende utilizar o atelier e imagens de obras já realizadas, junto com a ficha de inscrição abaixo. O material poderá ser enviado por e-mail para atelierpira@gmail.com, em cd, dvd ou impresso para o endereço do Atelier. Caso tenha condições de abrigar o projeto, o atelier agendará um encontro com o artista para acertar detalhes. Encorajamos a participação de estudantes e artistas jovens, que desejem complementar sua formação, trabalhando com outros artistas no espaço. Artistas de outras cidades podem participar de uma residência artística concentrada, combinada ou não com curso ou exposição, segundo consulta. O Atelier Piratininga está equipado para oferecer um ambiente de trabalho profissional seguro e saudável, sendo o primeiro a adotar os princípios da gravura-não-tóxica no país. O Programa de Artista Visitante visa estimular o intercâmbio artístico, a realização de projetos conjuntos, a experimentação técnica, de linguagem e o aprendizado. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0..11 2373-0224.

Facilidades encontradas no Piratininga:
- Atelier completo de gravura em encavo e relevo com prensa elétrica Topal de 90 x 60 cm,
- Área externa para reuniões, aulas e trabalho.
- Microcomputador com monitor de 17 polegadas, acesso à Internet banda larga, scanner, impressora, telefone.
- Espaço de exposição.
- Painel de ferramentas de marcenaria.
- Local para guardar material individual.


Outras facilidades encontradas nos arredores:
Estacionamento próximo ao local (no mesmo quarteirão), diversos restaurantes, livrarias, hotéis e albergues, galerias de arte, papelarias e lojas de material artístico, moldurarias, supermercados, bancos, estação de metrô (Vila Madalena), trem (Cidade Universitária e Pinheiros) e diversas linhas de ônibus.

Esclarecimentos:
Estão incluídos nos custos do programa, além dos espaços e equipamentos acima, mordentes e alguns outros químicos de gravura, ferramentas de uso comum; ligações telefônicas locais, uso da Internet.
Os demais materiais e ferramentas de uso pessoal deverão ser trazidos pelo artista. Impressões jato de tinta serão cobradas.
O uso dos equipamentos é responsabilidade de cada artista. Cabe a cada um zelar pela conservação dos mesmos e seguir as regras e orientações estabelecidas pelo Atelier Piratininga para a utilização de equipamentos, materiais e do espaço. Caso algum equipamento seja danificado por uso não apropriado, o artista deverá arcar com os custos de reparo ou substituição do mesmo.
O Atelier Piratininga parte do princípio de que o artista visitante tem conhecimento das técnicas e materiais utilizados, quando estiver trabalhando sem a orientação direta de um dos artistas integrantes. O Atelier se exime, portanto, de qualquer responsabilidade por acidentes ocasionados pela ação de seus artistas visitantes.
As taxas cobradas auxiliam na manutenção do ateliê coletivo. O pagamento deverá ser feito até o dia 04 de cada mês, em dinheiro ou cheque.
Itens não presentes neste programa deverão ser decididos com o Atelier Piratininga.

natureza hoje - com a participação das amigas Lilian Arbex e Vicência Gonsales


"Exposição Natureza Hoje" será inaugurada no próximo domingo, dia 6 de fevereiro, às 11h, no Museu Florestal Octávio Vecchi

de 7 de fevereiro a 13 de março no
Museu Florestal Octávio Vecchi

Terça à Sexta–feira das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min e 
Domingo das 10h às 15h30min,
- INFORMAÇÕES:
Tel.: 11 - 2231 8555 - Ramais 2063 e 2053

Rua do Horto, 931 - Horto Florestal - São Paulo - SP - Brasil

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Oficina de Gravura Carlos Oswald - 2011 - Rio de Janeiro

Iniciadas atividades na Oficina de Gravura Carlos Oswald - 2011

Dia 02 de fevereiro iniciamos a jornada de trabalho da Oficina de Gravura Carlos Oswald do ano de 2011. Todos estão convocados a conhecer nosso espaço de criação e trabalho e aqueles que como nós encontrarem neste atelier um local de dedicação e estudo adequados a sua forma de produzir, convidamos a permanecer em nossa Oficina neste novo ciclo. Será uma imensa alegria recebê-los em nosso atelier. Saudações Impressas

Rua Frederico Silva, 86, Praça XI, Centro, Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / RJ

café senhoritas + gravura em foco


A tradicional programação musical do Café Senhoritas ficou ainda melhor! A partir de 01/02, terça-feira, o grupo de gravadores Gravura em Foco apresentará os trabalhos de seus integrantes.
Cada semana um artista mostrará suas obras ao som das releituras jazzisticas do repertório do quarteto inglês "The Beatles". Quem abre a mostra é Marcílio Tabosa, a partir das 19h30. Imperdível!

Confira a programação semanal:
01/02 – Marcílio Tabosa
08/02 – Carmem Dolores
15/02 – Luciana Guimarães
22/02 – Cecile Martins
01/03 – Marlene Maciel
15/03 – Valdinei Bezerra
22/03 – Tita Guedes
29/03 – Goári
05/04 – Marisa Matos
12/04 – Nininha
03/05 – Nassara de Sousa
10/05 – Eliana Leonir

Local: Senhoritas Café (408 norte)
Café Senhoritas
Scrn 712/713 Bl C s/n en 28 ap 5 - Brasília - DF, Brasil +55 61 3340-2676

Quando: Aberturas das mostras às terças-feiras a partir das 19h30.
Contato: gravuraemfoco@gmail.com e 8111-4979

João Pessoa seleciona projetos de oficinas culturais

João Pessoa seleciona projetos de oficinas culturais
Mônica Herculano
 
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) recebe até o dia 2 de março inscrições para seu I Concurso de Seleção e Premiação de Propostas de Oficinas Culturais.
Serão selecionados profissionais que comporão a programação do Projeto Oficinas Culturais nos Bairros, a serem desenvolvidas em diversos espaços comunitários de João Pessoa, com acesso gratuito à população de todas as faixas etárias (crianças, jovens, adultos e idosos), no período de maio a novembro de 2011.
Os projetos podem ser de artes visuais, dança, áudio visual, música, artes cênicas, cultura popular, literatura, comunicação, culinária e outras áreas da cultura, desde que o profissional comprove conhecimentos e experiências na respectiva área.
Serão contempladas 100 propostas, sendo 70 para remuneração imediata e 30 para cadastro reserva.
Clique aqui para acessar o edital.

Edital de Ocupação de Centro de Cultura de Ponta Grossa/PR -prorrogado até 4 de fevereiro

Edital de Ocupação de Centro de Cultura de Ponta Grossa/PR

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa recebe inscrições, até 04/02/11, para ocupação das galerias do Centro de Cultura de Ponta Grossa. Podem se inscrever artistas brasileiros e estrangeiros nas mais diversas linguagens das artes visuais.
|
Confira o edital completo:

Regulamento
1. Inscrições
As inscrições estarão abertas entre 16 de novembro e 17 de dezembro de 2010 (PRAZO PRORROGADO ATÉ 04 DE FEVEREIRO DE 2011), a todos os artistas e grupos de artistas ponta-grossenses, paranaenses, brasileiros ou estrangeiros buscando incrementar o intercâmbio cultural. Os interessados deverão enviar suas propostas, obedecendo às seguintes exigências:
1.1 Apresentar proposta, no formato A4, contendo: projeto da exposição (nome da Exposição, número de obras), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida ( Pelo menos três) dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões). Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação;
1.2 Incluir currículo e dados pessoais (endereço completo, telefone e e-mail para contato), além de cópias da documentação sobre sua trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral);
1.3 Definir no projeto, plano e instruções de montagem da exposição, bem como os materiais e equipamentos necessários, respeitando as normas museológicas dos espaços expositivos e de conservação de obras de arte. Não serão aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam e/ou prejudiquem as instalações físicas dos espaços expositivos;
1.4 Encaminhar as inscrições por correio, para “Edital de Ocupação das Galerias 2011” - Secretaria Municipal Cultura e Turismo de Ponta Grossa - Rua Julia Wanderley, 936 / Centro - CEP: 84010-170 - Ponta Grossa / Paraná, ou pessoalmente, no endereço supracitado, das 13h00 às18h00, entre os dias 16 de novembro e 17 de dezembro de 2010.
1.5Os projetos serão avaliadas por uma Comissão Consultiva, de reconhecida competência entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Depois da seleção os projetos deverão ser retirados até dia 12 de março de 2010. Os projetos não retirados até aquela data serão incorporados ao acervo documental do SMCT.
2. Responsabilidades
2.1.Da SMCT
2.1.1 Informar o resultado da seleção e do calendário de exposições através de comunicado individual via correio ou email.
2.1.2 Coordenar as exposições, planejar o cronograma e definir o período da exposição, sendo que o artista poderá indicar o período de sua preferência;
2.1.3 Executar a montagem e desmontagem da exposição;
2.1.4 Conservar/preservar as obras durante o período da exposição;
2.1.5Imprimir 200 (duzentos) convites tamanho A5 e 200 (duzentos) prospectos tamanho A4, de acordo com as condições técnicas e orçamentárias da SMCT.;
2.1.6 Divulgar a exposição na imprensa e por email, mediante release e material fotográfico;
2.1.7 Disponibilizar o espaço físico, no mínimo dois dias antes da abertura, para a realização da montagem.
2.1.8 Realizar a cerimônia de abertura da exposição;
2.2. Do artista ou grupo de artistas
2.2.1 Assinar o Termo de Responsabilidade com a SMCT para oficializar a exposição;
2.2.2 Entregar material fotográfico, currículo e texto de apresentação da exposição em meio digital (cd-rom ou e-mail) no prazo estipulado de trinta dias antes da abertura da exposição. As imagens devem ser enviadas em arquivos de alta resolução e incluir os créditos devidos para criação dos convites;
2.2.3Providenciar e arcar com os custos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras. A SMCT não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras, devido à embalagem incorreta e transporte até o espaço expositivo;
2.2.4 Encaminhar as obras acondicionadas em embalagens resistentes.
2.2.5 Providenciar os materiais e equipamentos específicos para montagem não disponíveis nas Galerias.
2.2.6 Entregar o material a ser exposto no prazo de dois dias úteis antes da abertura da exposição com identificação completa das obras;
2.2.7Conceder a SMCT o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgação, inclusive com a possibilidade de exposição virtual, na internet, no sítio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa;
2.2.8Participar do "Encontro com o Artista", bate-papo informal com a comunidade, dentro das atividades de Ação Educativa da SMCT.;
2.2.9 Retirar o material exposto no prazo de cinco dias úteis após o término da mostra; após este período a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.
3. Disposições Gerais
3.1 As exposições ficarão abertas ao público por aproximadamente 04 semanas, obedecendo o cronograma dos espaços expositivos para o ano de 2010.
3.2 A inscrição implica na aceitação deste Regulamento;
3.3 Casos omissos serão resolvidos pela SMCT.
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Ficha Técnica das Salas de Exposições:

Galeria “João Pilarski” - Centro de Cultura, primeiro andar, entrada pela Rua Dr. Colares (espaço tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio histórico, Artístico e Cultural de Ponta Grossa)
Espaço físico: duas salas de 8m x 10m cada uma com piso de carpete em dois níveis.
9 (nove) painéis de mdf, pintados na cor branca de 1,50m x 2,50m de altura.
Sistema de iluminação lâmpadas frias cor branca.
Sistema de segurança e central de alarme

Galeria “Lucio Mauro Ribeiro” - Centro de Cultura, sub-solo, entrada pela Rua Augusto Ribas (espaço tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio histórico, Artístico e Cultural de Ponta Grossa)
Espaço físico: uma salas de 06m x 10m com piso cimentício cinza claro
10 (dez) painéis de mdf, pintados na cor branca de 1,30m x 2,00m de altura.
Sistema de iluminação lâmpadas frias cor branca.
Sistema de segurança e central de alarme


Galeria - Espaço Cultural “Capitolium Vest Art”
Espaço físico: uma salas de 10m x 10m com piso de lajotas.
10 (dez) painéis de metal pintados na cor branca de 1,30m x 2m de altura.
Sistema de iluminação lâmpadas frias cor branca.
Sistema de segurança e central de alarme.
|
Mais informações:
Secretaria Municipal Cultura e Turismo de Ponta Grossa -
Centro: r. Julia Wanderley, 936.
|
Centro de Cultura de Ponta Grossa
Centro: r. Collares, 436, tel. (42) 3223-2951.

inscrições para ocupar muros de Belo Horizonte (MG)



O projeto Muros: Territórios Compartilhados recebe, até 10/03/11, inscrições de artistas contemporâneos interessados em utilizar muros da cidade de Belo Horizonte (MG) como suporte.
O projeto, idealizado por Bruno Vilela, foi criado para promover a produção, o pensamento e o diálogo sobre arte em espaço público. As inscrições e o regulamento completo podem ser consultados no site www.muros.art.br. Podem enviar propostas artistas, coletivos e estudantes. Serão selecionadas sete propostas, que receberão prêmio no valor de R$ 1.000 e verba de produção de até R$ 1.000 para a execução dos trabalhos. O evento está previsto para ocorrer entre abril e maio. Todo o processo será documentado e resultará em um catálogo, a ser lançado ainda neste ano.

Mais informações: www.muros.art.br

OS LIVROS - arte postal

 
http://artepostaloslivros.blogspot.com/


A participação está aberta a todos os criadores, poetas, desenhadores, pintores, gravadores, escritores, desenhistas...

Tema: Os Livros
Formato: só postal 10 X 15cm
Técnica bidimensional
Sem Júri, Sem retorno
DATA LIMITE:   29 de julho de 2011

Enviar para:

Constança Lucas
"Arte Postal - Os Livros"
Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo
SP - Brasil

Mais detalhes:
constancalucas@gmail.com
São Paulo - BRASIL

Todos os trabalhos serão expostos no Centro Cultural Alpharrabio http://www.alpharrabio.com.br

e publicados na Internet no blog: http://artepostaloslivros.blogspot.com/

Haverá documentação para os participantes.

Participem e divulguem
 
El arte correo, Los  libros

La participación en este proyecto está abierta
 a todos los creadores :
 poetas, pintores, escritores, dibujadores....



Formato de tarjeta postal : 10 x 15 cm.
Técnica dos dimensiones
Fecha límite : 29  julio 2011


NO JURADO, NO RETORNO

Envíelo para :
mail art, Los libros
Constança Lucas
Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo
SP - BRASIL

Todos los trabajos serán publicados en la Internet.
Se dará documentación a todos los participantes.

++++++++++++++++++++++++++++++++


Art Postal


Mail art,  Les livres

La participation est ouverte à tous les créateurs
soient ils poètes, peintres, graveurs, écrivains, dessinateurs...

Tecnique deux dimensions


Format de Carte Postale : 10 x 15 cm
La date limite sera 29 julliet 2011
Envoyez votre travail à :

Mail art, Les livres



Constança Lucas
Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo
SP - BRASIL

Tous les travaux seront publiés dans l´ Ínternet.
On donnera documentation à tous les participants.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


mail art, Libri


Partizipazione è aperta a tutti i creatori che
sono poeti, pittori, incisori, scrittori, disegnatori...

Tecnica Libera

Configurazione di cartolina : 10 x 15 cm
L´ultima data per consegna sarà : 29 Luglio 2011


Spedisca il suo lavoro a :

mail art- Libri


Constança Lucas
Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo
SP - BRASIL

Tutti i lavore saranno pubblicati nell ´Internet.
Documentazione sarà data a tutti i partecipanti.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Mail Art - The Books



Participation is open to all creators being them poets,
painters, engravers, writers, designers...
Free Tecnique
Postcard Format : 10 x 15 cm
Deadline : July 29, 2011


NO JURY, NO RETURN

Send your work to :

Mail Art - The Books
Constança Lucas



Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo
SP - BRASIL

All works will be published in the internet.
Documentation will be given to all participants.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



mail art - Bücher

Die Teilnahme ist entweder alle Schöpfer offen :
Dichtern, Malern, Graveure,
Schrifsteller, Entwerfern....
Freie Technik
Postcard formatiert : 10 x 15 cm
Letztes Datum um Ihre Arbeit zu liefern :
 29 Juli 2011
Schicke Ihre Arbeit zu :
mail art - Bücher


Constança Lucas
Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo
SP - BRASIL




Alle Arbeiten werden im Internet veröffentlicht werden .
Jeder Teilnehmer wird Dokumentation erhalten.
 

Ruberns Cavalcanti da Silva

 
 
Meus amigos estou com uma exposição fotográfica (detalhes de São Paulo) no site Garganta da Serpente em comemoração ao 457º aniversário desta cidade.

Rubens Cavalcanti da Silva

Mostra itinerante issotudoévizinho - Santos


Mostra itinerante issotudoévizinho
O Estúdio Valongo dentro de sua proposta de aproximar as produções desenvolvidas por artistas de São Paulo e Santos em exposições conjuntas inaugura dia 05 de fevereiro a mostra coletiva dos artistas residentes do Estúdio Valongo e do grupo de pesquisa e produção de arte contemporânea de São Paulo, issotudoégrupo.
Formado pelos artistas Adriana Affortunati, Marcelo Salles, Marcia Gadioli e Rafaela Jemmene, o issotudoégrupo, também trabalha com a elaboração de projetos de curadoria e organização de exposições, criação e organização de workshops, cursos, encontros, conversas e palestras.

Issotudoévizinho - Santos: itinerância issotudoégrupo
 A série composta por cinco exposições, intitulada issotudoévizinho, é um projeto selecionado pelo edital ProAC 21, que tem o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e surgiu do interesse em proporcionar trocas de conhecimentos e experiências entre artistas que desenvolvem suas produções fora da capital paulista e sugerir um envolvimento maior entre algumas cidades diminuindo as distâncias através desse contato direto entre os trabalhos. Pensando ser de interesse comum discutir questões relacionadas à arte atual que permeiam a produção dos artistas visuais, issotudoégrupo propõe uma exposição em cada uma das 4 cidades escolhidas, Santos, Tatuí, Campinas e Piracicaba, acompanhadas de uma conversa entre os participantes e o público em cada um dos espaços expositivos. O percurso será finalizado na Casa Contemporânea, em São Paulo, onde a exposição issotudoévizinho abarcará todos os participantes destas cidades.
Para iniciar essa itinerância o issotudoégrupo expõe junto aos artistas do Estúdio Valongo: Fabiola Notari, Fabricio López e Marcia Santtos.
  
Estúdio Valongo
Catalisador de iniciativas no centro histórico de Santos
Situado na Rua Visconde de Vergueiro, no centro histórico da cidade de Santos - vizinho ao Santuário do Valongo, da Casa da Frontaria Azulejada e da Rua do Comércio. Essa região, que representa o tempo áureo do café na cidade, hoje, encontra-se degradada. O Estúdio Valongo pretende consolidar-se como um catalisador de iniciativas que promovam ocupação cultural e integração comunitária no local, como estratégia para garantir maior oferta de espaços de convívio e produção de conhecimento para moradores do bairro, habitantes e visitantes da cidade de Santos.

Missão
O Estúdio Valongo desenvolve uma política coletiva de produção, difusão e formação em artes visuais comprometida com a construção de um saber compartilhado, estimulando o fazer-artístico e promovendo o convívio entre todos os interessados em desenvolver produções poéticas em diálogo com os objetivos e princípios que regem a iniciativa.
É um espaço associativo e aberto à qualquer pessoa que tenha interesse em arte, desenvolva uma produção e queira se beneficiar com as atividades do estúdio dentro da programação e atividades propostas.
O Estúdio Valongo é uma iniciativa integrada à AJA Artes Visuais