concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 18 de novembro de 2017

exposição: A "arte degenerada" de Lasar Segall: perseguição à arte moderna em tempos de guerra - SP




exposição MAGLIANI - cortes e impressões - UNIPAMPA - RS -


A Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Jaguarão, RS, pode ser considerada como um território acadêmico de mobilidade e de transitoriedade de indivíduos advindos de diversos lugares do Brasil. Nesse sentido, percebeu-se a necessidade de implementar uma Galeria Intercultural, que venha a facilitar o diálogo com os estudantes através das artes visuais, de maneira a proporcionar uma maior integração cultural entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Maria Lídia dos Santos Magliani (Pelotas/RS/1946-Rio de Janeiro/RJ/2012) foi escolhida para ser a homenageada, por sua irreverência e luta, com o nome da Galeria Intercultural Magliani – GIM, que agora inaugura na UNIPAMPA. A homenagem tem o intuito de dar visibilidade à obra da artista e manter viva a sua história, estimulando que mais mulheres produzam e façam arte. Magliani nasceu em Pelotas e ainda criança se mudou para Porto Alegre com a família, pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista, cenógrafa, na década de 1960 cursou artes plásticas e pós-graduação em pintura no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sendo a primeira artista negra a ser formada pela Instituição. Sua arte está voltada às temáticas do apoderamento do corpo e da mulher. A exposição Magliani – cartas e impressões reúne um conjunto de 14 trabalhos, entre xilogravura, monotipia e gravura em metal, que se constituem como um pequeno diário visual, a série “Cartas” é o retorno da artista às cores intensas na sua pintura com certo lirismo que remete aos seus primeiros trabalhos.
Essa exposição se tornou possível graças a uma parceria que a equipe gestora do projeto estabeleceu com o Estudio Dezenove no Rio de Janeiro, seu antigo atelier e que atualmente se constitui como um centro de pesquisa e organização da obra de Magliani. Em reconhecimento da importância do conjunto de seu trabalho a Prefeitura de Porto Alegre inaugurou a Rua Maria Lídia Magliani no dia 30 de setembro desse ano, também uma importante iniciativa do poder público visando preservar sua memória.
GIM configura-se uma proposta de implementação de uma galeria de arte no âmbito acadêmico, como um Programa de Extensão, ressaltando a importância desses espaços culturais na construção e na estruturação de novos poderes simbólicos, que dialoguem e sejam reflexo do convívio entre a comunidade acadêmica e a comunidade do entorno da UNIPAMPA, possibilitando a integração e o compartilhamento da produção cultural em diversas esferas do conhecimento e das linguagens artísticas. Nesta lógica, os objetivos da Galeria são: possibilitar, com a criação do espaço intercultural e multiuso, a produção e a propagação de outras linguagens estéticas dentro das artes e visuais; promover a experiência à comunidade acadêmica e fronteiriça, a expor seu trabalho de arte resultantes do diálogo integrador; estimular o trânsito da comunidade externa à UNIPAMPA para a visitação da GIM, bem como o olhar contemplativo e crítico do público para com as obras expostas. 
-- 

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

SOL NA BARRIGA - creativity Masterclass 01 - mam - SP

Creativity Masterclass 01
Sol na Barriga
com Charles Watson
Em São Paulo
no MAM
De 24 a 26 nov
Ao contrário do que o senso comum afirma, criatividade n˜åo é uma qualidade livre e autônoma, pois não pode ser dissociada do investimento verticalizado em uma atividade ou linguagem específica.

exposição fotográfica OS RIOS DA COMISSÃO Geográfica e Geológica - UMAPAZ - SP



Em 1886, o governo da província de São Paulo criou, para fins de estudo, pesquisa e levantamento do solo paulista, a Comissão Geográfica e Geológica - CGG, patrocinada pela elite cafeeira que via neste projeto a possibilidade de aumentar a produção e, consequentemente, a influência política. 
O trabalho da Comissão resultou em relatos, levantamentos cartográficos, estudos detalhados da geografia, geologia, climatologia, botânica, hidrografia etc., propiciando as bases da ocupação territorial das chamadas Terras Desconhecidas do Estado.
A Comissão existiu até 1931, e deu origem a importantes instituições de pesquisa, como os atuais institutos Florestal, Botânica, Geológico, Geográfico e Cartográfico, os museus: Paulista (Ipiranga), de Zoologia, e Geológico (MUGEO), entre outras.
A história da Comissão nos remete aos processos e transformação ocorridos no início do século XX no Estado de São Paulo, principalmente àqueles relacionado às mudanças da paisagem natural decorrentes do processo de ocupação do território paulista e da apropriação econômica dos recursos naturais.
Com o objetivo de divulgar e trazer à sociedade a importância deste trabalho, seu valor histórico, a causa, a consequência e o reflexo na atualidade, a exposição apresenta os principais rios paulistas - Tietê, Grande, Paranapanema, Paraná, Feio ou Aguapeí e do Peixe, através do registro fotográfico efetuado entre 1886 e 1910, resultante dos levantamentos e sistematização dos trabalhos as da CGG no então chamado sertão paulista.
Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica – Documentos do Passado - 1886 a 1910” – é uma exposição itinerante que resgata a história da hidrografia paulista e das viagens heroicas realizadas nesse período por uma equipe multidisciplinar através de um território paulista até então parcialmente desconhecido.

Duração da Exposição: 23/11/17 a 24/01/18
Palestra e Vernissage: 23/11/17, das 9h às 12h.
Palestrante: Sra. Silvana Pettinato Lucio – Doutora em Arquitetura e Urbanismo / FAU-USP
Tema da Palestra: “A ação da Comissão Geográfica e Geológica na apropriação e produção do território paulista entre 1905 e 1931”

Coordenação
: Ricardo Fraga Oliveira e Gustavo Agni Beuttenmuller
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

terça-feira, 14 de novembro de 2017

13o Pixel Show


Criativos do Brasil e do mundo trazem ao Festival Internacional de Criatividade Pixel Show música ao vivo, sessões de live painting com ilustradores e grafiteiros, simuladores, games de realidade virtual e ainda proporcionam reciclar conhecimentos em palestras dinâmicas - as Sharp Talks.

Em um só fim de semana – dias 2 e 3 de dezembro de 2017 – o 13o Pixel Show pretende atrair 35 mil pessoas a São Paulo, provenientes de todo o Brasil e de vários países da América do Sul. E o melhor de tudo é que é possível aproveitar o evento sem tirar um real do bolso, já que grande parte das atrações é gratuita e cativa tanto quem busca diversão como informação – ou até umas comprinhas exclusivas a preços justos.
Para entrar na Feira de Criatividade do Pixel Show, que ocupa todo o pavimento térreo do Espaço ProMagno(rua Samaritá, 230, na Casa Verde, na capital Paulista), o visitante não paga nada. Ali se concentram cerca de 100 marcas, que expõem e vendem de itens de decoração a peças de roupa – de estilo difícil de encontrar em lojas convencionais –, passando por ilustrações, livros e revistas. A essas marcas, somam-se outras 100, com mercado que está em plena ascensão: são os artesãos independentes que, pela primeira vez no Pixel Show, conquistam área exclusiva, o Espaço Makers, com mais publicações, objetos de design e acessórios, entre tantas outras coisas fantásticas e imperdíveis de se ver.
“Desde seu quarto ano de existência, o Pixel Show investe em atividades abertas ao público. Como um dos maiores festivais de criatividade do mundo, temos a responsabilidade de oferecer atrações gratuitas e diferenciadas com acesso liberado ao público: hoje, 80% do Pixel Show é livre de custo para os visitantes”, informa Allan Szacher, idealizador do evento, que é organizado pela Zupi.

Experiências imersivas
Passeando pela Feira do Festival, o visitante pode conferir os estandes de expositores que levam ao evento simuladores (de corrida, avião ou asa-delta) e jogos de realidade virtual. Se for o caso, garanta seu lugar na fila para aproveitar, de graça, o que o mercado da tecnologia voltada ao entretenimento tem produzido por aqui. Em um dos games, inclusive, aparatos de realidade virtual guiam o jogador em uma verdadeira imersão pelo cenário, montado no estande, para que ele cumpra as tarefas necessárias para chegar ao fim do jogo.

Arte ao vivo
Mas a agitação em torno de uma atividade na Feira do Festival de Criatividade pode ter outro motivo: grandes painéis, nos quais street artists e ilustradores realizam, ali diante do público, seu trabalho ao vivo. Serão diversas sessões de live painting a cada dia, com artistas diferentes, em pontos específicos distribuídos pela Feira. Quem já tem presença confirmada são os grafiteiros Fabiano Senk, Grego, Karen Kueia e André Gonzaga (o Dalata), o fera em stêncil Daniel Melim, a pixel art do casal 8-Bitch Project e a Marina Rodrigues, com sua tape art.
Essa atividade articula-se à filosofia do Pixel Show de aproximar artista e público, promovendo interações, trocas e aprendizados entre eles. E o melhor, rodeado de uma atmosfera descontraída e de múltiplas atrações acontecendo simultaneamente.  E tem mais, qualquer pessoa do público pode também deixar a sua arte e sua marca no painel público de ilustração e arte.
Papo reto

Outra atividade que acontece gratuitamente são as palestras de curta duração, no modelo consagrado pelosTED Talks, que ganham o nome de Sharp Talks no Pixel Show.  Nesta edição, elas terão um de seus módulos, o Business, inteiramente dedicado a pequenos empreendedores. Realizado em parceria com o SEBRAE, o módulo convida especialistas em contabilidade, expressão da criatividade, software de vendas pela internet e crescimento do mercado plus size, tendo sempre a inovação e o micronegócio como focos. Participam também associações e profissionais de áreas diversas, ligados à economia criativa.
Dois dos pontos altos dentre as Sharp Talks serão as palestras ministradas pela assessora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, abordando ora mulheres em cargos estratégicos, ora a preparação de empresas brasileiras para participarem de eventos internacionais. Outro nome de peso dentre as mais de 80 minipalestras confirmadas até o momento é o da WGSN, agência referência mundial em pesquisa de tendência, que traz Julia Curan para falar de direcionamentos do consumo para 2018. E o documentário codirigido pelo papa do design gráfico Stefan Sagmeister, The Happy Film, ainda inédito no Brasil, ganha exibição gratuita no evento, em uma sessão de Sharp Talk que terá, excepcionalmente, uma hora e meia de duração.
Os assuntos abordados incluem, ainda, branding, arquitetura, captação de som, tipografia, lettering, treinamento empresarial, stop motion e gestão de comunicação de marcas.
Quem se interessar por qualquer uma das Sharp Talks deve ficar atento à programação, já que as vagas são limitadas e a entrada na sala é por ordem de chegada. Vale lembrar que estão previstas mais de 100 Sharp Talks durante o final de semana, todos gratuitas.

 Cena independente
Com o palco de sua Arena Musical, atividade também aberta ao público gratuitamente, o Pixel Show segue colocando artistas novos frente a frente a seus ouvintes e abrindo caminho para o trabalho de bandas independentes.
Este ano, o line up conta com o trio paulista Voltaire, que está vivendo um 2017 agitado, com a premiação no Pindorama de Música, a boa colocação na votação para tocar no Lollapalooza 2017 e um novo lançamento, de“O Sol Já Vem”. Os cinco moços da paulistana banda Hotelo também têm espaço garantido, levando seu som de bem com a vida, com suingue e influências de ska, aos fãs de seus três discos e do mais recente EP Chama. O compositor Thiago Romano se reúne à sua banda de apoio, com guitarra, baixo, bateria, teclado e ukulele, para apresentar suas baladas sensíveis, em especial as do álbum solo O Rei do Asfalto
Os chegados em batidas mais pesadas não devem ficar longe da Arena Musical durante a apresentação da banda Persia, com seu rock alternativo, e do quarteto Mask Down, que leva ao palco o mais recente EPCaosmentalmotim. Estas são apenas algumas entre as previstas 30 atrações musicais que se apresentarão nos dois dias do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show.
E para os que, além de curtir muita novidade e networking na Feira, também quiserem aproveitar a oportunidade para investir em criatividade, ainda há ingressos para a Conferência Internacional de Criatividade, além de vagas para os mais de 40 workshops dos mais variados segmentos. Os ingressos possuem venda online e também podem ser adquiridos no local do evento.

Sobre o Pixel Show 2017:
Maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show – que realiza sua 13a edição no fim de semana de 2 e 3 de dezembro no Espaço ProMagno, em São Paulo – reúne palestras, workshops, atrações musicais, sessões de live painting e um festival de tatuagem, atrações de realidade virtual e simuladores, exposição de arte e de Lego (feita por membros da LUG), entre diversas outras atividades paralelas. Em sua Feira de Criatividade, cerca de 200 marcas, consagradas e novatas, têm espaço privilegiado de venda e contato com seu público-alvo. Estima-se a visitação de 35 mil pessoas neste ano. www.pixelshow.com.br.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Edital de Chamamento Público . Capital Cultural – Brasília/DF



A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal lançou o Edital Capital Cultural, com o objetivo de selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a realização da programação artística-cultural – integrada ao calendário cultural do Distrito Federal – que promoverá o aniversário de Brasília 2018 e o 8º Fórum Mundial da Água.
O projeto visa desenvolver e realizar programações artístico-culturais e socioculturais voltadas a territórios diversos, em sinergia com o calendário cultural do Distrito Federal, para democratizar o acesso à cultura e sensibilizar novos públicos.
A OSC selecionada realizará a curadoria, organização e gerenciamento das programações artístico-culturais, entre março e abril de 2018, em dez Regiões Administrativas.
A ação será desenvolvida mediante parceria firmada entre a Secretaria de Cultura e a OSC, por meio da assinatura do Termo de Colaboração. A OSC selecionada receberá recursos orçamentários no valor de R$ 280 mil para realização da proposta.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 25 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Edital: http://bit.ly/2hqKtsk

Coletiva EIXO 2018 – Mostra de Arte


A coletiva EIXO é uma mostra de arte virtual que acontece na web desde 2016. É um serviço prestado pela EIXO Arte para a execução de exposições em 3D e virtuais exclusivas pelo site e pelas redes sociais.
Sua inauguração é realizada em março e participam desta plataforma de divulgação artistas, coletivos e curadoresPara esta edição, serão selecionados trabalhos em diversos suportes como pintura, fotografia, desenhos, vídeos entre outras técnicas de sua produção.
A equipe da EIXO se baseia na compreensão do universo estético e simbólico de cada artista, respeitando as questões artísticas conceituais que transitam entre o corpo, a política, a natureza entre outros aspectos como a poética, conceito e composição utilizados na arte contemporânea.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: exposição virtual coletiva.

–  Inscrição: http://bit.ly/2iTunHR

Concurso fotográfico No Coração das Vilas e Favelas


Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico No Coração das Vilas e Favelas, uma iniciativa promovida pela Arquidiocese de Belo Horizonte. O Concurso tem o objetivo de incentivar o registro de fotos nas vilas e favelas de Belo Horizonte e região metropolitana, retratando a presença da Igreja nesses espaços.
Poderão se inscrever no concurso pessoas físicas, residentes no Brasil, maiores de dezoito anos (menores devem preencher autorização e enviar pelos Correios), fotógrafos profissionais e amadores, com até três imagens, tiradas com celular ou mesmo produzidas com câmera profissional.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 23 de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim.

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2ib9NTY

1ª Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM



A Revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles anunciam a 1ª Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM, que visa aprofundar as relações do Instituto Moreira Salles com a produção de fotografia contemporânea voltada ao meio editorial, bem como estreitar as relações com produtores, editoras e público leitor.
As publicações selecionadas na convocatória serão exibidas durante o Festival ZUM, que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, Brasil.
Serão considerados para a exposição os livros que chegarem até o dia 20 de novembro de 2017. Livros recebidos após esta data serão desconsiderados.
Serão aceitos livros publicados em qualquer país, por meio de editoras de qualquer porte ou de forma independente e publicados entre 01/01/2016 e 13/10/2017.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 20 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2zW1o0U

15th Annual Smithsonian.com Photo Contest

Estão abertas as inscrições para o 15th Annual Smithsonian.com Photo Contest, concurso fotográfico promovido pela revista Smithsonian. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, maiores de dezoito anos, de qualquer nacionalidade. Os participantes devem enviar até quinze fotos, escolhendo uma das seis categorias: Natural World, Travel, People, The American Experience Altered Images e Mobile. As imagens devem ter sido realizadas após 1º de janeiro de 2015.
As fotos serão avaliadas com base na criatividade, qualidade, originalidade, correspondência ao tema e impacto geral. Serão selecionados dez finalistas por categoria, um vencedor para cada categoria e um vencedor do Grande Prêmio entre os sessenta finalistas.
Serão concedidos 8 prêmios em dinheiro, da seguinte forma: US$ 2.500 para o Grande Prêmio, US$ 500 para os vencedores de cada uma das seis categorias e US$ 500 para o vencedor do prêmio Online Readers ‘Choice, pela escolha dos leitores.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: 
US$ 2.500 para o Grande Prêmio; US$ 500 para o vencedor de cada uma das seis categorias; US$ 500 para o vencedor do prêmio Online Readers ‘Choice, pela escolha dos leitores.
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2zlpiQm

Urban Photographer of the Year

Estão abertas as inscrições para o Urban Photographer of the Year Competition, concurso de fotografia promovido pela CBRE que tem como tema “Cidades de Conexões: Pessoas, Lugares, Perspectivas”.
Podem participar fotógrafos profissionais e amadores de qualquer nacionalidade a partir de treze anos. Cada participante pode encaminhar uma foto que represente uma determinada hora do dia, até o limite de vinte e quatro fotos (uma foto para cada hora do dia).
Será selecionado um ganhador do Prêmio Regional para cada uma das três regiões: Ásia-Pacífico; Américas; e Europa, Oriente Médio e África. A foto com melhor classificação de cada região receberá o Prêmio Regional. O vencedor do Grande Prêmio será selecionado entre os Ganhadores Regionais e serão concedidos ainda prêmios Jovem Ganhador, Mobile e Representativo da Hora.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de novembro/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: um drone no valor aproximado de US$ 1.000 para cada ganhador do Prêmio Regional e uma expedição fotográfica com acompanhante no valor de até US$ 10.000 para o vencedor do Grande Prêmio
.– Inscrições: http://bit.ly/2zC8R5g