concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

13 telas de Calixto ganham nova iluminação em Igreja de Bocaina


13 telas de Calixto ganham nova iluminação em Igreja de Bocaina

 

As 13 telas produzidas pelo artista Benedito Calixto (1853-1927) entre 1923 e 1925 expostas na Igreja de São João Batista, em Bocaina, recentemente restauradas, ganham nova iluminação em comemoração ao 159° aniversário de nascimento do pintor. Este conjunto é considerado o mais relevante da arte sacra pintada por Calixto. A matriz São João Batista abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sábado até 11h e domingo, das 7h às 19h. | Mais informações: Paróquia São João Batista r. Cap. Bento Rangel, 160, Bocaina – SP, tel.: (14) 3666-1172 

Fonte: Mapa das Artes 

Biblioteca ibero-americana disponibiliza acesso gratuito a obras publicadas


Biblioteca ibero-americana disponibiliza acesso gratuito a obras publicadas

 

 
Entre as obras gratuitas do Brasil está o poema “Os escravos” (1847-1871), de Castro Alves.
Milhares de documentos  que integram o acervo cultural proveniente da esfera ibero-americana estarão disponíveis gratuitamente na internet. No dia 19 de setembro, a Abinia (Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América) inauguraram a versão beta do portal Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoameicano.
O conteúdo vem das Bibliotecas Nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Panamá e Espanha e está aberto para consulta grátis. No site é possível encontrar livros, pinturas, relatos de viagens e explorações, gravações de som, monografias, jornais e estudos literários.
Esta foi uma forma que a Abinia encontrou de estimular o compartilhamento e digitalização dos acervos históricos, a fim de preservar tais arquivos e fazer com que adotem uma padronização internacional.
A contribuição de cada uma das instituições resultou nesta primeira versão da página. A Biblioteca Nacional da Espanha cedeu 87,5 mil registros, a do Chile 21,5 mil registros, a do Brasil – com sede no Rio de Janeiro – 9,5 mil registros, a da Colômbia com 7,1 mil registros e a do Panamá com 925 registros.
Fonte: Catraca Livre

ESPAÇO CULTURAL STJ - SELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES 2013



ESPAÇO CULTURAL STJ - SELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES 2013

O Espaço Cultural STJ está com inscrições abertas para propostas de realização de exposições em 2013, de 01 de outubro a 19 de dezembro deste. Abaixo, edital na íntegra.
Atenciosamente,
Mônica Mafra

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS n. 01/2012
PREÂMBULO

O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, por intermédio da Coordenadoria Memória e Cultura, comunica que realizará processo seletivo de expositores, conforme autorização constante no Ato STJ n. 60, de 8/6/2001 e na Ordem de Serviço n. 2, de 20/6/2001, no período de:

● Data para entrega das propostas: de 1º de outubro de 2012 a 19 de dezembro de 2012.
SEÇÃO I – DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

1.1 Os interessados em integrar o calendário anual 2013 de Eventos e Mostras Temporárias do Espaço Cultural STJ, em Brasília, deverão apresentar proposta no período de 1º de outubro a 19 de dezembro do corrente ano.

1.2           As propostas devem se referir a projeto para exposição individual ou coletiva de artes plásticas; oficinas; palestras e lançamentos de livros. A proposta deve ser acompanhada de dossiê do(s) artista(s) ou produtor (es).

1.3           A proposta poderá ser entregue no local ou enviada por Correio em envelope ou embalagem apropriada, com o nome do artista, dirigido à Coordenadoria de Memória e Cultura do Superior Tribunal de Justiça, no seguinte endereço: SAFS Q.6 Lote 1, Trecho III – Edifício dos Plenários, 2º Andar – CEP: 70.095-900, Brasília – DF; ou pelo e-mail espaco.cultural@stj.jus.br.
SEÇÃO II – DO DOSSIÊ

2.1     Os interessados deverão enviar:

a)             Currículo sucinto, relativo exclusivamente à formação artística ou intelectual do(s) proponente(s);

b)             Material relativo ao evento ou mostra anterior (recortes de jornais, crítica publicada na imprensa, catálogos, etc.);

c)              Fotos coloridas – no mínimo quatro e máximo dez – das obras representativas do estilo ou técnica predominante na mostra ou evento. As fotos devem ser identificadas com o título da obra, data, técnica, materiais utilizados, dimensão e quantidades aproximadas.

SEÇÃO III – DA DOCUMENTAÇÃO

3.1     Os interessados deverão apresentar:

3.1.1   Pessoa Física:

a)             Cópia do documento de Identidade e CPF;

b)             Caso seja nomeado representante legal, anexar procuração e cópia do documento de Identidade e CPF do procurador.

                                                                                                                            2






3.1.2   Pessoa Jurídica

a)             Cópia do CNPJ;

b)             Cópia do Contrato Social ou Estatuto Social e alterações;

c)             Cópia da Ata da última Assembleia, na qual conste o nome do representante legal;

d)             Cópia do Documento de Identidade e CPF do representante legal da empresa.

3.2 No caso de evento coletivo, deverá ser indicado um titular para a assinatura do Termo de Compromisso, caso seja contemplado na seleção.

SEÇÃO IV – DA SELEÇÃO E APROVAÇÃO

4.1           As propostas serão selecionadas por comissão da Coordenadoria de Memória e Cultura do STJ e submetidas para posterior deliberação pelo Diretor-Geral do Superior Tribunal de Justiça.

4.2           A aprovação da proposta não implicará na garantia de inclusão na pauta, que só se efetivará com a assinatura do Termo de Compromisso de uso do Espaço Cultural STJ.

4.3           Os selecionados ficam impedidos de modificar o projeto apresentado, salvo expressa autorização da Coordenadoria de Memória e Cultura do Superior Tribunal de Justiça.

4.4           Os selecionados serão comunicados e chamados para a assinatura do Termo de Compromisso de uso do Espaço Cultural STJ, a ser assinado pelo artista, representante legal ou produtor.

SEÇÃO V – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1 A Coordenadoria de Memória e Cultura do STJ observará os critérios a serguir enumerados:

a)             Adequação do projeto ao espaço físico;

b)             Qualificação do projeto: originalidade, qualidade técnica e contemporaneidade da proposta;

c)             Grau de expectativa de interesse do público: projeto inédito, atratividade do tema;

d)             Perspectiva de contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade;

e)             Adequação à imagem institucional do Superior Tribunal de Justiça.

SEÇÃO VI – DA COMERCIALIZAÇÃO DAS OBRAS

6.1 Fica a critério do proponente a comercialização ou não das obras, não sendo autorizada, porém, a colocação dos preços nas respectivas etiquetas. Os preços das obras poderão constar em listagem específica, disponibilizada na sala de exposição ou na recepção dos espaços.




                                                                                                                            3





6.2           A negociação deverá ser feita diretamente entre o proponente e o comprador, fora das dependências da Corte, isentando-se o Superior Tribunal de Justiça de qualquer responsabilidade ou participação na transação.

6.3           As obras vendidas somente poderão ser retiradas do Espaço Cultural STJ ao término da exposição.

6.4           A entrega das obras aos compradores será de inteira responsabilidade do proponente.

SEÇÃO VII – DA DIVULGAÇÃO

7.1           O Superior Tribunal de Justiça, a seu critério, oferecerá serviços de divulgação junto à imprensa local e ao seu público interno.

7.2           O material necessário à divulgação, tais como textos, fotos e VTs, será custeado pelo Proponente e deverá ser entregue até sessenta dias antes da abertura da exposição.

7.3           O Superior Tribunal de Justiça produzirá material de divulgação (convite, cartaz, banner e filipeta) dentro dos padrões, quantitativos e prazos pré-estabelecidos pela Administração, disponibilizando esses impressos ao(s) proponente(s).

7.4           É responsabilidade do(s) Proponente(s) a fixação de cartazes fora das dependências do Superior Tribunal de Justiça, como também quaisquer taxas de afixação ou multas por colocação em locais proibidos.

7.5           Toda e qualquer divulgação deverá ser autorizada e acompanhada pela Coordenadoria de Memória e Cultura do Superior Tribunal de Justiça.

SEÇÃO VIII – DA CONTRAPARTIDA

8.1           Os autores selecionados para lançamento de livros doarão dois exemplares da obra ao Espaço Cultural STJ.

8.2           Os artistas selecionados doarão à pinacoteca do Superior Tribunal de Justiça uma obra de arte.

SEÇÃO IX - DISPOSIÇÕES  GERAIS

9.1           O Superior Tribunal de Justiça compromete-se com a cessão gratuita dos espaços e a divulgação do evento, conforme descrito na Seção VII.

9.2           Caberá ao proponente a montagem e desmontagem da exposição, sendo supervisionada por um servidor indicado pela Coordenadoria de Memória e Cultura do Superior Tribunal de Justiça.

9.3           O artista deverá entregar material fotográfico, currículo e texto de apresentação da exposição em meio digital (cd-rom ou e-mail) no prazo estipulado de quarenta e cinco dias antes da abertura da exposição. As imagens devem ser enviadas em arquivos de alta resolução e incluir os créditos devidos.

9.4           O artista deverá providenciar e arcar com os custos de embalagem, seguro e transporte das obras. O Espaço Cultural STJ não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras ou a terceiros, sendo a responsabilidade exclusiva do proponente.



                                                                                                                            4





9.5 O artista deverá providenciar os materiais e equipamentos específicos para montagem não disponíveis no Espaço Cultural STJ.

9.6           O artista deverá conceder ao Espaço Cultural STJ o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgação.

9.7           Caberá ao Superior Tribunal de Justiça a entrega e manutenção dos espaços em condições de funcionamento, sem, no entanto, se responsabilizar por eventuais furtos ou danos verificados nas obras durante o período de permanência da exposição.

9.8           O Superior Tribunal de Justiça não se responsabilizará por qualquer pagamento devido pelo proponente em virtude da exposição realizada.

9.9           O Superior Tribunal de Justiça disponibilizará aos interessados plantas baixas com as respectivas medidas dos espaços a serem utilizados.

9.10        Caso ocorram danos aos equipamentos ou às instalações do Espaço Cultural STJ, ocasionados pelo proponente ou por sua equipe durante os períodos de montagem e desmontagem da exposição, o ônus de reposição e ressarcimento será de responsabilidade do proponente. O Superior Tribunal de Justiça reserva-se o direito de, a seu exclusivo critério, optar pela execução direta dos reparos e, na sequência, comunicar formalmente o proponente para efetuar o ressarcimento aos cofres públicos.

9.11        Outras informações e disposições correlatas poderão ser obtidas na Coordenadoria de Memória e Cultura do Superior Tribunal de Justiça, pelos telefones 3319-8460, 3319-8583 ou pelo endereço eletrônico espaco.cultural@stj.jus.br.








Diretor-Geral
Superior Tribunal de Justiça



Oi abre edital para seleção de projetos culturais

Oi abre edital para seleção de projetos culturais

 

 
A Oi e o Oi Futuro abriram nesta quarta-feira (3/10) inscrições para seleção de projetos culturais para 2013.

A seleção contempla as categorias artes visuais, artes cênicas, música, audiovisual, dança, transmídia (artes integradas com uso de tecnologias multiplataforma) e pensamento (seminários, encontros, ciclos de palestras e cursos). As categorias cultura popular, espaços culturais, patrimônio cultural, além de publicação e documentação, concorrem à concessão de patrocínio fora da programação dos espaços do Oi Futuro.
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais e municipais de todo o país, com dois processos de seleção distintos, um nacional e outro voltado para a programação dos centros culturais do Oi Futuro.
Neste ano, a novidade fica por conta do lançamento da modalidade de ocupação da programação dos três espaços do Oi Futuro: em Belo Horizonte, em Ipanema e no Flamengo, no Rio de Janeiro.
As propostas serão avaliadas por uma comissão externa de especialistas e por profissionais da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida.
As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro, por meio do site www.oifuturo.org.br.
*Com informações do site do Oi Futuro

Fonte: Cultura e Mercado 

Angelo Venosa


UEA abre inscrições para Mestrado em Letras e Artes no Amazonas


UEA abre inscrições para Mestrado em Letras e Artes no Amazonas

Inscrições tiveram início nesta sexta (5) na Esat, na Rua Leonardo Malcher.
Processo de seleção será dividido em cinco etapas.

As inscrições para a primeira turma de Mestrado Profissional em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonascomeçam nesta sexta (5). Ao todo, são 6 vagas para três áreas: Representação e Interpretação da Obra Artística, Representação e Interpretação da Obra Literária e Representação e Interpretação Etnolinguística.
Segundo a UEA, o processo de seleção será dividido em cinco etapas: Avaliação do Projeto do Candidato, Prova Escrita de Conhecimento, Avaliação do Currículo, Entrevista e Prova de Proficiência em Língua Inglesa. A área de interesse para a qual o estudante deve concorrer precisa ser indicado no momento da inscrição.
Quem deseja concorrer, pode fazer as inscrições entre segunda e sexta-feira entre 14h e 17h na Escola Superior de Artes e Turismo, localizada na Rua Leonardo Malcher, na Praça 14, Zona Centro-Sul de Manaus. A prova de conhecimentos gerais acontece no dia 23 de novembro e o resultado será divulgado em 7 de dezembro.

Fonte: G1 AM - 05/10/2012 

Waldemar Cordeiro: Arte Eletrônica e Paisagismo


Waldemar Cordeiro é tema de encontro na 30ª Bienal

 

A 30ª Bienal promove em 12/10/12, às 17h, o encontro “Waldemar Cordeiro: Arte Eletrônica e Paisagismo”, apresentado por Givaldo Medeiros, Giorgio Moscati e Tobi Maier. O evento discute o pioneirismo de Waldemar Cordeiro (1925-1973), que percebeu na arte eletrônica e no paisagismo a possibilidade de formar uma cultura artística de alcance internacional. | Mais informações Pavilhão Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Pavilhão da Bienal Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares de Cabral, s/n, portão 3, tel.5576-7600. http://www.bienal.org.br/30Bienal/pt/


Fonte: Mapa Das Artes 

Inst. Sergio Motta promove cursos em oficinas culturais de 5 bairros - São Paulo


Inst. Sergio Motta promove cursos em oficinas culturais de 5 bairros

 

O Instituto Sergio Motta – ISM, em parceria com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (www.oficinasculturais.org.br), recebe a partir de outubro inscrições para o projeto Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia - um ciclo de gratuitos em 5 bairros da capital paulistana. As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades das Oficinas Culturais Entre as atividades oferecidas estão oficinas de audiovisual, design, literatura contemporânea, fotografia digital, webdesign, Video Mapping, Cenografia Projetiva, Vídeo Cenário e Pintura de Luz. Viabilizado por meio do Google Fund of Tides Foundation, os workshops tem como objetivo ampliar o acesso da população à equipamentos e softwares, estimular o uso criativo das tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano e refletir sobre a produção contemporânea. | Programação: • Oficina Cultural Alfredo Volpi – Itaquera - Oficina de Introdução à Prática de Remix Audiovisual. - Oficina de VJ e Video Mapping. • Oficina Cultural Luiz Gonzaga – São Miguel Paulista - Procedimentos Criativos na Internet – Curso Teórico e Prático sobre o Audiovisual on e off-line. - Futebol de robôs: Oficina de Eletrônica Básica, Computação Física e Arduíno. • Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Vila Brasilândia -Curso Prático de Design para Internet, com Tecnologias Livres. -Introdução à Programação Criativa com Processing. • Oficina Cultural Casa Mário de Andrade – Barra Funda -Escrevo para Quem?. -Oficina de Portfólios Online. • Oficina Cultural Amácio Mazzaropi – Brás -Light Painting – Oficina de Fotografia. -Vídeo Mapping, Cenografia Projetiva, Vídeo Cenário e Pintura de Luz. • Oficina Cultural da Terceira Idade – Brás - Faz de Conta que não Sou Eu. - Mundo Imagem – Introdução à Fotografia Digital. | Mais informações: http://ism.org.br/projetos/oficinas-de-processos-criativos-e-tecnologia/
Fonte: Mapa das Artes 

UPE lança curso de elaboração de projetos culturais


UPE lança curso de elaboração de projetos culturais com 260 vagas

Inscrições ocorrem até o dia 14 de outubro.
Aulas serão no Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Salgueiro e Petrolina.

Com o objetivo de qualificar e capacitar produtores e agentes culturais, a Universidade de Pernambuco (UPE) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Elaboração de Projetos Culturais, oferecendo 260 vagas em seis turmas distribuídas nos campi do Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Salgueiro e Petrolina. Os interessados deverão se inscrever até o dia 14 de outubro pelo site, onde deverão informar os seus dados pessoais e as suas respectivas atuações.
De acordo com a universidade, que oferece pela primeira vez o curso no estado, o início das aulas está previsto para ocorrer ainda em outubro com o término no início de 2013. A instituição vai analisar os seguintes critérios para selecionar os estudantes:
- ser alfabetizado
- possuir o Cadastro de Produtor Cultural (CPC) - atualizado no ano de 2012 da Fundarpe
- pertencer à macrorregião em que se inscreveu e ter conhecimentos básicos de informática.
- proporcionalidade de aprovação de projetos no Funcultura. Quem nunca teve os seus projetos aprovados ou tiver uma menor quantidade de projetos aprovados terá uma maior pontuação.
Caso os critérios de seleção não sejam suficientes, serão analisados no desempate, respectivamente: maior tempo de atuação cultural, renda familiar e idade.
"Nossa proposta é ir além da orientação de preenchimento de formulários de projetos. O intuito é refletir sobre o trabalho do produtor e disseminar as ferramentas legais, administrativas e mercadológicas que podem ser apropriadas, para que os projetos apresentados na busca de financiamento público, como por exemplo o Funcultura, ou até mesmo privado, tenham mais qualidade e êxito", diz uma das coordenadoras do curso, a professora Paula Gonçalves.

O curso terá, no total, 75 horas de duração, sendo 60 horas presenciais e 15 horas destinadas à elaboração de um projeto prático, divididas nos seguintes módulos:
- Módulo I (20h) - Disciplina Presencial de Teorias e Políticas Culturais;
- Módulo II (10h) - Disciplina Presencial de Legislação para Projetos Culturais;
- Módulo III (10h) - Disciplina Presencial de Marketing para Projetos Culturais;
- Módulo IV (20h) - Disciplina Presencial de Administração para Projetos Culturais;
- Módulo V (15h) - Disciplina de EAD de Elaboração de Projeto Cultural.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 3184-3000, (81) 3184-3109 (Diretoria de Formação) e pelo fax (81) 3184-3004, além do email: elaboracaodeprojetos@fundarpe.gov.br.

Fonte: G1 PE - 08/10/2012

Unicamp recebe projetos de ocupação artística


Unicamp recebe projetos de ocupação artística

 

A Universidade Estadual de Campinas (SP) – Unicamp recebe até 31/10/12 inscrições de projetos artísticos para ocupação da Praça Central 2012/2013. O edital premiará dois projetos da comunidade universitária e dois projetos de artistas de todo o Brasil, com prêmio no valor de R$ 5.000,00, cada. O edital pode ser consultado no link: http://www.sae.unicamp.br/documentos/edital_marco_zero.pdf
Fonte: Mapa das Artes