concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Inscrições abertas para o “1º Festival de Pintura da UNESP”


 A UNESP (Universidade Estadual Paulista) abriu as inscrições para seu primeiro festival de pintura, a realizar em São Paulo, no Instituto de Artes, entre 12 e 17 de Março. A exposição visa abranger todos os tipos de produção pictórica, sem nenhuma discriminação, e assim promover um panorama do cenário atual da arte brasileira.
Para expor no Festival de Pintura é necessário que artista faça sua inscrição e leve sua obra, posicionando-a dentro da galeria.
O período de inscrição é de 30 de Janeiro a 4 de Março de 2018 e todos os links necessários estão na página do facebook do evento:  https://www.facebook.com/1festivalpintura/
Juntamente com a exposição, estão programadas rodas de conversa com artistas convidados de dentro e fora da UNESP, como Sérgio Romagnolo e José Spaniol.

Instituto de Artes da UNESP

Garber HearSay: Visualizing the Space between Silence and Sound/Confusion and Clarity - Boston USA

Garber
Saturday, March 3, 2018

ARTIST’s TALK 2:00 pm
Randy Garber HearSay: Visualizing the Space between Silence and Sound/Confusion and Clarity
“My work investigates perception and how meaning is deciphered…Because I am hearing impaired since infancy, I am acutely aware of the potential for misinterpretation… I believe this potential for miscommunication and the gaps between what is encoded and then decoded are relevant and urgent issues in today’s realm of ‘fake news’ and ‘alternative facts.’  My work speaks to these persistent possibilities of slippage in understanding.”   –R. Garber

Lesley University College of Art and DesignLunder Arts Center: Atrium Gallery 1801 Massachusetts Avenue Cambridge

MBTA Camb Boston Map

The Boston Printmakers: 70 Years
http://www.bostonprintmakers.org/symposium/

For information:

renee@bostonprintmakers.org    617-908-1486

 Image by Randy Garber, HearSay
                                                          


The Boston Printmakers at Lesley University
College of Art and Design
29 Everett St.
Cambridge, Massachusetts 01238
US

EXPOSIÇÃO “ROMPENDO FRONTEIRAS” - Franca SP

EXPOSIÇÃO “ROMPENDO FRONTEIRAS” É APRESENTADA NO LAB DAS ARTES

O Laboratório das Artes apresenta a partir de sábado, 03 de março (até o dia 04 de maio) a mostra “Rompendo Fronteiras”, que reúne 23 trabalhos em guache sobre fotografia da artista Vera Ferro. Nascida no Rio de Janeiro em 1947, Vera viveu em São Paulo e desde 1989 reside em Campinas, SP. Sua paixão por arte começou na infância e desde cedo direcionou seus estudos e sua trajetória para as artes visuais. Estudou na Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP e freqüentou o Atelier de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo.(MAM). Trabalha em muitas técnicas diferentes, utilizando vários materiais. Iniciou-se com aquarela, trabalhou com gravura em metal e gravura contemporânea, experimentando matrizes em diversos materiais. Gosta de combinar técnicas, como, pintura , fotografia , desenho e colagens usando mapas e livros antigos. Desde 2007 fotografa, apaixonada por imagens e buscando experiências híbridas com outras áreas da arte. Vera não tem medo de experimentar novos caminhos. É movida pela curiosidade e a busca de surpreender-se, brincando com novos materiais, temas e formas. Passeou por vários temas em sua jornada: figurativos, geometrias poéticas. Trabalha e orienta artistas em seu atelier desde 1987. Participou de exposições individuais e coletivas, salões de arte, onde recebeu vários prêmios, possui obras em acervos de museus e de colecionadores particulares no Brasil e no exterior. Na própria vida e em suas experiencias diárias ela encontra a fonte do seu trabalho, sempre evoluindo e transformando a si mesma.
A autora descreve assim suas inquietações para produzir seu trabalho: “Como contar de uma maneira poética, a crua realidade da fuga, da esperança de sobrevivência e do sonho de uma vida nova em paz? Deslocamentos, fronteiras, barreiras, cercas. Gente como a gente num caminhar incessante pelo mundo em busca de um lugar para viver, fugindo aos horrores da guerra. O que carregar? O que levar numa pequena mochila? Para onde vamos? Andanças infinitas. Insegurança. Medo. Esperança. Cada pessoa carrega um universo dentro de si. Da Síria, Afeganistão, Paquistão, Sudão, Somália, Mianmar, lá vai essa gente em marcha para um amanhã desconhecido...
Nada será como antes. Continuamos em busca da  igualdade, fraternidade e  liberdade. Meus trabalhos voam pela nuvem, espalham minhas inquietudes, meus pensamentos e sentimentos pelo mundo afora. A Arte é a minha arma, uma forma de artivismo”.


Abertura: 03 de março, sábado, 20h
A exposição irá até o dia 04 de maio.
Laboratório das Artes: rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação - telefone (16) 3722-5004
www.facebook/lab das artes

Horário de visitas: segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14 às 17h.
Acesso gratuito


Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

“Pressing Forward: Print Shops in Boston” moderated by Catherine Kernan and Jane Goldman, Mixit Print Studio - Boston - USA

Chalfin
Image by: Liz Chalfin, Zea Mays Printmaking, "San Alejandro" 11 x 30"

A members event that may interest you on Saturday, March 3, 2018

Anniversary Symposium Panel Discussion: 3:00 – 4:00pm 
“Pressing Forward: Print Shops in Boston” 
moderated by Catherine Kernan and Jane Goldman, Mixit Print Studio 
Participating artists and printshops:

Liz Chalfin, Zea Mays Printmaking, Florence MA

Constance Jacobson, Full Tilt Print Studio, Hyde Park MA

Catherine Kernan & Jane Goldman, Mixit Print Studio
Carolyn Muskat, Muskat Studios, Somerville MA

Liz Shepherd, Shepherd Studio, Boston MA

Annie Silverman, Abrazos Press, Somerville MA

Shepherd Studio 
38 Wareham Street Boston, MA
shepherdprintstudio.com
SoWA Neighborhood Map

The Boston Printmakers: 70 Years
http://www.bostonprintmakers.org/symposium/
For information Contact: 
renee@bostonprintmakers.org
617-908-1486

 
The Boston Printmakers at Lesley University
College of Art and Design
29 Everett St.
Cambridge, Massachusetts 01238
US

mostra Park to Parq - Garret Kane - SP

Artista nova-iorquino inaugura exposição inspirada na cidade de São Paulo na apArt
 
Escultor utilizou materiais dispensados pela natureza que encontrou no Parque Ibirapuera para criar suas peças 
 
São Paulo, 23 de fevereiro de 2018 - O escultor nova-iorquino Garret Kane tem na interação entre tecnologia e natureza uma de suas principais temáticas. E o público brasileiro terá a oportunidade de conhecer, em uma exposição inédita, o trabalho do artista, que inaugura a mostra “Park to Parq” no dia 08 de março na apArt Private Gallery, em São Paulo. A exposição acontece no mesmo local em que o escultor está hospedado desde o início do ano e onde vem criando suas peças. 
 
Primeira galeria de arte a funcionar dentro de um apartamento, a apArt oferece o serviço exclusivo de Residência de Artistas. Nesse período, Garret reuniu inspiração pela cidade e recebeu curiosos e apreciadores para acompanhar seu processo de criação das obras, por isso uma exposição inédita diretamente do maior parque de NY para o maior parque de SP.
 
Natureza e Tecnologia 
“Para mim, é muito claro como natureza e tecnologia estão sempre relacionados. A natureza é um fenômeno que muitas vezes o homem tenta recriar através da tecnologia. É a ideia de copiar e alterar a natureza de acordo com nossa própria imagem”, explica o escultor. 
 
Uma de suas obras mais conhecidas é a gigante Golemecha, com mais de dois metros de altura. A escultura ficou exposta no icônico Flatiron Building’s Prow Artspace e reúne folclore judaico (na figura lendária da criatura protetora Golem) com os famosos robôs gigantes da cultura pop japonesa, conhecidos como “mecha”. Utilizando peças em 3D, musgo, malhas de arame, raízes, bonsais e luzes LED, o escultor cria uma espécie de defensor de tudo.   
 
Garret explora formas padronizadas para que suas obras dialoguem entre si. Para isso, o artista trouxe de Nova York pequenos moldes hexagonais impressos em 3D para representar a tecnologia, mas ele não tinha uma ideia exata do que faria com elas. “Minha primeira impressão sobre São Paulo foi uma união de grandes edifícios de concreto branco com pequenos núcleos de floresta densa. Dessa forma, utilizei os hexágonos como uma maneira de interpretar a cidade e a interação entre homem e natureza”, conta o artista.   
 
Os elementos naturais presentes em cada obra - como cristais, pedras, madeiras e folhas secas - foram em sua maioria coletados nas ruas e no Parque Ibirapuera, atribuindo assim um conteúdo mais literal ao conceito da exposição. Cada obra segue regras, cores, formas e escalas diferentes para chamar a atenção e criar algo não apenas conceitual, mas também esteticamente agradável ao olhar.
 
Vale destacar a escultura “Mãe Natureza”, que traz a ideia da própria essência da natureza, longe da cidade. Como explica Garret, essa é uma obra feminina: “ É uma mãe que assume o controle e resgata a natureza do homem. Mas ela também pode ser interpretada como uma guardiã das florestas e da natureza como um todo.” Para essa obra, todos os pedaços de madeira utilizados foram coletados no Parque Ibirapuera. 
 
A exposição conta com o apoio da Udegustar uma empresa que liga pessoas por laços afetivos ou sociais para saborear, provar e experimentar com deleite, enaltecendo a comensalidade através do personal chef Edu Lopes. (www.udesgustar.com) (instagram: @udesgustar)
 
Serviço: Exposição “Park to Parq”, por Garret Kane 
Inicio: 08 de março 
Local: apArt Private Gallery 
Para agendar uma visita, entre em contato através do site www.apartprivategallery.com ou pelo e-mailapart@apartprivategallery.com.
(instagram: @apart.gallery
 
 
Garret Kane, escultor nova-iorquino.
 

 
 
 
 

Chamada para Exposição Coletiva – Fórum Social Mundial 2018

“Como resistir no mundo de hoje?” é uma seleção de trabalhos que participarão de uma exposição coletiva de ideias, durante o Fórum Social Mundial 2018, no período de 13 a 17 de março de 2018, realizada pelo Bem Comum, um projeto de extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, que promove um espaço de encontro, reflexão, debate, formulação de propostas e trocas.
Com a pergunta “Como resistir no mundo de hoje?” convidamos pessoas de todas as partes do mundo para compartilhar suas respostas, opiniões e propostas em forma de imagens e/ou textos. Cada participante poderá se inscrever com no máximo dois trabalhos. Não deverão participar representações partidárias nem organizações militares.
As ideias devem ser apresentadas (independente de sua linguagem, técnica e/ou natureza) em tons de cinza ou p&b no formato ou derivados do A4 (vertical).
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 28 de fevereiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: participação em publicação digital.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2ESrGTR

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Ron Pokrasso: Intensive Printmaking Immersion AND Non-Toxic Photogravure - NM - EUA


Photogravure Workshop:

From Camera to Print;
From Drawing to Print!
Come Join Us!



Create editions of handmade photo prints or drawings

This versatile technique is perfect for photographers interested in expanding their options for photographic expression and for illustrators who would like to make multiple handmade editions of their drawings. Using Akua Kolor intaglio inks and wonderfully easy to use photosensitive (photopolymer) plates, students will learn to create rich and detailed images from their photographs or drawings.  Gravure was introduced in the 1800's as a way to produce photographic prints and has been revived with the availability of non-toxic supplies.



Date: Saturday and Sunday, March 10 & 11, 2018
Time: 10 am - 5 pm (lunch break included)
Cost: $240 + tax, materials included.
Instructor: Diane Alire

Price of the class includes 4 hours of studio time after the workshop!








Ron Pokrasso:

Intensive Printmaking Immersion 

July 30 through August 3
Week-long summer workshop!


Ron Pokrasso's approach to monotype in combination with chine collé/collage and  photopolymer platemaking will open your eyes and working process to a whole new range of creative possibilities.

Class dates: Monday through Friday, July 30 through August 3
Class time: 10 AM - 5 PM
Class fee:  $725 + tax
Early bird special!  Register before April 1st and pay only $650 + tax
Instructor: Ron Pokrasso

Price of the class includes 4 hours of studio time after the workshop!







We currently have an upstairs studio that is available to rent.
Contact us if you are interested in seeing the space!
Remarque Print Workshop, LLC
WEBSITE
EMAIL
Like us on FacebookFollow us on Twitter  View on Instagram
 
Remarque Print Workshop, LLC, DBA New Grounds Print Workshop,3812 Central Ave SE, 100B, Albuquerque, NM 87108