concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 31 de agosto de 2013

I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura - EACH - USP - LESTE - SP


AULA DE PINTURA ARTESANAL COM REGINA CARMONA - SP

Casa
 
AULA DE PINTURA ARTESANAL COM REGINA CARMONA

CianotipiaPintura artesanal com materiais naturais, pigmentos, terra é água. Produção da própria tinta, tempera, aquarela e técnica mista. Noções básicas e fundamentais. Solicite formulário de inscrição pelo e-mailcasacontemporanea370@gmail.com ou pelo telefone (11) 2337-3015. SAIBA MAIS!
18 de setembro de 2013, quarta-feira, das 16 às 19h
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015
© 2013 Casa Contemporânea. All Rights Reserved. Design by Débora Ludwig.

insustentável leveza - Giovana Dantas


Dali - Caixa Cultural SP


programação Ateliê A Pipa - SP e RJ

SP: Rua Fidalga, 958 - Vila Madalena
11 2506 0096 contato@atelierapipa.com.br

RJ: 21 4062 7486 contato@atelierapipa.com.br

www.atelierapipa.com.br
  
 
FALA ABERTA COM NELE AZEVEDO
04 DE SETEMBRO DE 2013, DAS 14H ÀS 17H
 
SPESTAMPA
 
SAIBA MAIS!
 
EXPOSIÇÃO "DIVAGAÇÕES", DE FLORA ASSUMPÇÃO
ABERTURA
SÁBADO, 31 DE AGOSTO DE 2013, DAS 16H ÀS 20H

 
SPESTAMPA
 
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CURSO DE LINGUAGEM ARQUITETÔNICA
SÁBADOS, DAS 10H ÀS 12H OU DAS 13H ÀS 15H
 
SPESTAMPA
 
SAIBA MAIS!
 
CURSO DE SERIGRAFIA COM ROBERTA SEGURA E ALCIDES RODRIGUES
SEGUNDAS-FEIRAS, DAS 19H ÀS 22H
A PARTIR DE 16 DE SETEMBRO DE 2013

 
SPESTAMPA
 
SAIBA MAIS!
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atelier a pipa
www.atelierapipa.com.br

SP: Rua Fidalga, 958 | Vila Madalena
11 2506 0096

RJ: 21 4062 7486

percepções - Magues Souza

aprenda a desenhar com o lado direito do cérebro - Casa do Restaurador - SP

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

: Drawing Which Makes Itself - Dorothea Rockburne - MoMA - EUA

Dorothea Rockburne. Neighborhood. 1973. Transparentized paper, pencil, and colored pencil on wall, 160 x 90” (406.4 x 228.6 cm). The Museum of Modern Art, New York. Gift of J. Frederic Byers III, 1978. © 2013 Dorothea Rockburne / Artists Rights Society (ARS), New York

 

Dorothea Rockburne: Drawing Which Makes Itself

September 21, 2013–January 20, 2014
The Paul J. Sachs Drawings Galleries, third floor
"How could drawing be of itself and not about something else?" Dorothea Rockburne's 1973 exhibition at the Bykert Gallery in New York, a touchstone in modern drawing practice, aimed to address the artist's query. Using the wall as her surface, Rockburne created a series of works using carbon paper, which she manipulated to create a carefully mapped network of ruled lines; marks were made by the carbon removal along the folds in the paper. The resulting structures engage the viewer visually and bodily, shaping their perception of the gallery space and challenging expectations of what a drawing can be. Rockburne has said, "Drawing is the bones of thought." The exhibition Dorothea Rockburne: Drawing Which Makes Itself pays homage to the artist's groundbreaking project of the same name, with a group of major carbon paper and wall works—including Nesting and Neighborhood, from MoMA's collection—exhibited together for the first time since 1973. Contextualizing the wall drawings is a selection of Rockburne's works on paper and paintings from that decade, selected from MoMA's strong holdings of her work and the artist's personal collection. The exhibition highlights the concerns that have occupied Rockburne since her early career, including the application of mathematical principles, and her continued engagement with, and challenge of, the methods and practice of drawing.


Organized by Esther Adler, Assistant Curator, Department of Drawings.
Drawings Collection Exhibitions are made possible by HANJIN SHIPPING logo
fonte: MoMA

o corpo expandido - SP




O Corpo Expandido


Alessandro Mendini, Allan Kaprow, Arnulf Rainer, Arrigo Lora Totino, Ben D’Armagnac, Charlemagne Palestine, Charlotte Moorman’s, Dan Graham, Daniel Spoerri, Francisco Copello, Franz Erhard Walter, Gina Pane, Giordano Falzoni, Giosetta Fioroni, Giuseppe Chiari, Guglielmo Achille Cavellini, Hermann Nitsch, Hélio Oiticica, Hudnilson Junior, Isidore Isou, James Lee Byars, Jeffrey Shaw, Joan Jonas, Julian Beck, Jurgen Klauke, Klaus Rinke, Luciano Fabro, Marina Abramovic, Mimmo Rotella, Pier Paolo Calzolari, Piero Manzoni, Remo Salvadori, Renate Bertlmann, Riccardo Dalisi, Richard Serra, Robert Kushner, Sandro Chia, Shu Takagi, Stelarc, Theobotschuiver, Trisha Brown, Ugo La Pietra, Ulay, Urs Luthi, Vettor Pisani, Vincenzo Agnetti, Vito Acconci, Wolf Vostell e Yves Klein

Curadoria de Lucio Agra
lançamento_ 27/08/2013, terça-feira, 18h
exposição_ 28/08/2013 a 30/09/2013 
A Galeria Jaqueline Martins dá continuidade ao compromisso ligado à série de exposições históricas sobre a arte contemporânea que vem realizando desde sua inaguração em 2011, apresentando um recorte inédito de fotografias que mostram performances, ações e happenings realizados entre 1950 e 1980. As imagens tentam parar o tempo e trazer reflexões sobre estas atividades efêmeras destinadas a durar o breve momento de sua perfomance/ritual. A mostra contará com uma programação semanal de performances aos sábados, com curadoria de Lucio Agra, datas a serem decidadas.
segmento_ performance, happening, fotografia, ação
local_
Galeria Jaqueline Martins
Rua Doutor Virgilio de Carvalho Pinto 74 - Pinheiros
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-2628-1943
jaquelinemartinsgaleria@gmail.com
www.galeriajaquelinemartins.com
horários_
Segunda a sexta, 12h-19h; sábado, 12h-17h

fonte: Canal Contemporâneo

fortuna - William Kentridge - Pinacoteca - SP

William Kentridge - Fortuna


Curadoria de Lilian Tone
lançamento_ 31/08/2013, sábado, 11h
exposição_ 02/09/2013 a 10/11/2013 
A exposição inclui ainda a obra, A Recusa do Tempo. Instalação apresentada na última Documenta de Kassel, e agora, especialmente, para a Pinacoteca. Essa é a primeira grande exposição monográfica sobre Kentridge na América do Sul. A mostra, especialmente concebida para o Brasil, chega ao país graças à parceria entre o Instituto Moreira Salles, a Fundação Iberê Camargo, que já a receberam.
segmento_ vídeo, videoinstalação, instalação, escultura, desenho, animação
local_
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz 2 
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-3324-1000
55-11-3324-1007
imprensa@pinacoteca.sp.gov.br
www.pinacoteca.org.br
horários_
Terça a domingo, 10-17h30; quintas, até 22h

fonte: Canal Contemporâneo

testemunho - Pedro Motta - MG

Pedro Motta - Testemunho

exposição_ 29/08/2013 a 28/09/2013 
Pedro coloca em discussão a relação entre a natureza e as intervenções humanas. O poder desmesurado da natureza é visto como um fator de singularização da paisagem contida no espaço geográfico – lugar de integração e convívio, onde se faz propagar representações e imagens. O trabalho pode ser compreendido como um testemunho da observação contemporânea da mudança e do deslocamento da paisagem natural. Assim, as imagens são como uma forma de documentação das transformações que ocorrem diante de nossos olhos, embora, às vezes, ocultas aos transeuntes pela rotina do cotidiano.
segmento_ fotografia
local_
Celma Albuquerque Galeria de Arte
Rua Antônio de Albuquerque 885 - Savassi
Belo Horizonte / Minas Gerais / Brasil
55-31-3227-6494
contato@galeriaca.com
www.galeriaca.com
horários_
Segunda a sexta, 9-19h; sábado, 9h30-13h

fonte: Canal Contemporâneo

uso da lei Rouanet na moda

Setores culturais reagem ao uso da lei Rouanet na moda
Produtores teatrais pedem reunião com ministra da Cultura em documento
Associações alegam que desfiles de roupas são uma 'concorrência desleal' em relação a espetáculos de teatro
JULIANA GRAGNANIDE SÃO PAULOPEDRO DINIZCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O uso da Lei Rouanet em benefício de desfiles de moda, liberado pelo Ministério da Cultura na semana passada, causou as primeiras reações de setores culturais.
Entidades do teatro devem enviar nesta semana um ofício à ministra Marta Suplicy. O documento critica a autorização para que os estilistas Pedro Lourenço, 23, Alexandre Herchcovitch, 42, e Ronaldo Fraga, 46, tentem captar mais de R$ 7 milhões via Rouanet --que é um mecanismo de fomento à cultura por meio de renúncia fiscal.
No texto, a APTI (Associação de Produtores Teatrais Independentes) e a Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro pedem uma reunião com a ministra.
Presidente da APTI, o ator e diretor Odilon Wagner afirma que não vê problemas na inclusão da moda na Lei Rouanet, desde que o benefício vá para a parte criativa dos artistas do setor e não para a "promoção" de suas obras por meio de desfiles.
"É muito comum outras áreas quererem entrar na calha da lei. Sofremos uma concorrência muito desleal", diz.
A decisão de aprovar os projetos de moda foi tomada por Marta depois de a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, que decide quem pode captar via Lei Rouanet, ter indeferido o pedido de incentivo para dois desfiles de Pedro Lourenço na semana de moda de Paris, em outubro deste ano e março de 2014.
"Os desfiles têm publicidade espontânea enorme, e os empresários poderão aplicar seudinheiro nisso. O teatro não tem como fazer merchandising nos espetáculos", diz Eduardo Barata, presidente da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro.
Os projetos de Fraga e Herchcovitch nem sequer foram votados pela comissão:foram aprovados em caráter de urgência por Marta. Segundo a ministra, os desfiles fortalecerão a imagem do país no exterior.
DISCUSSÃO CORPORATIVA
O diretor do Museu da Cidade de São Paulo, Afonso Luz, que integrou a secretaria de Políticas Culturais e hoje é um dos responsáveis por intermediar a relação entre nomes da moda e o ministério, critica a ideia comum de que o setor seja elitista.
"Se alguém pede [o incentivo], é porque precisa. Essa discussão é mais corporativa. Ser reconhecido como setor cultural e não usufruir dos benefícios públicos disponíveis é como não ter cidadania. Moda não se resume à indústria do luxo", diz.
"O problema é que, na hora de dividir o bolo [da Lei Rouanet], ninguém quer compartilhar", afirma o estilista Ronaldo Fraga. Para ele, "a moda precisa de incentivo fiscal", e o Ministério da Fazenda e o do Desenvolvimento deveriam abrir as portas para os estilistas.
"Mas, se o primeiro passo veio do Ministério da Cultura, ótimo, qual é o problema? A lei não vai resolver o problema da indústria, porque ela já está perdida", diz Fraga.
A Lei Rouanet já foi centro de outras polêmicas. Em 2006, a companhia canadense Cirque du Soleil foi autorizada a captar R$ 9,4 milhões, apesar do valor alto de seus ingressos. Em 2011, a cantora Maria Bethânia obteve autorização para captar R$ 1,3 milhão para fazer um blog. Alvo de críticas nas redes sociais, desistiu do projeto.
Durante os debates sobre o projeto de Lourenço na Cnic, a associação teatral já havia enviado uma carta à comissão, que dizia que os desfiles "provocariam distorções imediatas e uma insuperável assimetria concorrencial com os segmentos culturais na disputa por verbas".
Em 2012, o setor teatral captou cerca de R$ 252 milhões pela lei de incentivo fiscal, representando quase 20% do total distribuído por meio da Rouanet.
A moda, por sua vez, captou R$ 168 mil, ou 0,01% do total (veja quadro ao lado).
Embora não haja políticas públicas específicas para o setor da moda, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior faz investimentos na área por meio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira).
Até agora, R$ 125 milhões foram investidos em ações para a moda, como o financiamento de desfiles de marcas brasileiras no exterior. Parte dos recursos sai de investimentos privados.

Física Quântica: Imaginando o Invisível - Gabriel Guerrer - SP

Programação de Cursos
Especiais

Física Quântica: Imaginando o Invisível
com Gabriel Guerrer
Afinal, o que é a Física Quântica? Quais são os princípios fundamentais que a regem? Como podemos interpretar e traduzi-lá? Essas ideias fascinantes aplicam-se exclusivamente ao domínio dos laboratórios de Física moderna ou podem de alguma forma dialogar com a nossa vida prática?
O curso aborda essas questões traçando a fronteira entre dois pontos de vista: científico e metafórico. De um lado, o consenso da comunidade científica sobre as propriedades da matéria. De outro, será mostrado como a linguagem, a lógica e os símbolos da Física Quântica são apropriados para descrever a nossa experiência de estar no mundo de uma forma mais ampla, convidando os participantes à expansão dos horizontes da consciência. Saiba mais


Gabriel Guerrer é doutor em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Participou ativamente em um dos experimentos do acelerador de partículas LHC (laboratório CERN, Suíça). Atualmente estuda as correlações dos conceitos da Física Quântica com a experiência subjetiva, a conexão mente/matéria e espiritualidade.


 

Datas 
De 23 a 26 de setembro | Segunda a quinta, das 19h30 às 23h
INSCREVA-SE
 saber mais antes de me inscrever.



Outros cursos
Cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Fotografia, Literatura, Audiovisual, Moda


Informações
11 3081-6986
www.barco.art.br


b_arco
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros
Sao Paulo, SP 05415-202
Brazil

sempre quis desenhar - Galeria Oma - São Bernardo do Campo - SP




Our mailing address is:
OMA Galeria
Rua Carlos Gomes, 69, São Bernardo do Campo - São Paulo
Sao Bernardo Do Campo, Sp 09700-000
Brazil

BBC Will Gompertz, "Isso É Arte?"

Autor vai a museu para falar de arte moderna; assista ao vídeo

da Livraria da Folha
Divulgação
Fique sabendo as histórias por trás das obras-primas e conheça os artistas
Fique sabendo as histórias das obras-primas e conheça os artistas
Escrito pelo editor da BBC Will Gompertz, "Isso É Arte?" explica ao leitor como entender as características que tornam a arte moderna uma expressão artística relevante, e não pinturas e esculturas que poderiam ser feitas por qualquer um.
Para isso, Gompertz conta do que os especialistas falam quando tratam de arte moderna. O autor narra a história por trás das obras-primas e a trajetória dos artistas mais relevantes, com mapa inspirado no metrô de Londres que apresenta os principais movimentos.
Com o subtítulo "150 Anos de Arte Moderna do Impressionismo até Hoje", o livro chega ao Brasil publicado pela Zahar e traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges.
Abaixo, assista ao vídeo divulgado pela editora no qual o autor passeia pela Tate Modern, em Londres.
*
"Isso É Arte?"
Autor: Will Gompertz
Editora: Zahar
Páginas: 446
Quanto: R$ 49,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
fonte: Folha de São Paulo

meu bem - Beatriz Milhazes


FIAC COMEMORA SUA 40ª EDIÇÃO EM OUTUBRO, NA FRANÇA



Uma das feiras de mais destaque no cenário internacional chega ao seu 40º aniversário, sempre atenta à evolução e aos desafios da arte contemporânea.

A feira francesa reafirma seu rigoroso processo de seleção, que garante seus padrões de qualidade. Neste ano, a FIAC reunirá 184 galerias de 25 países no Grand Palais. A França será representada por 55 galerias, seguida pelos Estados Unidos, com 33 galerias, Alemanha com 22 galerias, Itália, com 13 galerias, Reino Unido, com 12 galerias, Bélgica com 11 galerias e Suíça e Brasil, com cinco galerias, respectivamente. O Brasil está representado pelas galerias Raquel Arnaud, Luciana Brito, Fortes Vilaça, Mendes Wood e Nara Roesler.

Baixe o aplicativo em seu celular com calendários de exposições e eventos paralelos, dicas de hospedagem e restaurantes durante a feira e programação completa da FIAC.

Com informações do Artlyst e Touch of Class

A ARTE NA AMBIVALÊNCIA DAS APARÊNCIAS



John M. Armleder, "Spark, Spark, Spark"

Nem tudo que reluz e ouro, mas nosso olhar se dirige imediatamente a tudo o que brilha. E se algo caracteriza boa parte das criações de artistas contemporâneos como Joseph Beuys, Damien Hirst, Andreas Gursky, Yayoi Kusama, Sherrie Levine e Thomas Demand, entre outros, é esta vontade de chamar a atenção do espectador através do brilho, da luz e do uso de materiais preciosos.

É a estas estratégias, de seduzir o olhar do público mediante seu deslumbramento, que a mostra em cartaz até 2 de novembro, no Kestnergesellschaft de Hannover, se dedica. A exposição leva o nome "Der Schein", termo em alemão que se refere ao mesmo tempo ao aparente e ilusório e à luz - não apenas em seu sentido físico, mas também como fonte de reflexão.

Outros artistas como Constantin Brâncusi, Paul McCarthy, Rivane Neunschwander, Michelangelo Pistoletto y Wolfgang Tillmans também estão na mostra. Todos compartilham o uso estratégico de materiais conhecidos pela sua riqueza e brilho para se referir algumas vezes à eternidade ou a espiritualidade, e outras vezes ao teatral e ilusório.

Estas dualidades, como defende a exposição, não só tiveram uma grande influência ao longo da história da arte, mas continuam intensamente presentes nas criações atuais: paradoxalmente ou não, o uso de superfícies brilhantes ou refletivas pode converter-se no reflexo palpável dos valores intangíveis.

Com informações do Masdearte e Touch of Class

I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia - SP

Acontece de 2 a 5 de setembro o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia. Concebido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP), o Simpósio busca divulgar a produção acadêmica deste campo e estabelecer diferentes níveis de interlocução com as políticas públicas voltadas à proposição e ao gerenciamento de museus e com a formação profissional. Leia mais...
 
O Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado fará a cobertura crítica do evento, com a produção de relatos, além de disponibilizar os registros em vídeo das palestras, mesas de discussões e trabalhos apresentados no Simpósio.
 
Acesse a programação completa do Simpósio.
 
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universi dade de São Paulo (PPGMUS/USP), que reúne os docentes dos Museus da Universidade – Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE, Museu de Arte Contemporânea/MAC,Museu Paulista/MP e Museu de Zoologia/MZ, contemplou em seu Plano de Gestão Acadêmica a realização bianual de evento científico com o propósito de reunir estudantes, professores e profissionais de Museologia e áreas afins, em torno de discussões referentes à problematização de temas que têm consolidado o campo museal e estabelecido a sua interlocução com outros cenários acadêmicos.