concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 13 de maio de 2017

Shopping Pátio Guarulhos apresenta exposição fotográfica de mães e filhos com Síndrome de Down

 
 
Shopping Pátio Guarulhos apresenta exposição fotográfica de mães e filhos com Síndrome de Down
 
 

Atração é realizada em parceria com a ONG Minha Down é Up! e estreia no sábado, 13 de maio, em homenagem ao mês das mamães
 
 

Neste sábado, 13 de maio, o Shopping Pátio Guarulhos e a ONG Minha Down é UP! apresentam uma exposição fotográfica em preto e branco retratando o amor entre mães e filhos, chamada Minha Mãe é Up. A mostra é emocionante, reúne imagens de crianças com Síndrome de Down e suas mamães. E ficará no Piso Térreo do centro de compras até 18 de junho, com visitação gratuita.
 “Estamos muito felizes por organizar e realizar essa ação incrível que mais uma vez envolve famílias em prol do sentimento mais importante, o amor”, ressalta Claudia Campos, gerente de marketing doShopping Pátio Guarulhos e uma das idealizadoras do projeto, ao lado de Danieli Hernandes Ferraz e Anderson Ferraz, da ONG Minha Down é Up!.
A partir da abertura da exposição, o Shopping Pátio Guarulhosainda terá três finais de semana seguidos com atividades diversas e gratuitas.
Em 20 de maio será realizada a Oficina de Biscoitos Artesanais com o Ateliê Ki-Encanto, a partir das 14h30. Para participar, os interessados devem fazer inscrições previamente e a capacidade máxima é de 25 participantes.
Já no sábado seguinte, dia 27, a programação fica por conta da artista plástica e educadora Maria Cininha, com oficina de artes utilizando papéis diversos, papelão, recorte e colagem.
Para finalizar, no dia 3 de junho o Shopping Pátio Guarulhos terá contação de histórias com o tema Brincando, Cantando e Contando Histórias. A apresentação será das 14h30 às 16h30 com o casal Júlio e Débora D’Zambé, da Sansakroma sem Fronteiras.

Minha Mãe é Up no Shopping Pátio Guarulhos
-De 13 de maio a 18 de junho – Exposição fotográfica com retratos feitos por: Suzana Okabaiashi, Amanda Pinson Fotografia, Luiz Santos, Patty Shiraiva, Bella Vita, Caio Barducco, Fábio Almeida e alunos de publicidade da Faculdade Anhanguera.
-Dia 13.05 das 11h às 17h – sessão de fotos com mães e filhos
-Dia 20.05 – Oficina de Biscoitos Artesanais com Ateliê Ki-Encanto a partir das 14h30 com capacidade máxima para 25 participantes. Inscrições através do https://test.sympla.com.br/oficina-biscoitos-artesanais---minha-mae-e-up__143642
-Dia 27.05 – Oficina de Artes com Maria Cininha das 14h às 17h
-Dia 03.06 – Contação de Histórias com Júlio e Débora D’Zambé, da  Sansakroma sem Fronteiras, das 14h30 às 16h30
Local: Piso Térreo
Atrações gratuitas
Telefone: (11) 2458-8100
Estacionamento gratuito
Mídias sociais: @shoppingpatioguarulhos no Facebook e no Instagram
Avenida Rosa Molina Pannochia, 331, Vila Rio, esquina com a avenida Benjamin Harris Hannicut, Guarulhos
Site da Minha Down é Up: www.minhadowneup.com.br


O Shopping Pátio Guarulhos

Shopping Pátio Guarulhos foi inaugurado há mais de três anos e destaca-se pela arquitetura e decoração, com fachada panorâmica. Seu mix de lojas atende todo perfil de consumidor: crianças, jovens, homens, mulheres e melhor idade. Está localizado na avenida Rosa Molina Pannochia, 331, Vila Rio, esquina com a avenida Benjamin Harris Hannicut, em Guarulhos, São Paulo.
Mais informações no site www.shoppingpatioguarulhos.com.br ou pelo telefone 11 2458-8100.

curso O MANEIRISMO NA ITÁLIA - Alexandre Ragazzi

cursos na Associação Chico Lisboa - PoA - RS







chamada exposição coletiva de pequenos formatos



prÇemio DANA de Incentivo à Produção em Artes Visuais 2017


27º Intercâmbio Internacional de Miniarte Fantasia








 Associe-se: 
http://chicolisboa.com.br/associe-se/
* Contate a secretaria para o pagamento da anuidade 2017 e solicitação do cartão do sócio.
* Cursos com inscrições abertas, veja no site www.chicolisboa.com.br
 
Associação Chico Lisboa
Travessa Venezianos, 19 - Cidade Baixa 
Porto Alegre/RS - Brasil, CEP 90050-370
De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
(51) 3224.6678
chicolisboa@chicolisboa.com.br
www.chicolisboa.com.br
blog: chicolisboa.com.br/2016/
www.facebook.com/associacaochicolisboa
twitter: @chicolisboaarte
instagram: @chicolisboaarte
__________________________________
 
Agenda de exposições da Chico Lisboa

No Quiosque da Cultura de Gravataí
Exposição Perspectivas do Ser, dos artistas Inez Pagoncelli, Vera Bernardes e Marcelo Spolaor, com abertura dia 23 de maio e sisitação até 30 de junho de 2017, naPraça Leonel Brizola - Centro de Gravataí/ RS, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Na sede da Chico Lisboa
[Entre] Portais, de Luci Sgorla e Marisa Grahl, de 18 de abril até 02 de junho de 2017.
Feira de Arte 20x20³ e Outros Formatos - venda de obras de arte permanente, com valores de ocasião.
Lá Fora Primavera 2016 - coletiva com 13 artistas, até 06/2017.

2º Prêmio Magnum Photography Awards


A LensCulture e a lendária agência de fotografia Magnum Photos estão procurando a melhor fotografia mundial contemporânea para a segunda edição do concurso anual Magnum Photography Awards.
A participação está aberta a fotógrafos de todos os níveis - profissionais, talentos emergentes, estudantes, e entusiastas amadores, de todas as idades e de todas as culturas.
É possível participar com imagem única ou série nas categorias Documental, Rua, Retrato, Belas Artes, Fotojornalismo e Livre.
O prêmio total soma US$ 27 mil em dinheiro distribuído entre as categorias, mais vouchers para participar de workshop da Magnum e outros prêmios. Além disso, o parceiro oficial de mídia BBC Culture estará compartilhando fotos de inscritos com sua audiência global de 3,5 milhões de pessoas. Todos os vencedores, finalistas e e escolhas dos jurados também participarão de exposição digital na The Photographers’ Gallery, em Londres.
A agência Magnum Photos é uma das mais celebradas do mundo fotográfico. Por lá passaram e ainda fazem parte grandes heróis da história da fotografia como Robert Capa e Henri Cartie-Bresson, Martin Parr, Ansel Adams e Dorothea Lange.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 16 de maio/2017, via online
– Taxa de inscrição: sim
– Premiação: sim.

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2q9VdRe

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Third NY International Miniature Print Exhibition Call for Entry



3rd New York International Miniature Print Exhibition


October 26 - November 28, 2017
this is
Entry Deadline: Saturday, August 5, 2017
Jury Notification: Friday, September 1, 2017

Deadline for accepted prints to arrive at MGC:

Friday, October 13, 2017
Opening reception: Saturday, October 28, 2017
this is
Juror: Jennifer Farrell 


Associate Curator of Modern and Contemporary Prints and Illustrated Books,

The Metropolitan Museum of Art, New York

For more information and submission details, visit:
 www.manhattangraphicscenter.org
3rd New York International Miniature Print Exhibition at Manhattan Graphics Center October 26 - November 28, 2017 Opening Reception: Saturday, Oct. 28, 6 – 9 pm EXHIBITION The Manhattan Graphics Center (MGC) announces its 3rd juried competition and exhibition devoted to miniature prints. Last year, 222 artists from over 30 countries submitted work to this exhibition, bringing together a diverse representation of the print world today. The 3rd New York International Miniature Print Exhibition will take place from October 28 – November 28 at our printmaking studio’s gallery with an opening reception during IFPDA Print Week in New York, October 26-29, 2017. IMPORTANT DATES

Entry deadline: Saturday | August 5, 2017 Jury notification: Friday | September 1, 2017 Deadline for accepted prints to arrive at MGC: Friday | October 13, 2017 Exhibition dates: October 26 - November 28, 2017 Opening reception: Saturday | October 28, 2017 Return of unsold work: December - January 2018

JUROR Jennifer Farrell, Associate Curator of Modern and Contemporary Prints and Illustrated Books, Metropolitan Museum of Art, New York

PRIZES 1st Place: $500 2nd Place: $300 3rd Place: $200 All funds will be paid in US dollars.

PURCHASE AWARDS Purchase Purchase awards in the form of gift cards and/or merchandise are made from art supply retailers. The retailer presenting the award receives the selected print directly from MGC. This year's supporters include: Awagami Paper Factory - 100 sheets of editioning papers worth $500 DaVinci Artist Supply - $150 Gift Card Blick Art Materials - $100 Gift Card ​

ELIGIBILITY All fine art printmaking mediums, including relief, intaglio, lithography, silkscreen, monotype, and letterpress will be accepted. Prints must be hand-pulled. Only prints completed in the last three years will be accepted. Prints previously submitted to past years NYIMPE will not be accepted. *Digital media, drawings, photographs, or direct reproductions are NOT eligible. Only two-dimensional works will be accepted. ​ 

SIZE REQUIREMENTS Paper Size: Maximum 10 in (h) x 8 in (w) / 25.4 cm (h) x 20.3 cm (w) Minimum paper size is 7 in (h) x 5 in (w) /17.7 cm (h) x 12.7 cm (w) Image Size: No larger than 9 square inches / 58 square centimeters This translates to an image size of: 3 in x 3 in, or 2 in x 4.5 in 7.6 cm x 7.6 cm, or 5 cm x 11.4 cm Different size configurations are acceptable as long as they do not exceed square inch/centimeter requirements. ENTRY 

CONDITIONS Submit all entries via our online forms. Artists may submit up to 3 images for the entry fee. More than 3 images can be submitted for an additional fee per extra print. Upload image at 100% scale - 300 dpi, at its actual dimensions, cmyk format. If your work is accepted, the uploaded image will be used in the catalog. Prints selected by the juror will be matted and framed by MGC and exhibited in the MGC gallery. Please note that photos must accurately represent the work you are submitting. Works that are not accurately represented will be disqualified. All exhibited works must be for sale, with MGC retaining a 40% commission of the purchase price. JURY NOTIFICATION All artists will be notified of acceptance via e-mail by September 1, 2017. CONTACT Erica Criss, Program Manager 212-219-8783 miniprint@manhattangraphicscenter.org

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Edital de Vivências em Comunicação: O Caminho do Sertão 2017



A Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia e o Coletivo Ecos do Caminho convidam comunicadoras e comunicadores (populares, em potencial e/ou profissionais) para acompanharem o "Caminho do Sertão - De Sagarana ao Grande Sertão: Veredas", jornada sócio-eco-literária que será realizada de 8 a 16 de julho de 2017, entre os municípios de Arinos e Chapada Gaúcha, no noroeste de Minas Gerais.
O edital tem como finalidade selecionar três pessoas que queiram viver a experiência de enveredar neste Ser-Tao, acompanhando à Travessia, interagindo com caminhantes, populações locais, e com o cerrado mineiro.
Quem pode participar?
a) Qualquer pessoa pode se candidatar, desde que se tenha habilidades em alguma das amplas áreas da Comunicação;
b) Não precisa de diploma universitário;
c) Precisa ser maior de 18 anos;
d) Criatividade e experiência são bem-vindas. O participante poderá apresentar portfólio, comprovando sua trajetória, via formulário de inscrição.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 21 de maio/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Regulamentos + Inscrição: http://bit.ly/2q4aTVY

por Editais e Afins

ELEPHANT PARADE



ELEPHANT PARADE REÚNE TIME DE PESO PARA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO
Empresas nacionais e internacionais se unem à manada e patrocinam a exposição ao ar livre mais relevante da atualidade

Faltando aproximadamente 3 meses para a Elephant Parade chegar às ruas de São Paulo, e com praticamente todas as cotas de patrocínio vendidas, empresas de diferentes setores e países se unem à manada por um nobre objetivo:  tornar o mundo mais feliz e ajudar a preservar os elefantes, que estão ameaçados de extinção.
Em agosto de 2017, a exposição reunirá dezenas de esculturas de elefantes bebês em tamanho real, na segunda edição da Elephant Parade no Brasil. Além do apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, empresas como BMW, Swarovski, Amarula, Grupo Pearson (assinando Yázigi) e Spotify irão ajudar a mudar o cenário urbano da cidade paulista junto a um projeto que não somente gera recursos para filantropia, mas movimenta a classe artística local.
O luxuoso Tivoli Mofarrej – São Paulo será o hotel oficial da exposição e sediará o coquetel de lançamento da Elephant Parade São Paulo, tendo como convidados representantes de empresas patrocinadoras e apoiadoras, formadores de opinião e artistas. Ao fim da exposição, o hotel receberá ainda o leilão beneficente para arrecadar e reverter as esculturas em verba para projetos de filantropia e preservação de elefantes.
O Shopping Ibirapuera assina como shopping oficial da Elephant Parade São Paulo e contará com a instalação de um ateliê que acomodará em torno de 40 esculturas, durante junho e setembro de 2017. Nesse período, os artistas desenvolverão suas pinturas ao vivo enquanto os visitantes do shopping poderão acompanhar a evolução das esculturas em tempo real. Em setembro, a exposição será exclusivamente no Shopping Ibirapuera.
Depois de marcar presença nas principais metrópoles do mundo, como Londres, Califórnia, Singapura e Hong Kong, agora chegou a vez de São Paulo entrar para essa prestigiada lista, marcando as celebrações globais dos dez anos do projeto. As esculturas serão estrategicamente posicionadas pela cidade. A expectativa é que durante toda a exposição 6 milhões de pessoas confiram as esculturas em tamanho real dos bebês elefantes.
Clique aqui e acesse o vídeo oficial da Elephant Parade São Paulo.
Projetos Selecionados
A Elephant Parade recebeu aproximadamente 600 inscrições de artistas e entusiastas que gostariam de participar da exposiçaõ. Aproximadamente 200 dos projetos foram pré-selecionadas pelo Comitê de Seleção da Elephant Parade.
A seleção dos artistas foi feita por um comitê independente, composto de representantes de áreas relacionadas à criatividade e à cultura. Clique aqui e acesse os projetos pré-aprovados.
Patrocínio Oficial
Amarula
Rei do Mate
Yázigi
Matrix
Shopping Ibirapuera (Ateliê Oficial)
Tivoli (Hotel Oficial)
Parceiros
Propague (Agência de Propaganda)
MariaSãoPaulo (Assessoria de Imprensa)
Labbo (Agência Digital)
Canela Fina (Produtora de Vídeos)
Spotify (Player Oficial)
Conceito Brasil (Captação)
Visite São Paulo (Apoio Institucional)
Prefeitura da Cidade de São Paulo (Apoio Institucional)
Sobre a Elephant Parade
A Elephant Parade foi inspirada em uma história real, de uma valente bebê elefante chamada Mosha, que perdeu uma parte da perna ao pisar em uma mina terrestre na Tailândia. Comovidos e inspirados por esta história, Marc e Mike Spits, pai e filho, fundaram a Elephant Parade em 2006. Em 2007, a primeira exposição foi feita em Rotterdam, na Holanda. O Friends of the Asian Elephant Hospital, a "casa" da Mosha na Tailândia, foi a primeira organização a receber as contribuições geradas pelo evento. Mosha foi a primeira bebê elefante do mundo a receber uma prótese para a perna.
Hoje, a Elephant Parade é a exposição de arte ao ar livre mais relevante do mundo. Por meio da arte, as exibições estimulam milhares de sorrisos, fomentam a conscientização e geram fundos para a conservação de elefantes e outras entidades carentes.
Além da Mosha, a Elephant Parade atualmente gera recursos para o cuidado de centenas de outros elefantes. A perda de habitat natural, o comércio de marfim e os conflitos entre humanos e elefantes são os maiores problemas que os ameaçam.
Empresas interessadas em ter seu próprio elefante e patrocinar o evento devem entrar em contato pelo e-mail patrocinios@elephantparade.com.br.
Redes Sociais
Facebook: /ElephantParadeBrasil/
Instagram: elephantparadebrasil/

exposição Novíssimos - Marina de Falco - SP

casacontemporanea
A artista plástica Marina De Falco apresenta a mostra Novíssimos na Casa Contemporânea. A exposição tem curadoria de Marcelo Salles e é composta por uma série de novas pinturas inspiradas no Movimento Concretista e Neoconcretista. Clique aqui e saiba mais!
 
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana 
São Paulo - SP / CEP: 04021-020 
Telefone: (11) 2337 3015

EXPOSIÇÃO REÚNE IMAGENS DOS ALUNOS DO CURSO DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA OFERECIDO PELO PROJETO CAMINHOS DA ARTE




Foto: Gleice Kelly Barbosa (Aluna participante do projeto)

Atividade encerra a primeira edição da iniciativa, que promoveu a familiarização dos jovens do Parque Vila Maria com a fotografia

O fotógrafo Daniel Kfouri e os 25 jovens do Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo, que participaram do curso de introdução à fotografia oferecido pelo projeto Caminhos da Arte, da Aymberê Produções Artísticas, dão vida à exposição coletiva “Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”. A mostra fica em cartaz na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão, entre 20 de maio e 1º de julho, com visitação de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
A exposição reúne imagens que revelam os olhares atentos dos jovens ao instante, aos movimentos, às linhas, às formas, às cores e à descoberta dos espaços e de seus habitantes (humanos ou não), com temas que variam entre o documental e o imaginado.
Os fotógrafos iniciantes exploraram vários elementos presentes nas obras dos artistas que estudaram ao longo do curso, como as cores intensas de Frida Kahlo; o desvirtuamento da escala dos objetos, os jogos com a geometria e o reflexo de Daniel Kfouri; as descobertas reais e surreais de Tuca Vieira; e a urbe geométrica, cheia de vazios, de Felipe Russo.
A ideia da mostra coletiva é retratar os contrastes de uma cidade improvável, que é ao mesmo tempo urbana e rural, animal e humana, banal e inesperada. As fotos foram captadas dentro da sede da Viação Cometa, empresa patrocinadora do projeto, nas ruas do Parque Vila Maria e no Parque Ibirapuera.
Ministrado por Patricia Marchesoni, Ricardo Rios e André Spinola e Castro, o curso contou com aulas práticas e expositivas, que aconteceram entre agosto e novembro de 2016, e tinham a missão de aproximar os jovens ao universo da fotografia.
Os alunos aprenderam a construir câmeras primitivas (pinhole) e técnicas de fotografia digital. Ainda durante o curso, Kfouri foi até a escola EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves e conduziu uma conversa com os estudantes sobre suas obras e carreira, que terminou em uma saída fotográfica.

SOBRE O PROJETO CAMINHOS DA ARTE
Concebido pela Aymberê Produções Artísticas, o projeto Caminhos da Arte tem a proposta de aproximar a arte do cotidiano dos jovens e mostrar que a experiência sensorial e estética também pode ocorrer fora das galerias conceituais. A primeira edição contou com uma exibição individual do fotógrafo Daniel Kfouri, o curso de Introdução à Fotografia, visitas à exposições e uma atividade formação de professores.

SOBRE OS PARTICIPANTES
Daniel Kfouri - Artista Convidado
Nascido em fevereiro de 1975, Daniel Kfouri começou a fotografar em 2001, após trabalhar por seis anos como designer gráfico para revistas e sites. Como fotógrafo, trabalhou para revistas da Editora Abril, Folha de S. Paulo, The New York Times, agências de notícias internacionais e Nike Global. Vencedor de três prêmios internacionais de fotografia, 1º lugar no Grand Prix Photo Saint-Tropez 2016, na categoria Grand Prix Canon; além do 2º lugar no Picture oftheYearLatinAmerica 2011 e 3º lugar no World Press Photo 2010, ambos na categoria de esportes, teve seu trabalho exposto em diversas galerias e centros culturais do Brasil e exterior. Entre suas mostras individuais estão “Heróis” (2015), exposta na DOC Galeria, em São Paulo, e no Museu de Sant’Ana, durante o 5º Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, e a exposição “Não Para” (2013), no Sesc Ceilândia, em Brasília. O esporte é tema recorrente em sua produção, tendo produzido uma série sobre o futebol de várzea. Porém, a temática do seu trabalho é mais ampla, podendo ser situada em uma zona de fronteira entre arte visual e vida social, pois se realiza em imersões de ordem documental, em caminhadas onde o olhar fotográfico do artista encontra sintonia com os acontecimentos do mundo. Mais informações em http://danielkfouri.photoshelter.com

Patricia Marchesoni Quillici – arte-educadora
Patrícia Marchesoni Quilici é graduada em Artes Plásticas e Educação Artística pela FAAP com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pela USP. Há mais de dez anos no segmento de Arte, Cultura e Educação, já coordenou o Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (exposições: “Impressionismo”, “Escher”, “Índia”, “Islã”, “Irmãos Campana”, “Antony Gormley”, entre outras) do Centro Cultural São Paulo e do Paço das Artes e atuou em bienais da Fundação Bienal de São Paulo. Já coordenou o Educativo de exposições no SESC Pompéia (“19º Festival SESC Videobrasil de Arte Contemporânea” e “Território Livre”), no SESC Belenzinho (“Índia: lado a lado”), no SESC São Carlos (“Ofício Luminoso – Fotografias de Luiz Braga”) e no SESC Piracicaba (“10ª Bienal de Naifs”) e trabalhou como professora de Artes. Escreveu publicações sobre exposições de Arte e fez uma série de cursos no Brasil e no exterior - como na Saint Martin College, de Londres. Atualmente desenvolve, em sua empresa, a PMQ Cultura e Desenvolvimento, atividades artístico-culturais para crianças, adultos, educadores e professores, bem como Projetos Educativos para Exposições. Presta serviços para diversas instituições culturais como a rede SESC, Itaú Cultural e outras.

André Spínola e Castro – fotógrafo, criador e professor da escola de fotografia Rever
Inicia sua formação em Jornalismo em 1989 na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Em 1991 decide-se pela fotografia e trabalha como assistente em um estúdio de fotografia comercial. Forma-se em Jornalismo pela UFRJ em julho de 1993 e muda-se para Santa Barbara, California, para cursar fotografia comercial no Brooks InstituteofPhotography. Retorna ao Brasil no início de 1996 e trabalha como freelancer no mercado publicitário carioca, além de ministrar aulas de fotografia na UFRJ. Ainda em 96 é convidado e estrutura o curso básico da escola de fotografia Foto In Cena, atualmente Atelie da Imagem. Em 1997 estrutura o curso básico e ministra as aulas da primeira turma do Curso Politécnico de Fotografia da Faculdade Estácio de Sá. Em Janeiro de 1998 muda-se para São Paulo para participar do Curso de Jornalismo em Revista da Editora Abril; e passa a atuar como freelancer para diversas publicações da Editora. Em outubro é contratado como fotógrafo do estúdio da agência de publicidade W/Brasil, onde permaneceu até dezembro de 2003. Em agosto de 2002 decide modificar o direcionamento de sua atuação profissional e monta com Luish Coelho a Rever – Estudos em Fotografia; além de retornar ao mercado editorial. Mais informações em https://reverfotografia.wordpress.com/sobre-a-rever/os-professores/

Ricardo Rios – fotógrafo e professor de fotografia da escola Rever
Fotógrafo, Bacharel em Ciências Sociais/USP, Especialista em Fotografia/FAAP.Ensina fotografia desde 2003, com experiência no ensino superior, técnico e livre.Atualmente desenvolve um projeto de fotografia documental sobre Brasília-DF. Mais informações emhttps://reverfotografia.wordpress.com/sobre-a-rever/os-professores/

SOBRE A AYMBERÊ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
 Graduada em Relações Públicas pela USP SP, com pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor e Gestão Cultural, Patricia Souza Ceschi trabalha com produção cultural há mais de 15 anos. Em 2010, juntamente com o artista plástico Breno Menezes, fundou a Aymberê Produções Artísticas Ltda, aonde vem se dedicando à produção e criação de trabalhos artísticos nacionais e internacionais em diversas linguagens. Mais informações emhttp://www.aymbere.com.br/
               
O projeto Caminhos da Arte:: Fotografia – Edição Daniel Kfouri tem a realização de:
Patrocínio: Viação Cometa
Concepção e Produção: Aymberê Produções Artísticas
Direção de Produção: Patricia Souza Ceschi
Produção executiva: Ivan Medeiros Masocatto
Obras: Daniel Kfouri
Curadoria: André Spínola e Castro, Daniel Kfouri, PatriciaMarchesoniQuilici, Patricia Souza Ceschi e Ricardo Rios
Incentivo Fiscal: Proac ICMS
Apoio: Instituto JCA, Cometa Social e Rever
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura

SERVIÇO
Exposição “Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”
Quando: 20 de maio a 1º de julho
Abertura: 20 de maio, às 15h
Visitação: De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h
Onde: Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão – Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo
Entrada: Gratuita

quarta-feira, 10 de maio de 2017

visita guiada Paço Imperial com os artistas Evany Cardoso, Gustavo Rezende e outros - RJ

exposição O IMPRESSIONISMO E O BRASIL - MAM SP


O Impressionismo e o Brasil
Curadoria Felipe Chaimovich

Abertura 16 de maio de 2017, das 20h às 22h.

Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque Ibirapuera, localizado próximo aos portões 2 e 3.

Incentivamos o uso de transporte coletivo.

Patrocínio Máster Bradesco
Patrocínio Levy & Salomão Advogados
Realização MAM e MinC

Imagem de Antônio Garcia Bento (Campos dos Goytacazes, RJ, 1897 - Rio de Janeiro, RJ, 1929). Porto do Calaboço, 1921. Óleo sobre madeira. 24 x 35,5 cm.
Coleção Orandi Momesso
Foto: Luciano Momesso



XII Premio Internacional de arte gráfico “Jesús Núñez 2017”


 
En la línea de apoyo a la creación artística que lleva a cabo la Diputación de A Coruña y, en concreto, al desarrollo del arte gráfico así como, en reconocimiento a la labor realizada por la Fundación “Centro Internacional de la Estampa Contemporánea” de Betanzos y a la amplia trayectoria del artista Jesús Núñez, su fundador, la Diputación de A Coruña convoca el “XII Premio internacional de arte gráfico “Jesús Núñez”, de acuerdo con las siguientes:
BASES
Primera.-Podrán optar al premio todas las personas mayores de edad cualquiera que sea su nacionalidad, que no hayan obtenido el premio en los cuatro años anteriores a éste, y que presenten obras con las que no hayan participado anteriormente en ningún otro concurso o certamen.
Segunda.-Se establecen los siguientes premios:
* Primer premio indivisible, dotado con 6.500 € y una exposición en la Fundación CIEC.
Esta cantidad está sujeta a las retenciones legales que le sean aplicables.
* Dos accesits consistentes cada uno de ellos en beca de matrícula de un módulo del Máster de Obra Gráfica impartido por la Fundación CIEC.
El premio podrá quedar desierto y ser concedido con carácer ex aequio. En este caso, su importe se repartirá proporcionalmente entre las personas que resulten premiadas.
Los trabajos premiados quedarán en propiedad de la Diputación de A Coruña; asimismo, las autoras o autores de las obras entregarán otro ejemplar, igual al premiado, a la Fundación CIEC, con destino a los fondos de su colección.
La Diputación podrá publicar o exponer los trabajos premiados y, previo acuerdo con sus autoras o autores, podrá publicar o exponer aquellos trabajos que no hayan sido premiados y que el jurado considere de calidad.
Las personas cuyas obras sean incluidas en la exposición recibirán tres ejemplares del catálogo.
Tercera.-Cada artista podrá presentar un máximo de una obra, en cualquiera de las disciplinas de las técnicas gráficas: grabado calcográfico, litografía, serigrafía, xilografía y sus derivaciones.
Las obras se presentarán firmadas, sin enmarcar y al dorso deberá figurar el nombre y apellidos del autor, y el año de su realización.
Las medidas del papel no excederán de 76 x 112 cm y el tamaño de la mancha impresa será, como mínimo, de 28 x 28 cm. El grosor de las obras no podrá superar 1 cm
A la obra presentada se adjuntará la siguiente documentación:
* Datos del autor: nombre y apellidos, NIF (o documento que lo sustituya, para artistas extranjeros), lugar y fecha de nacimiento, teléfono, correo electrónico.
* Curriculo que no exceda de un tamaño DIN A4, por una cara.
* Ficha técnica: título, técnica, fecha, tipo de papel, medida del papel (altura x base), medida de la mancha (altura x base), número de matrices, número de tintas, tirada y taller de estampación.
Los datos personales requeridos son considerados necesarios para el procesamiento sistematizado de las solicitudes de participación del premio, y serán tratados de acuerdo con las medidas de seguridad previstas por la LO 15/1999, de 13 de Diciembre, de Protección de Datos de carácter personal. Además pasarán a formar parte de la base de datos del áreca de Cultura de la Diputación que será el único organismo que los puede utilizar.
Los derechos de acceso, rectificación, cancelación y oposición podrán ser ejercidos mediante el envío de la correspondiente comunicación, por correo postal o electrónico a la Diputación de A Coruña, después del fallo del Premio.
Cuarta.-El plazo de presentación de obras comenzará el día 1 de junio de 2017 y finalizará el día 30 de julio de 2017.
Las obras se enviarán a la Fundación CIEC, Rúa do Castro 2, 15300 Betanzos, A Coruña, España, indicando en el sobre: “XII Premio internacional de arte grafico “Jesús Núñez”.
Quinta.-El jurado estará presidido por la diputada presidenta de la Comisión de Cultura y Normalización Lingüística, y formarán parte de él: don Jesús Núñez, y cuatro personas de reconocido prestigio en el ámbito del arte gráfico, nombradas por aquella.
Ejercerá las funciones de secretaría el secretario de la Corporación o la funcionaria o funcionario en que delegue.
La composición del jurado se dará a conocer con anterioridad a su reunión en el tablón y en la página web de la Diputación, con el fin de que se puedan interponer los recursos legales pertinentes.
Sexta.-Las personas participantes tienen el deber de comunicar a la Diputación la concesión de cualquier premio que obtenga la obra presentada, en el momento en que esta situación se produzca; esta circunstancia dará lugar a su exclusión de este concurso.
El jurado actuará en pleno, en sesión a ser posible única, siendo necesaria la asistencia de la mayoría simple de sus miembros. A los efectos de la validez de su constitución, será de aplicación lo dispuesto en el art. 26.1 de la Ley 30/1992 de régimen jurídico de las administraciones públicas y del procedimiento administrativo común.
Las deliberaciones serán secretas y de ellas se redactará el acta correspondiente.
La propuesta correspondiente será presentada al Presidente de la Diputación,  que es el órgano competente para conceder el premio.
El fallo del jurado tendrá lugar en el segundo semestre de 2017 y se dará a conocer en el tablón de anuncios y en la página web de la Diputación.
El jurado podrá realizar una selección (que será de 30 obras como máximo) entre las obras no premiadas, para su inclusión en una exposición, que será inaugurada en la Fundación CIEC y que, posteriormente, itinerará por municipios de la provincia.
Séptima.-Las obras no seleccionadas, enviadas desde territorio nacional, se devolverán a sus autoras o autores, por mensajería a portes debidos; los envíos procedentes del extranjero deberán venir acompañados de “cupones respuesta internacional de correos”, que cubran la totalidad de los gastos de envío en su envoltorio original.
En caso de que alguna obra no se envíe acompañada de los cupones señalados en el párrafo anterior, se entenderá que su autora o autor renuncia a su propiedad, debiendo adjuntar, en este caso, un escrito con su firma, por medio del cual hará renuncia expresa a la propiedad de la obra y su cesión a la Diputación
Las obras que resulten seleccionadas para la exposición serán devueltas, en las condiciones establecidas en el párrafo anterior, al finalizar su itinerancia.
Octava.-La Diputación de A Coruña correrá con los gastos de los seguros de las obras durante el tiempo en el que permanezcan en su poder, y siempre que éste no supere los plazos señalados para su retirada.
La Diputación de A Coruña y la Fundación CIEC no se hacen responsables del deterioro, extravío, robo, etc. que puedan sufrir en el transporte las obras enviadas al Premio.
Novena.-La participación en esta convocatoria supone, tanto la total aceptación de estas bases como la autorización a la Diputación para la inclusión de las obras seleccionadas en el catálogo de la exposición.

DEPUTACIÓN  DA CORUÑA
FUNDACIÓN CIEC