concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

exposição paisagem urbana múltiplas visões - SP


exposição PAISAGEM INTERNA - Thiana Sehn - SP

Paisagem Interna

Thiana Sehn
Dia 18 de setembro inaugura a exposição Paisagens Internas, primeira individual de Thiana Sehn. A artista gaúcha, de Camaquã, radicada em São Paulo, apresenta cerca de 20 pinturas em que retrata as peculiaridades de seu local de trabalho. Os trabalhos que fazem parte da mostra são resultado de sua residência artística no Atelier Piratinga, na Vila Madalena. Durante este período, Thiana escolheu olhar obsessivamente aquilo que a rodeia, busca transportar a intimidade do seu ambiente para as pinturas. A mostra ocorrerá na sala de exposições do próprio atelier, localizado na rua Fradique Coutinho, 934. Para quem quiser conversar com a artista, ela estará presente durante todo período expositivo, de 19 de setembro a 27 de outubro, sempre a partir das 14 horas.

Abertura: 18 setembro - 20hs
Período expositivo: 19 setembro à 27 outubro de 2015
Horários: Segunda a sexta, das 14h às 20h

www.thianasehn.com
Atelier Piratininga

Rua Fradique Coutinho, 934 - Vila Madalena, São Paulo, SP.
(11) 2373-0224 / atelierpira@gmail.com / facebook.com/atelierpiratininga
www.atelierpiratininga.com

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Lançamento do Acervo Digital da Fundação Iberê Camargo


 
logo Ibere Camargo

conheça visite
 
Imagem da noticia
 
Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Iberê Camargo convidam
Lançamento do Acervo Digital da Fundação Iberê Camargo
O Projeto Digitalização e Disponibilização dos Acervos da Fundação Iberê Camargo foi criado para oferecer a estudantes, pesquisadores, professores, colecionadores e comunidade em geral um amplo acesso às pinturas, gravuras, desenhos, guaches e estudos de Iberê Camargo, além de documentos que abordam a sua obra. Estarão disponíveis, no site da FIC, mais de quatro mil obras (três mil delas com imagens em alta resolução), além de fichas técnicas, históricos e informações relacionadas, trazendo ao conhecimento público um repertório nunca visto antes em exposições.
26 de Setembro, 2015 | 15h
Auditório da Fundação Iberê Camargo
Inscrições aqui
 
Programação:
Apresentação do Acervo Digital
Eduardo Haesbaert - Coordenador do Acervo da Fundação Iberê Camargo
Gustavo Possamái - Responsável pelo Acervo de Obras
Alexandre Demétrio - Responsável pelo Acervo Documental
 
Será fornecido certificado de participação.
Os participantes receberão o catálogo da exposição: "Iberê Camargo: um trágico nos trópicos".
 
 

Parceiros
 
 
FacebookFundação Iberê Camargo Twitter@f_iberecamargo YoutubeFundação Iberê Camargo
Facebookf_iberecamargo
 
Descadastre-se caso não queira mais receber e-mail | site@iberecamargo.org.br
 
 
 

título de prof. emérito para José Teixeira Coelho Netto - palestra Ampliação da esfera de presença do ser: reflexões em torno da obra de Teixeira Coelho - ECA USP


Olá ,

No dia 23 de setembro, a partir das 14h30, O Professor José Teixeira Coelho Netto receberá o título de Professor Emérito pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo por sua significativa obra e por sua trajetória intelectual. Além da cerimônia que marca a titulação, haverá um encontro que refletirá criticamente sobra a importância da obra e a trajetória singular de Teixeira Coelho. A escolha dos nomes para compor o encontro buscou aliar rigor intelectual e afetividade, no sentido mais amplo do termo: pessoas que afetaram e foram afetadas pelos encontros, conversas, debates, por sua vasta obra, seu inquieto e livre pensar. 

Ampliação da esfera de presença do ser: reflexões em torno da obra de Teixeira Coelho.
Data: 23 de setembro de 2015
Início: 14:30
Local: Auditório do MAC / Campus USP

Palestrantes convidados:
Luiz Milanesi (Prof. Titular do CBD-ECA-USP)
Alfons Martinell (Professor Titular da Universidad de Girona, Espanha)
Prof. Gerardo Caetano (Universidad de la República, Uruguai)
Celso Favaretto (Prof. Associado da FE - USP, atualmente no Programa de pós-Graduação de Filosofia USP)
Manuel da Costa Pinto (jornalista e crítico literário)
Regina Silveira (Professora ECA - USP, artista plástica)
Martin Grossmann (Diretor do IEA - USP e Prof. Titular do CBD-ECA-USP)
Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira (Professora ECA – USP e coordenadora do evento).

ESTELA SOKOL | MASTRO - SP

ESTELA SOKOL | MASTRO
ABERTURA | SÁBADO, 19/SET, DAS 12H ÀS 18H
Em sua nova individual na Zipper Galeria, a artista paulistana Estela Sokol apresenta um conjunto inédito de seis esculturas e três pinturas nas quais aprofunda sua busca pelo lugar da cor no espaço da arte atual. Com curadoria de Taisa Palhares, a mostra “Mastro” reúne obras que utilizam combinações incomuns de materiais como plástico sobre tela e tinta sobre pedra.

Mais conhecida por suas esculturas e intervenções na natureza, nas quais reverberam cores fluorescentes, dessa vez a artista faz uso de peças em escala rasteira e com paleta rebaixada. O branco das pedras, seu brilho ou opacidade, ganham evidência, associados a discretos gestos tonais e formas que sugerem um diálogo com a atmosfera das nossas festas de junho. O desenho de cordões, bandeiras e balões pode ser intuído nas peças que ocupam o chão da galeria. No entanto, aqui, a natureza destes objetos aéreos é subvertida, seu peso de pedra os faz aterrissar e sua alvura e brilho insistem em nos lembrar que seu lugar é alto.

Nas pinturas desta exposição, por sua vez, a luz também tem um papel fundamental, pois é ela que revela a potência cromática dos quadros, realizados a partir da sobreposição de lâminas de diferentes materiais sintéticos, que, por serem mais ou menos translúcidos, permitem que um certo vigor luminoso seja responsável por cada cor que se apresenta. Segundo a curadora, “as peças e pinturas de Estela Sokol, ao recordarem o vocabulário plástico do pintor brasileiro Alfredo Volpi, buscam atualizar a sutileza construtiva e a luminosidade das cores volpianas como valores contemporâneos. E o mais surpreendente é que isso se dá pela combinação inusual de materiais que remetem tanto ao mundo da artesania quanto à assepsia da produção industrial”.  


Sobre a artista:
Estela Sokol (1979) vive e trabalha em São Paulo. Nos últimos anos, realizou exposições individuais em lugares como Museu da Taipa, (Macau, China), Gallery 32 (Londres, Inglaterra), Galerie Wuensch (Linz, Áustria), Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil) Participou de mostras coletivas como “Prometheus Fecit” (2014), no Museu Nacional de Soares dos Reis, em Porto, Portugal; e “Além do Ponto e da Linha” (2013), no MAC-USP, São Paulo, “III Bienal del Fin del Mundo. (Ushuaia, Argentina), “16º Bienal de Cerveira”, (Cerveira, Portugal), “Light Art Biennalle” (Linz, Austria) e “Nova Arte Nova” no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo, Brasil). Ainda em setembro, participa de duas mostras de escultura no Rio de Janeiro, a “Bienal Tridimensional Internacional” (2015), no Museu Histórico Nacional e “Intervenções Urbanas Bradesco ArtRio”, no Museu da República.

Sobre a curadora: 
Taisa Palhares é curadora, crítica de arte e professora de Estética do Departamento de Filosofia da UNICAMP. Atuou como pesquisadora e curadora na Pinacoteca do Estado de São Paulo de 2003 a 2015, onde trabalhou em diversos projetos, dentre eles, as retrospectivas dos artistas Antonio Lizárraga, Paulo Monteiro, Lygia Pape, Mira Schendel e Nelson Felix. Foi co-fundadora e co-editora da revista de crítica de arte número. É autora de artigos sobre filosofia da arte, estética, arte moderna e contemporânea, tendo se dedicado mais especificamente ao estudo da obra do artista brasileiro Alberto da Veiga Guignard e do filósofo alemão Walter Benjamin. Publicou o livro Aura: a crise da arte em Walter Benjamin (São Paulo, Editora Barracuda, 2006).

Serviço:
Abertura: Sábado, 19 de setembro, das 12h às 18h.
Visitação: de 21 de setembro a 17 de outubro.
Segunda à sexta das 10h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.

ZÉ VICENTE | PELA RUA COM RECORTES - SP

ZÉ VICENTE | PELA RUA COM RECORTES
ABERTURA | SÁBADO, 19/SET, DAS 12H ÀS 18H
Um projeto iniciado no Instagram que mistura colagem, fotografia e intervenções urbanas é tema da primeira individual do paulistano Zé Vicente no espaço Zip’Up. Com curadoria de Cauê Alves, a mostra “Pela Rua com Recortes” reúne um conjunto de 12 fotos, além de esculturas e um vídeo mostrando os trajetos do artista pelas ruas de São Paulo.

Iniciada em 2014, a série é feita a partir de colagens retiradas de livros e revistas. Carregando-as no bolso, Zé Vicente sai pela cidade em busca de cenários para encaixar os recortes e depois fotografar a cena, explorando a questão da escala para sugerir situações improváveis e fictícias. De acordo com o artista, trata-se de uma procura incessante pelos os “não lugares, aqueles que quase ninguém vê”. Em uma dessas imagens, por exemplo, dois meninos são vistos em uma espécie de cachoeira que se mistura às pedras da calçada. Em outra, uma mulher vestindo um collant de bolinhas aparece misturada ao lado exterior de uma janela enferrujada, que lembra um cenário de ruínas. “É um constante diálogo com a rua, um ruído causado por pequenos tesouros incrustados em brechas e buracos”, complementa o artista.

O projeto original que deu origem à nova série exibida na galeria pode ser visto no perfil do artista no Instagram, @zevicent.

Sobre o artista:
Zé Vicente (1978) vive em São Paulo. É bacharel em Artes Plásticas pela UNICAMP e possui mestrado em Poéticas Visuais pela UFRGS. Em 2011, participou da mostra “ColetivaA3”, no Clube Alberta #3, com os ilustradores Adão Iturrusgarai, Daniela Hasse, Andrés Sandoval e Luiza Pannunzio, entre outros. Em 2013, participou de duas exposições internacionais, a coletiva “Utropica”, em Poznan, Polônia, com Regina Silveira, Guto Lacaz, Juliana Kase, Alice Shintani, Eduardo Verderame e Manuela Eichner, com quem exibiu “Vi Teu Nome Num Peixe” na galeria Pony Royal, em Berlim. Em 2014, participou com o fotolivro “Eu Múltiplo” da Feira Plana II no MIS SP e em 2015, com publicação sobre o início de seu projeto “Pela Rua com Recortes”. No mesmo ano, participou, com outros artistas e coletivos, da mostra coletiva organizada por Felipe Morozini por ocasião da Virada Cultural paulistana.

Sobre o curador: 
Cauê Alves é professor do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP e coordenador do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É mestre e doutor em filosofia pela FFLCH-USP e, desde 2006, curador do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Realizou, entre outras curadorias, “MAM[na]OCA: arte brasileira do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo” (2006), a mostra “Quase líquido”, Itaú Cultural (2008), “Da Estrutura ao Tempo: Hélio Oiticica” (2009), no Instituto de Arte Contemporânea. É autor do livro “Mira Schendel: avesso do avesso” (Bei Editora/ IAC, 2010) e da mostra homônima. Foi um dos curadores do 32o. Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (2011) e curador-adjunto da 8a Bienal do Mercosul (2011). Fez a cocuradoria de “Para Além do Arquivo” (2012), no Centro Cultural BNB, em Fortaleza e, no mesmo ano, de “Más Allá de la Xilografía”, no Museo de la Solidaridad Salvador Allende, em Santiago, Chile. Integrou a equipe do projeto LAB VERDE: Experimentações Artísticas na Amazônia como curador e orientador (2013). Publicou texto no catálogo da exposição de Mira Schendel na Tate Modern, Londres (2013); Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e Pinacoteca do Estado de São Paulo (2014). Foi curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56a Bienal de Veneza (2015).

Serviço:
“Pela Rua com Recortes”, de Zé Vicente
Abertura: 19 de setembro, sábado, das 12h às 18h
Visitação: de 21 de setembro até 17 de outubro de 2015
Segunda a sexta, das 10 às 19h;
Sábado, das 11 às 17h.

lançamento do livro A FOTOGRAFIA E A MODERNIDADE de Annateresa Fabris


ISCRIZIONI APERTE PER LA 10a EDIZIONE DEL PREMIO ARTE LAGUNA

  
Il Premio Arte Laguna apre una nuova stagione di iscrizioni ricca di 16 partnership internazionali tra cui figurano aziende importanti come Swatch, Thetis SpA, Riva 1920e note Fondazioni per l'arte come Berengo e Fonderia Battaglia.
Una giuria internazionale selezionerà 120 artisti finalisti per:
- 6 premi in denaro
 di € 7.000 ciascuno
- importante mostra collettiva all' Arsenale di Venezia
- 4 mostre
 in Gallerie d'Arte internazionali
- 2 collaborazioni con Aziende
- 7 residenze d'Arte
- 3 festival internazionali
- la pubblicazione del catalogo bilingue

TUTTE LE INFORMAZIONI SULLE OPPORTUNITÀNEL NOSTRO VIDEO
E NEL NUOVO SITO 
premioartelaguna.it
PREMI PER GLI ARTISTI
Premi Istituzionali
€ 7.000,00
 Pittura
€ 7.000,00
 Scultura e Installazione
€ 7.000,00
 Arte Fotografica
€ 7.000,00
 Video Arte e Performance
€ 7.000,00
 Arte Virtuale e Digitale
€ 7.000,00
 Arte Ambientale - Ideata e creata con Thetis SpA

4 Premi Artist in Gallery
Organizzazione di 4 esposizioni personali incluso l'allestimento, la copertura dei costi di trasporto e la pubblicazione di un catalogo digitale
Gaia Gallery, Istanbul Turchia
Galerie Isabelle Lesmeister, Ratisbona Germania
Galeria Fernando Santos, Porto Portogallo
ART re.FLEX Gallery, San Pietroburgo Russia

7 Premi Artist in Residence
Selezione di 10 artisti per a partecipazione in progetti internazionali di residenza
The Swatch Art Peace Hotel
 , Shanghai Cina
Taipei Artist Village
 , Taipei Taiwan
Fondazione Berengo
 , Murano Italia
Espronceda
 , Barcellona Spagna
Basu Foundation for the Arts
 , Calcutta India
Serigrafia Artistica Fallani
 , Venezia Italia
Fonderia Artistica Battaglia
 , Milano Italia
2 Premi Business for Art
Selezione di 2 progetti creative per la collaborazione con 2 imprese rappresentanti il "Made in Italy"
Deglupta, Venezia Italia: progetto per una linea di accessori in pelle, al vincitore € 5,000
Riva 1920, Cantù Italia: progetto con il legno con l'azienda
3 Festival ed Esposizioni
Selezione di 12 artisti per la partecipazione ad eventi collettivi
Art Nova 100, Pechino Cina
Art Stays Festival, Ptuj Slovenia
Open Esposizione Internazionale di Sculture e Installazioni, Venezia Italia
MOSTRA ARTISTI FINALISTI : Arsenale di Venezia, Marzo 2016
L'Arsenale ospiterà 30 opere pittoriche, 30 sculture e installazioni, 30 opere fotografiche, 10 video, 10 progetti di land art e 5 performance che saranno realizzate durante l'inaugurazione e la cerimonia di apertura.
Le 5 opere di arte virtuale e digitale saranno esposte presso il Telecom Italia Future Centre nel cuore di Venezia, un incubatore di nuove opportunità per telecomunicazioni e nuove tecnologie.

LA GIURIA
Igor Zanti
 - curatore e presidente della giuria
Miguel Amado
 (Portogallo, Curatore senior al Middlesbrough Institute of Modern Art in Inghilterra)
Anna Bernardini
 (Italia, Direttore artistico della Collezione Panza)
Barbara Boninsegna
 (Italia, Direttore artistico di Centrale Fies - ambienti per la produzione di performing art di Trento)
Denis Curti
 (Italia, Direttore artistico della Casa dei Tre Oci di Venezia e del Festival di Fotografia di Capri)
Enrico Fontanari
 (Italia, Urbanista, Docente di Progettazione urbanistica e del paesaggio presso l'Università IUAV di Venezia)
Suad Garayeva
 (Azerbaigian, Direttore curatoriale delle mostre e della collezione permanente di YARAT - spazio per le arti contemporanee)
Vasili Tsereteli (Russia, Direttore esecutivo del MMOMA - Moscow Museum of Modern Art)
Sabrina Van der Ley
 (Norvegia, Direttore del dipartimento di arte contemporanea al Nasjonalmuseet di Oslo)
Simone Verde
 (Italia, Storico dell'arte responsabile ricerca scientifica e pubblicazioni dell'agenzia francese France-Muséums, incaricata della creazione del Louvre di Abu Dhabi)
Bettina von Dziembowski
 (Germania, Direttore della Fondazione Springhornhof & Art Association di Neuenkirchen)
Bando di concorso
Iscrizione

#artelagunaprize #premioartelaguna
--------------------------------------------------------------------------------
tel. +39 041 5937242 info@premioartelaguna.itwww.premioartelaguna.it

Atelier taille douce à laboutique Charbonnel - Paris - França

 
 ATELIER INITIATION
 
 Atelier taille douce à laboutique Charbonnel


Le 24 Septembre 2015
 
 De 13h00 à 15h00

15 places disponibles
  

I Bienal C - I Bienal de Artes Visuais Chico Lisboa 2015 - POA RS

cid:image001.jpg@01D0EF02.2708B700
A Diretoria da Associação Riograndense de Artes Plásticas tem a honra de convidar para a inauguração da

I Bienal C - I Bienal de Artes Visuais Chico Lisboa 2015
a realizar-se  às 19 horas do dia 15 de setembro de 2015

Galeria de Arte do DMAE
Rua 24 de Outubro, 200
Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS
(Estacionamento com entrada pela Barão de Santo Ângelo)

cid:image002.jpg@01D0EF02.2708B700

Estúdio Zoravia Bettiol
Rua Dr. Possidônio da Cunha, 272
Vila Assunção | CEP: 91900-140
Porto Alegre - RS

Programação Mostra de filmes na fachada do Instituto Tomie Ohtake


Mostra de filmes Diálogos Poéticos
Toda pessoa traz na imaginação uma cidade 
Sessão de filmes documentários projetados na fachada do Instituto Tomie Ohtake

A mostra apresenta cinco documentários que exploram a experiência urbana a partir de trabalhos de artistas contemporâneos. Choque entre culturas, registros do cotidiano em zonas de conflito, encontros, acasos e contradições sociais são discutidos em ensaios, vídeos, instalações e performances de Mau Wal, William Kentridge, Coco Fusco, Akram Zaatari e Olafur Eliason. A rua se transforma em ateliê na mostra “Toda pessoa traz na imaginação uma cidade”. A frase do escritor Ítalo Calvino, presente no livro “Cidades invisíveis”, dá nome a mostra que tem como um dos grandes diferenciais a projeção dos filmes na fachada do Instituto Tomie Ohtake. A programação é gratuita e aberta ao público.

O pensamento e o processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional estão no centro da série Videobrasil Coleção de Autores, criada em 2000. A cada edição, um novo diretor é convidado a se debruçar, com uma abordagem autoral, sobre a obra de um artista ou grupo de artistas. São obras que analisam e comentam a produção de artistas fundamentais para a arte contemporânea brasileira e mundial. A Coleção já enfocou o sul-africano William Kentridge, o libanês Akram Zaatari, a cubana Coco Fusco e os brasileiros Rafael França, Chelpa Ferro e Mau Wal (Maurício Dias e Walter Riedweg). O cineasta Karim Aïnouz assina o mais recente volume da série, tendo como mote a obra do artista Olafur Eliasson.