concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Convocatória FOTO ARTE – Feira de Arte e Fotografia


Primeira edição da feira dedicada à fotografia e às artes visuais pensada como um espaço para os artistas exporem e comercializarem, sem intermediários, os seus trabalhos. A feira acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2017, no Ateliê Oriente, no Rio de Janeiro.
Poderão inscrever-se artistas visuais que utilizem qualquer linguagem, residentes no país, desde que atendam ao requisito de: ser brasileiro nato, naturalizado ou mesmo estrangeiro residente no Brasil com idade igual ou superior a dezoito anos.
Serão selecionados de quinze a vinte artistas que farão parte da FotoArte. A Comissão de Seleção será formada pelos colecionadores Roberto Calmon e André Stock (Coleção Calmon-Stock), pelo coordenador-geral do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, Milton Guran, e pelos sócios do Ateliê Oriente (Ana Dalloz, Kitty Paranaguá, Paulo Marcos e Thiago Barros).
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 1º de novembro/2017, via email
– Taxa de inscrição: R$ 150
– Regulamento + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2iFid9f

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

6ª Miniprint of Kazanlak 2018 - Bulgária

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mostra A Construção do Patrimônio apresenta reflexão sobre a preservação do patrimônio no Brasil - Caixa Cultural RJ

Fotografia/Ação Ensacamento (1979)
3Nós3 (Mario Ramiro, Hudinilson Jr. e Rafael França) - Monumento Graça I / Victor Brecheret
 
A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro recebe, de 25 de outubro a 22 de dezembro de 2017, a exposição A Construção do Patrimônio, que apresenta mais de 150 obras entre documentos raros, quadros e esculturas, montando um panorama de importantes momentos da história das políticas públicas de preservação do Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio. O projeto tem curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

** Seu nome está na lista de convidados para a abertura, nesta quarta-feira,  25 de outubro.

** Se preferir, no dia 26 de outubro (quinta-feira), às 18h, Luiz recebe o público para uma visita guiada à exposição seguida de um debate com a ex-presidente do IPHAN Jurema Machado. Após a temporada no Rio, a CAIXA Cultural de São Paulo receberá itinerância da mostra a partir de janeiro de 2018.

** Abaixo, o flyer-convite, que foi censurado pelo facebook por conter "nudez":




A exposição é dividida em 12 ambientes. Dentre o acervo exposto, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger, Mestre Vitalino e uma réplica de Aleijadinho. Além de importante acervo documental do IPHAN do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Música Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), MASP, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros.

Realizada pelo Instituto Pedra, a mostra faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de existência do IPHAN, uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação e promoção do patrimônio cultural na América Latina.
 
“Uma reflexão sobre a ideia de patrimônio poderá ser uma das mais potentes metáforas dos brutais desafios que vivemos no nosso tempo, diante da dificuldade e necessidade de projetar o nosso futuro”, afirma o curador Luiz Fernando de Almeida.
 
***Fotos para download no link: https://goo.gl/wWLL7r

Serviço:
A Construção do Patrimônio
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Abertura: 25 de outubro (quarta-feira), às 19h
Visitação: de 26 de outubro a 22 de dezembro de 2017
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Ficha técnica:
Realização: Instituto Pedra
Curadoria: Luiz Fernando de Almeida
Curador-adjunto: Henrique Lukas
Expografia: José Luiz Favaro
Produção executiva: TZM Entretenimento (Marione Tomazoni)
Apoio: IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
 
Instituto Pedra:
O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos baseada em São Paulo. Fundado em fevereiro de 2013, o instituto desenvolve projetos no campo do patrimônio cultural.  Seu objetivo é realizar intervenções e leituras que valorizem este patrimônio, gerando conhecimento com enfoque integrado e considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial. Para mais informações, acesse o site www.institutopedra.com.br.
 
fonte:
  

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Convocatória Feira Solar - Curitiba - PR



A Feira Solar vai acontecer nos dias 9 e 10/12/2017 nos ateliês do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no Solar do Barão. Este é um evento que está correlacionando venda/comercialização, com a difusão da produção entre apreciadores de arte que gostariam de levar um pouco dessa história para casa.
Esta é a terceira edição da Feira Solar que sempre acontece como encerramento das atividades propostas pelos cursos do Solar do Barão durante um semestre, sendo uma iniciativa que partiu inicialmente dos artistas frequentadores do espaço, buscando também a circulação e a troca entre artistas de outros contextos, outros ateliês coletivos ou privados, abordando a pluralidade artística no contexto contemporâneo e a prática com: gravuras, desenhos, fotografias, colagens, botons, imãs, publicações, revistas, livros, encadernações, livros de artistas, zines, camisetas, cerâmicas, quadrinhos, objetos de arte etc...
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de outubro/2017, via Correios
– Taxa de inscrição: R$ 30,00 a mesa (aprox. 1m²)
– Informações + Inscrição: http://bit.ly/2zMKy1o