concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 3 de setembro de 2011

Nelson Leirner - SESI-SP


gigafoto Morro do Alemão


Vejam a primeira, única e maior  gigafoto já feita em uma mega-favela brasileira
(Morro do Alemão).
A imagem tem 138.286 x 36.532 Pixels, ou seja, + de  5 Gigapixels "reais".

Esta gigafoto composta a partir de 685 clicks e cobre 190 graus de visão.
Foi produzida no dia 10 de janeiro de 2011.

escreva sua mensagem e jogue uma garrafa no mar internético

En éste mar de información que se extiende a través de Internet, constantemente se sueltan expresiones sin saber a dónde llegarán, quién las recogerá ni qué harán con ellas…. En otro extremo de la historia alguien dejaba un mensaje flotando a la deriva. Esas botellas, tan llenas de misterio y de poesía, son las que me han inspirado para éste proyecto.
Send to me two bottles,
one for the collection that I will exhibit at MAC Museum,
and the other one to forward to another mailartist.
Also you will receive a bottle!
Exhibition: since january 6 - 2012

Convocatoria - Call

Convocatoria - Call

Imprime (clik aquí) o dibuja una botella.
Envía por correo 2 postales  iguales o diferentes.
Una de ellas formará parte de la colección que se exhibirá en el MAC, Museo de Arte Contemporáneo de Cañada de Gómez. 
La otra será reenviada a otro mail artista y también tú recibirás una botella.

Sin jurado y sin selección.  
Tamaño 10 x 15 cm. 
Vencimiento: 30 de diciembre de 2011
Exhibición: desde el 06 de enero al 5 de febrero de 2012

Botellas: Copiar, agregar y devolver a:
Rosa Gravino
Chacabuco 833
2500 – Cañada de Gómez

martes 8 de marzo de 2011

BOTTLES - MAIL ART CALL

Imprime (clik aquí) o dibuja una botella.
Imagina esas que han sido arrojadas al mar.... o que tú mismo podrías encontrar alguna vez.
Agrega el contenido que desees, utilizando imágenes, textos, collages, etc.
Debes crear al menos 2 postales que pueden ser iguales o diferentes y las envías por correo.
Una de ellas formará parte de la colección que se exhibirá en el MAC, Museo de Arte Contemporáneo de Cañada de Gómez durante el mes de enero de 2012.
La otra será reenviada a otro mail artista y también tú recibirás una botella.

Sin jurado y sin selección.  
Tamaño 10 x 15 cm. 
Vencimiento: 30 de diciembre de 2011

Botellas: Copiar, agregar y devolver a:
Rosa Gravino
Chacabuco 833
2500 – Cañada de Gómez
 

Encontro e Mostra - cidade atravessada - com Eduardo Verderame, André Douek e outros

Acontece no CENTRO DA CULTURA JUDAICA - setembro

A exposição Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011 entra no seu último mês. Para os que visitaram o bairro através das lentes de Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Cia de Foto e Marlene Bergamo, existem múltiplas razões para voltar: passeios fotográficos no bairro, além do encontro e mostra realizados pelo projeto iD Bairro e demais parceiros de ação no Bom Retiro.

A exposição se aproxima do seu encerramento e o ano judaico também entra no último mês. No final de setembro, celebra-se Rosh Hashana e o calendário muda do ano 5771 para 5772. Oficinas e histórias, que remetem a este ritual de passagem, marcam essa virada. Inéditas no Brasil, as histórias escolhidas nunca foram traduzidas para o português. Vêm diretamente de Israel, onde acalentaram gerações de crianças.

Ao mesmo tempo, Israel e Oriente Médio continuam nas manchetes dos jornais: “Primavera Árabe”, votação por um Estado Palestino, protestos sociais em Tel Aviv. Em encontro com o público, o professor Uzi Rabi, da Universidade de Tel Aviv, oferece chaves de leitura para entender melhor as transformações na região.

Em meio a todas essas mudanças, segue em cartaz a exposição Cartografia do Desejo: Borges e Cabalá, projeto de Mirta Kupferminc e Saúl Sosnowski. Aproveite para conferir as aulas regulares e especiais voltadas para o tema.



- RESULTADO DO 3º CONCURSO CENTRO DA CULTURA JUDAICA DE MONTAGEM TEATRAL – EDIÇÃO 2011 -


Conheça os contemplados pelo júri composto por, por Aimar Labaki, Silvana Garcia e Aline Meyer.

Confira aqui os três espetáculos prêmiados

- Nova Jerusalém, de David Ives, direção de Diana Groó, proponente Bruce Gomlevsky;

- Crianças da Noite, de Gabriel Emanuel, direção de Marco Antônio Rodrigues, proponente Adriana Carui (Núcleo ACP – Arte e Ciência no Palco);

- Silêncio das Quimeras, texto e direção do proponente Celso Cruz.

Conforme o regulamento, os contemplados deverão fazer uma temporada de um mínimo de 8 espetáculos em São Paulo, ainda em 2011.
Aproveitamos para informar que serão abertas as inscrições para a edição 2012, a partir de 01/10/2011.
Os projetos não selecionados podem ser retirados no Centro da Cultura Judaica de segunda a sexta, das 12h00 às 19h00, no balcão da recepção, até o dia 30 de setembro.


- Inscrições e agendamento


Roteiros e Agendamentos para Educadores
3ª a 6ª, das 10h às 18h
(11)3065.4333 ramal 4145 e/ou
dvaz@culturajudaica.org.br

Inscrições para Capacitações
secretaria@culturajudaica.org.br
secretaria1@culturajudaica.org.br


Encontros


Mudanças no Oriente Médio
Com: Uzi Rabi
Mediação: Jaime Spitzcovsky
Frequentador assíduo do noticiário, o Oriente Médio mergulha numa nova fase de incertezas e desafios desde o começo deste ano. A “Primavera Árabe” colocou em xeque vários regimes da região. Em setembro, está prevista a debatida votação por um Estado palestino durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. No Irã, prossegue o polêmico programa nuclear. E, como pano de fundo, desponta a crise financeira global. Este panorama será analisado pelo professor Uzi Rabi, diretor do Dayan Center, da Univesidade de Tel Aviv.
Apoio: Conib, Sociedade Amigos da Universidade de Tel Aviv.
Data: 04/09
Horário: 17h00
Idade: Livre
Duração: 120 minutos
Local: Auditório
Vagas: 80 pessoas

Cidade Atravessada
Com: Lilian Amaral, Ramon Parramon e Simone Toji
O encontro “Cidade Atravessada: criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas. Mediações sociais e culturais no território multicultural do Bom Retiro e Luz” reúne olhares sobre ações artísticas e educativas concentradas no bairro. O encontro se desdobra na Mostra de Processos e Registros Audiovisuais. Participação de Lilian Amaral (Curadora dos projetos Museu Aberto e iD Bairro no Brasil), Ramon Parramon (Centro de Arte Contemporânea de Vic e criador do projeto na Espanha) e Simone Toji (IPHAN).
Data: 06/09
Horário: 20h00
Idade: Livre
Duração: 120 minutos
Local: Auditório
Vagas: 80 pessoas

Mostra de Processos e Registros Audiovisuais
Em parceria com o IPHAN, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Centro Cultural da Espanha em São Paulo, o Projeto iD Bairro SP#02 Observatório Bom Retiro realiza a Mostra de Processos e Registros Audiovisuais. No âmbito da exposição Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011, o grupo apresenta, a partir de práticas interculturais artísticas e de educação patrimonial, uma série de intervenções elaboradas originalmente no bairro, incluindo dispositivos artísticos, cartografias colaborativas e narrativas audiovisuais. A Mostra é um desdobramento do encontro Cidade Atravessada.
Apoio: Oficina Cultural Oswald de Andrade, SESC, Jornal do Bom Retiro, Centro Cultural da Espanha em SP – CCE SP, AECID, UNESP / IA – GIIP, IPHAN SP
Data: de 06/09 a 25/09
Horário: 3ª a sábado, das 12h00 às 19h00, domingo das 11h00 às 19h00
Idade: Livre
Local: Térreo

Exposições


Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011
Curadoria: Diógenes Moura
Apesar de ter uma vida diurna e noturna muito rica, o bairro do Bom Retiro é muitas vezes estigmatizado como decadente e perigoso. Porém, nele se misturam presença judaica, rastros italianos, lojas coreanas, trabalhadores bolivianos e influências diversas que o tornou um bairro cosmopolita sempre em mutação.

Curador de fotografia de uma instituição sediada no Bom Retiro, a Pinacoteca do Estado, Diógenes Moura passa a maior parte de seu tempo no bairro; portanto pareceu-nos lógico convidá-lo a montar uma equipe de fotógrafos para mapear este espaço.

Diógenes partiu de uma série que tinha sido encomendada em 1976, pela então diretora da Pinacoteca do Estado, Aracy Amaral, para Cristiano Mascaro. Essa série, Bom Retiro e Luz: um roteiro, tinha como objetivo criar um diálogo entre o museu e seu bairro.

Todos os fotógrafos convidados por Diógenes em 2011 para dialogar com essa série se confrontam nos seus respectivos trabalhos com a cidade, seja através de um olhar documentário – Cia de Foto –, da reportagem – Marlene Bergamo – ou do retrato – Bob Wolfenson, que nasceu e foi criado no bairro.

>

Data: De 05/07 a 02/10
Horário: 3ª a sábado, das 12h00 às 19h00, domingo das 11h00 às 19h00
Idade: Livre
Roteiros de visita para público espontâneo aos sábados e domingos, às 14h30
Roteiros de visita à exposição para grupos agendados, informações na seção “Roteiros”
Confira a programação do Festival Cine Tela Brasil no folder específico.
Local: 1° andar

Cartografia do desejo: Borges e a Cabalá
O realismo fantástico de Borges possui pontos de confluência com o pensamento da Cabalá. Se para Borges, o texto e suas infinitas combinações, aproximam o autor de um demiurgo, para a Cabalá, a análise certeira de um determinado livro - a Bíblia - dá potencialmente a chave para criar o mundo. Não por acaso, a exposição parte de um livro de artista realizado pelo pesquisador em literatura Saul Sosnowski e pela artista visual Mirta Kupferminc.

O livro se desdobra em uma série de intervenções na arquitetura do prédio, propondo um deslocamento da linguagem verbal para o campo da visualidade. Autor de ensaios como “Yo Judío” e de contos como “El Golem”, “El Aleph”, “La Escritura de Dios”, Borges é analisado nesta exposição através do prisma dos seus vínculos com a cultura judaica.

A exposição também inclui uma mesa de conversas sobre temas relacionados com Saulo Sosnowski, Mirta Kupferminc, Edith Derdyk, Pablo Gasparini e mediação de José Luiz Goldfarb.

De: Mirta Kupferminc e Saul Sosnowski
Data: até 16/10
Horário: 3ª a sábado, das 12h00 às 19h00, domingo das 11h00 às 19h00
Idade: Livre
Confira a programação detalhada no folder específico.
Confira os cursos relacionados à Cabalá na seção de cursos.

Local: 2º andar

Gastronomia


Receitas de Rosh Hashaná e Yom Kipur
Com: Breno Lerner
Para os chamados “Dias Temíveis” (Iamin Noraim) que se estendem entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, preparamos uma oficina com modernas receitas de Israel. Selecionamos pratos que bem exemplificam a sua fusão de etnias e culturas. Mesclando um sul americano ceviche com ingredientes locais e passando por uma tradicional receita palestina e um peixe do norte da África, chegamos a uma torta invertida. Este prato é um típico exemplo da forma prática que os sabras têm de enxergar as coisas, ótimo gentílico adotado por este povo – como a fruta do cacto: espinhudos por fora e doces, muito doces, por dentro. Le Shana Tová, antes de mais nada, com muita paz!
Receitas:
Ceviche Sabra, Galinha Baharat, Chreime – Guizado “Confit” de Peixe, Tarte Tatin de Rosh Hashaná.
Data: 20/09
Horário: 20h30
Idade: a partir 12 anos
Duração: 90 minutos
Local: Auditório
Vagas: 70 pessoas


Música


Movimento Violão
Com: Paulo Martelli
Movimento liderado pelo músico Paulo Martelli que apresenta e cria repertórios para violão, com a participação dos maiores instrumentistas brasileiros e estrangeiros. Além de seus próprios repertórios, os músicos estão sempre dispostos a brincar com o repertório judaico em uma troca dinâmica com o espaço do Centro.
Data: 22/09
Horário: 20h30
Idade: a partir de 12 anos
Duração: 90 minutos
Vagas: 296 pessoas


Oficinas


Jornada Fotográfica no Bairro do Bom Retiro
Com: Grupo Cidade Invertida
Em parceria com o Centro da Cultura Judaica e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, e por ocasião da exposição Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011, o grupo desenvolveu uma oficina em três encontros, nos quais estes lugares serão revisitados pelo olhar fotográfico dos participantes, a partir de dinâmicas e exercícios específicos, que incluem a fotografia digital e a técnica pinhole. Venham passear pelo bairro e (re)descobri-lo através da linguagem da fotografia!
Data: 03, 10 e 17/09
Horário: 10h00
Idade: a partir de 16 anos
Obs: No dia 10/09, a oficina será ministrada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, das 9h30 às 13h30.
Duração: Três encontros de 3h cada
Pré-requisitos: É necessário trazer a sua própria câmera digital.
Necessário fazer inscrição
Local: 3º andar
Vagas: 20 participantes

Cápsula do Tempo
Com: Daniel Warren e Equipe Click Oficina
Em setembro, comemoramos Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico. Mais um ano está acabando e outro já vem vindo! Que tal guardar seus desejos e sonhos para o ano 5772 em uma cápsula do tempo? Você pode guardá-la em um local secreto, e abri-la só em 5773! Será que todos os seus desejos já terão sido satisfeitos, e os seus sonhos realizados?
Data: 10/09
Horário: 16h00
Idade: a partir de 7 anos
Duração: 60 minutos
Local: Auditório
Vagas: 30 crianças


Para Educadores


Capacitação: A contribuição da educação não formal
Com: Nadine Trzmielina e Isabel Villalobos
Fora dos espaços institucionalmente delimitados das escolas, acontecem no país inúmeras experiências de educação não formal, que se caracterizam pela liberdade em relação à necessidade de transmissão de conteúdos curriculares pré-determinados. Esta liberdade possibilita a experimentação de diferentes práticas educativas, com resultados muitas vezes surpreendentes. A oficina pretende possibilitar novos olhares sobre os conteúdos formais tendo, neste encontro, a arte como tema gerador de projetos pedagógicos.
Data: 28/08
Horário: 13h30 às 18h30
Necessário fazer inscrição
Local: 3º Andar
Vagas: 60 pessoas

Projeto MUAN / Oficina de Animação para Educadores
A linguagem da animação está mais do que presente no cotidiano de crianças e jovens de todas as classes, como uma das mais representativas manifestações de nossa cultura visual. É importante que ela possa fazer parte dos currículos escolares de arte e mesmo de outras áreas. Pensando nisso, desenvolvemos capacitações de oito horas, nas quais os educadores se familiarizarão com essa linguagem através do software MUAN.
Data: 17 e 18/09
Horário: das 13h30 às 17h30
Idade: a partir de 18 anos
Duração: Dois encontros de 4h cada
Necessário fazer inscrição
Local: 3º andar
Vagas: 20 participantes


Roteiro


Conhecendo o Centro da Cultura Judaica
Roteiro de visita perfeito para quem ainda não nos conhece ou quer se iniciar no rico universo da cultura judaica! Em um percurso de uma hora, os participantes apreciarão de perto aspectos de nossa arquitetura e serão apresentados aos fundamentos do universo judaico através de seus costumes e dos símbolos presentes em nossa sede.
Data: sábados e domingos
Horário: 13h15 (duração de 1h00)
A partir de 14 de junho, este roteiro será oferecido também a escolas agendadas, nos horários das 9h30, 14h30 e 16h30.
Necessário agendamento

Local: Hall
Vagas: 20 pessoas (mínimo de 5 pessoas)

Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011
Em 1976, o fotógrafo Cristiano Mascaro capturou, com seu olhar sensível e sua câmera, os locais e moradores de dois dos mais iconográficos bairros paulistanos: a Luz e o Bom Retiro. Em 2011, essa série é reunida ao lado de trabalhos de Bob Wolfenson, Marlene Bérgamo e da Cia de Foto. Nesse roteiro, vamos caminhar através dessas imagens entre o ontem e hoje deste que foi um dos corações da colônia judaica em São Paulo.
Data: A partir do dia 06 de julho de terça a domingo
Horário: 9h30, 14h30 e 16h30 (de terça a sexta), 14h30 (sábados e domingos)
Idade: a partir de 12 anos
Necessário agendamento
Aos finais de semana, basta pedir pelo serviço na recepção (mínimo de cinco pessoas)
Local: Hall
Vagas: 40 pessoas

Bom Retiro e Luz: um roteiro para crianças
O bairro onde você mora é muito antigo? Mudou muito? Quem mora nele além de você? Existem coisas que você só encontra lá? E quem são os seus vizinhos? Nesse roteiro de visita planejado para os pequenos, as crianças vão descobrir os bairros da Luz e do Bom Retiro, através das fotografias de Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bérgamo e da Cia da Foto, ao mesmo tempo em que vão (re) pensar e (re) descobrir os bairros onde moram. Ao final da visita, uma oficina de arte!
Data: 25/09
Horário: 15h45 (duração de 1h00)
Idade: a partir de 6 anos
Local: Hall
Vagas: 20 pessoas (mínimo de 5 pessoas)

Sipurim


Um Chapéu Mágico e outros contos de Lea Goldberg
Com: Deborah Serretiello e Mazé Cintra
Em 2011, comemoramos o centenário de nascimento de Lea Goldberg, uma das mais importantes escritoras de Israel, especialmente conhecida e querida pelos seus títulos infantis. As contadoras Deborah Serretiello e Mazé Cintra revisitam esse universo que acalentou gerações de crianças israelenses e trazem contos inéditos em português.
Data: 04/09
Horário: 11h00
Idade: recomendável para crianças a partir de 4 anos
Duração: 90 minutos
Obs: Após a apresentação haverá uma oficina infantil.
Local: Auditório
Vagas: 60 crianças e 40 adultos

Será que é verdade?
Com: Ana Luisa Lacombe e músico convidado
Se um amigo seu te dissesse que tem um crocodilo como animal de estimação, você acreditaria nele? E se ele te dissesse que viu uma lebre verde e gigante voando pelo parque? Ana Luisa Lacombe nos traz estas e outras histórias “inacreditáveis”, com destaque especial para o conto “O Crocodilo Mitzraim”, da célebre escritora israelense Shulamit Lapid, inédito em português.
Data: 18/09
Horário: 11h00
Idade: recomendável para crianças a partir de 4 anos
Duração: 90 minutos
Obs: Após a apresentação haverá uma oficina infantil.
Local: Auditório
Vagas: 60 crianças e 40 adultos

expedição a um mundo imaginário - com Paulo Pt Barreto e outros


O grupo, denominado "Abaquar" (= homem voador), é constituído pelos seguintes integrantes:

Adriana Zoudine-Ana Altenfelder-Carmen Villela-Edgard Bittencourt-Hamilton Mellão-Isa Appy-José Augusto Conceição-Paulo Lara-Paulo de Tarso Barreto-Silvia Bressiani
Trata-se de uma exposição efetivamente conjunta, onde os trabalhos individuais compõem um só painel modular. O tema é <Expedição a um Mundo Imaginário>, com curadoria de Oscar D'Ambrosio

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Convite inauguração Café Baroni - Edifício Bolsa do Rio - Gian Shimada e outros artistas


 O edifício da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro abriga agora mais um sofisticado Café Baroni. Partindo de uma concepção híbrida e inusitada de um Café-Galeria, o Café Baroni se destaca com um amplo painel de fundo, marca registrada nas decorações do artista plástico Raimundo Rodriguez, em que a cena que pode ser vista é a de uma fotografia de época que retrata elegantes homens de negócio em pleno pregão durante a primeira década do século XX. O efeito obtido entre o painel e o balcão que se projeta à frente é de uma perfeita interação entre os homens de negócio anônimos do passado com o público do presente.
   Através de algumas intervenções pictóricas sobre o corpo do painel fotográfico, forma-se um vórtice temporal em tons marrons e ocre, capaz de ligar aspectos da modernidade e da pós-modernidade.
   Assim, o café, que também funciona como uma vitrine de galeria associa a tradição com um sentido latente de modernidade, um encontro harmonioso entre tempos pretéritos e o presente, condição essencial para a manifestação da arte contemporânea.
   Em suas paredes, estrategicamente vazadas, há um cuidado específico com a iluminação, que ao focar as obras de arte expostas, fazem com que o ambiente ressalte seu caráter duplo. As paredes são divisórias estruturais e suportes de obras de arte, simultaneamente.
   O Café Baroni oferece a seus clientes, não apenas um momento de lazer e divagação, mas, uma possibilidade real de apreciação à arte contemporânea, e às pesquisas estéticas em alto nível que estão sendo realizadas, sobretudo, a partir do cenário artístico carioca.
   Portanto, ao alcance de um café é possível ver uma série inédita de gravuras e desenhos de artistas como: Claudio Cambra, Gian Shimada, Karla Gravina, Kátia Gorini, Léa Soibelman, Lígia Teixeira, Marcio Zardo, Maria Helena Bastos, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares, Sandra Passos e Shirley Nogueira.
   Seguindo a lógica das itinerâncias empregadas por Raimundo Rodriguez, o Café Baroni possui uma fluxo contínuo de curadorias, onde mensalmente será possível ter acesso a todo tipo de obra de arte contemporânea que se configure com a especificidade de moldura e vidro que compõem o local.

Renata Gesomino.
28/08/11.

Ocupação Oxgênio na Praça Buenos Aires SP - com Fernanda Cobra, Guto Lacaz e outros artistas


Ocupação Oxgênio na Praça Buenos Aires SP
av. angélica entre piauí e alagoas
Abertura Dom 18 de Set as 11h

30 artistas se relacionarão com a Natureza local

...Aguilar Alzira Fragoso Beth Moyses Beto Borges Claudio Bueno
Dácio Bicudo Evandro Nicolau Fernanda Cobra Fernanda Eva Georgia Vilela Gustavo Garcetti Guto Lacaz Katia Canton Laerth Motta Luiz Carlos de Carvalho Isabelle Ribot Lucila Meirelles Monique Allain Nair Kremer Naiah Mendonça Regina Carmona Regina de Barros Rodrigo Pasarello Rodrigo Sassi Sandra Martinelli Renata sandoval Serge huot PB Vladimir Santos OliveiraBA

Curadoria Katia Canton e Dácio Bicudo