concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

identidade BIENAL


Inscrições até 02 de setembro!
Uma iniciativa inédita
Durante muitos anos, a Bienal realizou concursos de cartazes para representar as Bienais de São Paulo. Desta vez, vamos fazer algo diferente, inspirados pela proposta curatorial da próxima edição do evento, que acontecerá em 2012. Baseados nas quatro zonas curatoriais e na zona transversal que caracterizam o que a curadoria denominou de A iminência das poéticas (sobrevivências poéticas, alterformas ou alterações poéticas, vozes poéticas, derivas poéticas e reversos poéticos), concebemos um formato inédito para o desenvolvimento da identidade da próxima Bienal: fazer uma chamada aberta a todos os interessados para que enviem propostas de trabalho a serem desenvolvidas em um workshop, cujo resultado definirá a identidade visual da 30ª Bienal de São Paulo.

O workshop
A organização da 30ª Bienal de São Paulo irá selecionar 12 propostas de trabalho para desenvolver a identidade visual da exposição num workshop exclusivo, conduzido por seus curadores, pela coordenação de design e pela curadoria educacional da Bienal, por três designers brasileiros de renome que já elaboraram projetos para exposições de cunho histórico da Bienal (Daniel Trench, Elaine Ramos e Jair de Souza) e pela dupla holandesa Mevis & Van Deursen (ver perfis abaixo). O designer Rico Lins, vencedor do concurso de cartazes da 21ª Bienal de São Paulo, participará do processo de seleção de propostas. O designer e professor Chico Homem de Melo, autor do projeto visual da exposição comemorativa dos 50 anos da Bienal, fará uma sessão de leitura de projetos durante o workshop. O projeto de identidade que resultar do workshop será desenvolvido posteriormente pela área de comunicação da Bienal.
Quem pode participar
Qualquer pessoa maior de idade, residente em território brasileiro, pode participar. Não serão aceitas inscrições de grupos, coletivos ou empresas.
Propostas de trabalho
As propostas deverão apresentar um caminho para o desenvolvimento da identidade da 30ª Bienal no workshop, incluindo imagens de referência, um texto conceitual, uma proposta de desenvolvimento e um currículo resumido. A avaliação e seleção das propostas será feita pelos condutores do workshop.
Quando e onde
As propostas de trabalho deverão ser enviadas à Bienal de acordo com o regulamento até o dia 2 de setembro de 2011. As propostas selecionadas serão divulgadas no dia 15 de setembro. O workshop acontecerá entre os dias 3 e 7 de outubro no Centro Universitário do Senac, na cidade de São Paulo. O projeto selecionado será divulgado no dia 10 de outubro. Todos os projetos selecionados para o workshop serão divulgados na página do projeto no Portal Bienal.
Honorários
Os participantes selecionados receberão R$ 4 mil por sua participação no workshop. Participantes residentes fora da cidade de São Paulo receberão passagens e hospedagem gratuitas para o período do workshop.

Nenhum comentário: