concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 11 de agosto de 2012

morcegos


Recursos para projetos culturais somam R$ 161,7 milhões


Recursos para projetos culturais somam R$ 161,7 milhões

Recursos para projetos culturais somam R$ 161,7 milhõesAmpliar

Orçamento da Fundação Nacional de Artes neste ano é 60% maior que em 2011
Projetos nas áreas de circo, dança e teatro, artes visuais, música e artes integradas terão recurso de R$ 161, 7 milhões em 2012 da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura. O orçamento cresceu em 60%, comparado ao último ano, com ações que contemplam prêmios, concessão de bolsas, cursos de capacitação artística e técnica e programas internacionais.
São R$ 43,6 milhões para projetos de arte circense, dança e teatro. O Prêmio Myriam Muniz, de estímulo à produção teatral, receberá R$12 milhões, o que corresponde a um aumento de 20% em relação a 2011. O Prêmio Klauss Vianna de Dança e o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, cada um com investimento de R$ 6 milhões, recebem R$ 1,5 milhão a mais que no ano anterior. Os recursos também serão usados na elaboração de um mapeamento da dança e do circo.
Os programas integrados, que reúnem iniciativas artísticas de várias vertentes, receberão R$ 33,8 milhões para preservação e difusão do acervo, publicação de livros e concessão de bolsas. Entre essas, as Bolsas de Criação e de Circulação Literária, com seleção executada pela Fundação Biblioteca Nacional em conjunto com a Funarte. O Programa Mais Cultura - Microprojetos Rio São Francisco, por exemplo, conta com orçamento de R$ 16 milhões e contemplou 1050 projetos a serem executados.
Na área da música, o repasse é de R$ 18,8 milhões a serem aplicados em painéis, prêmios, concessão de bolsas, apoio a festivais, feiras e bandas. As artes visuais terão R$12,5 milhões para o lançamento de editais como Rede Nacional de Artes Visuais, Prêmio Marcantonio Vilaça e Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, além de oficinas, bolsas e ocupação das galerias da Funarte em cinco capitais.
Eventos internacionais - O investimento em ações internacionais é de R$ 9,4 milhões, com destaque para a realização do Ano Brasil Portugal, que começa no próximo dia 7 de setembro e termina em 10 de junho de 2013. A Bienal de Arquitetura de Veneza, em agosto, é outro evento que terá participação brasileira, por meio de uma exposição da obra de Lúcio Costa. 
Investimento em museus cresce quase 1.000% em dez anos
Os investimentos realizados na área museal passaram de R$ 20 milhões, em 2001, para R$ 216 milhões, em 2011, um aumento de 980% de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Um dos marcos dessa mudança na destinação de recursos foi a criação, em 2003, da Política Nacional de Museus. O documento serviu de base para definir os rumos da preservação e do desenvolvimento do patrimônio museológico brasileiro. Naquele ano, os investimentos subiram de R$ 24 para R$ 45 milhões.

fonte: http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/comunicacao-publica/em-questao/edicoes-anteriores/agosto-2012/boletim-1592-09.08/recursos-para-projetos-culturais-somam-r-161-7-milhoes?utm_campaign=Newsletteremquestao&utm_medium=Cultura&utm_source=Investimento.Cultura&utm_content=41131

Mapas de Influências - arte postal





quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Concurso Fotográfico Petrobras


Concurso Fotográfico Petrobras

 Miércoles 8 de agosto - 14:00 hs.
Buenos Aires, Argentina. Hasta el 16 de septiembre de 2012
Concurso Fotográfico Petrobras Buenos Aires Photo
Exposición 25 al 29 de octubre. Centro Cultural Recoleta
www.buenosairesphoto.com

Ver Bases y Condiciones Aquí!

La empresa Petrobras Energía S.A. y la Editorial Arte al Día, invitan a participar del concurso fotográfico “Petrobras Buenos Aires Photo”. El tema del concurso es libre y el objetivo del mismo es apoyar las nuevas manifestaciones fotográficas.
El concurso es abierto a todos los fotógrafos aficionados y profesionales mayores de 18 años, sin distinción de nacionalidad o lugar de residencia. No pueden participar familiares directos ni empleados de los organizadores o miembros del jurado.
De entre todas las obras presentadas, el Jurado seleccionara 15 trabajos finalistas, que deberán preparar la presentación definitiva para su exposición en el predio del Centro Cultural Recoleta.
Los trabajos en 20 x 30 cm deberán ser entregados hasta el día 16 de septiembre de 2012 a nombre de “Premio Petrobras – Buenos Aires Photo”, personalmente o por correo en: Arte al Día, Thames 2215, piso 2º A Ciudad de Buenos Aires, Código Postal C1425FIE, de lunes a viernes de 10 a 17.30 hs.
El jurado estará integrado por: Rodrigo Alonso, Eduardo Gil, Valeria González , Alicia de Arteaga, Lucrecia Palacios y Victoria Verlichak
Premios
De entre los 15 trabajos seleccionados se elegirá:
1º Premio Adquisición: $ 19.000 (Diecinueve mil pesos)
2º Premio Adquisición: $ 9.000 (nueve mil pesos)
3 Menciones epeciales de $1300 cada una – No Adquisición
Premio Adquisición: Las 2 obras premiadas (1er y 2do premio) y presentadas para el concuro quedarán en poder de Petrobras Argentina, reservándose el artista las demás copias del tiraje, así como los derechos de autor sobre las mismas. Los 13 trabajos restantes, finalistas, participarán junto a los premiados en la exposición Buenos Aires Photo 2012 como parte del Premio Petrobras – Buenos Aires Photo (edición 2012)
Calendario
-Fechas para la presentación de trabajos: 20 de Junio al 16 de septiembre de 2012
-Notificación de resultados de los finalistas: A partir del 26 de septiembre estarán en
www.buenosairesphoto.com
-Presentación final de los 15 trabajos elegidos: 18 de octubre
-Entrega de premios: 25 de octubre, 20hs. Lugar: Centro Cultural Recoleta Espacio Petrobras
-Exposición: 25 al 29 de octubre en el Centro Cultural Recoleta en ocasión de la Feria “Buenos Aires Photo 2012”

Fonte: Hipermedula.org 

III CURSO TECHNE atelier - " Decodificando Imagens"


III CURSO TECHNE atelier - " Decodificando Imagens"


TECHNE atelier
palavra grega que significa 'arte'.

por Denise Nagem

TECHNE atelier, é um grupo de estudos de
Atelier Arteterapêutico, teórico-prático-vivencial,onde
abordamos a tipologia junguiana, os 4 elementos e diversas
técnicas artísticas plásticas e expressivas e suas aplicabilidades no processo arteterapêutico.

TECHNE atelier é um mergulho no inconsciente simbólico,
permeado de músicas, danças, mitos, tintas, vozes, corpos, papéis, barros, colagens, contos, pinturas, personagens, desenhos, cantos, poesias, modelagens, construções, sonhos, experienciados em atelier e embasados em estudos bibliográficos e vivenciais.

III CURSO TECHNE atelier
"Decodificando as Imagens".

O III CURSO TECHNE atelier, terá como trilha a leitura e
a decodificação de imagens nos campos simbólico e plástico, coletivo e pessoal, em 8 aulas-oficina compondo o terceiro ciclo do grupo
de estudos em Atelier Arteterapêutico.

O III CURSO TECHNE atelier, "Decodificando as Imagens",
acontecerá nos dias
26 de agosto, 2 e 23 de setembro, 7 e 14 de outubro, 4 e 11 de novembro e 9 de dezembro,
domingos, das 9:00 às 13:00 horas,
no Atelier Ma Maison, no Grajaú

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES (até o dia 20 de agosto)
denisenagem@yahoo.com.br
(21) 96544584

Arteterapeuta AARJ 144, Especialista em Arteterapia
Focalizadora de Danças Circulares, Artista Plástica, Arquiteta.
Docente dos Cursos de Formação e Pós-Graduação em Arteterapia POMAR/SPEI (RJ)
Diretora Acadêmica da AARJ

Denise Nagem
Arteterapeuta, Arquiteta, Artista Plástica
Focalizadora de Danças Circulares

Inscrições para o salão do Arte Pará já estão abertas



Inscrições para o salão do Arte Pará já estão abertas

Inscrições podem ser feitas até 13 de setembro e são gratuitas.
Cada artista deve inscrever, obrigatoriamente, três trabalhos.

As inscrições para o maior salão de arte da região Norte do país, o Arte Pará, começaram no último domingo (5) e seguem até 15 de setembro. Comemorando 31 anos de existência em 2012, este ano o salão vai ter mais uma vez como curador o carioca Paulo Herkenhoff. A responsabilidade de assessorar o curador principal fica com o artista plástico paraense Armando Queiroz. A abertura do salão é dia 11 de outubro e segue até 11 de dezembro de 2012.
As inscrições para o salão de arte são gratuitas e podem ser feitas pela internet, ou diretamente na Fundação Romulo Maiorana, localizada na  avenida Romulo Maiorana, nº 2473, Marco, Belém, de 10 às 18 horas. Para fazer o cadastro e participar, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro legalmente residente no Brasil.
Cada artista deve inscrever, obrigatoriamente, 3 trabalhos. Os jurados vão selecionar as melhores obras, que podem ser uma, duas, ou até mesmo todas as três inscritas, para ficar expostas nos museus de Arte Sacra, do Estado do Pará, Emílio Goeldi e Casa das Onze Janelas.
Em 2011, inscreveram-se mais de 700 artistas. Para a assessora do evento, Daniela Sequeira, a meta é sempre aumentar o público visitante e os inscritos. "Nossa expectativa é a mesma ou até maior. Aumenta cerca de 15% o número de artistas inscritos a cada ano e 20% o número de visitantes. Os inscritos devem apresentar bons portfólios, o que ajuda muito a manter a qualidade da exposição", explica Daniela. Ela alerta: "tudo bem apresentado faz o trabalho ser visto de melhor forma".
Os jurados do salão deste ano são Alexandre Sequeira, Delson Uchôa, Clarissa Diniz, Yuri Firmesa e Paulo Herkenhoff.
Prêmios
Os prêmios do Arte Pará 2012 somam um valor líquido de R$ 67.500, distribuídos da seguinte forma: R$ 15 mil para o primeiro grande prêmio; R$ 10 mil para o segundo prêmio e R$ 5 mil para o terceiro prêmio.
A comissão de seleção do Arte Pará 2012 também deve selecionar e premiar outros 25 artistas. Cada selecionado deverá receber um prêmio no valor de R$ 1.500, valor destinado para a produção de trabalho e ou despesas decorrentes da participação.
Cronograma:
Inscrições: 05/08 a 13/09/2012; seleção e premiação: 15 e 16/09/2012; comunicado de seleção: 17/09/2012. A abertura da mostra está marcada para o dia 11 de outubro e vai até 11 de dezembro de 2012.

Fonte: G1 PA - 07/08/2012

Sempre às Quintas na Pinacoteca


Cursos e palestras

    

Funarte realiza, de 13 a 17 de agosto, oficinas em Rondônia, Sergipe e Rio de Janeiro


Funarte realiza, de 13 a 17 de agosto, oficinas em Rondônia, Sergipe e Rio de Janeiro
De 13 a 17 de agosto, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza nas cidades de Porto Velho (Rondônia), Aracaju (Sergipe) e Nova Friburgo (Rio de Janeiro) oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos 2012. Em Porto Velho, a oficina “Curadoria” será ministrada pela artista Fernanda Albuquerque. O curso, que visa contextualizar a atuação do curador no panorama da arte contemporânea, vai abordar a atividade desse profissional, processos e práticas de trabalho, formatos e estratégias curatoriais. Em Nova Friburgo, a oficina “A cidade e seus fluxos”, com a artista Suzana Queiroga, tem como objetivo investigar a relação da arte com o espaço urbano. Já Aracaju receberá a oficina “Intervenções Urbanas: arte moderna e contemporânea nos espaços circundantes”, com o artista Bruno Monteiro. Esse curso pretende fazer com que os participantes tenham mais intimidade com a intervenção urbana de ontem e hoje e possam refletir sobre o uso dessa linguagem.
Sobre as oficinas do programa Desafios Contemporâneos
As oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos tem por objetivo contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Sobre os oficineiros:
Fernanda Albuquerque
Curadora e crítica de arte, é mestre e doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi curadora-assistente da 8ª Bienal do Mercosul (2010-2011), tendo atuado como coordenadora curatorial da Casa M. Atualmente, trabalha para o Projeto Educativo da 30ª Bienal de São Paulo, desenvolvendo textos para os materiais educativos da mostra. Em 2010, atuou no Projeto Educativo da 29ª Bienal de São Paulo, na formação de educadores, edição de publicações e coordenação do Seminário Internacional Educação, Arte e Política. No mesmo ano, também integrou o grupo de crítica de arte do Paço das Artes e trabalhou no Instituto Tomie Ohtake. Entre 2008 e 2010, foi curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Em 2009, participou do programa Courants du Monde, na França, formação em artes plásticas e política cultural oferecida pela Maison de Cultures du Monde, em parceria com o Ministério da Cultura francês. Possui artigos e entrevistas publicados em revistas, entre elas Contemporary (Londres), Exit Express (Madri), Número (São Paulo), Tatuí(Recife) e Aplauso (Porto Alegre). Participou de diversas exposições e, como curadora, realizou as exposições Horizonte de eventos (2010), na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, e Dois pontos(2010), no Museu Murillo La Greca, em Recife. Desde 2007, compõe comissões de seleção, como o do edital Conexões Artes Visuais/MinC/Funarte/Petrobras. Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo.

Suzana Queiroga
Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos anos 80 e, desde 1985, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o mestrado em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de diversos salões de arte e foi contemplada em vários prêmios, entre eles: Programa de Bolsas de Artes Plásticas do RioArte, com o projeto Pintura no Espaço Urbano – Outdoors, e I Prêmio Nacional Projéteis de Arte Contemporânea da Funarte, com o projeto Topos, em 2005. Participou também de exposições coletivas no Brasil e no exterior e realizou diversas exposições individuais. Em 2005, foi publicado o livro Suzana Queiroga, de Viviane Matesco, pela Artviva Editora; e em 2008, Suzana Queiroga, de Paulo Sérgio Duarte, com entrevistas a Glória Ferreira, pela Editora Contracapa.  E, ainda, Suzana Queiroga, texto de Fernando Cocchiarale, pela editora Metropolis Produções Culturais. Artista residente na Akademie der Bildenden Künste Wien, Viena, Áustria, em julho de 2012.

Bruno Monteiro
Artista pernambucano, realizou o Projeto ArteCiência 2008, pelo Edital Conexão Artes Visuais (Funarte/Petrobras), e o Projeto de Exposições Relâmpago do Atelier Coletivo branco do Olho, em Recife – Pernambuco. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, além de salões no Brasil e no exterior. Em 2011, foi selecionado para o 17ºSalão da UNAMA, em Belém (PA), e, em 2008, participou do Den-Cidade com o projeto do Conexão Artes Visuais, em Natal (RN), entre outros. Também esteve no 6° Encontro Internacional de Poesia Visual Sonora Y Experimental, Centro Cultural Ricoleta, em Buenos Aires – Argentina, e na Brazilian Visual Poetry, curada por Regina Vater e ainda disponível em parte no site www.imediata.com/BVP, no Texas (EUA) Bruno Recebeu, em 1999, Prêmio Pernambuco de Artes Plásticas Novos Talentos, em Olinda PE).

Serviço
Oficinas do programa Desafios Contemporâneos 2012
De 13 a 17 de agosto de 2012

Oficina “Curadoria”
Com o artista Fernanda Albuquerque
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos – Sala Pioneiros
Rua Carlos Gomes, 600 – Caiari
Porto Velho – Rondônia

Oficina “A cidade e seus fluxos”
com a artista Suzana Queiroga
Local: Teatro Municipal de Nova Friburgo
Praça do Suspiro s/nº (teleférico) – Nova Friburgo

Oficina “Intervenções Urbanas: arte moderna e contemporânea nos espaços circundantes”
Com o artista Bruno Monteiro
Local: Senac Aracaju
Av. Ivo Prado, 564 – São José -  Aracaju/SE

Informações
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura 

Experiência apresenta mesa Trajetória de Artista


Experiência apresenta mesa Trajetória de Artista
O programa Experiência apresenta no dia 11 de agosto, das 10h às 12h, a mesa Trajetória de Artista, com os artistas Albano Afonso e Tatiana Blass, que contarão um pouco sobre suas escolhas e desafios ao longo da carreira como profissionais da arte.
As mesas são parte do processo de formação dos 15 estudantes universitários selecionados pelo programa. Na edição de 2012, o programa amplia suas fronteiras e abre as atividades para o público.
Confira no site mais informações.

mesa Trajetória de Artista
sábado 11 agosto 2012
das 10h às 12h
com Tatiana Blass e Albano Afonso


entrada franca – os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência do evento

itaú cultural | avenida paulista 149 – paraíso – são paulo sp [próximo à estação brigadeiro do metrô]

informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural | atendimento@itaucultural.org.br

Fonte: Divulgação Itaú Cultural

Atelier Cultural de Botucatu, SP, abre vagas para oficina gratuita


Atelier Cultural de Botucatu, SP, abre vagas para oficina gratuita

Proposta é criar a partir de materiais plásticos variados.
Interessados devem se cadastrar no Museu de Arte Contemporânea.

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu (SP) segue com inscrições abertas para a segunda turma da oficina “Poéticas Visuais”, parte integrante do projeto “Atelier Cultural”. As aulas são gratuitas e voltadas para pessoas que tenham acima de 15 anos.

A proposta do atelier é proporcionar aos alunos um encontro com os diversos elementos da comunicação visual por meio da criação livre e da utilização de materiais plásticos variados (tinta, recorte, reciclados, entre outros).

Os interessados devem procurar o Museu de Arte Contemporânea (Mac) “Itajahy Martins”, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h, para realizar seu cadastro. De acordo com a secretaria, as aulas devem começar ainda no mês de agosto , aos sábados, das 16h às 18h.

A primeira turma, que iniciou suas atividades em julho deste ano, também possui vagas em aberto. As aulas são realizadas todas as quintas-feiras, das 15h às 17h.

Serviço
Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Endereço: Avenida Dom Lúcio, 755, Centro (Espaço Cultural);
Telefone: (14) 3882-0133 / (14) 3882-1489.

Fonte: G1 Bauru e Marília - 07/08/2012 

MAC USP Ibirapuera discute vanguardas em ciclo de palestra


MAC USP Ibirapuera discute vanguardas em ciclo de palestra

 

O Museu de Arte Contemporânea – MAC USP Ibirapuera recebe inscrições até 22/08/12 para o ciclo de palestras “O Entorno Moderno a partir do Acervo do MAC”, que ocorre entre 23/08 e 29/11/12, às quintas-feiras, das 10h/12h. A atividade propõe uma discussão em torno das diferentes questões trazidas pelas vanguardas européias, pelos ideais e iconografia da Semana de Arte de 1922 e pelo conteúdo revolucionário de alguns artistas da coleção. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (50% para professores da rede pública). 50 vagas. | Mais informações: Museu de Arte Contemporânea USP – Ibirapuera Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Pavilhão da Bienal, tels. (11) 5573-9932 / 5255. www.mac.usp.br
Fonte: Mapa das Artes 

Oficina de Artes Visuais em Aracaju


Oficina de Artes Visuais em Aracaju

Aulas vão acontecer entre os dias 13 e 17 de agosto.
O curso terá carga horária de 40h e 30 vagas.

No período de 13 e 17 de agosto será realizada a oficina “Intervenções Urbanas: arte moderna e contemporânea nos espaços circundantes”, que será ministrada pelo artista visual pernambucano, Bruno Monteiro.

A oficina será destinada a agentes culturais das artes visuais do estado que desejarem se aperfeiçoar na sua área. Esta ação faz parte do Programa Nacional de Oficinas da Funarte e contempla vários estados brasileiros.

Em Sergipe, a oficina acontece através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e parceiros como Sebrae e Senac. O curso terá carga horária de 40h e 30 vagas.

Mais informações pelo telefone (79) 3179-1924.

Fonte: G1 SE - 08/08/2012

Oficina de Xilogravura - com Marcelo Heleno


Augôsto Augusta Cultural. 2º semestre . 2012


Augôsto Augusta Cultural é um espaço para pensar, discutir, aprender, entender e viver a arte e suas manifestações. A cada semestre, oferece cursos de quatro meses e módulos breves, sempre ministrados por pensadores com profundo conhecimento do campo da filosofia e das artes.

Os cursos acontecem na Augôsto Augusta (Rua Augusta, 2161, São Paulo - SP, 01413-000) e as inscrições podem ser feitas pelo telefone            (11) 3082 1830       ou pelo fax (11) 3088 1013.

Programação Agosto a Dezembro de 2012 . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . .

DESENHO - UMA INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DO DESENHO NO CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS 
Prof . Evandro Carlos Jardim






ARTES VISUAIS - O REVEZAMENTO 
FIGURATIVO ENTRE OS SÉCULOS X E XIII
Prof. Leon Kossovitch





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FILOSOFIA - A CENA PRIMITIVA DO AMOR: ENTRE O CORPO E O ESPÍRITOProfª. Olgária Matos
Objetivos: Trata-se de analisar a história da constituição do sentimento amoroso dominante no Ocidente em sua vertente trágica da separação dos amantes, tal como apresentada em O Banquete de Platão. No limiar do corpo e do espírito acompanharemos na filosofia da Merleau-Ponty a questão da identidade e da alteridade e suas metamorfoses.
Conteúdo:
  • O mito fundador: amor, o visível e o invisível
  • Corpo e Alma
  • Razão e Imaginação
  • Melancolia de Amor
De 06/08/2012 a 19/11/2012
2ªs feiras das 10h30 às 12h30
R$ 340,00 por mês


DESENHO - UMA INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DO DESENHO NO CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS E VISUAISProf . Evandro Carlos Jardim
  1. O pensamento visual.
  2. A linha.
  3. A gráfica e a plástica.
  4. Organização da figura.
  5. Composição: proporção, ritmo e tensões.
  6. Cor: luz e movimento.
  7. As práticas de oficina: os materiais e os procedimentos.
  8. Critérios de apreciação para os trabalhos realizados, considerando a produção de cada participante.
De 06/08/2012 a 19/11/2012
2ªs feiras da 16h30 às 18h30
R$ 340,00 por mês

ÓPERA - AS VOZES DA ÓPERA
Prof. Jorge Coli
Como se distinguem as diferentes vozes da ópera? Quais suas características? De que maneira elas se associam a diferentes formas de sensibilidade musical? Nosso curso pretende apresentar, graças a diversos exemplos, a gama variada dos alcances, timbres, possibilidades expressivas. Abordará ainda algumas denominações frequentes, mas de caracterização nem sempre clara, empregadas para caracterizar certas formas criadas dentro das tradições operísticas, tais como cavatina, cabaletta, aria, arioso, recitativo, etc. Enfim, a análise comparativa das interpretações permitirá um aprendizado fino da escuta.
De 14/08/2012 a 20/11/2012
3ªs feiras das 14h15 às 16h15
R$ 340,00 por mês


ARTES PLÁSTICAS - PROUST E AS ARTES
Prof. Jorge Coli
O curso tratará de estabelecer uma relação entre À la recherche du temps perdu e as artes, considerando os seguintes pontos:
  1. As concepções, ou práticas, mentais (para não empregar o termo "teóricas", já que Proust nunca estabeleceu nenhuma teoria das artes) que sustentam a relação do texto com as artes (sensibilidade, semelhança, memória, écfrase, circunstância e temporalidade).
  2. Exploração do que se pode conceber como ideia de modernidade (tecnologia, art nouveau, impressionismo, simbolismo, moda) no universo proustiano.
  3. O tempo em Proust e o tempo nas artes.
De 14/08/2012 a 20/11/2012
3ªs feiras das 16h30 às 18h30
R$ 340,00 por mês

CINEMA - FEDERICO FELLINI
Prof. Jorge Coli
"Cinema-verdade? Prefiro o cinema-mentira. A mentira é sempre mais interessante do que a verdade." Imenso criador, Fellini marcou definitivamente a cultura do século XX. São poucos os que podem se orgulhar de ter criado um adjetivo universal: felliniano. Nosso curso apresentará, em progressão cronológica, a constituição dessa obra que modificou a escrita e a estética cinematográfica, ao mesmo tempo que propôs uma reflexão fundamental sobre o mundo contemporâneo.
De 14/08/12 a 20/11/2012
3ªs feiras das 19h00 às 22h00
R$ 380,00 por mês


LITERATURA - A ENEIDA DE VIRGÍLIO
Prof. Angélica Chiappetta

O curso propõe a leitura do poema épico Eneida, composto por Virgílio no século I a.C. A narrativa das armas e do varão Eneas que, saído de Troia, vagou e penou pelos mares até chegar ao Lácio para fundar a grandeza que viria a ser Roma, alimentou-se da tradição épica da Ilíada e da Odisseia, herdada dos gregos, e, por sua vez, inseriu-se na tradição ocidental como modelo e fonte de invenção."Flectere se nequeo superos, Acheronta movebo": com as palavras que Virgílio colocou na boca da deusa Juno (algo como "se não posso dobrar os céus, agitarei os infernos") Freud dá início à sua Interpretação dos Sonhos. Para anunciar que o homem já não é senhor em sua própria casa, que há um submundo atuante em sua vida abaixo da frágil camada de razão, o inventor da psicanálise lembra-se da deusa que, ferida na sua potestade pelos deuses olímpicos, busca ajuda com os que moram no mundo subterrâneo. Também Dante toma Virgílio como guia em seu périplo pelo Inferno. "Honrai o altíssimo poeta", diz ele quando o vate assoma na Comédia. Honremos.
De 08/08/2012 a 28/11/2012
4ªs feiras das 10h30 às 12h30
R$ 340,00 por mês

LITERATURA - MACHADO DE ASSISProf. João Adolfo Hansen
Desde Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880-1881), Machado de Assis passou a inventar sua arte como duplicidade enunciativa que determina a leitura dupla: lemos Memórias Póstumas de Brás Cubas como a história da vida vulgar de um tipo ocioso da classe dominante do Império, assim como lemos Dom Casmurro como história de uma suposta traição do amor da juventude; mas também lemos nos dois a história de um romance sobre o romance, como textos críticos em que pseudo-autores discutem com o leitor convenções narrativas, opções estéticas e condicionamentos históricos da matéria social, linguística e literária transformada nos textos. Machado evidencia que a leitura dos textos de ficção literária integra duas funções, representação e avaliação, fazendo dessa integração o eixo equívoco da sua arte. Esquematicamente, a representaçãocorresponde ao mundo fictício da história que o leitor imagina; a avaliação equivale à perspectiva tragicômica sobre a história narrada que o autor comunica ao leitor. O curso propõe a leitura de contos (Pai contra Mãe, Teoria do Medalhão, A Causa Secreta, A Cartomante, Missa do Galo, Lágrimas de Xerxes, Cantiga de Esponsais, O Imortal) e de romances (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro) examinando os processos da representação e avaliação que o autor inventa contra o leitor.
De 02/08/2012 a 29/11/2012
5ªs feiras das 18h00 às 20h00
R$ 340,00 por mês


ARTES VISUAIS - O REVEZAMENTO FIGURATIVO ENTRE OS SÉCULOS X E XIIIProf. Leon Kossovitch
  1. Constantinopla, capital das artes, e suas extensões a oeste no século X pictórico e escultórico.
  2. Os Otões e mais cortes pós-carolíngias.
  3. Percursos constantinopolitanos no Cáucaso cristão e entre o Mediterrâneo e o Sinkiang Islâmicos.
  4. Constantinopla e as figurações ocidentais, superado o Ano Mil.
  5. A volta da estátua no século XII ocidental.
  6. Índices da intrusão da escultura proporcionalizada ainda vigente no século VI greco-romano.
  7. As proporções na pintura dos séculos XIII e XIV ocidentais, relativamente à precedente dos códices e volumes constantinopolitanos.
  8. O abandono, pela Europa ocidental, da via parto-sassânida aberta no oriente e no ocidente do Império romano nascente.
08/08/2012 a 28/11/2012
4ªs feiras das 17h00 às 19h00
R$ 340,00 por mês


HISTÓRIA DA CULTURA - ARTES DIVERSASProf. Marco Antonio Guerra
Encontros com a cultura.
02/08/2012 a 06/12/2012
5ªs feiras das 10h30 às 12h00
R$ 310,00 por mês

MÚSICA - OS OUTROS ROMANTISMOSProf. Irineu Franco Perpetuo
Das óperas italianas de Rossini e Verdi ao piano parisiense de Chopin e Liszt, passando pela escola eslava de Tchaikovski e Dvorák e pela sonoridade nórdica de Grieg, até chegar ao Brasil de Carlos Gomes, o curso aborda a produção romântica fora do âmbito austro-germânico.
Todas as aulas são ricamente ilustradas em DVD, com gravações de renomados intérpretes do passado e do presente.
De 02/08/2012 a 06/12/2012
5ªs feiras das 14h30 as 16h30
R$ 340,00 por mês


LITERATURA - MACHADO DE ASSISProf. João Adolfo Hansen
Desde Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880-1881), Machado de Assis passou a inventar sua arte como duplicidade enunciativa que determina a leitura dupla: lemos Memórias Póstumas de Brás Cubas como a história da vida vulgar de um tipo ocioso da classe dominante do Império, assim como lemos Dom Casmurro como história de uma suposta traição do amor da juventude; mas também lemos nos dois a história de um romance sobre o romance, como textos críticos em que pseudo-autores discutem com o leitor convenções narrativas, opções estéticas e condicionamentos históricos da matéria social, linguística e literária transformada nos textos. Machado evidencia que a leitura dos textos de ficção literária integra duas funções, representação e avaliação, fazendo dessa integração o eixo equívoco da sua arte. Esquematicamente, a representaçãocorresponde ao mundo fictício da história que o leitor imagina; a avaliação equivale à perspectiva tragicômica sobre a história narrada que o autor comunica ao leitor. O curso propõe a leitura de contos (Pai contra Mãe, Teoria do Medalhão, A Causa Secreta, A Cartomante, Missa do Galo, Lágrimas de Xerxes, Cantiga de Esponsais, O Imortal) e de romances (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro) examinando os processos da representação e avaliação que o autor inventa contra o leitor.
De 02/08/2012 a 29/11/2012
5ªs feiras das 18h00 às 20h00
R$ 340,00 por mês



Marcelo Bratke e Mariannita Luzzati Realizam Concerto Multimídia no MIS


Marcelo Bratke e Mariannita Luzzati Realizam Concerto Multimídia no MIS
Cinemúsica é um projeto que levou música e imagens da natureza para mais de 10 penitenciárias do Estado de São Paulo, durante o evento no MIS, além da estreia de um documentário baseado nessas apresentações, Marcelo Bratke e Mariannita Luzzati, apresentam uma pequena mostra do trabalho levado aos presídios em um concerto de piano com clássicos do compositor Villa Lobos e apresentações de trechos do filme concebido e produzido por Mariannita para o projeto

O MIS, Instituição da Secretaria da Cultura será sede da estreia do documentário realizado e produzido pela artista plástica Mariannita Luzzati e o pianista Marcelo Bratke durante as apresentações do projeto CINEMÚSICA, um concerto multimídia (recital de piano + filme/cenário), levado a mais de 10 penitenciárias do Estado de São Paulo. O evento acontece no Auditório MIS, domingo, 12 de agosto, às 19h. Os ingressos estão à venda pelo site Ingresso Rápido e na recepção do Museu

Em 2011, Cinemúsica foi levado a penitenciárias do Estado de São Paulo e um documentário foi produzido por meio das imagens destes concertos pouco usuais, registrando momentos surpreendentes e relatando o impacto da música e da natureza levada aos presídios. Além da força da música e da capacidade de “transportamento” das cenas de natureza, o projeto levou os artistas envolvidos e os detentos a uma experiência sem precedentes a nível humanitário.

“Se os detentos serão reintegrados um dia à sociedade, este projeto procurou criar uma `janela imaginária` por meio da qual o  sensível e o contemplativo pudessem exercer uma ação transformadora a estas pessoas. Um momento de reflexão que ficará em suas memórias para sempre”, revela a autora do projeto, Mariannita Luzzati. “Foram momentos de grande emoção. Lágrimas e sorrisos. Esperança e reflexão. Para mim, como artista foi, este projeto mostrou que a música e a arte tem um impacto e uma função que ultrapassa o nível da estética e vai direto ao espírito humano”, completa Marcelo Bratke.

O documentário foi exibido pela primeira vez em Londres no Southbank Centre – Festival of the World/Royal Festival Hall e ainda em 2012 será exibido, seguido do próprio concerto, em Nova York, Roma e Basel. Também estão sendo agendadas exibições do projeto completo (filme + concerto) no Brasil.

Após a exibição do documentário, inédito no Brasil, o pianista Marcelo Bratke entrará no palco para apresentar obras conceituadas de Heitor Villa Lobos com outro documentário concebido por Mariannita com a ideia de transportar o público a uma jornada auditiva e visual pelo universo musical de Heitor Villa-Lobos, trazendo, assim, uma pequena mostra do projeto realizado nas penitenciárias para o público do Museu.

MARCELO BRATKE

“...Villa-Lobos, interpretado por Bratke, revelou momentos de uma beleza selvagem, ao mesmo tempo construída com elegância, com sutileza nos deslocamentos rítmicos e um colorido pianístico brilhante...” Bernard Holland The New York Times

Pianista brasileiro radicado em Londres, Marcelo Bratke tem se apresentado frequentemente nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall em Nova York, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall em Londres e o Suntory Hall em Tóquio, entre outros. Recentemente aclamado pelo jornal The New York Times por sua interpretação de Villa-Lobos no Carnegie Hall, Bratke está à frente do projeto Villa-Lobos Worldwide pelo qual foi premiado em Londres em 2011 com o 14th Brazilian International Press Award – United Kingdon.

MARIANNITA LUZZATI

“...Mariannita Luzzati é uma excelente pintora de paisagens, compondo grandes imagens abstratas de cores misteriosas repletas de essência e atmosfera...”Andrew Limberth The Spectator

Mariannita Luzzati representou o Brasil na 22ª Bienal Internacional de São Paulo e tem participado de mostras em importantes museus e instituições no Brasil e no exterior. Suas obras constam em coleções nacionais e internacionais que incluem o Museu Britânico de Londres, o Machida City Museum of Graphic Arts em Tóquio e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. Recentemente foi uma das artistas escolhidas para integrar a exposição “Mulheres, Artistas e Brasileiras”, realizada no Palácio do Planalto em Brasília em homenagem a Presidenta Dilma Rousseff.


CINEMÚSICA - UM FILME DE MARIANNITA LUZZATI E UM CONCERTO DE MARCELO BRATKE
DATA 12.08, domingo
HORÁRIO 19h
LOCAL Auditório MIS (173 lugares)
INGRESSO R$4 (inteira), R$2 (meia). Menores de 5 anos não pagam
CLASSIFICAÇÃO livre
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Informações para a imprensa - MIS
Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 312
Renata Forato |renata.forato@mis-sp.org.br  | (11) 2117 4777, r 310

Informações para a imprensa – Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão | rmbeltrao@sp.gov.br | (11) 2627.8164
Giulliana Correa | gcorrea@sp.gov.br | (11) 2627.8164