concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 5 de agosto de 2012

SP-Arte lança Laboratório Curatorial 2013


SP-Arte lança Laboratório Curatorial 2013


São Paulo, Brasil. Inscrições até 30 de agosto de 2012
SP-Arte/Laboratório Curatorial 2013 2° edição
Dúvidas: laboratorio@sp-arte.com
http://sp-arte.aonde.org

Clique aqui para baixar o arquivo PDF



Serão 4 projetos selecionados e desenvolvidos sob a direção pedagógica de adriano pedrosa, a serem apresentados na sp-arte/2013. os selecionados ainda receberão uma viagem às bienais de Veneza e Istambul.
Com o intuito de aprofundar seu papel educacional, a SP-Arte lança a segunda edição do projeto Laboratório Curatorial. O projeto convida jovens curadores a submeterem pré-projetos de exposições a serem realizadas em seção especial na feira, tomando como acervo central obras de artistas representados pela galerias participantes, em um processo sob a direção pedagógica de Adriano Pedrosa, curador de educação. Quatro pré-projetos serão selecionados e os respectivos curadores ganharão como prêmio uma viagem para visitar as bienais de Veneza e de Istambul, que acontecem entre setembro e novembro de 2013*.
O pré-projeto deve incluir pelo menos quatro diferentes galerias participantes da SP-Arte (confira a lista de galerias e seus artistas), texto de cerca de 500 palavras sobre o conceito da mostra, lista preliminar de artistas e de obras com imagens e fichas técnicas completas (título, ano, técnica, dimensões, galeria), além da previsão de ocupação de um espaço de cerca de 100 metros quadrados. A inscrição deve incluir também currículo completo com ano de nascimento e contatos do curador. Serão realizadas entrevistas por Skype para a seleção final dos curadores. Estimulam-se mostras que estabeleçam diálogos entre artistas brasileiros e estrangeiros e de diferentes gerações.
A SP-Arte cuidará da execução do projeto expográfico que será desenvolvido em diálogo com os arquitetos. As obras serão cedidas com a cortesia das galerias participantes, com as quais um diálogo deverá ser estabelecido para seleção final. Os candidatos podem ser brasileiros ou estrangeiros, mas devem se comprometer a participar das reuniões curatoriais em São Paulo realizadas a cada duas semanas, entre os meses de setembro de 2012 e abril de 2013. O objetivo desses encontros é o desenvolvimento e execução das ideias.
Não serão aceitos projetos de coletivos ou duplas curatoriais. Os pré-projetos selecionados estarão no catálogoSP-Arte/2013, com quatro páginas cada um, incluindo conceito da mostra e reprodução de obras. A seleção dos pré-projetos será feita por Pedrosa, Ana Paula Cohen e por Rodrigo Moura, que também farão encontros de acompanhamento e de avaliação com os curadores selecionados. As ideias devem ser enviadas em formato PDF por e-mail para laboratorio@sp-arte.com. Dúvidas podem ser esclarecidas através do mesmo endereço. As inscrições estão abertas até 30 de agosto de 2012.
SP-Arte/Laboratório Curatorial 2013 conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
* O prêmio e as condições de participação são estipulados pela SP-Arte e serão especificados durante o processo de seleção.

Fonte: Hipermedula.org 

Nenhum comentário: