concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro


1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rio de Janeiro


O objetivo do Seminário é o de promover a troca de experiências sobre o exercício da Arte e Educação nos mais diversos setores (fugindo da já recorrente ideia de que esse seria um exercício exclusivo no ambiente escolar), traçando um esboço não só das ações que acontecem no momento, mas aquelas que acontecerão a médio e a longo prazo na nossa cidade.
14 e 19 de agosto de 2012
Inscrições feitas através do blog: http://1siaerj.blogspot.com.br/
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Rua Benedito Hipólito 125, Praça XI, Rio de Janeiro - RJ
21-2224-2628 / 3038
Terça a quinta, 9-18h; sexta e sábado, 19-23h; domingo, 18h (peça “Bandeira de Retalhos)
Programação
Dia 14/08 – Terça-feira
Hall de entrada
9h - Credenciamento
10h - Abertura com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalil.
Terreirinho
10h - Apresentação do projeto Ciclo – projeto vinculado a Semana Internacional de educação e Arte da UNESCO e tem como objetivo a criação musical a partir do tema sustentabilidade.
Teatro Gonzaguinha
10h30 - Mesa de abertura: “Cultura e Educação - O lugar da experiência”
Benedicte Helvad - Chefe da Secretaria da Rede de Cultura para crianças da Dinamarca e principal conselheira da Agência dinamarquesa para Cultura.
Eliana Yunes - Professora da PUC, atua na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar; criadora do Programa Nacional de Leitura - ProLer e assessora do Centro Regional para o fomento do livro na América Latina e no Caribe; compartilha a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.
Maria Elvira Charria – Ex-Subdiretora de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o fomento do livro na América Latina e no Caribe.
Mediadora: Ana Lúcia Pardo – Atriz, jornalista, pesquisadora e gestora de cultura. Consultora do Minc/UFBA para a criação do plano municipal de cultura.
Terreirinho
11h- Ciranda de Histórias: Sarauzinho (Cadu Cinelli, Rosana Reátegui, Laura Jamelli e Marcelo China)
12h - Almoço
Performance musical com Daniela Spielmann
Teatro Gonzaguinha
14h- Mesa 1: Ações em Arte e Educação
Lêda Fonseca - Coordenadora de Arte e Educação, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Jailson de Souza e Silva - Professor da UFF; fundador do Observatório de Favelas; ex-secretário de Educação de Nova Iguaçu; Ex-subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
Denise Mendonça - Presidente do Instituto de Arte Tear; Coordenadora Geral do Ponto de Cultura do Tear.
Mediação: Bruna Carvalho - Mestranda de Bens Culturais e Projetos Sociais CPDOC/FGV e Consultora do Plano Municipal de Cultura do Rio de Janeiro UFBA/MinC.
Hall de entrada
16h – Apresentação Musical - José Staneck e Josiane Kevorkian tocam Tom Jobim
Dia 15/08 – Quarta-feira
Hall de entrada
9h - Credenciamento, inscrições para as oficinas e liberação de ingressos para o Teatro e Sexta Básica.
9h30- Apresentação Grupo Cantos do Rio com o espetáculo resumido ''Cantos do Brasil''
Teatro Gonzaguinha
10h- Mesa 2: ''A arte existe porque a vida não basta'' ( Ferreira Gullar)
Marcus Faustini - Cineasta, escritor e diretor teatral. Fundou o Projeto Reperiferia, a Escola Livre de Teatro da Zona Oeste, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e a Escola Livre da Palavra na Lapa. Foi Secretário de Cultura de Nova Iguaçu e Assessor Especial de Cultura e Território da Secretaria de Direitos Humanos / RJ. Autor do Guia Afetivo da Periferia, foi também Superintendente de Cultura e Sociedade / CulturaRJ e coordena atualmente a Agência de Redes para Juventude.
Ivana Bentes: diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, professora e pesquisadora da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. É Doutora em Comunicação pela UFRJ, ensaísta do campo da Comunicação, Cultura e Novas Mídias. É coordenadora do projeto Laboratório Cultura Viva, projeto de apoio e fomento à produção audiovisual dos Pontos de Cultura, em parceria com o MinC. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ, ponto de articulação de ações em Cultura Digital. Participa da Rede Fórum de Mídia Livre. Atualmente desenvolve as pesquisas: “Estéticas da Comunicação: Novos Modelos Teóricos no Capitalismo Cognitivo” (pesquisa CNPQ) e “Periferia Global” sobre o imaginário e as ações vindas das favelas e periferias na cultura brasileira e no cenário global e suas redes de articulação.
11h- Circuito Jovem De Leitura - encontros com autores literários
Ilustração com Graça Lima
12h- Almoço
Perfomance com Edmilson Santini – literatura de cordel
Teatro Gonzaguinha
14h- Mesa 3: “Arte e Educação na contemporaneidade”
Guilherme Vergara – Coordenador do curso de Graduação em Produção Cultural da UFF junto ao Departamento de Arte. Atuou no MAC de Niterói, desenvolvendo experiências na área de curadoria e educação.
Stela Barbieri - Artista plástica, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo desde julho de 2009, Diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, desde agosto de 2002, educadora há vinte e cinco anos na Escola Experimental Vera Cruz, atualmente assessora de artes da Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I. Assessora também na área de artes, da Escola Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Assessora do projeto Escola no Cinema do Espaço Unibanco de Cinema há dezesseis anos. Como artista plástica expõe regularmente desde 1990 no Brasil e no exterior em museus, galerias, espaços culturais ou com intervenções pelas ruas da cidade.
Marcos Lontra - Jornalista e curador. Ex-Diretor do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, do Museu de Arte Moderna de Pernambuco e do Museu de Arte Moderna de Brasília. Ex-Secretário Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.
Mediador: Robson Outeiro – Assessor de Projetos Especiais e Coordenador de Museus, Centros Culturais e Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura.
Fonte: Canal Contemporâneo 

Nenhum comentário: