concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Funarte realiza, de 13 a 17 de agosto, oficinas em Rondônia, Sergipe e Rio de Janeiro


Funarte realiza, de 13 a 17 de agosto, oficinas em Rondônia, Sergipe e Rio de Janeiro
De 13 a 17 de agosto, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza nas cidades de Porto Velho (Rondônia), Aracaju (Sergipe) e Nova Friburgo (Rio de Janeiro) oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos 2012. Em Porto Velho, a oficina “Curadoria” será ministrada pela artista Fernanda Albuquerque. O curso, que visa contextualizar a atuação do curador no panorama da arte contemporânea, vai abordar a atividade desse profissional, processos e práticas de trabalho, formatos e estratégias curatoriais. Em Nova Friburgo, a oficina “A cidade e seus fluxos”, com a artista Suzana Queiroga, tem como objetivo investigar a relação da arte com o espaço urbano. Já Aracaju receberá a oficina “Intervenções Urbanas: arte moderna e contemporânea nos espaços circundantes”, com o artista Bruno Monteiro. Esse curso pretende fazer com que os participantes tenham mais intimidade com a intervenção urbana de ontem e hoje e possam refletir sobre o uso dessa linguagem.
Sobre as oficinas do programa Desafios Contemporâneos
As oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos tem por objetivo contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Sobre os oficineiros:
Fernanda Albuquerque
Curadora e crítica de arte, é mestre e doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi curadora-assistente da 8ª Bienal do Mercosul (2010-2011), tendo atuado como coordenadora curatorial da Casa M. Atualmente, trabalha para o Projeto Educativo da 30ª Bienal de São Paulo, desenvolvendo textos para os materiais educativos da mostra. Em 2010, atuou no Projeto Educativo da 29ª Bienal de São Paulo, na formação de educadores, edição de publicações e coordenação do Seminário Internacional Educação, Arte e Política. No mesmo ano, também integrou o grupo de crítica de arte do Paço das Artes e trabalhou no Instituto Tomie Ohtake. Entre 2008 e 2010, foi curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Em 2009, participou do programa Courants du Monde, na França, formação em artes plásticas e política cultural oferecida pela Maison de Cultures du Monde, em parceria com o Ministério da Cultura francês. Possui artigos e entrevistas publicados em revistas, entre elas Contemporary (Londres), Exit Express (Madri), Número (São Paulo), Tatuí(Recife) e Aplauso (Porto Alegre). Participou de diversas exposições e, como curadora, realizou as exposições Horizonte de eventos (2010), na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, e Dois pontos(2010), no Museu Murillo La Greca, em Recife. Desde 2007, compõe comissões de seleção, como o do edital Conexões Artes Visuais/MinC/Funarte/Petrobras. Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo.

Suzana Queiroga
Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos anos 80 e, desde 1985, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o mestrado em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de diversos salões de arte e foi contemplada em vários prêmios, entre eles: Programa de Bolsas de Artes Plásticas do RioArte, com o projeto Pintura no Espaço Urbano – Outdoors, e I Prêmio Nacional Projéteis de Arte Contemporânea da Funarte, com o projeto Topos, em 2005. Participou também de exposições coletivas no Brasil e no exterior e realizou diversas exposições individuais. Em 2005, foi publicado o livro Suzana Queiroga, de Viviane Matesco, pela Artviva Editora; e em 2008, Suzana Queiroga, de Paulo Sérgio Duarte, com entrevistas a Glória Ferreira, pela Editora Contracapa.  E, ainda, Suzana Queiroga, texto de Fernando Cocchiarale, pela editora Metropolis Produções Culturais. Artista residente na Akademie der Bildenden Künste Wien, Viena, Áustria, em julho de 2012.

Bruno Monteiro
Artista pernambucano, realizou o Projeto ArteCiência 2008, pelo Edital Conexão Artes Visuais (Funarte/Petrobras), e o Projeto de Exposições Relâmpago do Atelier Coletivo branco do Olho, em Recife – Pernambuco. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, além de salões no Brasil e no exterior. Em 2011, foi selecionado para o 17ºSalão da UNAMA, em Belém (PA), e, em 2008, participou do Den-Cidade com o projeto do Conexão Artes Visuais, em Natal (RN), entre outros. Também esteve no 6° Encontro Internacional de Poesia Visual Sonora Y Experimental, Centro Cultural Ricoleta, em Buenos Aires – Argentina, e na Brazilian Visual Poetry, curada por Regina Vater e ainda disponível em parte no site www.imediata.com/BVP, no Texas (EUA) Bruno Recebeu, em 1999, Prêmio Pernambuco de Artes Plásticas Novos Talentos, em Olinda PE).

Serviço
Oficinas do programa Desafios Contemporâneos 2012
De 13 a 17 de agosto de 2012

Oficina “Curadoria”
Com o artista Fernanda Albuquerque
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos – Sala Pioneiros
Rua Carlos Gomes, 600 – Caiari
Porto Velho – Rondônia

Oficina “A cidade e seus fluxos”
com a artista Suzana Queiroga
Local: Teatro Municipal de Nova Friburgo
Praça do Suspiro s/nº (teleférico) – Nova Friburgo

Oficina “Intervenções Urbanas: arte moderna e contemporânea nos espaços circundantes”
Com o artista Bruno Monteiro
Local: Senac Aracaju
Av. Ivo Prado, 564 – São José -  Aracaju/SE

Informações
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura 

Nenhum comentário: