concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de maio de 2013

19º Salão Anapolino de Arte distribuirá 30 mil em prêmios


A Prefeitura de Anápolis, por meio de sua Secretaria Muncipal de Cultura disponibilizou o regulamento para o 19º Salão Anapolino de Arte, que abre inscrições de 15 de maio a 10 de junho. Os interessados podem se inscrever pessoalmente na Galeria Antônio Sibasolly, instalada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Bom Jesus, nº 101, Centro, Anápolis-GO, em horário comercial.
As inscrições realizadas via Sedex deverão ser enviadas para o endereço: Galeria Antônio Sibasolly - Praça Bom Jesus, n° 101, Centro, Anápolis-GO, CEP: 75025-05. Não será cobrada taxa de inscrição.
Podem participar do concurso artistas brasileiros estrangeiros legalmente residentes há mais de três anos e fixados nas unidades da região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; da região nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Estados de Rondônia, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal.
São selecionados 20 trabalhos para integrar uma mostra, dentre eles três serão contemplados no Prêmio de Aquisição no valor R$ 5 mil reais e um no valor de R$ 3 mil reais para o Prêmio Artista Anapolino Revelação. Todos os selecionados recebem uma quantia de R$ 600 pela participação. Este ano o Salão distribuirá 30 mil em prêmios.
Cada artista terá direito a inscrever até três trabalhos em uma categoria, podendo, no entanto, participar de um trabalho coletivo em outra categoria.
A divulgação dos premiados e a entrega dos cheques simbólicos se dará em solenidade de abertura do 19º Salão Anapolino de Arte, no dia 27 de julho de 2013.
Outras informações no site: www.anapolis.go.gov.br.

Marco Buti - encontro no MAC - USP - dia 7 de maio das 19h às 21h


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Concurso latino-americano de fotografia oferece prêmios em dinheiro



Redação
Concurso abordará temas sociais
Três projetos brasileiros serão premiados
O Memorial da América Latina e a Fundación Fondo Internacional de las Artes, da Espanha, têm inscrições abertas para o concurso de fotografia “Saltando Muros”. O projeto, que aceita participação de fotógrafos de 18 a 35 anos, é realizado em dez países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguais.
Com o tema “A fotografia como ferramenta eficaz de transformação social”, o concurso aceitará projetos que contenham análises críticas sobre a sociedade. Serão escolhidos os cinco melhores trabalhos brasileiros para a fase internacional do concurso, que levará a uma exposição itinerante pela Espanha e América Latina.
Dos cinco projetos brasileiros vencedores, o Memorial da América Latina selecionará três para premiar: o primeiro colocado receberá R$ 2.500, o segundo levará com R$ 1.500, e o terceiro, R$ 1.000.
As inscrições podem ser feitas até 15 de maio. Confira o edital completo no site do Memorial da América Latina.
Fonte: Catraca livre

Inscrições para ocupação de galerias de arte de Uberlândia são prorrogadas


Inscrições para ocupação de galerias de arte de Uberlândia são prorrogadas
Trabalhos podem ser individuais ou coletivos.

Serão selecionadas até 21 propostas com qualidade artística.
Foi prorrogado para o dia 20 de maio o prazo final para artistas ou grupos se inscreverem as vagas para ocupação das galerias municipais de arte de Uberlândia. As galerias disponíveis são a Lourdes Saraiva Queiroz, a Ido Finotti e a Sala Alternativa.
Os trabalhos podem ser individuais ou coletivos e as montagens e desmontagens serão de responsabilidade dos artistas. O tempo médio para cada exposição é de 30 a 40 dias e serão selecionadas até 21 propostas, levando em consideração a qualidade artística, adequação ao espaço e viabilidade técnica.
As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 13h às 18h. Quem preferir tem a opção de enviar à Casa da Cultura pelos Correios, via Sedex. O resultado da seleção será divulgado no portal da Prefeitura de Uberlândia e publicado no Diário Oficial do Município.
Fonte: G1 Triângulo Mineiro - 30/04/2013

17º Cultura Inglesa Festival


Concurso Cultural Street Shots do 17º Cultura Inglesa Festival
Redação
A 17ª edição do Cultura Inglesa Festival traz como tema agregador a cultura de rua. Com o objetivo de valorizar a cultura urbana da capital paulista, o concurso cultural Street Shots irá premiar as melhores fotos de obras de street art, moda urbana, eventos, festas, feiras e lazer praticado nas ruas, entre outros assuntos relacionados ao tema cultura de rua.
Para participar, os interessados devem postar as fotos no seu Facebook, Twitter ou Instagram, sempre acompanhadas das hashtags #StreetShots17CIF e #SãoPaulo. As imagens devem ser postadas entre 29 de abril e 26 de maio. Após essa data, uma comissão julgadora irá escolher o vencedor, que será premiado com uma máquina fotográfica e um kit com brindes do convidado internacional Nick Walker. O resultado será divulgado no dia 12 de junho, no site do 17º Cultura Inglesa Festival , na Fanpage no Facebook e no perfil oficial da Cultura Inglesa São Paulo no Twitter.
Mais informações: festival.culturainglesasp.com.br

Fonte: Catraca Livre

Oportunidades para o artista Cia Arte Cultura (exposições pagas pelos artistas)


Projeto Identidade Artista e Projeto Ouro 
Nossos principais serviços de marketing artístico. Profissionalize a sua divulgação - fale conosco
Livro Brazilian Contemporary Artists
Mais uma importante oportunidade de divulgação de seu trabalho. Será impresso e distribuído nos EUA e Canadá pelo MOA - MUSEUM OF THE AMERICAS,  para 150 entidades (colecionadores, galerias, muses). Haverá lançamento em São Paulo/SP. 
Solicite informações pelo e-mail 
assessoria@ciaartecultura.com.br
Exposição em Dallas
Estamos formando grupo para uma exposição coletiva em Dallas, programada para junho de 2013.
A exposição acontecerá no Fort Worth Community Arts Center e o MOA- Museum of the Américas é o nosso principal parceiro nesse evento.
Veja detalhamento
Exposição no Club Transatlântico
Oportunidade de exposição coletiva no Club Transatlântico para junho de 2013.
O Club tem longa tradição em sediar eventos culturais, sociais, empresariais e comerciais, nos quais predominam um público sempre interessado em conhecer as exposições propiciando bom histórico de vendas de obras.
Solicite informações pelo e-mail assessoria@ciaartecultura.com.br

www.ciaartecultura.com

Tel: 55 11 3034 5516 / 2338 5516    

Representante no Brasil do MOA - Museum of the Americas 

Estágio em monitoria no Museu Casa de Portinari



Estágio em monitoria no Museu Casa de Portinari

Você se identifica com o Museu Casa de Portinari? Então venha fazer parte da nossa equipe. Está aberto processo seletivo para três (03) vagas de estágio no departamento de monitoria. Acesse o link do site e confira os pré-requisitos das vagas e a forma de envio do seu currículo http://goo.gl/MEhyd.

Fonte: Museu da Casa de Portinari

Feira de Artes e Artesanato na Praça Omaguás – São Paulo



Feira de Artes e Artesanato na Praça Omaguás – São Paulo

Participe da Seleção de Expositores para a Feira de Artes e Artesanato na Praça Omaguás.
Dia 19 de maio das 10h às 12h
A participação na seleção é Gratuita!
Saiba mais: 
http://sutaco.org/blog/?p=1133

Fonte: SUTACO

38º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional


38º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional

A 38 ª edição do Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional recebe até 06/06/13 inscrições de artistas residentes em todo território nacional. A mostra dos selecionados ocorre entre 09/08 e 22/09/13, no Museu de Arte de Ribeirão Preto. 

Premiação:
Prêmio Cidade de Ribeirão Preto (R$ 8.000,00)
Prêmio Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (R$ 8.000,00)
Prêmio Leonello Berti (R$ 8.000,00)

Confira o regulamento no site www.mapadasartes.com.br
Fonte: Mapa das Artes

11ª Semana de Museus - oficinas de fotografia - núcleo educativo MIS - SP


o grafitti e o espaço urbano - mam - SP

O grafitti e o espaço urbano
04.05 (sáb) 14 - 18h Gratuito

Faça sua inscrição através do e-mail educativo@mam.org.br

Informe os seguintes dados:
Nome completo, nome da escola, cargo e e-mail.
     

‘Lastro – Intercâmbios Livres em Arte’ oferece atividades na Paraíba


‘Lastro – Intercâmbios Livres em Arte’ oferece atividades na Paraíba
Beatriz Lemos realiza uma palestra e Paulo Miyada ministra uma oficina, em João Pessoa. Atividades integram projeto, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
De 6 a 8 de maio, artistas, curadores, pesquisadores, professores e todos os demais interessados em arte contemporânea podem participar da palestra com Beatriz Lemos, curadora e idealizadora do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, e da oficina Predeterminação e dúvida: o projeto como recurso da arte contemporânea, ministrada por Paulo Miyada. As ações ocorrem no Núcleo de Arte Contemporanea (Nac), em João Pessoa (PB), como parte do projeto Lastro…, contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição.
Durante os encontros com Paulo Miyada, serão discutidos momentos chave da arte contemporânea, em que a noção de “projeto” ocupa lugar estruturante nos processos criativos. No último dia, haverá a participação do artista e professor José Rufino.
Na abordagem de Miyada, a ideia de projeto em relação à arte será estudada sob vários aspectos: como predeterminação de um conjunto de gestos; ou como visualização de algo que deve ser realizado por outra pessoa; ou mesmo como divulgação de algo irrealizável. Segundo o pesquisador, o projeto é reconhecido como fundamento central para campos como a arquitetura e o design; porém, encontra resistências e dúvidas ao ser incorporado no campo das artes visuais. No workshop, exemplos serão utilizados para contextualizar a noção de projeto e discutir seus limites e possibilidades. Ao longo do trabalho, os participantes também serão convidados a elaborar análises e proposições relacionadas ao assunto.
Paulo Miyada é curador e pesquisador de arte contemporânea. Formado em arquitetura pela FAU-USP, onde cursa seu mestrado, foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.
Uma série de atividades está incluída na programação do Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, tais como palestras, sobre os intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial. Os encontros também dão espaço para informação, comunicação e trocas de experiências, ministrados por Beatriz Lemos. Oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte serão apresentadas por artistas e críticos convidados. Também serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto Lastro já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para muitas iniciativas.
Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte
Contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
Próximas atividades
Palestra com Beatriz Lemos
6 de maio, às 14h
aberta ao público
Oficina com Paulo Miyada
6 de maio, às 15h
7, 8 e 9 de maio, às 14h
25 vagas
Inscrições: nac.arte@yahoo.com.br
Tel: 83 3221 9630
Local: Nac – Nucleo de Arte ContemporâneaRua das Trincheiras, 275 – Centro
Joao Pessoa (PB)
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

Prêmio de Arte Contemporânea 2013: prazos de inscrições serão prorrogados

Prêmio de Arte Contemporânea 2013: prazos de inscrições serão prorrogados

O Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes – Funarte informa que as inscrições para os Editais do Prêmio de Arte Contemporânea 2013, que seriam encerradas nesta segunda (29/04), serão prorrogadas até o próximo dia 6 de maio.
São eles:
Prêmio de Arte Contemporânea 2013 – Projéteis de Artes Visuais Rio de Janeiro
Prêmio de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise
Prêmio de Arte Contemporânea 2013 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife
Prêmio de Arte Contemporânea 2013 – Galpão 5 – Funarte MG
Prêmio de Arte Contemporânea 2013 – Galerias Funarte de Artes São Paulo e
Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013.
A medida foi adotada em virtude de dificuldades de acesso por problemas apresentados nos meios eletrônicos da instituição, durante a vigência do prazo anterior para as inscrições.
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

habeas corpus - Chris Moraes, Claudio Matsuno e Júnior Suci - SP


terça-feira, 30 de abril de 2013

jóias artísticas - Lynn Carone e outros


Domingo, 05/05 das 10h às 18h (se puder ir à tarde, melhor!).
Rua Mourato Coelho, 988 (entre a Ignácio Pereira da Rocha e Aspicuelta)

Curta nossa página da Cly Joias no facebook : www.facebook.com/lynnceciliajoias

E participe do eventohttp://www.facebook.com/events/564115860300516/?ref=ts&fref=ts

natureza morta/o teatro das coisas - Jundiaí - SP



O Grupo Câmbio foi selecionado pelo edital do Teatro Politheama de Jundiaí para participar de seu programa de exposições de 2013, com a exposição
Natureza Morta O Teatro das Coisas.
A abertura será sábado, dia 4 de maio, as 10hs.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

encontro livre de arte & cultura - Ateliê Altino Bondesan - SJC - SP


Oficina de monotipia com matrizes serigráficas - Cristina Bottallo - SP



Oficina de monotipia com matrizes serigráficas na próxima semana, dia 07 de maio, oportunidade para quem não pôde fazer em abril. Aprenda a técnica da serigrafia com o processo de gravação fotográfica e a fazer monotipias com as matrizes.
Local: Cristina Bottallo Studio,
Rua João de Sousa Dias, 429
B. Campo Belo - São Paulo
Horário: das 11h às 17h
Data: 07 de maio, terça-feira
Valor: R$ 100,00
Informações e inscrições: (11) 5049-1322 ou cristina.bottallo@gmail.com
Vagas limitadas, 6 alunos no máximo

Bolsa Iberê Camargo 2013 - Inscrições


Bolsa Iberê Camargo 2013 - Inscrições

Lançamento de uma das principais bolsas de Artes Visuais do Brasil oferece três residências internacionais para artistas
O programa oferece 03 (três) bolsas para residências artísticas no exterior por períodos de curta duração, com a intenção de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas e incentivar atividades de intercâmbio e aprendizagem. Nesta edição, os candidatos terão três opções de destino: MAMbo, em Bolonha (Itália), CRAC, em Valparaiso (Chile), e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
Além das residências internacionais, a bolsa objetiva, igualmente, divulgar o trabalho de artistas brasileiros no site da Fundação Iberê Camargo e convidar um artista, também selecionado pela Comissão Julgadora, para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.
Inscrições de 25 de abril a 31 de julho de 2013
Fundação Iberê CamargoInscrições exclusivamente online
REGULAMENTO
Os artistas selecionados receberão da Fundação Iberê Camargo uma bolsa-auxílio cada um, com a cobertura dos seguintes custos:
1. inscrição e taxas, na instituição de destino, pelo período de dois meses;
2. passagem aérea ida e volta em classe econômica;
3. ajuda de custo no valor total de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para os contemplados com residência no exterior;
4. ajuda de custo no valor total de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), referente a uma semana de participação no Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura.

INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas a partir do preenchimento da ficha de inscrição, do envio do projeto a ser desenvolvido na instituição escolhida e de um portfólio do artista. Todos os materiais devem ser enviados em formato digital.

1. Ficha de inscrição: o formulário a ser preenchido está disponível exclusivamente no site da Fundação Iberê Camargo (
www.iberecamargo.org.br/bolsa). A inscrição será confirmada após o correto preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha eletrônica, gerando assim um número de inscrição, que efetivará sua participação.
A inscrição no processo seletivo implica a licença não exclusiva, sem limitação temporal e territorial, em favor da Fundação Iberê Camargo, para reprodução, edição, publicação, comunicação e exibição pública do trabalho inscrito, na sede da Fundação, no seu website na Internet, em redes sociais, em catálogos ou em outros meios, a seu exclusivo critério.

2. Escolha da instituição: na ficha de inscrição, o artista deverá selecionar uma das opções de residência: MAMbo (
www.mambo-bologna.org/residenzaperartisti), em Bolonha (Itália), CRAC (www.cracvalparaiso.org), em Valparaiso (Chile), e Kiosko (www.kioskogaleria.com), em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
As residências têm como objetivo o desenvolvimento de um projeto. O artista deverá apresentar um projeto que possa ser realizado utilizando os recursos disponíveis nas instituições. A sua apresentação deverá ser suficientemente clara, podendo ser anexados a ela outros documentos ou fotos que o artista considere importantes para a compreensão da proposta.

3. Projeto: o projeto deverá ser descrito no momento da inscrição no campo "projeto". Poderá ter no máximo 2.400 (dois mil e quatrocentos) caracteres com espaço, contendo as informações necessárias sobre o trabalho que o candidato pretende desenvolver, no período de residência, na instituição selecionada. Projetos acima do limite de caracteres serão desconsiderados. A partir desta edição, os candidatos deverão inscrever o projeto também na versão do idioma exigido por cada instituição.

4. Portfólios: os portfólios deverão ser gravados em mídia digital (CD ou DVD) e enviados pelo correio para a Fundação Iberê Camargo, em envelope identificado com o número de inscrição, contendo os seguintes documentos digitais:
a) portfólio com cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista (somente formatos JPEG ou PNG, tamanho 2MB no máximo por imagem); nos casos de trabalhos em vídeo, o candidato poderá enviar arquivos nos formatos AVI, MPEG ou MP4, com limite máximo de 5 minutos de duração por vídeo; se o vídeo original passar de 5 min., o artista deverá editá-lo de forma que fique com o tamanho solicitado, ou o mesmo será desconsiderado;
b) currículo atualizado e comprovação de participação do candidato em pelo menos três exposições individuais e/ou coletivas (ex.: convites/flyers virtuais, divulgação da exposição na internet, etc.), arquivos em formato DOC ou PDF;
c) no caso de candidatos residentes no estado do Rio Grande do Sul, comprovante de residência.

Nota: esses materiais poderão ser agrupados e enviados em um único arquivo PDF. Materiais impressos não serão considerados.

As mídias digitais deverão ser enviadas para:
Fundação Iberê Camargo / Bolsa Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2.000 - CEP 90810-240 - Porto Alegre/RS
Para maiores informações ou dúvidas: 
www.iberecamargo.org.br/bolsa

As inscrições e o envio dos portfólios serão aceitos somente se realizados dentro dos prazos indicados, e nos formatos e tamanhos de arquivos informados no edital.

PERÍODO DE RESIDÊNCIA NO EXTERIOR
Outubro/novembro/dezembro de 2013.
PRAZO DE INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas no período de 25 de abril a 31 de julho de 2013.

CANDIDATOS APTOS A PARTICIPAR
As bolsas são destinadas a artistas brasileiros ou estrangeiros com residência comprovada há mais de cinco anos no Brasil, todos com participação prévia em pelo menos três exposições individuais e/ou coletivas e que atendam aos demais requisitos previstos neste edital.
Em todos os casos, serão priorizados os artistas em processo de formação, com pelo menos quatro anos de produção sistemática em arte.

SELEÇÃO
Será designada, pela Fundação Iberê Camargo, uma Comissão Julgadora formada por no mínimo três especialistas na área das artes visuais, que fará a seleção através do material enviado pelos candidatos.
Caberá à Comissão Julgadora:
a) selecionar os candidatos a serem contemplados com a Bolsa Iberê Camargo, sendo um para cada instituição em questão, com base nos seguintes critérios:
- preenchimento da ficha de inscrição e envio dos materiais de acordo com o disposto neste edital;
- qualidade conceitual e relevância do projeto a ser desenvolvido;
- justificativa e clareza da proposta;
b) selecionar dez (10) artistas cujos trabalhos serão divulgados no site da Fundação Iberê Camargo, no decorrer do ano de 2013/2014, com base nos mesmos critérios citados no item a.
c) caso o candidato contemplado seja impedido de cumprir o estágio oferecido pela bolsa (item a), transferir, em caráter de urgência, para um dos dez artistas selecionados para destaque no site, sem prejuízo ao programa de bolsas em curso;
d) selecionar um artista, a seu critério, dentre os inscritos, o qual receberá o convite para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura. O período de permanência no ateliê de gravura em metal, localizado em Porto Alegre, será de 01 (uma) semana, com o acompanhamento técnico da equipe do ateliê;
e) com o objetivo de fomentar a produção em Artes Visuais no estado do Rio Grande do Sul, onde se localiza a sede da Fundação Iberê Camargo, no caso de empate no processo de seleção, como critério de desempate será dada preferência a candidatos gaúchos ou com residência comprovada há mais de 5 (cinco) anos no estado do Rio Grande do Sul.

Nota: não haverá possibilidade de recurso contra a decisão da Comissão Julgadora.

IDIOMA
O recebimento da Bolsa Iberê Camargo, em sua décima segunda edição, requer o domínio da língua italiana, preferivelmente, ou inglesa para os candidatos que optarem por MAMbo, e domínio da língua espanhola para candidatos ao CRAC e Kiosko. A Fundação Iberê Camargo realizará teste de proficiência com o candidato contemplado.

OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO SELECIONADO
O artista selecionado assinará um termo de compromisso com a Fundação Iberê Camargo, no qual se compromete a:
a) fornecer à Fundação Iberê Camargo um relatório do período de residência, historiando atividades e trabalhos realizados;
b) fornecer informações sobre o desenvolvimento de seu trabalho no período de residência, para divulgação junto ao site da Fundação Iberê Camargo;
c) autorizar o uso de imagens de seu trabalho para divulgação pela Fundação nas diversas mídias;
d) caso solicitado pela Fundação Iberê Camargo, realizar, após o retorno ao Brasil, uma palestra aberta ao público, em Porto Alegre, relatando sua experiência com o trabalho desenvolvido na instituição estrangeira;
e) mencionar o recebimento da Bolsa Iberê Camargo em exposições ou divulgação do trabalho que for realizado no período da residência.

DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O candidato que não apresentar as condições para participação previstas neste edital, considerando-se a instituição por ele selecionada no momento da inscrição, será preliminarmente eliminado e não terá o seu projeto avaliado.
2. A responsabilidade pela análise de necessidade e obtenção do visto para ingresso no país de destino é do artista selecionado; caso este fique impedido de viajar, poderá ser substituído por um artista dentre os 10 (dez) candidatos selecionados para destaque no site.
3. Artistas que já realizaram residência em qualquer uma das instituições não podem se inscrever para a Bolsa Iberê Camargo.
4. Cada candidato poderá ser beneficiado uma única vez pela Bolsa Iberê Camargo.
5. Não serão apreciadas candidaturas de pessoas vinculadas direta ou indiretamente à Fundação Iberê Camargo.
6. Os candidatos deverão se inscrever somente em uma das instituições oferecidas, sendo imediatamente desclassificado aquele que se inscrever em mais de uma instituição.
7. As premiações referentes ao Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura e site são de decisão da Comissão Julgadora.
8. Portfólios enviados fora do prazo não serão aceitos em hipótese alguma, e a Fundação Iberê Camargo não se responsabiliza pela sua guarda ou devolução.
9. Após a conclusão do processo de seleção, todas as mídias digitais serão destruídas, exceto as dos artistas selecionados.
10. A Fundação Iberê Camargo não fornecerá curso de preparação de idiomas; caso o candidato selecionado não tenha fluência no idioma requerido, a bolsa será concedida, em caráter de urgência, a um dos 10 (dez) candidatos selecionados para o site.
11. Se os trabalhos apresentados ficarem aquém do padrão de qualidade percebido pela Comissão Julgadora, a Fundação Iberê Camargo se reserva o direito de não selecionar qualquer candidato para realizar o programa de bolsas em questão.
12. Nos casos em que a Comissão Julgadora considerar pertinente, poderá alterar a instituição de destino selecionada pelo artista no ato da inscrição.
13. O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste edital.
14. Os casos omissos serão decididos pela Fundação Iberê Camargo.

INFORMAÇÕES
Fone | Fax: (51)3247-8000
E-mail: 
bolsa@iberecamargo.org.br
www.iberecamargo.org.br/bolsa
No site, os interessados podem encontrar mais informações sobre a Bolsa e as ações da Fundação Iberê Camargo.

CRONOGRAMA
Inscrições: De 25 de abril a 31 de julho de 2013
Júri: De 08 a 09 de agosto de 2013
Divulgação dos contemplados: 12 de agosto de 2013
Fonte: Canal Contemporâneo

Art14 London


Art14 London:
Call for applications
28 February–2 March 2014
www.artfairslondon.com
Art14 London will be staged in Olympia's Grand Hall between 27 February (Preview) and 2 March 2014. It is the second edition of London's new global art fair following the resounding success of the inaugural edition earlier this year, which was attended by 24,735 visitors, including 4,503 VIPs and sponsored by Citi Private Bank. The Fair was praised for its groundbreaking international outlook with approximately half the exhibiting artists hailing from outside the west, exhibiting side-by-side with their western peers in a way previously unseen in art fairs.

Collectors, critics and curators commented on the new, original and fresh view of modern and contemporary art offered by the Fair. The global ethos resulted in headlines for the inaugural edition such as "refreshingly different" (Financial Times). Meanwhile artinfo's headline, "Positive Sales and Spirits at Art13 London" attests to the robust sales and the vibrant atmosphere at the Fair. Most of all, it reflects the demand for the far-sighted perspective that the Fair offers.

International collectors included Don and Mera Rubell, Li Bing, Dai Zhikang, Ramin Salsali, Charles Saatchi, Anita Zabludowicz, Mimi Dusselier and Patrizia Sandretto Re Rebaudengo. The Fair was a timely statement of London's status as a cosmopolitan city whose population comes from all corners of the globe. The Fair's audience reflected this diversity with collectors from China, the Middle East, India and Europe mingling with London-based collectors.

Art14 London will develop the global platform further. The global is embedded in everything that the Fair offers from gallery presentations to the accompanying Talks, Projects and Performance programmes.

Galleries are now invited to apply for Art14 London. Contemporary and modern galleries are welcome to apply to the Fair. In order to reflect the changing nature of the art world we are also open to accepting up to 10% of exhibitors from non-traditional commercial spaces such as pop-up lead projects. We welcome all modern and contemporary media, with a focus on photography and prints and editions in addition to all other art forms.

The main section is for established modern and contemporary galleries from around the world. There are two curated sections for younger galleries. London First features galleries under five years old that have never previously participated at an art fair in London. Emerge focuses on emerging stars from art scenes around the world presented by galleries who are seven years and under. Both sections boast internationally renowned curatorial advisors. Accepted galleries may subsequently apply for participation in Art14 Projects and Art14 Performance.

Art14 London will offer a unique experience at the heart of the world's most globalised art market—London.

For information please contact:

Stephanie DieckvossFair Director 
stephanie@artfairslondon.com
Niru RatnamHead of Gallery Development niru@artfairslondon.com

Georgia GriffithsGallery Liaison Manager
georgia@artfairslondon.com
+44 (0)207 886 3112

To download application forms go to 
artfairslondon.com.
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                      
Fonte: Art&Education

Ténot Fondation Bursary - Camac Centre d'Art Marnay Art Centre - Marnay sur Seine - França


Camac Centre d'Art Marnay Art Centre

Call for applications:
Ténot Fondation Bursary for artists

Deadline: June 30, 2013 (postmarked)
Camac1 grande rue
10400 Marnay sur Seine
France
www.camac.org
Since 1999, Camac Art Centre with Fondation Ténot has aimed to promote creativity and international exchange in the artist community. Camac and Fondation Ténot offer each year three residency bursaries to one visual artist, one writer and one musician or composer in order to create new career prospects for artists.

Camac is located 60 minutes away from Paris in the village of Marnay sur Seine within the scenic region of Champagne-Ardenne. This multi-disciplinary creative centre offers a unique environment for visual artist, writers or musicians. Camac aims at fostering communication and creativity among individuals and groups working on the evolution of ideas or realization of works.
Nature of the bursaryTwo-month residency in 2014 (dates to be arranged by mutual agreement between the artist and the institution); return ticket, board and lodging; private bedroom with bathroom, individual studio. The laureate must provide his/her own visas and health insurance.
Visual artsEligibility: Professional artists of established ability or emergent artist.

The candidate must be motivated and open to discussion on contemporary art practice and the challenge of visual arts. He/she will be willing to conduct workshops or make a presentation of his/her work to the public. Working knowledge of French, English or Spanish required. The selection of applicants will be based on project proposals. The recipient will be requested to contribute one of his works to Camac's permanent collection.
How to applySend a filled-out application form to be found on camac's website (www.camac.org) with the mention "Fondation Ténot Bursary" directly to Camac together with the following documents:

–a curriculum vitae
–a recent photograph
–a project proposal for the residency period (3–5 pages and visuals)
–two testimonials
–10 images of recent work
Creative writingEligibility: Established poets, novel writers and playwrights with demonstrated ability in French, English or Spanish. The laureate will be requested to contribute published texts to the Camac library.
How to applySend the application form from Camac website with the mention "Fondation Ténot Bursary" directly to Camac, together with the following documents:

–a curriculum vitae
–a recent photograph
–a project proposal for the residency period (3–10 pages)
–two testimonials
Music: Professional musician or composer of established ability. He/she will be willing to make a presentation of his/her work to the public. Working knowledge of French, English or Spanish required. The selection of applicants will be based on project proposals. Send a filled-out application form to be found on Camac's website with the mention "Fondation Ténot Bursary" directly to Camac together with the following documents:

–a curriculum vitae
–a recent photograph
–a project proposal for the residency period (3–5 pages and visuals)
–two testimonials

Please note that applications and accompanying material will not be returned unless a self-addressed envelope with sufficient postage is included in your initial application package.

Download the application form on 
www.camac.org and send your application package before June 30, 2013 (postmarked).

For more information:
Camac
Jean-Yves Coffre
jycoffre@camac.org                                                                                                                               
Fonte: Art&Education

II BIENAL NACIONAL E INTERNACIONAL DE ARTE DESDE AQUÍ - Colombia


II BIENAL NACIONAL E INTERNACIONAL DE ARTE DESDE AQUÍ

Bucaramanga, Colombia, es la sede de la II Bienal nacional e internacional de arte DESDE AQUÍ, que en su segunda versión invita a artistas locales, nacionales, internacionales, medios de comunicación, museos, universidades, investigadores, gestores, para ser participes y difusores de la convocatoria, la cual se fundamenta en sus principios temáticos-filosóficos como en los requerimientos para quienes quieran participar con un lapso que va del 20 de Abril al 10 de Junio de 2013.
Nos place como artistas y organizadores de la II Bienal DESDE AQUÍ comunicarnos con Ustedes y solicitarles un contacto permanente tanto para la difusión de la convocatoria como de todo su proceso hasta su culminación y de la misma manera suministrarles información amplia y pertinente.
Gracias a ustedes y su apoyo en la difusión de esta convocatoria en los contextos sociales de su influencia para impulsar esta fase de la II Bienal nacional e internacional de arte DESDE AQUÍ y la realización efectiva de todo su proceso.
Dada la proyección del evento consideramos importante para ampliar el espectro de públicos, su colaboración en la difusión de acuerdo a los mecanismos manejados por Ustedes, sea por medios impresos o por la red; fundamental para la estrategia comunicativa en la difusión de esta convocatoria.
OSCAR VILLAMIZAR SUAREZ.
Artista - Comunicador social
Director de Comunicaciones
II Bienal nacional e internacional de arte DESDE AQUÍ
bienalbucaramanga@gmail.com
conoscarte@gmail.com
JORGE TORRES GONZÁLEZ
Artista nacional y Director General II Bienal de arte DESDE AQUÍ
arteconceptotorres@yahoo.es

PARTICIPACIÓN, RECONOCIMIENTO, SENSIBILIDAD Y PATRIMONIO.  
PAUTAS A SEGUIR EN LA CONVOCATORIA: CRONOGRAMA  
CONVOCATORIA: Día 20 de abril hasta el día 10 de junio de 2013 Cierre de la convocatoria hasta las 12 de la noche del día 10 de junio de 2013. (51 días abierta la convocatoria, nacional e internacional de la II Bienal DESDE AQUÍ 2013). Bucaramanga Colombia.    
Selección de obras y proyectos por parte de dos jurados nacionales. Premiación: un jurado internacional y dos nacionales.    
Proceso de selección de las obras y proyectos: Del día jueves 20 de junio al día miércoles 10 de julio de 2013.  
PUBLICACIÓN Y NOTIFICACIÓN DE INVITADOS, SELECCIONADOS Y RECONOCIDOS: El día miércoles 17 de julio de 2013, amplia divulgación en las redes y medios de comunicación, páginas culturales.  
Desmontaje de la II Bienal del día lunes 30 de septiembre al día jueves 7 de octubre de 2013.  Envío y devolución de las propuestas seleccionadas a los participantes: a partir del 8 de octubre, el envío y devolución correrán a cargo del artista y se debe garantizar un adecuado embalaje de protección. Las obras provenientes del extranjero son susceptibles de impuestos aduaneros de entrada y salida del país a cargo del artista.  
Inauguración de la II Bienal nacional e internacional de Arte DESDE AQUÍ Bucaramanga: 6 de septiembre, Hora 7 pm. Museo de Arte Moderno de Bucaramanga, MAMB y el circuito 10.  
MONTAJE DE LAS EXPOSICIONES EN EL CIRCUITO 10:  
Banco de La República Museo de Arte Moderno de Bucaramanga Centro Colombo Americano Centro Cultural del Oriente Colombiano 
Universidades Industrial de Santander, sede UIS Bucarica.  Casa Cultural El Solar Casa del Libro total  Instituto Municipal de Cultura y Turismo de Bucaramanga Casa de la Cultura Custodio García Rovira  Alianza Colombo Francesa  
DIRECCIÓN ELECTRÓNICA PARA EL ENVÍO DE LA PROPUESTA:  bienalbucaramanga@gmail.com   
LA BIENAL MANEJARÁ TRES OPCIONES: LA SELECCIÓN, INVITACIÓN Y EL RECONOCIMIENTO. 
La intervención en el montaje por parte de los autores será posible de acuerdo a especificaciones puntuales de la propuesta seleccionada. 
Las propuestas que involucren manejo de espacios públicos contarán con permisos tramitados por la organización ante los órganos de gobierno local. Para propuestas que involucren acciones relacionales, participativas y contextuales, el artista debe generar los procesos de convocatoria, acompañamiento y socialización de su propuesta. Premiación y menciones de los artistas por parte de los Jurados nacionales e internacionales: se dará a conocer el fallo y el acta durante la inauguración de la II Bienal DESDE AQUÍ, el día 6 de septiembre de 2013.  
NOTA IMPORTANTE: Devolución de las propuestas: Finalizado el plazo de devolución, las propuestas no retiradas harán parte de la colección de la II Bienal. Para aquellos trabajos enviados por correo postal, la organización las remitirá por el mismo medio a cargo del artista, (correo por cobrar a cargo del artista).  
Bucaramanga Colombia vuelve a ser la sede de la II Bienal nacional e Internacional de  Arte Desde Aquí, 2013, que en su primera versión invitó a artistas locales, nacionales e internacionales, emergentes y consolidados, investigadores, curadores, medios de comunicación, museos, universidades, programas de arte, gestores,  para ser partícipes y difusores de la convocatoria DESDE AQUÍ, la cual se fundamentó en argumentos de deslocalización y participación. En consecuencia la II Bienal y sus requerimientos obedecen a la naturaleza del  reconocimiento, la sensibilidad, la participación como presencia – patrimonio de nuestros estados cognitivos y sus aproximaciones poéticas al arte contemporáneo; esta nueva versión de la II Bienal Desde Aquí. 
La II Bienal DESDE AQUÍ en Bucaramanga se articula desde las experiencias en deslocalización y participación, (“Local y Global”) contextos en movimiento y diversos discursos como un aglutinador que direcciona proyectos hacia un desmantelamiento, revisión o replanteamiento del entorno y sus nuevas formas 

Transart Institute - MFA/PhD Berlin & New York


Transart Institute

Call for applications:
MFA/PhD Berlin & New York


Transart, the Unschool Art School
Berlin and New York
Validated by Plymouth University, UK

Application deadline: June 1, 2013

info@transart.org
www.transart.org
Application form

An MFA should be a short-term investment in a long career.

Ongoing connections, critique and support are essential ingredients for a vital artistic practice and successful academic career, equally important to the work itself. Join an international group of emerging and mid-career artists and curators. Transartists stay connected and active, continuing to show, curate and perform together internationally.

Build a sustainable practice, create your own course of study, get the support you need from advisors, find a balance between your artwork and other professional obligations while you are in the program. Keep working, pay as you go.

On-site and on-line, two winter sessions in New York, three summer sessions in Berlin; work wherever you live.

This summer, come to Berlin, meet your colleagues and advisors. Make your plans, get a creative surge with workshops, seminars, pecha kuchas, artist talks, tours, multiple crits, discussion groups and the biennial Transartfest.

Make the work you've always wanted to in any media with the support of your studio advisors and weekly crit group. Support your studio work with whatever research interests you and best supports your practice.

Become a Transartist with a thriving practice and career in two years.

Talk to Transartists, faculty and advisors by skype or in person to hear more.
But first, apply for summer acceptance: June 1st, 2013.

Transart, the Unschool, your future.
MFA programMFA admissionsBerlin Summer 2013TransartfestTransartcollective                                                                                                                                    
                                                                                 
Fonte: Art&Education