concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de maio de 2013

‘Lastro – Intercâmbios Livres em Arte’ oferece atividades na Paraíba


‘Lastro – Intercâmbios Livres em Arte’ oferece atividades na Paraíba
Beatriz Lemos realiza uma palestra e Paulo Miyada ministra uma oficina, em João Pessoa. Atividades integram projeto, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
De 6 a 8 de maio, artistas, curadores, pesquisadores, professores e todos os demais interessados em arte contemporânea podem participar da palestra com Beatriz Lemos, curadora e idealizadora do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, e da oficina Predeterminação e dúvida: o projeto como recurso da arte contemporânea, ministrada por Paulo Miyada. As ações ocorrem no Núcleo de Arte Contemporanea (Nac), em João Pessoa (PB), como parte do projeto Lastro…, contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição.
Durante os encontros com Paulo Miyada, serão discutidos momentos chave da arte contemporânea, em que a noção de “projeto” ocupa lugar estruturante nos processos criativos. No último dia, haverá a participação do artista e professor José Rufino.
Na abordagem de Miyada, a ideia de projeto em relação à arte será estudada sob vários aspectos: como predeterminação de um conjunto de gestos; ou como visualização de algo que deve ser realizado por outra pessoa; ou mesmo como divulgação de algo irrealizável. Segundo o pesquisador, o projeto é reconhecido como fundamento central para campos como a arquitetura e o design; porém, encontra resistências e dúvidas ao ser incorporado no campo das artes visuais. No workshop, exemplos serão utilizados para contextualizar a noção de projeto e discutir seus limites e possibilidades. Ao longo do trabalho, os participantes também serão convidados a elaborar análises e proposições relacionadas ao assunto.
Paulo Miyada é curador e pesquisador de arte contemporânea. Formado em arquitetura pela FAU-USP, onde cursa seu mestrado, foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.
Uma série de atividades está incluída na programação do Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, tais como palestras, sobre os intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial. Os encontros também dão espaço para informação, comunicação e trocas de experiências, ministrados por Beatriz Lemos. Oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte serão apresentadas por artistas e críticos convidados. Também serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto Lastro já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para muitas iniciativas.
Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte
Contemplado no edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
Próximas atividades
Palestra com Beatriz Lemos
6 de maio, às 14h
aberta ao público
Oficina com Paulo Miyada
6 de maio, às 15h
7, 8 e 9 de maio, às 14h
25 vagas
Inscrições: nac.arte@yahoo.com.br
Tel: 83 3221 9630
Local: Nac – Nucleo de Arte ContemporâneaRua das Trincheiras, 275 – Centro
Joao Pessoa (PB)
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

Nenhum comentário: