concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 19 de março de 2011

Experts from the San Fernando Royal Academy of Fine Arts Discover Rare Van Dyck

 Art history expert Matias Diaz Padron (L), chats with the director of the San Fernando Royal Academy of Fine Arts in Madrid, Antonio Bonet (R), during the presentation of the previously unknown work by the 17th century Flemish Baroque artist Anthony van Dyck 'The Virgin and Child with Repentant Sinners' circa 1625 (background), which the museum discovered in one of its warehouses where the painting had been listed as a copy, in Madrid, Spain, 18 March 2011. EPA/CHEMA MOYA.

Experts from the San Fernando Royal Academy of Fine Arts Discover Rare Van Dyck

MADRID.- "The Virgin and Child with Repentant Sinners" was not a copy of Van Dyck and did not deserve to be in the basement of the San Fernando Royal Academy of Fine Arts in Madrid. This is a genuine Van Dyck from 1625, the institution took it out of storage today after many years.

The work was included in the 1964 inventory of the Academy as "an old copy of Van Dyck. "Once the painting was cleaned and restored, the authenticity of the work of art has been confirmed according to a press release from the institution released today.

The director of the Academy, Antonio Bonet Correa, appeared before the press to present the work with the teacher and researcher of History of Art and former curator of the Museo del Prado, Matías Díaz Padrón. The attribution to Van Dyck is "no longer in doubt”, said the Royal Academy.

"The Virgin and Child with Repentant Sinners" depicts the Virgin Mary with the baby Jesus in her arms watched by Mary Magdalene, King David and the Prodigal Son. The picture is an example of the Catholic emphasis placed on the sacrament of penance.

According to the Academy of San Fernando, "the high quality of his style and technique allows us to classify the work in the Italian period of Van Dyck. This, coupled with the proximity of the documents cited, leaves no doubt about his authorship."

The painting is part of the exhibition "Echoes of Van Dyck, " which opens in Murcia (Spain) from April 1 to May 8 and will be in Madrid from 16 May to 26 June

According to the press release, "the work was thought to be a copy of Van Dyck since the early nineteenth century. The presence of the painting at El Escorial had been forgotten, which was quoted by Velázquez in a report he made in 1656.

"Recently identified in the former collection of the Duke of Medina de las Torres, Viceroy of Naples until 1643, it is likely he acquired the painting after Van Dyck died, in 1641," says the report by the Academy of San Fernando.

In the middle of the 17th century it was transferred to the monastery of El Escorial outside Madrid, where it survived the
pillaging of the Napoleonic invasion of 1808.

sexta-feira, 18 de março de 2011

PAPÉIS BRASILEIROS: A ARTE DA GRAVURA

 
EXPOSIÇÃO DO ACERVO MASP
PAPÉIS BRASILEIROS: A ARTE DA GRAVURA
Período:
5 de março a 1º de maio de 2011
 
Mestres da gravura brasileira e internacional estão em mostra inédita com mais de 120 obras do acervo do MASP.
 
Uma seleção com mais de 120 obras de mestres em diferentes técnicas da arte da gravura está em exibição no MASP desde 05 de março. Papéis Brasileiros: A Arte da Gravura - Coleção MASP traz obras de Volpi, Tarsila, Babinski, Samico, Manezinho Araújo, Gruber, Jardim, Segall, Grassmann, Valentim, Hudinilson, Nelson Leirner e tantos outros, a maioria deles mestres brasileiros e estrangeiros que vieram para o Brasil. Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a exposição fica em cartaz até 1º de maio de 2011.
A mostra apresenta um primeiro movimento da figuração na gravura, tal como manifesta no acervo do MASP, e em seguida os movimentos da abstração e da nova figuração contemporânea. Esta exposição será seguida por outra, futuramente, dedicada aos papéis estrangeiros da Coleção MASP, também no campo da gravura, e marca uma atenção do museu para com esta arte, expressa em exposições como as séries completas de Goya (2007); Desenhos Espanhóis do Século 20 (2008); Primeiro Expressionismo Alemão (2008); O Mundo Mágico de Marc Chagall (2010) e Uma Semana de Bondade, de Max Ernst, apontada pela APCA como a Melhor Exposição Internacional de 2010.


Papéis Brasileiros: A Arte da Gravura - Coleção MASP

Por Teixeira Coelho, curador-coordenador


A gravura serviu, na história, a fins diversos. Foi modo prático e barato de representar uma paisagem, uma pintura famosa, uma catedral conhecida mas que poucos podiam ver quando ainda não havia a imprensa e a fotografia; ou lugar de ensaio para uma obra maior; ou expressão de uma grande arte em si mesma. Parece simples nos recursos e resultados mas pode dar forma a conceitos complexos. Albrecht Dürer, mestre gravador como poucos, tinha uma noção, válida ainda, do que era belo na gravura (e na arte): o belo é um conceito relativo e variado, e não objetivo e uniforme como queria Alberti. Essa relatividade e essa diversidade estão nesta mostra.
Elas seguem os três critérios de Dürer para definir e apreender a verdade artística: a função (mostrar como é um rosto, por exemplo), a satisfação proporcionada e o domínio do meio. Com eles, Dürer acreditava que alguém poderia criar “belas imagens”, não “espontâneas” ou “inspiradas” mas que vinham de uma “síntese seletiva interior”.
O conjunto aqui mostrado organiza-se em três movimentos. O primeiro inclui obras com um compromisso figurativo claro, embora variado, com o mundo exterior. O segundo cobre um momento em que o artista buscava noções abstratas do que seria o belo, sem ligação com o real imediato, um momento de forte autonomia da arte. E o terceiro mostra o retorno da figura porém sem vinculação com o real e, sim, muitas vezes, para fazer um comentário sobre a figura muitas vezes vista em outro meio e não na realidade (e com o recurso de outros meios que não os da gravura tradicional). As obras deste terceiro movimento navegam entre o pop e o conceitual, assim como as do segundo circulam pelo abstrato informal e geométrico e as do primeiro, pelas diversas correntes estilísticas da modernidade ampliada (simbolismo, expressionismo, surrealismo e suas nuances).
Esta exposição não põe em destaque, porém, as opções estilísticas. Seu método é iconográfico, colocando lado a lado distintos modos de representar-se um tema como recurso para uma apreensão mais imediata das diferentes ideais sobre a arte e o que podem apresentar-nos hoje.

Os movimentos
A coleção de gravuras brasileiras do MASP assume a forma de um arco extenso que vai de Carlos Oswald, precursor da gravura artística no Brasil, a artistas contemporâneos que recorrem a novas tecnologias como o xerox (Hudinilson Jr.). São todos casos que ilustram o período em que a gravura emancipa-se de outras linguagens, como a pintura e a fotografia, e dedica-se à exploração de seus próprios recursos técnicos e expressivos.
Primeiro movimento: figuração - As obras deste grupo tratam de revelar o belo oculto na natureza ou na realidade das coisas e do mundo. Sua função é representar esse mundo conforme a versão de “síntese interior” escolhida pelo artista. Essa síntese é mais simples ou mais elaborada, mais próxima do real ou mais aberta às liberdades da imaginação. Mas, as imagens resultantes representam sempre alguma coisa por alguns de seus traços visíveis, como a forma geral de uma árvore ou de um rosto, o aspecto físico de um objeto inanimado visto ou codificamente imaginado. Alguns de seus autores são de artistas que fizeram da gravura seu meio predileto de expressão, outros são de artistas que experimentaram também com outros meios, em particular a pintura. E o período coberto vai do primeiro modernismo à atualidade.
Segundo movimento: abstração - Estas obras buscam a beleza ainda mais oculta do mundo, aquela que está abaixo da superfície visível e que propõe uma harmonia secreta revelada ou inventada pelo artista. Perseguem um “aquém da forma”, ou a “forma pura” que, para Kandinsky, é capaz de responder às “necessidades interiores” do artista. São peças que exercitam de modo livre (descomprometido com o real e a natureza) os elementos gerais da arte, como a cor, a linha, o plano, a partir de uma inspiração na música e na matemática. Compõem campos de expressão cuja função é apontar mais para elas mesmas do que para algo fora delas. São sínteses seletivas interiores complexas que buscam na “simples satisfação”, no prazer do observador, sua meta central. Representam um movimento cujo valor central era a ampla autonomia da arte: sua liberação diante da necessidade de representar o mundo exterior, o “real”.
Terceiro movimento: uma outra figuração - A figura está aqui de volta, mas num outro passo do parafuso da arte. Sua referência e sua fonte não são mais tanto o mundo real, a natureza ou a “forma pura” como o universo da própria cultura (a cultura pop dos quadrinhos, do jornal, a própria arte). Antes de apontar para “a realidade”, esta arte visa a própria arte ela, como as obras do movimento anterior, mas recuperando agora o valor de representação do ícone, da parecença. Aos poucos, neste movimento, a síntese seletiva interior torna-se mais complexa ou rarefeita e o conceito predomina sobre a forma evidente. Também as técnicas são outras, acompanhando a evolução tecnológica: os antigos modos (xilogravura, linóleo, metal, litografia) são substituídos por outros ou combinados. A reprodução da imagem ganha novo meio: a impressão digital.

LUIZ HERMANO | Deus Pan - 1984

fonte: MASP
 

Poéticas Fotográficas


Atelier & Edições Cardume realiza curso Poéticas Fotográficas

O Atelier & Edições Cardume realiza o curso Poéticas Fotográficas: o Autor da Foto; o Anônimo, o Heterônimo e o Pseudônimo; o Coletivo e os Co-autores; a Apropriação, a Cópia, o Plágio, a Falsificação e Outros Personagens. O curso é orientado por Wladimir Fontes, professor universitário de fotografia e doutorando e mestre em Artes ECA-USP que desenvolve trabalhos de produção imagética com fotografia, desenho e gravura. O preço é: 2 pagamentos de R$ 200.

Horários:
Oito aulas de duas horas cada.
Grupo I - Quarta-feira, das 19h15 às 21h30; início em 16/03/11.
Grupo II- Sábado, das 10h30 às 12h30; início em 12/03/11.

Atelier & Edições Cardume
Rua Francisco Perroti, 482, Butantã. Tel. (11) 9511-0489.
wladimirfontes@yahoo.com.br

Fonte: Mapa das Artes

quarta-feira, 16 de março de 2011

ATELIÊ DE CRIATIVIDADE - Fundação Cultural Ema Gordon Klabin



ATELIÊ DE CRIATIVIDADE
Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Aula inaugural do ateliê de criatividade.
Sábado, 19 de março, das 10h às 13h.
No primeiro semestre, abordaremos o tema "Pintura Expandida: o lugar da pintura dentro da arte contemporânea", discutindo o papel da pintura a partir da década de 1960, o conceito de pintura expandida e a relação com as pinturas de séculos anteriores, atrelada à experimentação prática pelos participantes.
Cronograma:
19/03: Aula teórica e discussão do conceito de pintura expandida (breve histórico, contexto, artistas precursores e a "crise da pintura").
02/04: Discussão de textos passados na aula anterior e visita ao acervo da Fundação.
16/04: Primeiras experimentações com encáustica e tinta à óleo
07/05: Experimentações a partir da apropriação de objetos.
21/05: Aula teórica sobre a pintura dentro da performance, do vídeo e da fotografia.
04/06: Experimentações com látex e acrílica

Oficinas ministradas por Marília Lourenço, artista plástica e historiadora.
Imagem: Marcelo Moscheta. Le nouveau paysage du parallèle 48o, 2007/2008. Aquarela sobre cartões postais antigos e jato de tinta sobre papel. Cortesia do artista.
Maiores informações e inscrições: (11) 3062-5245 ou oficinas@emaklabin.org.br
Valor: R$ 25,00 por encontro, com material incluso, ou 25% de desconto pelo pagamento antecipado do semestre.
Vagas limitadas.

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin
Rua Portugal, 43 | Jardim Europa
São Paulo | SP | Brasil
www.emaklabin.org.br
CEP 01446-020

Fonte: Divulgação Fundação Cultural Ema Gordon Klabin

Audioteca Sal e Luz


    
 Audioteca Sal e Luz*

    Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é
    realizado
    na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar.
    A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins
    lucrativos,
    que produz e empresta livros falados (audiolivros).

    Mas o que é isto?

    São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com
    dificuldade de visão pela idade avançada), *de forma totalmente
    gratuita.
    *
    Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em
    geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas
    voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a
    forma de
    fita K7, CD ou MP3.

    *Ajude-nos, divulgando!!! *

    Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso
    trabalho,
    DIVULGUE!!!
    Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede,
    que fica
    situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser
    morador
    do Rio de Janeiro.

    A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de
    locomoção dos deficientes na nossa cidade.
    *Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título
    pelo site, e
    enviaremos gratuitamente pelos Correios.
    *

    A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar
    ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos
    atingir um
    número significativo de associados, que realmente contemplem o
    trabalho,
    senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da
    magia
    da leitura.


    Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o
    mundo sem os livros...

    Ajudem-nos. Divulguem!

    Atenciosamente,

    Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º
    Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000
    Fone: (21) 2233-8007
    Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas

Pequenos Formatos - com o amigo André de Miranda

Imaculada Bar e Galeria
Ladeira João Homem, 07
Rio de Janeiro

de 24 de maio a 9 de abril

UBERINVASÃO – O - 2011


UBERINVASÃO – O – no Ateliê de Artes Estilo Livre


SEM PARAR ... DEPOIS DE DUAS GRANDES EXPERIÊNCIAS COM EVENTOS DE ARTES URBANAS:
“XILOGRAVURA MODIFICANDO NOSSO OLHAR SOBRE A CIDADE” E
“1º FESTIVAL DE STICKERS – ARTE URBANA DE UBERLÂNDIA,MG”


COLOCAMOS O ATELIÊ DE ARTES ESTILO LIVRE EM UM NOVO EVENTO DE COLETA E EXPOSIÇÃO DE ARTE URBANA, MAS AGORA, É UM MIX:
GRAVURAS, CARTAZES, ADESIVOS (stickers), TOYS, LAMBE-LAMBE DE TODAS AS ESPÉCIES, PINTURAS, DESENHOS E TUDO MAIS QUE POSSAMOS COLACAR EM TODAS AS PAREDES DO ATELIÊ.




Resumo dos anteriores:
1º - Com um projeto de popularização da xilogravura, colando-as em muros da cidade de Uberlândia-MG. Foi executado um enorme ‘lambe-lambe’, nos bairros Custódio Pereira e Tibery, somente com gravuras produzidas por artistas de várias partes do país. Depois de enviar o convite on-line, aos gravadores do Brasil, o Ateliê de Artes Estilo Livre, recebeu 693 gravuras de 57 artistas. Não Houve seleção, as xilogravuras recebidas foram coladas. Os participantes receberam certificados.
2º - No festival de Stickers, recebemos 270 adesivos de 20 artistas de várias cidades, com estes colados em painéis e objetos, fizemos duas exposições, uma no ateliê, outra na Faculdade de Marketing e Negócios - UNIESSA. Todos receberam certificados de expositor.


Haverá uma nova rodada de Arte Livre. Mais uma vez vamos reunir obras de todo o mundo, exibi-los e, finalmente, dar para os visitantes no último dia, ou seja, quem visitar a exposição no último dia poderá escolher um objeto e levar, inclusive os adesivos que ficarão colados em algum painel ou peça. Estamos oferecendo assim a possibilidade de mostrar seus trabalhos e presentear um visitante feliz com eles.
*Não há nenhuma limitação no tamanho, estilo ou gênero de seus trabalhos artísticos. Não há tema definido.
*Todos estão convidados a participar, basta nos enviar o trabalho no endereço logo abaixo.


Ateliê de Artes Estilo Livre
A/c: Alessandra Cunha
Rua: Tito Teixeira, 1233
Bairro: Custódio Pereira
Uberlândia, MG - Brasil
Cep: 38405-268


*Nenhuma das obras recebidas será vendida ou guardada.
*O evento ocorrerá em agosto de 2011, mas fique à vontade para começar a enviar seus trabalhos.
*Divirtam-se criando, pintando e desenhando, as suas imagens. Seu trabalho e sua visita a nossa exposição será bem vinda.
*A entrada do evento será gratuita.

Hélio de Almeida - curso de design gráfico


SESC Pompéia



Cursos regulares das Oficinas de Criatividade
1º semestre 2011

Ateliê: Gravura

Gravura em metal
Apresenta fundamentação teórica e prática, exercícios de procedimentos e produção de uma estampa. Propõe uma reflexão sobre este meio no contexto da gravura contemporânea e aborda questões técnicas dos processos manuais, mecânicos e eletrônicos da gravação, do corte da chapa e das práticas artísticas.
Orientação de Evandro Carlos Jardim.
Datas e horário: De 1/4 a 1/7. Sextas, das 14h às 20h.

Gravura – múltiplas imagens da cidade
Serão trabalhadas técnicas de desenho e gravura em metal utilizando imagens da unidade do SESC Pompeia e da cidade observadas de diversos pontos do prédio.
Orientação de Arnaldo Battaglini.
Pré-requisito: conhecimento básico de desenho.
Datas e horário: de 5/4 a 30/6. Terças e quintas, das 19h às 21h30.

Professores
Arnaldo Battaglini é artista plástico e foi coordenador do ateliê de artes do Museu Lasar Segall. Já ofereceu cursos de artes visuais nas Oficinas Culturais Oswald Andrade e no Museu da Arte de Santa Catarina – Masc de Florianópolis. Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna – MAM, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, Dragão do Mar (Fortaleza) e Museu de Arte Contemporânea – MAC do Paraná, entre outros.

Evandro Carlos Jardim é gravador, pintor, desenhista e professor. Especializado em gravura em metal, ministrou aulas na Faculdade de Belas Artes, na Fundação Armando Alvares Penteado – Faap e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Ateliê: Técnicas Mistas

Desenho básico
Aborda conceitos fundamentais – linhas, hachuras, áreas, manchas, detalhamento, simplificação, o branco do papel – e prática do desenho de observação utilizando grafite, carvão, canetas e outros materiais. Os conceitos são aplicados em exercícios que poderão ser realizados dentro e fora do ateliê.
Orientação de Marcia Cymbalista.
Datas e horário: De 8/4 a 1/7. Sextas, das 14h30 às 17h.

Desenho_Escrita_Fotografia_Livro Objeto – linhas de horizonte
Adotando o enunciado caminhada como prática estética, serão ressignificados os espaços urbanos ao investigar os modos de captar e interpretar a experiência física de percorrer os espaços, tendo o prédio do SESC Pompeia e seus arredores como ponto de partida. O desenho, a escrita, a fotografia e o livro-objeto serão utilizados como instrumentos de registro.
Orientação de Edith Derdyk.
Pré-requisito: conhecimento básico de desenho.
Datas e horário: de 5/4 a 30/6. Terças e quintas, das 14h30 às 17h.

Colagem_ Desenho – paisagem urbana
Utilizando o mesmo ponto de partida, pretende-se desenvolver obras que articulem elementos variados com desenho e técnica da colagem, tanto na prática como conceitualmente.
Orientação de Manoel Fernandes.
Pré-requisito: conhecimento básico de desenho.
Datas e horário: De 5/4 a 30/6. Terças e quintas, das 19h às 21h30.

Edith Derdyk é artista plástica, ilustradora e educadora. Tem participado de exposições no Brasil (MAM-RJ, SP e BA, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/RJ, MAC, Instituto Tomie Ohtake, Masp, Paço das Artes, Paço Imperial, Palácio das Artes) e no exterior (Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Espanha, México, Suíça e Dinamarca). Ministra cursos no Instituto Tomie Ohtake e no Centro Cultural B_arco. É autora dos livros: Formas de pensar o desenho; Linha de costura: linhas de horizonte, entre outros.
Manoel Fernandes é artista e arquiteto formado pelo Mackenzie. Foi professor de desenho na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Foi curador da exposição Paisagem carioca, no MAM/RJ. Participou de exposições no Museu da Chácara do Céu/RJ, no MAC/Niterói e na Galeria Funarte, entre outros.
Marcia Cymbalista é artista plástica e professora de desenho e pintura da Faculdade Santa Marcelina e dos cursos de extensão da ECA/USP. Realizou exposições em São Paulo, Viena e Berlim.

Ateliê: Cerâmica

Escultura em cerâmica
Introdução à modelagem da figura humana por meio da observação de modelo vivo. Serão utilizadas técnicas básicas da modelagem e da cerâmica com diferentes enfoques e abordagens, tanto na concepção plástica quanto nas questões técnicas.
Orientação de Rosana Mariotto.
Datas de horário: De 29/3 a 28/6. Terças, das 19h às 21h30.

Professor
Rosana Mariotto é arte-educadora formada pela Faap e mestre em artes pela Unicamp. Já participou de exposições individuais nas Galerias de Arte da Unicamp, do SESC Avenida Paulista e do Museu Universitário de Uberlândia – MunA. É professora de escultura na Faculdade Santa Marcelina desde 1990 e na Faap desde 1998.

Ateliê: Laboratório Fotográfico

Fotografia – básico
Aborda história, linguagens, técnicas e recursos para a manipulação de câmera reflex 35mm (filme). O laboratório fotográfico será utilizado para a revelação de filmes e a ampliação de papéis em preto e branco.
Pré-requisito: possuir câmera fotográfica reflex 35mm (filme) com ajustes manuais.
Orientação de Karina Bacci.
Datas e horários: De 29/3 a 1/07. Terças, das 9h30 às 12h (turma 1); Sextas, das 19h às 21h30 (turma 2).

Fotografia – intermediário
Faz um aprofundamento dos conhecimentos fotográficos dos alunos e uma experimentação de novas possibilidades visuais, tais como revelação seletiva, alteração na revelação do negativo e uso do filtro de contraste na ampliação.
Pré-requisito: possuir câmera fotográfica reflex 35mm (filme) com ajustes manuais e  conhecer o uso da câmera e dos processos de revelação e ampliação em preto e branco (técnicas ensinadas no módulo básico).
Orientação de Edison Angeloni.
Datas e horário: De 31/3 a 30/6. Quintas, das 19h às 21h30.

Projeto fotográfico
Apresenta etapas importantes para a elaboração de um projeto fotográfico pessoal. Entre elas, montagem de cronograma de trabalho, pesquisas teóricas e experimentação prática.
Pré-requisito: conhecimento de técnicas fotográficas. Possuir câmera fotográfica reflex com ajustes manuais.
Orientação de Angela Di Sessa.
Datas e horário: De 30/3 a 29/6. Quartas, das 19h às 21h30.

Grupo de estudos – estética da fotografia
A proposta se dá com a leitura do livro A estética da fotografia – perda e permanência, escrito pelo filósofo francês François Soulages. Neste livro, o autor discorre sobre a obra de diversos fotógrafos e, baseando-se nas reflexões suscitadas, propicia a cada participante buscar o desenvolvimento de seu trabalho fotográfico pessoal no decorrer das aulas.
Orientação de Simonetta Persichetti.
Datas e horário: De 29/3 a 28/6. Terças, das 19h às 21h30.

Professores
Angela Di Sessa é fotógrafa, graduada em comunicação visual pela Faap em 1981 e mestra pelo Instituto de Artes da Unicamp. Em 2002, ministrou aulas na Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e no Senac.

Edison Angeloni formou-se em jornalismo. É fotógrafo e professor de fotografia na Universidade São Marcos. Trabalhou durante oito anos nos laboratórios e estúdios da Faculdade de Fotografia do Senac como professor assistente. Produtor e educador do Projeto Cidade Invertida desde 2007, desenvolve trabalho fotográfico autoral com pesquisas em pinhole e processos fotográficos históricos do século XIX.

Karina Bacci é graduada em fotografia pelo Senac/SP e tem pós-graduação pela faculdade de Belas Artes em cinema, vídeo e fotografia. Atua como professora em oficinas e cursos de fotografia, animação e vídeo no MAM/SP, no Centro Cultural São Paulo e em oficinas culturais diversas.

Simonetta Persichetti é doutora em psicologia social pela PUC/SP desde 2001. Possui 19 anos de experiência em diversas redações como, Editora Abril, IstoÉ, SBT e Nova Cultural. Foi professora no bacharelado em fotografia e coordenadora da pós-graduação em fotografia no Senac. Ganhou o prêmio Jabuti de reportagem pelo livro: Imagens da fotografia brasileira 1. É crítica de fotografia e colaboradora do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Brasileiros. Desde 2003 organiza a Coleção Senac de Fotografia como editora de texto e imagem. Ministra palestras sobre fotografia pelo Brasil e orienta cursos teóricos sobre fotografia no MAM/SP.


Ateliê: Multimeios

Hacklab Pompeia – experimentações em arte eletrônica e digital
Curso livre voltado para estudantes, artistas, designers e curiosos interessados em experimentar e/ou desenvolver projetos que envolvam tecnologia. Está divido em dois módulos. O primeiro é voltado para técnicas básicas de eletrônica, confecção de instrumentos musicais, interfaces, sensores e noções sobre programação de hardware e software livres (Arduino*, Processing e Pure Data). O segundo módulo é voltado à orientação e à realização de projetos e protótipos, integrando diversas ferramentas livres de hardware e software para concepção e produção coletiva de arte e tecnologia. O curso estabelece conexões entre artes visuais, música, vídeo, robótica e arte interativa.
Orientação de Radamés Ajna e Giuliano Obicci.
Datas e horário: De 30/3 a 1/7. Quartas e sextas, das 19h às 21h30.
* www.arduino.com.cc/

Cinema de animação
Introdução à técnica de animação quadro a quadro utilizando massa de modelar, recortes e objetos, além de confecção de bonecos articulados. Também haverá desenvolvimento de roteiros, construção de storyboard, exercícios para encadeamento de imagens, trilha sonora e montagem digital.
Orientação de Silvano Olberga Oliveira.
Datas e horário: de 29/3 a 30/6. Terças e quintas, das 19h às 21h30.


Professores
Giuliano Obicci trabalha com arte sonora. Atualmente dedica-se à pesquisa e às experimentações no doutorado pela ECA/USP. Ministra cursos em arte digital abordando temas como interação em tempo real de áudio e vídeo, luteria digital e experimentação sonora, bem como instalações utilizando software e hardware livre. Participa de festivais como Wordtronics Berlin, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e Encontro Internacional de Arte Sonora, entre outros.

Radamés Ajna é bacharelando em física na USP. É sócio-fundador do IT3S (Mootiro), ONG para fomento da tecnologia da informação no terceiro setor. Estuda sistemas inteligentes, redes neurais e teoria da informação. Ministra workshops e oficinas envolvendo robótica, eletrônica, programação e Arduíno. Entusiasta da causa DIY (faço você mesmo) e do open-source, aventura-se no mundo da arte digital e é um forte disseminador do Arduíno no Brasil.

Silvano Olberga Oliveira é formado em tecnologia de mídias digitais – design de animação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente faz pós-graduação em produção e direção de animação na mesma universidade.


Ateliê: Arte Têxtil

Introdução à tecelagem
Trata dos primeiros procedimentos da tecelagem em tela plana, tais como as estruturas de trama e urdume e os pontos de acabamento (sumac duplo e peruano). Apresenta a criação de padronagens têxteis, tecidos com grande variedade de pontos, técnicas e texturas. Serão utilizados teares de pente-liço.
Orientação de Tiyoko Tomikawa.
Datas e horários: de 29/3 a 1/7. Terças, das 9h30 às 12h (turma 1); Sextas, das 14h30 às 17h (turma 2).

Projetos em tecelagem
Aprendizagem de pontos de tapeçaria, como kilim, smirna e emendas diversas. Haverá cálculos para a confecção de tapetes (teoria), diagramação de tear de pedal e técnicas de faixas têxteis.
Orientação de Tiyoko Tomikawa.
Pré-requisito: noções básicas de tecelagem (técnicas abordadas no curso Introdução à tecelagem).
Datas e horários: de 29/3 a 28/6. Terças, das 14h30 às 17h (turma 1); terças, das 19h às 21h30 (turma 2).

Tapeçaria artística
Aborda a técnica de Ernesto Aroztegui, artista uruguaio que desenvolveu um método de estudo das tapeçarias de Gobelin. Com foco na experimentação, sua produção é marcada pelo uso de materiais, cores e texturas.
Orientação de Tiyoko Tomikawa.
Pré-requisito: conhecimentos de tapeçaria e tecelagem (técnicas ensinadas no curso Projetos em tecelagem).
Datas e horário: de 1/4 a 1/7. Sextas, das 19h às 21h30.

Estamparia - criação de design de estamparia para padronagem
Criação do desenho, aplicação de rapport (estudo para repetição do desenho formando padrões) e aplicação sobre tecidos com técnicas de tinturaria originárias da África e da Ásia – estamparia por reservas (máscaras) e contenção (amarras e costuras). No processo de aprendizado, o participante terá oportunidade de entrar em contato com culturas distintas no tempo e no espaço geográfico.
Orientação de Celso Lima.
Datas e horários: de 30/3 a 30/6. Quartas, das 14h30 às 17h (turma 1). Quintas, das 19h às 21h30 (turma 2).

Bordado e patchwork
Com base em textos literários, os participantes serão estimulados a criar seus próprios desenhos para representar os textos com fios, linhas, tiras de tecido e materiais recicláveis. Manipulando e experimentando esses materiais, será realizado um trabalho têxtil utilizando técnicas de bordado e costura.
Orientação de Benigna Rodrigues e Wagner Vivan.
Datas e horário: de 30/3 a 29/6. Quartas, das 19h às 21h30.

Celso Lima iniciou sua carreira artística como ilustrador para revistas (Veja, IstoÉ, Placar) e jornais (O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo). Em 1991, iniciou sua pesquisa em fibras naturais e pigmentos têxteis. Viaja para diferentes países a fim de estudar técnicas de estamparia que são passadas por gerações pela tradição oral. Atua como multiplicador dessas técnicas históricas de tingimento.

Tiyoko Tomikawa é uma das poucas difusoras, em São Paulo, da técnica de tapeçaria gobelin de Ernesto Aroztegui. Estudou com Henrique Schucman, em 1988, e com Jean Pierre Larochete e Yael, em 1999.

Wagner Vivan é artista plástico formado na Faculdade de Ciências e Letras de Araras e Benigna Rodrigues é formada em letras pela USP e linguística pela PUC/SP. Desde 1996 trabalham juntos em criações têxteis, patchwork e quilting, focados em pesquisa e experimentação de materiais. Já participaram de exposições em São Paulo e em galerias na França e na Itália. São convidados anualmente para o Festival de Patchwork e Quilting de Gramado desde sua primeira edição, em 1998.

CURSOS REGULARES 1 SEMESTRE 2011 - OFICINAS DE CRIATIVIDADE
Animação, Cerâmica, Colagem, Desenho, Fotografia, Gravura, HackLab, Pintura, Arte Têxtil.  Aberto para interessados em geral.

INSCRIÇÕES
Dias 22, 23, 24 e 25/03. Terça sexta, das 14h
20h.
 Cursos de Fotografia, Gravura, Pintura, Desenho e Colagem
Dia 22/03 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes;
Dia 23/03 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante e interessados em geral

Cursos de Animação, Arte Têxtil, Cerâmica e HackLab
Dia 24/03 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes;
Dia 25/03 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante e interessados em geral.

[Devido ao número restrito de vagas, é permitida apenas uma inscrição por pessoa.]
[Não é permitida a reinscrição em cursos feitos anteriormente a menos que existam vagas remanescentes.]
[Inscrições para vagas remanescentes a partir de 29/03, terça às 14h]

MENSALIDADES
Animação e HackLab
Grátis.

Gravura em metal e Tapeçaria artística
R$ 164,00 para interessados em geral.
R$ 82,00 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante;
R$ 41,00 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes.
Demais cursos
R$ 60,00 para interessados em geral.
R$ 30,00 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante;
R$ 15,00 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. 

IMPORTANTE
[Devido ao número restrito de vagas, só é possível uma inscrição por pessoa.]
[A reinscrição em cursos feitos anteriormente só é permitida se existirem vagas remanescentes.] [Inscrições para vagas remanescentes a partir de 29/3, terça, às 14h.]