concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de março de 2011

SESC Pompéia



Cursos regulares das Oficinas de Criatividade
1º semestre 2011

Ateliê: Gravura

Gravura em metal
Apresenta fundamentação teórica e prática, exercícios de procedimentos e produção de uma estampa. Propõe uma reflexão sobre este meio no contexto da gravura contemporânea e aborda questões técnicas dos processos manuais, mecânicos e eletrônicos da gravação, do corte da chapa e das práticas artísticas.
Orientação de Evandro Carlos Jardim.
Datas e horário: De 1/4 a 1/7. Sextas, das 14h às 20h.

Gravura – múltiplas imagens da cidade
Serão trabalhadas técnicas de desenho e gravura em metal utilizando imagens da unidade do SESC Pompeia e da cidade observadas de diversos pontos do prédio.
Orientação de Arnaldo Battaglini.
Pré-requisito: conhecimento básico de desenho.
Datas e horário: de 5/4 a 30/6. Terças e quintas, das 19h às 21h30.

Professores
Arnaldo Battaglini é artista plástico e foi coordenador do ateliê de artes do Museu Lasar Segall. Já ofereceu cursos de artes visuais nas Oficinas Culturais Oswald Andrade e no Museu da Arte de Santa Catarina – Masc de Florianópolis. Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna – MAM, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, Dragão do Mar (Fortaleza) e Museu de Arte Contemporânea – MAC do Paraná, entre outros.

Evandro Carlos Jardim é gravador, pintor, desenhista e professor. Especializado em gravura em metal, ministrou aulas na Faculdade de Belas Artes, na Fundação Armando Alvares Penteado – Faap e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Ateliê: Técnicas Mistas

Desenho básico
Aborda conceitos fundamentais – linhas, hachuras, áreas, manchas, detalhamento, simplificação, o branco do papel – e prática do desenho de observação utilizando grafite, carvão, canetas e outros materiais. Os conceitos são aplicados em exercícios que poderão ser realizados dentro e fora do ateliê.
Orientação de Marcia Cymbalista.
Datas e horário: De 8/4 a 1/7. Sextas, das 14h30 às 17h.

Desenho_Escrita_Fotografia_Livro Objeto – linhas de horizonte
Adotando o enunciado caminhada como prática estética, serão ressignificados os espaços urbanos ao investigar os modos de captar e interpretar a experiência física de percorrer os espaços, tendo o prédio do SESC Pompeia e seus arredores como ponto de partida. O desenho, a escrita, a fotografia e o livro-objeto serão utilizados como instrumentos de registro.
Orientação de Edith Derdyk.
Pré-requisito: conhecimento básico de desenho.
Datas e horário: de 5/4 a 30/6. Terças e quintas, das 14h30 às 17h.

Colagem_ Desenho – paisagem urbana
Utilizando o mesmo ponto de partida, pretende-se desenvolver obras que articulem elementos variados com desenho e técnica da colagem, tanto na prática como conceitualmente.
Orientação de Manoel Fernandes.
Pré-requisito: conhecimento básico de desenho.
Datas e horário: De 5/4 a 30/6. Terças e quintas, das 19h às 21h30.

Edith Derdyk é artista plástica, ilustradora e educadora. Tem participado de exposições no Brasil (MAM-RJ, SP e BA, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/RJ, MAC, Instituto Tomie Ohtake, Masp, Paço das Artes, Paço Imperial, Palácio das Artes) e no exterior (Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Espanha, México, Suíça e Dinamarca). Ministra cursos no Instituto Tomie Ohtake e no Centro Cultural B_arco. É autora dos livros: Formas de pensar o desenho; Linha de costura: linhas de horizonte, entre outros.
Manoel Fernandes é artista e arquiteto formado pelo Mackenzie. Foi professor de desenho na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Foi curador da exposição Paisagem carioca, no MAM/RJ. Participou de exposições no Museu da Chácara do Céu/RJ, no MAC/Niterói e na Galeria Funarte, entre outros.
Marcia Cymbalista é artista plástica e professora de desenho e pintura da Faculdade Santa Marcelina e dos cursos de extensão da ECA/USP. Realizou exposições em São Paulo, Viena e Berlim.

Ateliê: Cerâmica

Escultura em cerâmica
Introdução à modelagem da figura humana por meio da observação de modelo vivo. Serão utilizadas técnicas básicas da modelagem e da cerâmica com diferentes enfoques e abordagens, tanto na concepção plástica quanto nas questões técnicas.
Orientação de Rosana Mariotto.
Datas de horário: De 29/3 a 28/6. Terças, das 19h às 21h30.

Professor
Rosana Mariotto é arte-educadora formada pela Faap e mestre em artes pela Unicamp. Já participou de exposições individuais nas Galerias de Arte da Unicamp, do SESC Avenida Paulista e do Museu Universitário de Uberlândia – MunA. É professora de escultura na Faculdade Santa Marcelina desde 1990 e na Faap desde 1998.

Ateliê: Laboratório Fotográfico

Fotografia – básico
Aborda história, linguagens, técnicas e recursos para a manipulação de câmera reflex 35mm (filme). O laboratório fotográfico será utilizado para a revelação de filmes e a ampliação de papéis em preto e branco.
Pré-requisito: possuir câmera fotográfica reflex 35mm (filme) com ajustes manuais.
Orientação de Karina Bacci.
Datas e horários: De 29/3 a 1/07. Terças, das 9h30 às 12h (turma 1); Sextas, das 19h às 21h30 (turma 2).

Fotografia – intermediário
Faz um aprofundamento dos conhecimentos fotográficos dos alunos e uma experimentação de novas possibilidades visuais, tais como revelação seletiva, alteração na revelação do negativo e uso do filtro de contraste na ampliação.
Pré-requisito: possuir câmera fotográfica reflex 35mm (filme) com ajustes manuais e  conhecer o uso da câmera e dos processos de revelação e ampliação em preto e branco (técnicas ensinadas no módulo básico).
Orientação de Edison Angeloni.
Datas e horário: De 31/3 a 30/6. Quintas, das 19h às 21h30.

Projeto fotográfico
Apresenta etapas importantes para a elaboração de um projeto fotográfico pessoal. Entre elas, montagem de cronograma de trabalho, pesquisas teóricas e experimentação prática.
Pré-requisito: conhecimento de técnicas fotográficas. Possuir câmera fotográfica reflex com ajustes manuais.
Orientação de Angela Di Sessa.
Datas e horário: De 30/3 a 29/6. Quartas, das 19h às 21h30.

Grupo de estudos – estética da fotografia
A proposta se dá com a leitura do livro A estética da fotografia – perda e permanência, escrito pelo filósofo francês François Soulages. Neste livro, o autor discorre sobre a obra de diversos fotógrafos e, baseando-se nas reflexões suscitadas, propicia a cada participante buscar o desenvolvimento de seu trabalho fotográfico pessoal no decorrer das aulas.
Orientação de Simonetta Persichetti.
Datas e horário: De 29/3 a 28/6. Terças, das 19h às 21h30.

Professores
Angela Di Sessa é fotógrafa, graduada em comunicação visual pela Faap em 1981 e mestra pelo Instituto de Artes da Unicamp. Em 2002, ministrou aulas na Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e no Senac.

Edison Angeloni formou-se em jornalismo. É fotógrafo e professor de fotografia na Universidade São Marcos. Trabalhou durante oito anos nos laboratórios e estúdios da Faculdade de Fotografia do Senac como professor assistente. Produtor e educador do Projeto Cidade Invertida desde 2007, desenvolve trabalho fotográfico autoral com pesquisas em pinhole e processos fotográficos históricos do século XIX.

Karina Bacci é graduada em fotografia pelo Senac/SP e tem pós-graduação pela faculdade de Belas Artes em cinema, vídeo e fotografia. Atua como professora em oficinas e cursos de fotografia, animação e vídeo no MAM/SP, no Centro Cultural São Paulo e em oficinas culturais diversas.

Simonetta Persichetti é doutora em psicologia social pela PUC/SP desde 2001. Possui 19 anos de experiência em diversas redações como, Editora Abril, IstoÉ, SBT e Nova Cultural. Foi professora no bacharelado em fotografia e coordenadora da pós-graduação em fotografia no Senac. Ganhou o prêmio Jabuti de reportagem pelo livro: Imagens da fotografia brasileira 1. É crítica de fotografia e colaboradora do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Brasileiros. Desde 2003 organiza a Coleção Senac de Fotografia como editora de texto e imagem. Ministra palestras sobre fotografia pelo Brasil e orienta cursos teóricos sobre fotografia no MAM/SP.


Ateliê: Multimeios

Hacklab Pompeia – experimentações em arte eletrônica e digital
Curso livre voltado para estudantes, artistas, designers e curiosos interessados em experimentar e/ou desenvolver projetos que envolvam tecnologia. Está divido em dois módulos. O primeiro é voltado para técnicas básicas de eletrônica, confecção de instrumentos musicais, interfaces, sensores e noções sobre programação de hardware e software livres (Arduino*, Processing e Pure Data). O segundo módulo é voltado à orientação e à realização de projetos e protótipos, integrando diversas ferramentas livres de hardware e software para concepção e produção coletiva de arte e tecnologia. O curso estabelece conexões entre artes visuais, música, vídeo, robótica e arte interativa.
Orientação de Radamés Ajna e Giuliano Obicci.
Datas e horário: De 30/3 a 1/7. Quartas e sextas, das 19h às 21h30.
* www.arduino.com.cc/

Cinema de animação
Introdução à técnica de animação quadro a quadro utilizando massa de modelar, recortes e objetos, além de confecção de bonecos articulados. Também haverá desenvolvimento de roteiros, construção de storyboard, exercícios para encadeamento de imagens, trilha sonora e montagem digital.
Orientação de Silvano Olberga Oliveira.
Datas e horário: de 29/3 a 30/6. Terças e quintas, das 19h às 21h30.


Professores
Giuliano Obicci trabalha com arte sonora. Atualmente dedica-se à pesquisa e às experimentações no doutorado pela ECA/USP. Ministra cursos em arte digital abordando temas como interação em tempo real de áudio e vídeo, luteria digital e experimentação sonora, bem como instalações utilizando software e hardware livre. Participa de festivais como Wordtronics Berlin, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e Encontro Internacional de Arte Sonora, entre outros.

Radamés Ajna é bacharelando em física na USP. É sócio-fundador do IT3S (Mootiro), ONG para fomento da tecnologia da informação no terceiro setor. Estuda sistemas inteligentes, redes neurais e teoria da informação. Ministra workshops e oficinas envolvendo robótica, eletrônica, programação e Arduíno. Entusiasta da causa DIY (faço você mesmo) e do open-source, aventura-se no mundo da arte digital e é um forte disseminador do Arduíno no Brasil.

Silvano Olberga Oliveira é formado em tecnologia de mídias digitais – design de animação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente faz pós-graduação em produção e direção de animação na mesma universidade.


Ateliê: Arte Têxtil

Introdução à tecelagem
Trata dos primeiros procedimentos da tecelagem em tela plana, tais como as estruturas de trama e urdume e os pontos de acabamento (sumac duplo e peruano). Apresenta a criação de padronagens têxteis, tecidos com grande variedade de pontos, técnicas e texturas. Serão utilizados teares de pente-liço.
Orientação de Tiyoko Tomikawa.
Datas e horários: de 29/3 a 1/7. Terças, das 9h30 às 12h (turma 1); Sextas, das 14h30 às 17h (turma 2).

Projetos em tecelagem
Aprendizagem de pontos de tapeçaria, como kilim, smirna e emendas diversas. Haverá cálculos para a confecção de tapetes (teoria), diagramação de tear de pedal e técnicas de faixas têxteis.
Orientação de Tiyoko Tomikawa.
Pré-requisito: noções básicas de tecelagem (técnicas abordadas no curso Introdução à tecelagem).
Datas e horários: de 29/3 a 28/6. Terças, das 14h30 às 17h (turma 1); terças, das 19h às 21h30 (turma 2).

Tapeçaria artística
Aborda a técnica de Ernesto Aroztegui, artista uruguaio que desenvolveu um método de estudo das tapeçarias de Gobelin. Com foco na experimentação, sua produção é marcada pelo uso de materiais, cores e texturas.
Orientação de Tiyoko Tomikawa.
Pré-requisito: conhecimentos de tapeçaria e tecelagem (técnicas ensinadas no curso Projetos em tecelagem).
Datas e horário: de 1/4 a 1/7. Sextas, das 19h às 21h30.

Estamparia - criação de design de estamparia para padronagem
Criação do desenho, aplicação de rapport (estudo para repetição do desenho formando padrões) e aplicação sobre tecidos com técnicas de tinturaria originárias da África e da Ásia – estamparia por reservas (máscaras) e contenção (amarras e costuras). No processo de aprendizado, o participante terá oportunidade de entrar em contato com culturas distintas no tempo e no espaço geográfico.
Orientação de Celso Lima.
Datas e horários: de 30/3 a 30/6. Quartas, das 14h30 às 17h (turma 1). Quintas, das 19h às 21h30 (turma 2).

Bordado e patchwork
Com base em textos literários, os participantes serão estimulados a criar seus próprios desenhos para representar os textos com fios, linhas, tiras de tecido e materiais recicláveis. Manipulando e experimentando esses materiais, será realizado um trabalho têxtil utilizando técnicas de bordado e costura.
Orientação de Benigna Rodrigues e Wagner Vivan.
Datas e horário: de 30/3 a 29/6. Quartas, das 19h às 21h30.

Celso Lima iniciou sua carreira artística como ilustrador para revistas (Veja, IstoÉ, Placar) e jornais (O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo). Em 1991, iniciou sua pesquisa em fibras naturais e pigmentos têxteis. Viaja para diferentes países a fim de estudar técnicas de estamparia que são passadas por gerações pela tradição oral. Atua como multiplicador dessas técnicas históricas de tingimento.

Tiyoko Tomikawa é uma das poucas difusoras, em São Paulo, da técnica de tapeçaria gobelin de Ernesto Aroztegui. Estudou com Henrique Schucman, em 1988, e com Jean Pierre Larochete e Yael, em 1999.

Wagner Vivan é artista plástico formado na Faculdade de Ciências e Letras de Araras e Benigna Rodrigues é formada em letras pela USP e linguística pela PUC/SP. Desde 1996 trabalham juntos em criações têxteis, patchwork e quilting, focados em pesquisa e experimentação de materiais. Já participaram de exposições em São Paulo e em galerias na França e na Itália. São convidados anualmente para o Festival de Patchwork e Quilting de Gramado desde sua primeira edição, em 1998.

CURSOS REGULARES 1 SEMESTRE 2011 - OFICINAS DE CRIATIVIDADE
Animação, Cerâmica, Colagem, Desenho, Fotografia, Gravura, HackLab, Pintura, Arte Têxtil.  Aberto para interessados em geral.

INSCRIÇÕES
Dias 22, 23, 24 e 25/03. Terça sexta, das 14h
20h.
 Cursos de Fotografia, Gravura, Pintura, Desenho e Colagem
Dia 22/03 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes;
Dia 23/03 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante e interessados em geral

Cursos de Animação, Arte Têxtil, Cerâmica e HackLab
Dia 24/03 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes;
Dia 25/03 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante e interessados em geral.

[Devido ao número restrito de vagas, é permitida apenas uma inscrição por pessoa.]
[Não é permitida a reinscrição em cursos feitos anteriormente a menos que existam vagas remanescentes.]
[Inscrições para vagas remanescentes a partir de 29/03, terça às 14h]

MENSALIDADES
Animação e HackLab
Grátis.

Gravura em metal e Tapeçaria artística
R$ 164,00 para interessados em geral.
R$ 82,00 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante;
R$ 41,00 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes.
Demais cursos
R$ 60,00 para interessados em geral.
R$ 30,00 para usuário matriculado, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante;
R$ 15,00 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. 

IMPORTANTE
[Devido ao número restrito de vagas, só é possível uma inscrição por pessoa.]
[A reinscrição em cursos feitos anteriormente só é permitida se existirem vagas remanescentes.] [Inscrições para vagas remanescentes a partir de 29/3, terça, às 14h.]



Nenhum comentário: