concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 28 de novembro de 2017

exposição “Olinda nos quatro cantos do mundo — e no coração de Aloisio Magalhães”. Produzida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o MAMAM

Dia 30/11, quinta-feira, às 19h o MAMAM abrirá sua última exposição do ano, intitulada: “Olinda nos quatro cantos do mundo — e no coração de Aloisio Magalhães”. Produzida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o MAMAM, a mostra comemora os 90 anos de Aloisio Magalhães, caso este estivesse vivo.

A exposição apresenta as 11 (onze) litogravuras do álbum “Olinda”, produzidas em 1981 pelo artista e que hoje fazem parte da Coleção MAMAM.

—————————————————————————————————

Nascido no Recife em 1927, Aloisio Magalhães bem que tentou seguir o destino reservado a muitos de sua geração e condição social: ser bacharel em Direito. Sua alma de artista, no entanto, levou-o para outras paragens. Intelectualmente inquieto, de espírito criativo e reflexivo, Aloisio Magalhães permitiu-se aventurar e experimentar no desenho, na pintura e nas artes gráficas. Assim foi com as publicações inovadoras de O Gráfico Amador, com os símbolos e as marcas dos produtos por ele criados, com os Cartemas, e, também, com as cédulas do Cruzeiro Novo — papel-moeda carregado de imagens e símbolos nacionais, a circular entre os brasileiros de mão em mão, diuturnamente.
Acervo Aloisio Magalhães
“E Triunfo?” E Olinda? Nacionalista — embora um sujeito viajado e aberto à troca entre as culturas e as nações, desde que não subordinasse uma às outras —, Aloisio Magalhães preocupava-se com o futuro da ainda jovem e economicamente dependente nação brasileira. Em meados dos anos 1970, enveredou pela Cultura, por entender que essa dimensão da vida social tinha papel central no processo de “desenvolvimento harmonioso” do País, na construção da identidade nacional e no reconhecimento dos bens culturais, de seus produtores e usuários. Seu projeto de nação — que não chegou a sistematizar — fluía como seus traços e experimentos. Arte, cultura, educação, economia e política andavam juntas, indissociáveis. E Olinda?

Olinda era a cidade do seu aconchego, o seu refúgio, a cidade que o ensinava a ver — assim como a nós. A ela, sem o saber, rendeu a última homenagem. Aloisio a presenteou com os seus desenhos, fez-lhe um álbum inteirinho de litogravuras: Olinda. E a levou para o mundo, para que outros a conhecessem e a reconhecessem em sua singularidade histórica e cultural e em sua beleza de cidade à beira-mar plantada. Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade. O ano? 1982.
 
Rita de Cássia Barbosa de Araújo
Historiadora e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
 
—————————————————————————————————

APROVEITE!: A exposição “Carimbos” de José Cláudio continua, no primeiro andar do museu.

O quê
"Olinda nos quatro cantos do mundo — e no coração de Aloisio Magalhães"
Quando
Abertura: 30 de novembro de 2017, às 19h
Período: 01 de novembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018
SERVIÇO
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)
Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife, Pernambuco, CEP: 50050 000
Horário de visitação: terça a sexta, das 12:00 às 18:00, sábados e domingos, das 13:00 às 17:00.
Entrada gratuita

AGENDAMENTOS
As visitas educativas são gratuitas. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito através do [81] 3355-6871 ou pelo e-mail educmamam@gmail.com.

NOTÍCIAS

Equipe MAMAM

Informativo produzido pela Equipe MAMAM. Mais informações sobre a nossa programação acesse nosso blog www.blogmamam.wordpress.com ou ligue para [81] 3355-6871.

exposição 20x20 - evento beneficiente - Associação Chico Lisboa - PoA - RS


Associação Chico Lisboa apresenta
a exposição 20 x 20 - 2017

Evento beneficente tem abertura no dia 02 de dezembro


Dia 02 de dezembro (sábado), das 10 às 19 horas, no Moeda Bar e Restaurante, na Rua Sete de Setembro, 1028, bairro Centro Histórico, acontece a abertura da 12ª edição do evento beneficente para a manutenção da sede da Associação Chico Lisboa.

A exposição 20 X 20 – 2017 reunirá mais de 200 obras de arte contemporânea, todas à venda a preço único de R$ 250,00. Esta ação solidária é uma oportunidade ímpar para adquirir obras de arte a preços de ocasião.

A exposição e vendas seguem na sede (Travessa Venezianos, 19, Cidade Baixa), em Porto Alegre, de 06 de dezembro de 2017 até 31 de janeiro de 2018.

A associação, que em 2018 celebrará 80 anos de atividades, é uma das mais antigas entidades culturais em funcionamento no Estado. Sem fins lucrativos, tem como um de seus objetivos divulgar e promover os trabalhos dos artistas do Rio Grande do Sul.





 
Associação Chico Lisboa
Associe-se: http://chicolisboa.com.br/associe-se/
Contate a secretaria para o pagamento da anuidade 2017 e solicitação do cartão do sócio. Veja os convênios em www.chicolisboa.com.br/convenios
Editais com inscrições abertas, veja no site www.chicolisboa.com.br
O sócio pode solicitar a divulgação da sua exposição ou evento, no facebock da Associação, enviando o convite com mais de 07 dias de antecedência. O mesmo deve conter a logo da Chico Lisboa.
Associação Chico Lisboa
Travessa Venezianos, 19 - Cidade Baixa 
Porto Alegre/RS - Brasil, CEP 90050-370
De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
(51) 3224.6678
chicolisboa@chicolisboa.com.br
www.chicolisboa.com.br
blog: chicolisboa.com.br/2016/
www.facebook.com/associacaochicolisboa
twitter: @chicolisboaarte
instagram: @chicolisboaarte
__________________________________
Agenda de exposições na sede da Chico Lisboa

11ª Edição Arte+Arte 2017: Arte e Política, Olhares Contemporâneos.
Visitação até 01 de dezembro 2017, de segundas a sextas, das 14h às 18h.

Exposição Lá Fora 2017 - Edição Convidados.
Visitação até 26 de janeiro 2018, de segundas a sextas, das 14h às 18h.

Feira de Arte 20x20³ e Outros Formatos - venda de obras de arte permanente, com valores de ocasião.