concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

imagem impressa - curso com Cleiri Cardoso

7º SHOW DE TALENTOS DA TERCEIRA IDADE


O cartaz traz a imagem de um casa de idosos no lado esquerdo inferior e do lado direito um coluna com logos dos parceiro e apoiadores tendo ao centro uma faixa vertical em laranja com os seguintes dizeres:
7ª edição Show de Talentos Idosos – 
valorizando a expressão artística na terceira idade da zona sul. 
Terça-feira, 29 de novembro de 2011, das 12h30 à 17h30, no CDC Maria Felizarda.
 Av. Salim Antonio Curiati, 225 [atrás da Coca-Cola]
Como chegar: pegar ônibus Jd. Orion no Terminal Santo Amaro ou Parelheiros - Jd. Orion na praça Dona Benta. Entrada Franca. Informações: 5522-8897 ou 5691-0164
---

Adelino Ozores
[11] 9905-0674

palestra - "A imagem gráfica. Reflexões sobre a natureza da gravura e da linguagem gráfica. Sua constituição ao longo do tempo e seus desdobramentos na atualidade" - Ernesto Bonato


Convido a todos para a próxima palestra que realizarei no Instituto de Artes da Unicamp, como parte do Programa de Artista Residente.

O tema será:

"A imagem gráfica. Reflexões sobre a natureza da gravura e da linguagem gráfica. Sua constituição ao longo do tempo e seus desdobramentos na atualidade".

Dia 22/11, Das 14h às 16h.
Local: Ateliê de Residência Artística. Sala 06, Departamento de Artes Plásticas, Instituto de Artes - Unicamp, Campinas

Espero vocês.

Um abraço,

Ernesto Bonato

programação UNIVERSO DA AQUARELA

JOBALO – PINTURAS



EXPOSIÇÃO AOÁ
JOBALO – PINTURAS, NA DUMARESQ Galeria de Arte
23 / 11 / 2011


Nadja Dumaresq de Carvalho
DUMARESQ Galeria de Arte
Rua Professor Augusto Lins e Silva, Nº 1033
Boa Viagem - Recife - PE - 51130-030
55 81 33410129
           nadja@dumaresq.com.br
  

BALADA LITERÁRIA - papéis privados


Balada Literária - Poesia Para Todos
É tempo de mais uma Balada Literária. O evento que celebra o melhor da literatura e poesia brasileira está em sua sexta edição, e promete tomar a cidade com uma grande homenagem ao poeta Augusto de Campos, que celebra seus oitenta anos este ano.

Entre a programação intensa, está a exposição da poeta Bruna Beber, Papéis Privados. A autora de “A fila sem fim dos demônios descontentes” e “Balés” encontrou uma forma pouco ortodoxa de imprimir suas palavras: em quadros feitos de assentos sanitários, comuns em aviões e em sanitários públicos. Os quadros estarão expostos, é claro, nos três banheiros do Centro Cultural b_arco.

Fique de olho nos eventos, que vão até dia 20.11, e programe-se. As entradas são francas e poesia nunca é demais na nossa vida!
B_ARCO: RUA DR. VIRGÍLIO DE CARVALHO PINTO, 426, PINHEIROS. TEL. (11) 3081-6986 WWW.BALADALITERARIA.ZIP.NET

Palestra Suzana Jardim na FGV - SP Central da Reciclagem - Made in Forest

Central da Reciclagem - o maior banco de pontos de descarte de recicláveis do Brasil – será lançada oficialmente dia 25/11

A cerimônia, realizada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, contará com a presença de Secretários Municipais de Meio Ambiente, autoridades e formadores de opinião.
No dia 25 de novembro, sexta-feira, das 9h às 12h35, a Made in Forest - maior rede ambiental global com foco em meio ambiente e sustentabilidade, realizará o lançamento oficial da plataforma de internetwww.centraldareciclagem.org , no auditório nobre da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A Central de Reciclagem é um serviço gratuito, de utilidade pública, no qual a população pode pesquisar ONDE descartar corretamente 36 tipos de materiais recicláveis. Durante o evento, estarão reunidos Secretários Municipais de Meio Ambiente, autoridades, imprensa e organizações envolvidas com a temática.
A proposta do evento é sensibilizar o cidadão urbano sobre a importância de descartar os materiais corretamente e de maneira organizada, desde embalagens de alimentos e bebidas (em plástico, pet, alumínio, entre outros), além de móveis, metais, óleo usado em cozinha, vidro, eletrônicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas. "O consumidor quer descartar corretamente seu lixo doméstico, o problema é que ele não sabe ONDE fazer esse descarte", afirma o co-fundador da Made in Forest e um dos diretores da Central de Reciclagem, Fabio Biolcati, ao completar que "Esta novidade está em consonância com a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos".
Dentre os convidados palestrantes estão: o professor-doutor João Ricardo Moderno - presidente da Academia Brasileira de Filosofia, que falará sobre reflexões sobre o homem e seu habitat; a artista plástica Suzana Jardim - do Projeto Biotuca, discutirá sobre o universo da reciclagem e arte. Já o dr. Renato Felgueras Secretário de Meio Ambiente de Taubaté / SP e o Dr. Jaderson Spina - Secretário de Meio Ambiente de Jundiaí / SP, colocarão na mesa o tema: o desafio do desenvolvimento e o meio ambiente urbano.

Educação Ambiental
O site www.centraldareciclagem.org tem ainda material Educativo em dois formatos: textos informando sobre a importância e como descartar o material e até 4 vídeos sobre cada material reciclável "Queremos que a população conheça os detalhes da reciclagem dos materiais que descarta, de modo a avaliar o impacto sobre o meio ambiente", comenta Martin Mauro, diretor de parcerias da Central da Reciclagem.org

Prefeituras Municipais
Diariamente milhares de pessoas telefonam para as prefeituras e empresas para saber onde descartar todo tipo de reciclável. A resposta quase sempre é frustrante, pois a administração pública municipal e as empresas, na maioria dos casos, não tem estrutura nem pessoal para dar a resposta desejada pela população. "Somos um aliado das Prefeituras Municipais e das empresas no fornecimento de informação dos pontos de descarte espalhados em todo o Brasil" completa Mauro, apontando que é na liderança dos prefeitos e secretários de meio ambiente e na iniciativa privada onde estão as respostas desejadas pela sociedade. Para saber onde descartar entre no site www.centraldareciclagem.org , clique no material que deseja descartar e digite sua cidade. O serviço esta disponível para que as Prefeituras de todo o Brasil identifiquem, organizem e divulguem para a população onde descartar corretamente o material reciclável em sua cidade.
Cronograma do evento e palestrantes.
09h – 09h30 – Recepção dos convidados;
10h – 10h05 - Boas Vindas e Composição da Mesa;
10h06 – 10h25 - Abertura Magna - Tema: Reflexões sobre o homem e o habitat - Prof Dr João Ricardo Moderno - Pres. Academia Brasileira de Filosofia;
10h26 – 10h45 - Reciclagem & Arte - Suzana Jardim - Artista Plástica - Projeto Biotuca;
10h46 – 11h05 - Sustentabilidade como alternativa viável de inclusão social - Felipe Bannitz - Coordenador do ITCP/FGV;
11h06 – 11h25 - Cidades Sustentáveis - O Desafio do Desenvolvimento e o Meio Ambiente Urbano - Dr Renato Felgueras - Secretario Meio Ambiente de Taubaté SP;
11h26 – 11h45 - Cidades Sustentáveis - O Desafio do Desenvolvimento e o Meio Ambiente Urbano - Jaderson Spina - Secretario de Meio Ambiente de Jundiaí SP;
11h46 – 12h10 - Serviço de Informação ao Consumidor - ONDE descartar recicláveis - Fábio Biolcati - Diretor Geral da Central da Reciclagem.org;
12h10 – 12h30 - Seção de Perguntas aos participantes;
12h31 – 12h35 - Encerramento do Evento.


Serviço:
Evento: Lançamento Oficial da Central da Reciclagem. Org.
Local:  Salão Nobre (4º Andar) da FGV - Rua Itapeva, 474 Bela Vista - São Paulo SP.
Data: 25/11/11.
Horário: 9h às 12h35.

Credenciamento Imprensa: até 24/11 com:
Andrea Feliconio  – andrea@andreafeliconio.com.br
Fernanda Borba – fernanda@fbpress.com.br
Fones: 11-2309-4144/9144-9663/7507-0678

Museu "A CASA" CONVIDA exposição Poética da Palha - Cerro Azul

CURSO GRATUITO DE PINHOLE - Brasília

 Museu Vivo da Memória Candanga e o GrupoGravura em Foco oferecem o curso de “PINHOLE” – Técnica de produção fotográfica que consiste na elaboração de um registro fotográfico sem o uso de uma máquina convencional, pois a câmara escura é composta de uma lata de metal, devidamente preparada e lacrada para a captação da imagem que será fixada no papel fotográfico.
O objetivo é promover o contato com o universo fotográfico analógico e suas potencialidades, refletindo sobre os fundamentos de atividades artísticas junto a uma aplicação prática.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas pessoalmente na secretaria do Museu – Casa marrom, 9h às 17h. (Via EPIA Sul, SPMS, Lote D - Núcleo Bandeirante – DF).
O aluno deverá arcar apenas com os custos do material de uso coletivo, que serão informados no primeiro encontro.
LOCAL: CASA LARANJA
PERÍODO: 19 E 26 DE NOVEMBRO/2011
HORA/DIA: 08H30 AS 11H30 - SÁBADO
CARGA HORÁRIA: 6H
NÚMERO DE VAGAS: 15
NÍVEL: INICIANTE
FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DE 14 ANOS
PROFESSOR: GERSON GUIMARÃES


--
Gravura em Foco
( (61) 8111-4979

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

arte no parque - exposição coletiva


abertura: dia 20 de novembro de 2011 a partir das 11h
exposição até dia 11 de dezembro de 2011.
aberto: terças, sextas, sábados e domingos das 10 às 16h

Parque da Água Branca 
Av Francisco Matarazzo, 455
rua Ana Pimentel/ Germaine Burchad, Perdizes, e, na guarita se informar do espaço 2

artistas participantes:
Amaro Diniz
Billio
Carlos Antonio Lopes
Carmen Vellardi
Deinze
Edith
Fernando Cherubim
Henrique Brandão
Lita Magalhães
Marilena Ruiz
Nice Oleski
Nil Rocha
Paulo Sei
Sãmani Abba

Autoria Compartilhada - Mônica Nador e Jamac




Autoria Compartilhada


Mônica Nador e Jamac


lançamento_ 19/11/2011, sábado, 12-19h


exposição_ 22/11/2011 a 28/01/2012 

A exposição irá explorar o caráter de experimentação artística proposta pela artista junto ao Jamac, em conjunto com o seu trabalho autoral, que é o alicerce de toda a sua produção compartilhada com as comunidades nas quais ela trabalha e interage. Para tanto, a artista utiliza a técnica do estêncil, que envolve um trabalho de pesquisa, desenho e, finalmente, aplicação sobre a superfície a ser ocupada, neste caso, as paredes e fachada da galeria.

segmento_ pintura, instalação, desenho

local_
Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho 842 - Vila Olímpia
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-3842-0634
55-11-3842-0635
info@lucianabritogaleria.com.br
http://www.lucianabritogaleria.com.br

horários_
Terça a sexta, 10-19h; sábados, 11-17h

Cartas para ninguém - GLÁUCIA NAGEN


Cartas para ninguém

Escrever: ato fundante do humano e da História, ato que desafia e inquieta e, sobretudo, ato que marca o estilo e o lugar do que escreve. Cartas para ninguém é o conjunto de trabalhos feitos em 2010 e 2011 na exploração em gravuras das perguntas sobre a luz e a sombra, os signos e as imagens, as cores e as águas.
Quanto uma letra suporta o manuseio sem deixar de ser letra? Esticar, puxar, cortar, recortar, letras, palavras, frases, perder o sentido. Uso dos signos para suportar o peso da escuridão, pequenos faróis. Uso dos signos para amparar os raios da luz, meros anteparos de sombra.
Na exploração das redes, no jogo das geometrias, nos ensinamentos de Hokusai e na brincadeira das aquarelas, os trabalhos apresentados trazem alguns restos do percurso destes dois anos.  Esperança de que, a partir da interlocução com o olhar de outros, este trabalho prossiga seu caminho com novas perguntas e ­— quem sabe? — novas respostas.

Glaucia Nagem

O espaço e o estrangeiro no espaço da cidade de São Paulo

O espaço e o estrangeiro no espaço da cidade de São Paulo

São Paulo é indiscutivelmente uma cidade de imigrantes, histórica e numericamente. E o olhar desses imigrantes acabou por transformar radicalmente os nossos espaços de viver e morar, mormente no período entre as décadas de 30 e 60 do século XX. Esta é a tese defendida pela professora Anat Falbel na exposição “O espaço e o estrangeiro na cidade de São Paulo: Exílio e Modernidade”, re-visitada aqui pela Ação Educativa do Centro da Cultura Judaica, através deste roteiro de visita educativa.

Datas: de terça a domingo
Horários: 9h30, 14h30 e 16h30 (de terça a sexta), 14h30 (sábados e domingos)
Idade: a partir de 12 anos
Necessário agendamento
Obs: Aos finais de semana, basta pedir pelo serviço na recepção(mínimo de 5 pessoas)

Seminário Panoramas do Sul - Mesa 3 - Hipóteses para o Sul

 Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado




Olá ,

Nesta sábado, dia 19 de novembro de 2011, acontece no SESC Belenzinho o terceiro encontro do Seminário Panoramas do Sul, do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Neste dia será realizada a Mesa 3 - Hipóteses para o Sul, com a participação de Adriano Pedrosa (Estudo de caso 1: 12ª Bienal de Istambul 2011), Olu Oguibe (Estudo de caso 2: Repensando o Sul: novas estratégias e dialéticas de discurso), Bisi Silva (Convidada Virtual), Cristiana Tejo (Debatedora) e Marcio Harum (Mediação). Acompanhe pelo Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado a transmissão on-line (ao vivo) deste encontro.

Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado

O 17o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil apresenta a série de Seminários Panoramas do Sul, concebido como um convite de abordagem a aspectos relevantes em torno da produção e difusão da arte contemporânea produzida no contexto do território-zona que chamamos de Circuito Sul. Leia mais...

Programação e próximos encontros

Dia 19 de Novembro - 14 às 18h
Mesa 3 | Hipóteses para o Sul
O papel das ações curatoriais na criação de novos mapeamentos para a produção do Sul. Mediação: Marcio Harum | Convidada virtual: Bisi Silva | Estudo de caso 1: 12ª Bienal de Istambul, Adriano Pedrosa | Estudo de caso 2: O artista curador, Olu Oguibe | Debatedora: Cristiana Tejo.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2

Dia 10 de Dezembro - 14 às 18h
Mesa 4 | Intenções editoriais: quem lê e quem escreve, para quê
Como artistas conceituais, críticos e curadores usam publicações para promover uma nova expressão artística. Mediação: Fernando Oliva | Convidado virtual: Miguel López | Estudo de caso 1: Revista Tatuí, Clarissa Diniz | Estudo de caso 2:Asterisco 9, Luisa Ungar e Nadia Moreno | Debatedora: Lisette Lagnado.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2

Local: SESC Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000.


Contamos com a sua presença!

Atenciosamente,

Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.

Acompanhe as notícias e atualizações do Fórum Permanente pelo Twitter ou Facebook.
Follow the news and updates of the Permanent Forum on Twitter or Facebook.




Créditos:
Parceiros:
Apoio:







Cor Som Movimento: Palavras Soltas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

IBEMA RECEBE PRÊMIO MUNDIAL com concurso de gravura


IBEMA RECEBE PRÊMIO MUNDIAL
A Ibema ganhou no último dia 15 de novembro, o Prêmio Pulp&Paper Internacional – Awards - PPI 2011, na categoria: Campanha Promocional do Ano,  com a apresentação do case “1° Prêmio Ibema Gravura”, onde também concorreram empresas de vários continentes como a Asia Pulp and Paper, da Indonésia, Grupo Portucel Soporcel de Portugal e com a americana Sappi Fine Paper North America.

Organizado pela RISI, o provedor líder de informações para a indústria mundial de produtos florestais, o PPI, programa de premiação, homenageia liderança, visão, inovação e realizações estratégicas dentro da indústria de celulose e papel.  O Prêmio PPI é o único prêmio global dedicado a reconhecer as realizações de empresas, industriais e indivíduos no setor de celulose e papel. 

O PPI Awards 2011 foi realizado em Bruxelas, na Bélgica e reuniu participantes de todo o mundo, incluindo representantes de celulose e grandes empresas de papel e fornecedores da indústria. Na entrega do Prêmio a organização destacou a preocupação em cuidar do futuro do negócio onde atuamos e em seguida anunciou a IBEMA como VENCEDORA.

O Representante da Ibema no evento, Fernando Sandri, falou na oportunidade que o fato da Ibema sagrar-se finalista do Prêmio Pulp&Paper Internacional – Awards - PPI 2011, já foi uma honra muito grande. Ganhar este Prêmio é o reconhecimento de que a empresa está no caminho certo. “O 1°Prêmio Ibema Gravura não representa apenas uma campanha promocional, mas o resgate da cultura e da educação junto aos universitários brasileiros”, disse Sandri.

Em seu discurso na entrega do Prêmio, agradeceu a participação dos estudantes de nosso país e que merecem um olhar atento de nossa parte e parabenizou a Risi pela iniciativa. “Nunca é demais dizer que eles são o futuro. Por essa razão se justifica o nosso empenho na criação do 1° Prêmio Ibema Gravura. “Tal empenho traduz, também, a nossa contribuição para a promoção da igualdade de oportunidades e para o apoio ao desenvolvimento desses jovens”, encerrou Sandri. 
Confira as fotos:




Ibema 55 anos.jpg
Sofia Alpendre Baldessar
Supervisora de Marketing
Fone: (41) 3240-7421 Celular: (41) 8882-4182
face.pngtwitter.pngiconeLogo_youtube.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8x5nsZT7d5rwQu5xXeamXtNHqU-FEwGYKUJujvhaPdxa3cuX5X4o50DxlQxMoBs_ffq_octYxQnkJARPJ556qi2eI1uABG7hFYgAoT_F_pPt7IH1CuN7kzD6rAdIeXGFfk8R5duI9A4Mb/s1600/flickr_logo.jpg
100% da produção de celulose e papel no Brasil vêm de florestas plantadas, que são recursos renováveis.


Museu como interface | palestra - oficina e lançamento dos livros em Florianópolis

Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado
Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado

Olá ,

Qual o papel dos museus de arte na contemporaneidade? Essa é a questão central do conjunto de atividades que será realizado pelo Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles em parceria com o Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado e o espaço Contemporão, nos dias 21 e 22 de novembro, em Florianópolis.

No dia 21 de novembro, às 19h, no Museu Victor Meirelles, o professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do Fórum Permanente de Museus, Martin Grossmann, ministrará a palestra "Museu como interface: arquiteturas, arte, gestão e comunidade". A mediação estará por conta do artista Yiftah Peled, do espaço Contemporão. A atividade é gratuita e não é necessário proceder com prévia inscrição.

No mesmo dia, às 20h30, haverá o Lançamento da Coleção de Livros do Fórum Permanente de Museus. Os três primeiros livros, bilíngues, foram premiados pelo Programa Brasil Arte Contemporânea, fruto da iniciativa entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal de São Paulo. A coleção é uma organização de coletâneas de acordo com as temáticas em debate, edições dos relatos críticos produzidos para os eventos registrados no website do Fórum Permanente de Museus e livros que problematizam a institucionalização da arte, seja local como globalmente.

No dia 22 de novembro, das 18h às 22h, as atividades terão continuidade no espaço Contemporão. Martin Grossmann ministrará a oficina "Curadoria e Performance". Serão 10 vagas oferecidas gratuitamente. Para se inscrever, é preciso enviar até o dia 17 de novembro o currículo resumido e uma pequena apresentação de interesses em relação à oficina para o e-mail: contemporao@gmail.com A relação de inscritos será divulgada no dia 18 de novembro.

Data: dias 21 e 22 de novembro de 2011.
Local: Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis/SC) e Contemporão (Rua Frederico Veras, Travessa 7, nº 596, Pantanal, Florianopolis/SC)
Quanto: gratuito.
Mais informações: 48 3222-0692 / mvm.ac@museus.gov.br

Sobre os livros:

Os três primeiros livros, bilíngues, foram premiados pelo edital Publicações em língua estrangeira de Arte Contemporânea do Programa Brasil Arte Contemporânea,  fruto da iniciativa entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal.  A coleção se apresenta por meio de organização de coletâneas de acordo com as temáticas em debate, edições dos relatos críticos produzidos para os eventos registrados no site do Fórum Permanente e livros que problematizem a institucionalização da arte, seja local como globalmente.

Informações sobre os livros (já disponíveis para compra no site da Editora Hedra ou em Livrarias e Distribuidores):

Museu Arte Hoje
Organização de Martin Grossmann & Gilberto Mariotti
Esta coletânea traz importantes contribuições para o entendimento do papel e missão do museu de arte no Brasil e no globo, tendo como ponto de partida o projeto do MASP de Lina Bo Bardi inaugurado em 1968. Participam deste debate gestores, curadores, arquitetos, artistas, entre eles, Paulo Herkenhoff, Marcelo Araújo, Moacir dos Anjos, Marcelo Ferraz e Ricardo Basbaum. O livro demonstra que apesar das recorrentes crises institucionais, a trajetória do Museu de Arte no Brasil é ímpar ao lançar e promover novas idéias e novos modos de operação sócio-cultural. Comprar on-line ou Livrarias e Distribuidores.



Relatos Críticos: Seminários da 27a Bienal de São Paulo
Organização de Ana Letícia Fialho & Graziela Kunsch
A prática de redação e publicação de relatos sobre palestras, oficinas e debates presenciais vem sendo cultivada pelo Fórum Permanente desde as suas primeiras atividades. Este livro reúne alguns dos primeiros relatos produzidos, sobre os seminários internacionais da 27a Bienal de São Paulo, constituindo uma "documentação crítica" dos eventos de 2006. Entre as autoras dos relatos estão Fernanda Pitta, Paula Braga e Paula Alzugaray. O livro inclui o texto de apresentação geral dos seminários, de Lisette Lagnado. Comprar on-line ou Livrarias e Distribuidores.

Modos de Representação da Bienal de São Paulo
de Vinicius Spricigo
Este livro apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado realizada na ECA-USP dedicada a trajetória recente da Bienal de São Paulo, em particular as edições de 1998, 2006 e 2008. Em foco estão as transformações ocorridas nas práticas curatoriais e na esfera institucional da arte. O autor analisa o projeto político e cultural da Bienal buscando entender as mudanças nos modos de representação adotados pelas suas recentes edições. Pautado por sua atuação como editor associado do Fórum Permanente (2006 e 2008), Vinicius problematiza as práticas curatoriais, fornecendo subsídios conceituais para uma discussão crítica à respeito da mediação cultural no contexto das exposições globais de arte contemporânea. Comprar on-line ou Livrarias e Distribuidores.


Esperamos por você! Compartilhe conosco essa data de grande importância para o Fórum Permanente.

Atenciosamente,

Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.

Acompanhe as notícias e atualizações do Fórum Permanente pelo Twitter ou Facebook.
Follow the news and updates of the Permanent Forum on Twitter or Facebook.

Créditos:
Parceiros: