concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

acontece no MASP - novembro

45 ANOS DO PRÉDIO DO MASP
Em 7 de novembro de 1968 foi inaugurada a atual sede do MASP, na Avenida Paulista. Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, a obra - bastante complexa para os padrões da época - levou 12 anos para ser concluída.

Doadora do terreno, a Prefeitura de São Paulo impôs uma condição para sua construção: que a vista para o centro da cidade fosse preservada. Isso porque, entre 1916 e 1957, o terreno dava espaço ao Belvedere Trianon, importante conjunto de pavilhões famoso por seu charme e conhecido como mirante, além de ponto de encontro e passeios da sociedade paulistana.  A partir dessa condição, foram projetadas as quatro colunas que sustentam o prédio, dando origem a um vão livre com comprimento de 78 metros.

Sua inauguração contou com a ilustre presença da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, além das maiores autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular na Avenida Paulista, em frente ao edifício. Hoje, o prédio “do MASP” (na verdade, cedido em comodato pela Prefeitura) é um dos grandes cartões postais da cidade.
TRIUNFO DO DETALHE (E DEPOIS, NADA)

Sem previsão de encerramento | Galeria Georges Wildenstein (2º andar)

A exposição tem a intenção de mostrar ao visitante que toda obra tem seu sentido próprio. Porém, além daquele de início buscado pelo artista, pode adquirir outro(s) significado(s) conforme seu lugar no cenário da história e nas mostras de que participa. Uma flor, um relógio sobre a mesa, um sorriso... No detalhe de uma obra-prima, o artista revela seu valor maior e constrói narrativas que permitem ao espectador apreciar a obra e seu conjunto. 60 obras do Acervo MASP podem ser apreciadas, entre elas, pinturas de Monet, Van Gogh, Cézanne, Velázquez, Ticiano, Frans Hals, Picasso, Matisse, entre outros importantes mestres.

LUCIAN FREUD: CORPOS E ROSTOS Até 02 de fevereiro de 2014 | Galeria Horácio Lafer (1º andar)
Considerado um dos maiores artistas de seu tempo, a mostra concentra-se na obra gráfica de Lucian Freud, com 44 gravuras e 6 pinturas do artista além de 28 fotos de David Dawson, seu amigo, fotógrafo oficial, assistente e modelo. Dawson confere em suas fotos a mesma dramaticidade e intensidade das obras de Freud.  <![ if !vml ]>


CLUBE INFANTIL DE ARTE SUZANA RODRIGUES
Programa de fidelização às atividades do museu destinados a crianças. A duração do programa é de fevereiro a fevereiro, e as inscrições podem ser feitas de fevereiro a novembro de cada ano, de segunda a domingo, no horário de funcionamento do Museu. Para inscrever e receber a carteirinha, o responsável pelo interessado deve entregar na recepção do Museu um envelope aos cuidados do Serviço Educativo com os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida (pode ser solicitada na hora), 2 fotos 3X4 e uma cópia da Certidão de Nascimento.


A MÃO DO POVO BRASILEIRO, PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO MASP

No dia 7 de novembro de 1968, o MASP inaugurava a sua nova sede na Av. Paulista. A primeira grande exposição ocorreria apenas em junho de 1969, intitulada “A Mão do Povo Brasileiro”. Foram expostos móveis, ex-votos, as carrancas do Rio São Francisco, mamulengos, cordéis e toda a sorte de objetos tipicamente brasileiros.

Os registros dessa e de outras exposições do MASP podem ser facilmente consultados nos arquivos da Biblioteca e Centro de Documentação do MASP, que possui cerca de 200.000 documentos sobre as exposições, o acervo e demais eventos do museu.


Jcmnov2013.png
BACHIANA FILARMÔNICA SESI SP
Dia 27 às 20h Grande Auditório | entrada gratuita – distribuição de senhas uma hora antes
Regente: Maestro João Carlos Martins
A qualidade dos músicos da Bachiana Filarmônica , selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala, sendo duas noCarnegie Hall em 2007 e 2008 e três no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011 - NY.



A Escola do MASP está trabalhando na programação 2014 – aguarde mais informações em breve. Para outras dúvidas, entre em contato através do e-mailescola@masp.art.br ou pelos telefones 11 3251-5644 ramal 2104 e 11 3253-9663, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

30ª BIENAL DE SÃO PAULO EXPÕE OBRAS DO ACERVO MASP
As obras do artista Willys de Castro, Objeto Ativo, 1959 e Objeto Ativo, 1961  que pertencem ao MASP, participam da exposição intitulada Mostra dos 60 Anos de Arte Brasileira na 30ª Bienal de São Paulo, também denominada“30×bienal|Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª edição”, realizada naFundação Bienal de São Paulo, até 8 de dezembro de 2013.

CÉZANNES DO MASP PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO EM ROMA
O Complesso del Vittoriano, situado no monumento a Vittorio Emanuele II em Roma, Itália, apresenta no período de 4 de outubro de 2013 a 9 de fevereiro de 2014 a exposição Cézanne and the Twentieth-Century Italian artists – Rome / Cézanne e os artistas italianos do Seculo XX - Roma. Negro Cipião e Rochedos em l’Estaque, de autoria de Paul Cézanne, pertencentes à Coleção do MASP, participam da mostra.


LIVRO GERAÇÃO 00 - FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

LIVRO GERAÇÃO 00, DAS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO,
REALIZA MAPEAMENTO DA FOTOGRAFIA
CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA


Geração 00 – A nova fotografia brasileira é o projeto mais amplo de documentação da produção artística fotográfica já realizado sobre os anos 2000. Organizado pelo jornalista e curador Eder Chiodetto, o livro apresenta um inédito mapeamento da fotografia brasileira ligada às artes visuais e ao documentarismo.
A primeira década deste novo século marca a consolidação da (r)evolução tecnológica e dos novos parâmetros de produção e circulação das imagens a partir da disseminação das câmeras digitais e da internet, popularizados na segunda metade da década anterior. Essa massificação do uso da fotografia evidenciou, ainda, o fato de que qualquer fotografia incorpora realidade e ficção em sua trama, como já afirmavam vários teóricos da comunicação.
A pesquisa se pautou pela busca de trabalhos e autores que, de diversas formas, contribuíram para expandir o repertório conceitual e simbólico da fotografia brasileira nessa década. Para enfatizar essa expansão da linguagem fotográfica, todas as obras selecionadas foram criadas entre os anos 2001 e 2010.

“Apesar de toda a complexidade da cena cultural do período, Eder Chiodetto acertou em cheio ao assumir esses artistas aqui publicados como aqueles que, de certa maneira, representam as diferentes possibilidades do fazer fotográfico contemporâneo. Tendências de gêneros e técnicas fotográficas que se fundem para atiçar a sintaxe, que de tempos em tempos precisam ser sacudidas e renovadas. E digo mais, é impossível ficar impassível diante da exuberância desta Geração 00, com artistas que se revelaram tão engenhosos.”
Rubens Fernandes Jr., jornalista, curador e crítico de fotografia



Contingências e referências históricas ressoam nessas obras, possibilitando a percepção dos diálogos e variáveis que as relacionam”.
Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo

O título Geração 00 da publicação surgiu em razão de todos os anos da década possuírem dois zeros. 2001 a 2010 (ou 01-10) remete ao sistema binário, que é a base eletrônica dos computadores e dos pixels das imagens digitais, e que possibilitou uma transformação total no modo de vida da humanidade devido a sua imensa capacidade de circulação de informações. O projeto gráfico do livroinspira-se neste conceito e resulta, ainda, numa sobrecapa que, a escolha do leitor, pode ser montada em quatro versões diferentes.
A primeira parte da publicação bilíngue (português/inglês)traz textos do professor da Universidade Paris VIII e do Instituto Nacional de História da Arte e autor de vários livros sobre arte contemporânea e fotografia François Soulages; do historiador e doutor em comunicação pela ECO/UFRJ Maurício Lissovky; e do próprio Eder Chiodetto, que apresenta um amplo panorama sobre a história, importância e evolução da fotografia, desde a manipulação de técnicas até a formação artística.
Geração 00 revela a originalidade das obras de 49 artistas, 3 coletivos e do projeto Foto Repórter, refletindouma geração em sintonia com as transformações da fotografia a partir do início do século: a metalinguagem dos trabalhos nos quais os artistas se utilizam da fotografia como desdobramento; a foto utilizada como registro de uma performance ou como uma mescla de pintura e gravura; o flerte entre fotografia e cinema; o novo fotojornalismo; o suporte fotográfico que extrapola os limites da fotografia com projeções e manipulações exaustivas; ascriações que focam no mundo contemporâneo, problematizando o próprio fazer fotográfico.
A segunda parte do livro, reservada às imagens, abre com a fotografia de umxabono (casa comunitária dos índios ianomâmi)cravadona floresta amazônica. Realizada com filme infravermelho, a imagem causa impacto ao modificar a luminosidade do espaço, banhando-o de vermelho, em clara alusão ao sangue derramado no embate entre brancos e indígenas. Esta imagem foi realizada por Cláudia Andujar em 1976. Assim como na exposição homônima ao livro realizada no Sesc Belenzinho em 2011, a fotógrafa é homenageada por ter se tornado um símbolo para esta nova geração,visto que sua obra, inicialmente produzida dentro dos cânones do fotojornalismo, quebrou barreiras ao ser exibida em galerias e bienais em diversos países.

“Essa geração adentra o novo século desacomodando classificações, derrubando tabus e transgredindo zonas de conforto entre
as linguagens. Bem-vinda, Geração 00.”
Eder Chiodetto

Artistas: Claudia Andujar (artista homenageada) | Alexandre Sequeira (PA) | Anderson Schneider (PR) | Bárbara Wagner (DF) | Breno Rotatori (SP) | Bruno Faria (PE) | Caio Reisewitz(SP) | Carlos Dadoorian (RJ) | Cia de Foto (SP) | Cinthia Marcelle (MG) | Cris Bierrenbach(SP) | Daniel Malva (SP) | Denise Gadelha (PA) | Ding Musa (SP) | FecoHamburger(SP) | Felipe Cama (RS) | FotoRepórter: O Estado de São Paulo(SP) | Galeria Experiência (SP) | Garapa (SP) | Gisela Motta e Leandro Lima (SP) | Giselle Beiguelman(SP) | Guilherme Maranhão (RJ) | Gustavo Pellizzon(SP) | Guy Veloso (PA) | Helga Stein (GO) | Jéssica Mangaba (SP) | João Castilho (MG) | João Wainer (SP) | Jonathas de Andrade (AL) | Leonardo Costa Braga (DF) | Lia Chaia(SP) | Lucas Simões (SP) | Marie Ange Bordas (RS) | Matheus Rocha Pitta (MG) | Milla Jung (PR) | OdiresMlászho(PR) | Patricia Gouvêa (RJ) | Pedro David (MG) | Pedro Motta (MG) | Rafael Assef(SP) | Raquel Brust(RS) | Roberta Dabdab(SP) | Rodrigo Albert (MG) | Rodrigo Braga (AM) |Rodrigo Torres (RJ) | Rodrigo Zeferino (MG) | Sofia Borges (SP) | Thiago Rocha Pitta (MG) | Tom Lisboa (GO) | Tony Camargo(PR) | Tuca Vieira (SP)  | Wagner Oliveira (RJ)

FICHA TÉCNICA:

Editora: Edições Sesc São Paulo
ISBN: 987.85.7995.069.8
Páginas: 272p.
Formato: 24 x 24 cm

LANÇAMENTO:
*Na ocasião, haverá um bate-papo com Eder Chiodetto e Ronaldo Entler
Data: 3 de dezembro, a partir das 20h
Local: Sesc Belenzinho 
Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho


As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc em São Paulo (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portalwww.sescsp.org.br/livraria.

SOBRE O ORGANIZADOR:
Eder Chiodetto é mestre em comunicação pela Universidade de São Paulo — USP, onde defendeu a dissertação Fotojornalismo: realidades construídas e ficções documentais (2008). Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia. Como docente ministrou, entre 2005 e 2010, aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP. Desde 2010, coordena grupos de Estudos e Criação em Fotografia em seu ateliê (SP). Em 2009, foi eleito o melhor curador de fotografia do país pela revista Clix/ Fotosite. É autor dos livros Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição(Funarte, 2013) e O lugar do escritor (Cosac Naify, 2002, um dos vencedores do prêmio Jabuti 2004), além de coordenador editorial da coleção Fotoportátil (Cosac Naify), pela qual editou os livros de Raul Garcez (2005), AntonioSaggese (2005), Cris Bierrenbach (2005), Eustáquio Neves (2005), Luiz Braga (2005) e Rosângela Rennó (2005). Atua como curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006 e realiza, desde 2004, projetos autorais de curadoria para diversas instituições nacionais e internacionais. Realizou a coordenação editorial dos livros Araquém Alcântara fotografias (Terra Brasil, 2011); Amazônia, de Araquém Alcântara e Alex Atala (Terra Brasil, 2011); Sertão sem fim, de Araquém Alcântara (Terra Brasil, 2010); Paisagem Submersa, de João Castilho, Pedro David e Pedro Motta (Cosac Naify, 2008); e German Lorca, (Cosac Naify, 2013), entre outros. Entre as exposições que assinou como curador destacam-se: O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, 2012, Maison Européenne de laPhotographie, Paris, França, e Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil;Mythologies: BrazilianContemporaryPhotography, 2012, Galeria Shiseido, Tóquio, Japão; Documental Imaginário, 2012, Oi Futuro, Rio de Janeiro, Brasil; Estratégias para Luzes Acidentais, 2011, Galeria Luciana Brito, São Paulo, Brasil; Fotopinturas – Coleção TitusRiedl, 2011, Galeria Estação, São Paulo, Brasil; Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo, 2009, Sesc Pinheiros, São Paulo, Brasil; Bressonianas, 2009, com itinerância entre Sesc Pinheiros, Araraquara, São Carlos, Taubaté e Santos, Brasil e A Invenção de um Mundo  acervo da Maison Europeénne de La Photographie, 2009, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SP:
Segmento editorial do Sesc, as publicações das Edições Sesc SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. As Edições Sesc SP têm em seu catálogo publicações nas áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais, que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fundação Badesc abre inscrições para edital de exposições 2014 - SC


Estão abertas as inscrições para o Edital de Exposições do Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. Até 27 de janeiro de 2014, artistas e curadores poderão enviar seus projetos pelos correios ou entregar diretamente na Fundação Cultural Badesc, de segunda a sexta, das 12h às 19h. O folder impresso com o regulamento do concurso pode ser retirado na Fundação e a versão on line está disponível em www.fundacaoculturalbadesc.com. Nesta edição foi ampliado o número de selecionados de quatro para sete, com a criação da modalidade curador. Serão contemplados seis projetos de artistas com prêmio total de R$ 7,2 mil e um para o projeto de curador no valor de R$ 2,4 mil.

Fonte: Fundação Cultural Badesc

Mestrado de Preservação de Patrimônio - IPHAN - RJ

Iphan recebe inscrições para vaga em Mestrado de Preservação de Patrimônio
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recebe até 20/11/13 inscrições para o preenchimento de uma vaga de recém-doutor no Mestrado Profissional em Preservação do patrimônio Cultural (PEP/MP) no Rio de Janeiro. Os interessados devem enviar a documentação solicitada (disponível no site:www.iphan.gov.br) para o endereço eletrônico mestrado.pep@iphan.gov.br. | Mais informações: Setor de Difusão Cultural?Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Catete: CNFCP?Rua do Catete, 179, (metrô Catete), tel. (21)2285-0441/ 2285-0891/ 2205-0090, ramais 204, 205 e 206.?www.cnfcp.gov.br | www.iphan.gov.br

Fonte: Mapa das Artes

SALÃO DA AQUARELA & SALÃO DE ARTE NO PAPEL - APBA

SALÃO DA AQUARELA
&
SALÃO DE ARTE NO PAPEL


Inscrição e entrega das obras:  


Até 19 de novembro de 2013


Das 08h30 às 20h00 na sede da Associação Paulista de Belas Artes (APBA)

Exposição: 23 de novembro a 11 de dezembro de 2013
  
PARTICIPE

Associação Paulista de Belas Artes
Rua Conselheiro Crispiniano, 53 – 13º andar

Tels.: (11) 3214.1711 // 3105.1660 - Cel.: (11) 9.8195.9148


Fonte: Divulgação APBA

Curso Arte Contemporânea e Inhotim - SP


 

com Denise GadelhaO curso propõe uma abordagem de características históricas da arte contemporânea, enfocando especialmente a expansão dos limites do museu e aceitação do contexto como elemento constituinte da obra. Para tal, o acervo do Instituto Inhotim será tomado como base para a discussão a respeito do impacto da nova arte sobre os modos de exibição.



Denise Gadelha
Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. É artista, professora e curadora. É diretora do departamento de fotografia da Galeria Vermelho (SP).
Em 2012 cursou o programa intensivo de Art and Business no Sotheby’s Institute of Art em Londres. Conduziu o programa educativo da SP_Arte/Foto (setembro/2010) e o ciclo de palestras na SP_Arte/Foto em 2011.
Realizou acompanhamento de artistas e curadoria da exposição inaugural da galeria El Borde, no Centro de la Imagen, Lima, Peru (2011).
·                                 Informações
·                                 Data 16/11
·                                 Duração: 1 encontro
·                                 Dia: Sábado
·                                 Horário: das 14h às 16h
·                                 Valor: R$ 130,00


CASA DO SABER
R. Dr. Mario Ferraz, 414
+55 11 3707 8900


Fonte: Casa do saber