concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

acontece no MASP - novembro

45 ANOS DO PRÉDIO DO MASP
Em 7 de novembro de 1968 foi inaugurada a atual sede do MASP, na Avenida Paulista. Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, a obra - bastante complexa para os padrões da época - levou 12 anos para ser concluída.

Doadora do terreno, a Prefeitura de São Paulo impôs uma condição para sua construção: que a vista para o centro da cidade fosse preservada. Isso porque, entre 1916 e 1957, o terreno dava espaço ao Belvedere Trianon, importante conjunto de pavilhões famoso por seu charme e conhecido como mirante, além de ponto de encontro e passeios da sociedade paulistana.  A partir dessa condição, foram projetadas as quatro colunas que sustentam o prédio, dando origem a um vão livre com comprimento de 78 metros.

Sua inauguração contou com a ilustre presença da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, além das maiores autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular na Avenida Paulista, em frente ao edifício. Hoje, o prédio “do MASP” (na verdade, cedido em comodato pela Prefeitura) é um dos grandes cartões postais da cidade.
TRIUNFO DO DETALHE (E DEPOIS, NADA)

Sem previsão de encerramento | Galeria Georges Wildenstein (2º andar)

A exposição tem a intenção de mostrar ao visitante que toda obra tem seu sentido próprio. Porém, além daquele de início buscado pelo artista, pode adquirir outro(s) significado(s) conforme seu lugar no cenário da história e nas mostras de que participa. Uma flor, um relógio sobre a mesa, um sorriso... No detalhe de uma obra-prima, o artista revela seu valor maior e constrói narrativas que permitem ao espectador apreciar a obra e seu conjunto. 60 obras do Acervo MASP podem ser apreciadas, entre elas, pinturas de Monet, Van Gogh, Cézanne, Velázquez, Ticiano, Frans Hals, Picasso, Matisse, entre outros importantes mestres.

LUCIAN FREUD: CORPOS E ROSTOS Até 02 de fevereiro de 2014 | Galeria Horácio Lafer (1º andar)
Considerado um dos maiores artistas de seu tempo, a mostra concentra-se na obra gráfica de Lucian Freud, com 44 gravuras e 6 pinturas do artista além de 28 fotos de David Dawson, seu amigo, fotógrafo oficial, assistente e modelo. Dawson confere em suas fotos a mesma dramaticidade e intensidade das obras de Freud.  <![ if !vml ]>


CLUBE INFANTIL DE ARTE SUZANA RODRIGUES
Programa de fidelização às atividades do museu destinados a crianças. A duração do programa é de fevereiro a fevereiro, e as inscrições podem ser feitas de fevereiro a novembro de cada ano, de segunda a domingo, no horário de funcionamento do Museu. Para inscrever e receber a carteirinha, o responsável pelo interessado deve entregar na recepção do Museu um envelope aos cuidados do Serviço Educativo com os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida (pode ser solicitada na hora), 2 fotos 3X4 e uma cópia da Certidão de Nascimento.


A MÃO DO POVO BRASILEIRO, PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO MASP

No dia 7 de novembro de 1968, o MASP inaugurava a sua nova sede na Av. Paulista. A primeira grande exposição ocorreria apenas em junho de 1969, intitulada “A Mão do Povo Brasileiro”. Foram expostos móveis, ex-votos, as carrancas do Rio São Francisco, mamulengos, cordéis e toda a sorte de objetos tipicamente brasileiros.

Os registros dessa e de outras exposições do MASP podem ser facilmente consultados nos arquivos da Biblioteca e Centro de Documentação do MASP, que possui cerca de 200.000 documentos sobre as exposições, o acervo e demais eventos do museu.


Jcmnov2013.png
BACHIANA FILARMÔNICA SESI SP
Dia 27 às 20h Grande Auditório | entrada gratuita – distribuição de senhas uma hora antes
Regente: Maestro João Carlos Martins
A qualidade dos músicos da Bachiana Filarmônica , selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala, sendo duas noCarnegie Hall em 2007 e 2008 e três no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011 - NY.



A Escola do MASP está trabalhando na programação 2014 – aguarde mais informações em breve. Para outras dúvidas, entre em contato através do e-mailescola@masp.art.br ou pelos telefones 11 3251-5644 ramal 2104 e 11 3253-9663, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

30ª BIENAL DE SÃO PAULO EXPÕE OBRAS DO ACERVO MASP
As obras do artista Willys de Castro, Objeto Ativo, 1959 e Objeto Ativo, 1961  que pertencem ao MASP, participam da exposição intitulada Mostra dos 60 Anos de Arte Brasileira na 30ª Bienal de São Paulo, também denominada“30×bienal|Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª edição”, realizada naFundação Bienal de São Paulo, até 8 de dezembro de 2013.

CÉZANNES DO MASP PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO EM ROMA
O Complesso del Vittoriano, situado no monumento a Vittorio Emanuele II em Roma, Itália, apresenta no período de 4 de outubro de 2013 a 9 de fevereiro de 2014 a exposição Cézanne and the Twentieth-Century Italian artists – Rome / Cézanne e os artistas italianos do Seculo XX - Roma. Negro Cipião e Rochedos em l’Estaque, de autoria de Paul Cézanne, pertencentes à Coleção do MASP, participam da mostra.


Nenhum comentário: