concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 10 de setembro de 2011

3º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre - 11 set 2011, Juiz de Fora / MG


 Confraria de Arte: http://confrariadearte.blogspot.com/

3º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre - 11 set 2011, Juiz de Fora / MG

Gostaria de vivenciar um dia agradável?
A Confraria de Arte – coletivo de artistas visuais de Juiz de Fora, realiza pelo terceiro ano consecutivo o Worldwide Paintout 2011 - Encontro Mundial de Pintura ao ar Livre. Este é um evento anual que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, convencionalmente, no segundo fim de semana do mês de setembro.
Este ano, à convite da Fundação Museu Mariano Procópio (MAPRO), o evento em nossa cidade, acontecerá no Parque do Museu, no dia 11 - próximo domingo, a partir das 9h.
Além de um ambiente agradável e propício à realização da prática de pintura ao ar livre - Plein Air, como era conhecida na segunda metade do século XIX na Europa, os interessados terão a oportunidade de conhecer também, as obras da coleção de pinturas em miniatura que pertenceu à Viscondessa de Cavalcanti (1852-1946), prima do fundador do Macro - Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), hoje acervo do Museu, conforme explica Douglas Fasolato, diretor da instituição. Como ainda, desfrutar de uma boa música ao som do jazz ao violão e piano e clássicos da música brasileira na voz de Carlos Henrique Pereira - edição especial do Projeto Música no Parque.
A iniciativa do Encontro visa unir a categoria artística e fomentar a arte no meio social, sendo assim, indispensável a presença de todos os artistas, apreciadores e do público em geral.
A programação de domingo também inclui aula aberta, isto é, aqueles que desejarem experimentar a prática da pintura poderão receber auxílio de profissionais que estejam no local. Já tendo presença confirmada para este fim, os membros da Confraria de Arte: Leonardo Paiva, Márcia Marques, Marcillene Ladeira, Valleria Gouveia, Rose Valverde, Vaneza Lara, Adauto Venturi, Fernanda Toledo, Luiz Gonzaga, Kátia Lopes e Maurílio Souza. Este ano também estamos recebendo apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras (ABAAP).
Traga seu material: tela, papel, placas, pincéis, lápis, tinta à óleo, acrílica, aquarela, spray, máquina fotográfica, ... Não importa a técnica que irá utilizar, o importante é comparecer!
A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.
Membro da Confraria de Arte - Marcillene Ladeira

Mostra "Brasil Brasileiro" no Chile

muestrarte - Argentina

PROXIMO MUESTRARTE HAPPENING DIAS 14, 15 Y 16 DE OCTUBRE 2011
ENVIANOS TU PROPUESTA: EXPOSICIONES, CIRCOKABARET, SESSION, VISUALES, CONCIERTOS, DESFILES DE MODA Y MUCHO MÁS. TE ESPERAMOS. PARTICIPA!!

Rubens Gerchman: os últimos anos

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Katsunori Nishio e Enio Cintra







        
 Obras do artista plástico japonês Katsunori Nishio
e do santista Enio Cintra.'. formam nova exposição
no Espaço Cultural Tremendão, em Santos

MOSTRA É ABERTA AO PÚBLICO DE 13 DESTE MÊS A 13 DE OUTUBRO

Mais uma vez o Espaço Cultural Tremendão, em Santos, abre suas portas para os mais renomados artistas plásticos do País. De terça-feira (13) a 13 de outubro, a galeria promove exposição que reunirá 40 obras de Enio Cintra, pintor santista reconhecido nacionalmente, e Katsunori Nishio, artista plástico japonês radicado no Brasil. A vernissage, com a presença dos dois artistas, será na terça-feira, às 20 horas. A mostra, com entrada gratuita é realizada de segunda a sábado, das 10 às 19 horas.
Apesar de residir em São Paulo, Enio Cintra nunca perdeu a ligação com sua cidade natal. Prova disso é que, em 2003, doou à Secult (Secretária de Cultura de Santos) duas telas que retratam a Igreja do Valongo e a Estação Rodoviária de Santos. Antes disso, em 1995, Cintra já havia doado outra obra à Secult, o quadro que denominou de Minha Ampulheta.
“Mais uma vez, abrimos nosso espaço para que o público santista tenha chance de conhecer obras de um grande artista da Cidade, que alcançou projeção nacional. Santos tem um ambiente inspirador para os artistas e procuramos prestigiar os que demonstram o amor pela cidade em suas pinturas” diz Ivo Moreira, proprietário do Espaço Cultural Tremendão.
O trabalho de Enio Cintra inclui também ilustrações e gravuras. Porém, o foco da Exposição no Espaço Cultural Tremendão serão pinturas, que têm como principal característica a luz. Com habilidade, ele faz uma síntese inteligente e particular da natureza, fundindo o moderno e o clássico.
 “Sou um homem em busca  de mim mesmo,  e procuro  colocar isso em formas e traços,  por vezes palavras.  Isto tudo já é o processo criativo,  o significado de uma obra”, afirma o artista santista.
Já Katsunori Nishio apresentará algumas obras baseadas na técnica do hiperrealismo e outros quatros, muito coloridos, produzidos dentro de um estilo próprio, adotado pelo artista há três anos. Como destaque estão telas que estampam imagens de cavalos. Haverá obras em técnica óleo sobre tela e técnica mista.
A Exposição Enio Cintra e Katsunori Nishio tem a curadoria de Célia Cristina Teixeira e mais informações pelo telefone (13) 9202.6869.

O Espaço Cultural Tremendão
fica na Rua Brás Cubas, 404, na Vila Mathias, em Santos.
Mais informações no www.tremendao.com.br

EXPOSIÇÃO ÁLBUNS LITOGRÁFICOS NA DUMARESQ Galeria de Arte


 
De Segunda a Sábado, de 12 a 17 de Setembro de 2011.
 
 

Lúcia Roberta Dumaresq P. de Carvalho Valle
DUMARESQ Galeria de Arte
R. Professor Augusto Lins Silva, 1033
Boa Viagem - Recife - PE - 51130-030
55 81 33410129
           beta@dumaresq.com.br
 

Torres García - Torres García - Geometria, Criação, Proporção



Curadoria de Alejandro Díaz e Jimena Perera
exposição_ 10/09/2011 a 20/11/2011

percurso expositivo proposto pela mostra Geometria, criação, proporção, dedicada ao artista Joaquín Torres García (Montevidéu, 1874 – Montevidéu, 1949), abordará os mais significativos períodos da ampla trajetória do artista uruguaio, e ocupará dois pisos expositivos da Fundação Iberê Camargo.
segmento_ pintura, desenho
local_
Fundação Iberê Camargo
Avenida Padre Cacique 2000
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil
55-51-3247-8000
site@iberecamargo.org.br
http://www.iberecamargo.org.br

horários_
Terça a domingo, das 12h às 19h; quintas até 21h

Fonte: Canal Contemporâneo

Beatriz Milhazes em Berlim


 
lançamento_ 10/09/2011, sábado, 18-20h
A galeria Max Hetzler, em Berlim, tem o grande prazer de apresentar a terceira exposição da artista carioca Beatriz Milhazes. No centro da exposição serão expostas quatro telas monumentais de diferentes tamanhos que representam as quatro estações. Esses quadros são compostos de motivos florais e formas simétricas que são sintomáticas da obra de Beatriz Milhazes. Seu trabalho é fortemente influenciado pelo clima e pela vegetação tropical de seu país de origem, o Brasil, ele é ritmicamente construído e repleto de cores únicas e exuberantes.

Galerie Max Hetzler
Oudenarder Straße 16-20
Berlim / / Alemanha
49-30-4597-7420
www.maxhetzler.com

horários_
Terça a sábado, 11-18h

fonte: Canal Contemporâneo

IV Convocatória de Arte - Arte em Xeque



Convidamos para a abertura da Exposição da
IV Convocatória de Arte - Arte em Xeque
e o lançamento do Catálogo e Caixa Objeto Marcando a Arte*,
na CESUCA, em Cachoeirinha, dia 12 de setembro de 2011, 18h.
Abraços
Atelier Plano B
8448.4895

*a venda por R$20,00 Catálogo e Caixa, contendo um exemplar da obra de cada artista do Marcando a Arte: 110 marcadores de páginas.