concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

5ª Primavera dos Museus



A Primavera é a estação do ano ligada à renovação. Essa época de reflorescimento da flora e da fauna terrestres foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), para desenvolver o evento denominado Primavera dos Museus, que em 2011 chega à sua 5ª edição. A iniciativa será realizada entre os dias 19 e 25 de setembro, em 310 cidades brasileiras, e nesse período serão oferecidas 1.779 atividades em 589 instituições museológicas.
A 5ª Primavera dos Museus terá como tema Mulheres, Museus e Memórias, abrindo espaço para a reflexão sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. O objetivo do evento, coordenado pelo Ibram e realizado pelas instituições participantes, é sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Uma ampla e diversificada programação movimentará a semana dedicada aos museus de todo país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são exemplos do que esses sete dias do mês de setembro reservam.
A programação elaborada é ampla e repleta de variedades, como, por exemplo, a série de visitas guiadas nos dias 22, 24 e 25 de setembro ao Museu do Futebol, em São Paulo, para uma reflexão sobre a participação da mulher no campo do esporte; a ação educativa – Leitura de imagem e o feminino a partir de obras de Lasar Segall, por meio de uma análise de fotografias e desenhos de suas modelos de referência e discussão sobre o seu processo de criação, dia 21 de setembro, no Museu Lasar Segall, em São Paulo; e também o show de encerramento do evento com a cantora Nana Caymmi, nos jardins do Museu da República, no Rio de Janeiro.
Confira as atividades que compõem a programação completa da 5ª Primavera dos Museus, em todo o país.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC

Nenhum comentário: