concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1º Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi - Construtor de um novo paradigma cultural


Agência FAPESP – O 1º Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi: “Construtor de um novo paradigma cultural” será realizado de 12 a 14 de setembro, em Campinas (SP). O evento é promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e teve apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica.
O I Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi, construtor de um novo paradigma cultural realiza-se no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na UNICAMP entre os dias 12 e 13 de setembro das 10:00 às 17:30, estendendo-se ao Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP) das 14:30 às 17:30 do dia 14.
“A invenção de uma personagem – iconografia e fortuna de Pietro Maria Bardi nos primeiros anos trinta” e “Bardi: Ponha Villa para trabalhar” serão, respectivamente, os temas de Paolo Rusconi e Davide Colombo, ambos da Università degli Studi di Milano (Itália).
Elisa Camesasca, curadora do arquivo Filippo de Pisis, falará sobre o tema “Pietro Maria Bardi e Ettore Camesasca: correspondência entre 1974 e 1976”. “Bardi, Pound e o Facismo” será o tema do curador independente Zeno Birolli.
Nelson Aguilar, professor da Unicamp, apresentará a palestra “Bardi ensaísta: Carrà e Soffici; Segall e Portinari”. Rodrigo Paiva, pós-doutorando da Unicamp, abordará o tema “Max Bill no Brasil: um projeto de Pietro Maria Bardi”. A doutoranda Grazielle Santos Silva, da Unicamp, falará sobre “Emilio Villa e sua colaboração no Museu de Arte de São Paulo”.
Os mestrandos da Unicamp Pedro Ivo Carvalho e Luna Villas-Bôas Lobão, respectivamente, falarão sobre os temas “Cinema no museu: nas origens do Masp” e “Museologia do Masp da rua 7 de abril: um estudo da concepção de Pietro Maria Bardi para o Masp em seus primeiros anos”.
Mais informações: http://simposiobardi.com


Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) 

Nenhum comentário: