concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil é convidado especial da 10ª bienal de fotografia mexicana de 2011 - Fotoseptiembre



Maureen Bisilliat
A fotógrafa brasileira de origem britânica Maureen Bisilliat participa de feira de fotografia no México

O Brasil será o convidado de honra da 10ª edição da bienal de fotografia mexicana "Fotoseptiembre 2011", que apresentará exposições de Maureen Bisilliat, de Joaquim Paiva e de Milton Guran, entre outros artistas.

Os eixos da participação brasileira são três: "a modernidade", "a cidade" e "a antropologia", segundo Alejandro Castellanos, diretor do Centro de Imagem - que exibe a partir de 8 de setembro cerca de 200 imagens que Basilliat capturou nas décadas de 60 e 70 no Brasil. A artista, que retratou o mundo de três grandes escritores brasileiros (João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Jorge Amado), comentou que com esta obra se sente como uma mensageira do passado. De Joaquim Paiva, atual cônsul do Brasil em San Francisco, poderá ser vista a série "Lembranças de Brasília" com 142 imagens; e do antropólogo Milton Guran serão expostas 81 fotografias de motivo antropológico que são parte da série "Filhos da terra", tiradas entre a década de 70 e 90, refletindo aspectos da vida de 16 tribos indígenas brasileiras.

O país também será lembrado com o encontro "México-Brasil: Zonas de experiência", no qual está previsto um diálogo de fotógrafos de ambas as nações. No total, "Fotoseptiembre 2011" contará com 211 exposições, das quais 85% serão realizadas em diferentes estados do país, montadas em 167 espaços com a presença de 641 fotógrafos de 18 países.

Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário: