concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 10 de maio de 2014

Felix Vallotton (1865-1925) at the Van Gogh Museum in Amsterdam


A visitor looks at recently acquired woodcut prints by Franco-Swiss artist Felix Vallotton (1865-1925) at the Van Gogh Museum in Amsterdam, on May 8, 2014. The exhibition ''Felix Vallotton. Fire Beneath the Ice'' presents paintings and prints at the Van Gogh Museum until June 1, 2014. AFP PHOTO/ANP/ OLAF KRAAK.

sobrelivros - ateliê Aberto - Casa Contemporânea - SP

Casa
 
sobrelivros - Ateliê Aberto – SP Estampa 2014

sobrelivrosA sobrelivros pretende no SP Estampa 2014, realizar um Ateliê Aberto durante o período de 12 a 18 de maio das 14 às 18h. O Ateliê Aberto sobrelivros – SP Estampa 2014, será realizado no mezanino do Ateliê Coletivo da Casa Contemporânea, onde a sobrelivros mantem o seu espaço de trabalho. Saiba mais!
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015
© 2014 Casa Contemporânea. All Rights Reserved. Design by Zwei Arts.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

MARCELO TINOCO | ERA UMA VEZ... e PROJETO ZIP'UP: DARÉ - Zipper Galeria - SP

Newsletter | 2014



MARCELO TINOCO | ERA UMA VEZ...
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO, DAS 19H ÀS 22h

A Zipper Galeria apresenta a partir de 13 de maio de 2014, às 19h, a exposição Era Uma Vez..., do artista Marcelo Tinoco. A mostra, com texto do curador Ricardo Resende, é composta por uma série de fotografias que juntam histórias para narrar o tempo.

Marcelo Tinoco usa da manipulação digital de elementos plásticos e figurativos para explorar a fronteira entre o real e o ficcional. O seu processo artesanal de construir “quadro a quadro” poderia definir sua técnica como “foto pintura-quadro”, experimentações que ampliam a noção de linguagem fotográfica.

Na nova série 1900, Belle Époque Rural, que fará parte da exposição na Zipper Galeria, o artista utiliza o tipo de luz dos impressionistas, o uso de muitas plantas e flores nas bordas das fotos como se emoldurassem a cena, fazendo referência ao estilo Art Nouveau. Sua tese é que a inspiração para o estilo artístico deste movimento viria do campo, dos camponeses. Para afirmar sua teoria, busca as raízes do movimento valorizando o ambiente rural, o ambiente deste homem do campo. Marcelo Tinoco busca reconstituir o mundo visto em filmes como Fanny & Alexander e Morangos Silvestres, do cineasta sueco Ingmar Bergman, que retratam com fidelidade a sociedade daquela época.

Para o curador Ricardo Resende, as obras de Tinoco criam sensações visuais que buscam destacar expressões e situações humanas, criando uma condição fotográfica que dialoga com nossa memória, com o nosso imaginário de tempos remotos somados à situações atuais.

Marcelo Tinoco
Nasceu (1967) e reside em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela FAAP. Em seus trabalhos autorais, as paisagens, as personagens, as situações – primeiro documentadas em viagens, logo dissecadas e arquivadas em banco de dados – são submetidas a um exercício de reciclagem que resulta em imaginário nômade. Em cada imagem, a colagem de instantes decisivos e a aproximação de geografias até então díspares. Como exposições podemos citar: Individual Fotorama, no Consulado Brasileiro de Frankfurt, Alemanha (2011), individual do Projeto Nova Fotografia, no Museu da Imagem e do Som, MIS, São Paulo (2012), individual Timeless, II Mostra do Programa de Fotografia do CCSP, São Paulo (2012/2013), participação na I Foto Bienal MASP / Pirelli, MASP, São Paulo (2013) e MON, Curitiba (2013/2014). Possui trabalhos nas seguintes coleções públicas: MASP, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil, Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, Alemanha e MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil.
 
Catálogo Online
Veja o catálogo em nosso Issuu.


Abertura: Terça-feira, 13 de Maio, das 19h às 22h.
De 13 de Abril a 7 de Junho.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.
 



PROJETO ZIP'UP: DARÉ
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO, DAS 19H ÀS 22h

Paralelamente à exposição de Marcelo Tinoco, a Zipper Galeria apresenta a série De Cara pro Sol, do artista Daré. A mostra, que tem curadoria de Josué Mattos, reúne uma série de pinturas nas quais os personagens retratados têm seus olhos escondidos atrás de óculos escuros ou suas faces distorcidas na tentativa de mirar o sol. Trata-se da primeira individual de Daré em São Paulo.

Imaginada em 2008 como uma resposta bem humorada às notícias apocalípticas em torno do aquecimento global, a série ganhou forma e corpo 6 anos depois, tornando-se um campo de experimentação para o artista quanto às possibilidades do retrato e suas relações de poder no mundo atual.

Sendo a série, por definição, formada exclusivamente por retratos comissionados, a exposição abre com todas as obras já vendidas. Mas o artista promete aceitar novas encomendas cujos preços seguirão uma fórmula que levará em conta seu peso corporal e a cotação do ouro do dia  - uma discussão paralela à mostra que procura associar artista e obra à racionalidade das commodities de mercado.

Quem olhar o conjunto de telas mais de perto, perceberá que outros assuntos o permeiam. Como a existência e o significado das pequenas comunidades dentro do sistema da arte - todos os retratados são artistas amigos ou colecionadores. A atenção que o artista dá à descrição de detalhes, texturas e contrastes de transparência e cor, utilizando recursos pictóricos que remetem a antigos mestres, parece um esforço pessoal para entender a pertinência da própria pintura nos dias de hoje.

Daré
Cursou desenho com Guillermo Herbert von Plocki (2006) e materiais de pintura com Regina Gierlemge (2002-2003). É membro-fundador dos grupos Latitude 22 – ateliê de pesquisas em poéticas visuais (desde 2010) e APROA (2008-10). Participou das seguintes exposições: Eu fui o que tu és e tu serás o que eu sou, Paço das Artes, São Paulo (2012); 63o. Salão de Abril, Fortaleza, Ceará (2012); À Sombra do Futuro: Especulações por fazer, Instituto Cultural Cervantes, paralela à 29a. Bienal de São Paulo(2010);  Exposição 79 > 09 – 30 anos de artes visuais Campinas-Ribeirão Preto, MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, São Paulo (2009-2010). Recebeu o Prêmio Aquisitivo no 39º. Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciolotto, Santo André, São Paulo (2011).


Abertura: Terça-feira, 13 de Maio, das 19h às 22h.
De 13 de Abril a 7 de Junho.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

fogo do esquecimento - Eduardo Verderame - Casa Nexo - SP

Apresentacao1 performance eduardo

PARTICIPE !

Olá a todos 
É com muito prazer que convido todos os amigos para participar de um projeto que estou organizando. 
Trata-se de "O Fogo do Esquecimento" que realizarei na Casa NEXO, no dia 18 de maio de 2014. 
"O Fogo do Esquecimento" é um projeto colaborativo, onde todos são convidados a enviar ou trazer pessoalmente objetos, cartas, fotos, lembranças, escritos, desenhos, relatos, etc.etc. de preferência relacionados a vida pessoal, dos quais os participantes queiram de modo voluntário se desfazer, contribuindo desta forma para a construção de uma 'fogueira do esquecimento'. 
Todos os objetos enviados serão incinerados. 
É importante que os objetos tenham condições de ser queimados, por isso peço que não sejam enviados materiais como plásticos, metais e vidros. 
Aqueles que quiserem doar objetos em caráter anônimo ou sigiloso deverão deixá-lo indicado por escrito.
Aos que me conhecem e/ou quiserem entregar pessoalmente, peço que me contatem pelo emaileverderame@gmail.com 
Todos estão autorizados a repassar este email para suas listas se quiserem.
Desde já agradeço e mando um abraço a todos 
Eduardo Verderame
***
img 1848
EDUARDO VERDERAME
1971, São Paulo, Brasil
vive e trabalha em São Paulo, SP, Brasil
Eduardo Verderame, artista visual formado pela Universidade de São Paulo em 1996.
Já participou de mais de uma centena de mostras individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.
Em seu trabalho pessoal, trata de temas como jogos e proposições interativas; a criação de universos imaginários ou simbólicos; a recriação de narrativas históricas e o conceito de códigos culturais.
Trabalha como assistente da artista plástica Regina Silveira desde 1994.
A partir de 2001 passa a desenvolver projetos de mostras e curadorias de modo independente, sendo muitas vezes o espaço urbano o palco das intervenções plásticas: Suspensão” no Sesc Santana(2002); “Arte Funa Arte” na Posada de Corregidor (2001), em Santiago do Chile; “Vizinhos: Vernetzte Kunst in Brasilien”, no Museum Quartier, Viena, Austria (2006) em parceria com a Transição Listrada; “Mil 971”, Festival de arte pública, performance e fotografia, Atelier Marcos Vilas Boas (2007), “Elefante Branco” e “Olho da Rua” em 2009 com Tulio Tavares, entre outras.
Co-fundador dos coletivos de arte EIA (Experiência Imersiva Ambiental) e Esqueleto Coletivo, iniciativas independentes que desenvolvem intervenções, festivais e eventos de arte contemporânea nas ruas de São Paulo.
Publicou o livro “Histórias de Igrejas Destruídas” pela Editora Hedra em 2010, fruto de estudos sobre arte colonial brasileira.
Editor da Revista Eletrônica “NaBorda” : http://naborda.com.br/.

LABORATÓRIO DAS ARTES VAI REALIZAR PALESTRA E PASSEIO PARA DIVULGAR O PATRIMÔNIO CULTURAL DE FRANCA NA SEMANA DOS MUSEUS

 
Atividade programada para a 12º Semana Nacional dos Museus, o Laboratório das Artes vai promover mais um passeio para divulgar e discutir a preservação do patrimônio cultural arquitetônico de Franca, desta vez com ênfase na sua História Urbana. A atividade será realizada na manhã do dia 14 de maio, quarta-feira, a partir das 9:30 horas, partindo da sua sede da rua Cuba, 1099 (Jardim Consolação). Haverá uma palestra sobre o patrimônio tombado em Franca e após, o passeio. O objetivo do evento é fomentar a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural local.
O passeio será conduzido por Mauro Ferreira, arquiteto e pesquisador do LabDES da UNESP-Franca, um dos coordenadores do Lab. As inscrições (gratuitas) podem ser agendadas pelo telefone do Lab (3722-5004), de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas também no site da entidade –www.laboratoriodasartes.com.br

Rembrandt e Goya no De Etser - São José dos Campos/SP


De 12 à 18 de maio na programação do SP Estampa o De Etser mostra obras importantes do seu Gabinete de Gravuras, Rembrandt, Goya, Piranesi e muito mais.
Veja a programação e agende sua visita:http://deetser.art.br/programacao/

tares de outono noites de abril - Salete Mulin - Graphias - SP


veja mais!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

terra de tatus - Angela Leite - SP

www.angelaleite.com.br - São Paulo / SP -BRASIL

contribuições recentes às coleções da Pinacoteca - SP

prêmio de cultura do estado do Rio de Janeiro - RJ


A Composição em Fotografia, com André Douek - SP


Quando: segundas-feiras, de 12/05 a 09/06/2014, das 19h às 22h
5 encontros:
- 12/05 O formato
- 19/05 O ponto
- 26/05 A linha
- 02/06 A superfície
- 09/06 Os contrastes
Onde: Miraceti – Rua Caputira,84, cj.12, próximo ao Metrô Praça da Árvore
Quanto: R$ 450,00 ou 3x R$ 160,00
Inscrições até 09/05: contato@miraceti.com.br ou pelo telefone (11) 4063-4542
Informações: pelo telefone (11) 4063-4542 ou (11) 999 349 355 com Joni
APENAS 8 VAGAS!

casa França-Brasil - maio 2014

EXPOSIÇÃO
Projeções, luzes, objetos e fotografias são recursos presentes na poética de Miguel Rio Branco. Nas grandes instalações que ocupam a Casa França-Brasil, o artista cria uma atmosfera densa de reflexão sobre aspectos da condição humana como poder, violência, vida e morte. 

Inédita no Rio de Janeiro, Gritos surdos já esteve no Centro Português de Fotografia (Porto, Portugal, 2001) e na Église des Frères Prêcheurs, no “Rencontres d’Arles” (Arles, França, 2005).
mesa-redonda e lançamento do catálogo 
25 de maio, domingo, às 17h
Lançamento do catálogo da exposição Gritos surdos e realização de uma mesa-redonda com participação do artista Miguel Rio Branco, Paulo Herkenhoff, critico de arte e curador cultural do Museu de Arte do Rio (MAR), e Luisa Duarte, crítica de arte e curadora independente.
visitação 
até 25 de maio
terça a domingo, de 10h às 20h
PROGRAMA EDUCATIVO
A Casa França-Brasil oferece visitas mediadas às exposições com o objetivo de criar um espaço de ampliação das ressonâncias críticas e poéticas da arte contemporânea, promovendo uma integração entre arte e educação. A equipe de mediadores da Casa França-Brasil é formada em parceria com a Capacitação de Mediadores da EAV Parque Lage.
As visitas mediadas são oferecidas para estudantes e demais grupos, de terça a domingo, das 10h às 20h.
Agendamentos e informações: info@casafrancabrasil.rj.gov.br
Tomás Ribas e Vicente de Mello | Deserto do Céu
EAV Parque Lage, até 01 de junho
Laura Erber | Águas furtadas
Curadoria Glória Ferreira
Galeria Laura Alvim, até 25 de maio
Vinícius de Moraes - 100 anos
Biblioteca Parque Estadual, até 15 de junho
INFORMAÇÕES
info@casafrancabrasil.rj.gov.br 
www.casafrancabrasil.rj.gov.br 
21 2332.5120
Programação sujeita a alteração.
 AGENDA

MESA REDONDA E
LANÇAMENTO
DE CATÁLOGO 
Exposição Gritos surdos
com Miguel Rio Branco,
Paulo Herkenhoff e
Luisa Duarte
Sala de leitura
17h