concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de março de 2018

Oficina no Museu da Energia de São Paulo ensina como preservar fotos e documentos de família


FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO – 20 ANOS
Oficina no Museu da Energia de São Paulo ensina como preservar fotos e documentos de família

Atividade gratuita visa celebrar os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento, instituição que mantém o Museu da Energia e possui equipe especializada na área de conservação e arquivística de acervos históricos

No dia 10 de março (sábado), às 10 horas, o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promove a oficina “Documento de Família”. Gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se por e-mail (detalhes abaixo).
Ministrada pela profissional arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, a oficina abordará a importância de se ter um acervo pessoal organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais. O workshop ainda dará dicas para quem tem o hábito de acumular documentos físicos e digitais (o que guardar e o que descartar?), ensinando a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes etc), além de orientações sobre o que fazer com documentos já danificados. A atividade terá duração de 50 minutos e é voltada ao público maior de 15 anos.
A ação celebra os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora do museu e que trabalha na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. “A ideia é apresentar um pouco da expertise da Fundação no tratamento e organização de acervos históricos, compartilhando essa experiência ao público em geral, que poderá aplicar, de forma prática, algumas técnicas de arquivística em fotos e documentos que temos em casa e que, muitas vezes, possuem valor afetivo”, explica Maria Fernanda.
SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX. A Fundação guarda também um rico patrimônio arquitetônico e ambiental. São quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. O acervo oferece subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, assim como sobre temas relacionados ao processo de urbanização e industrialização no Brasil.
PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
CTG Brasil
EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Cesp, Sabesp e Emae
SERVIÇO
OFICINA “DOCUMENTO DE FAMÍLIA” - MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
Quando? 
Sábado, 10 de março de 2018, a partir das 10 horas (50 minutos de duração).
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Funcionamento do Museu da Energia: terça a sábado, das 10 às 17 horas.
Inscrições e informações11 3224 1489 ou saopaulo@museudaenergia.org.br
ATIVIDADE GRATUITA
www.museudaenergia.org.br
IMPRENSA:
Mariana de Andrade - Fundação Energia e Saneamento 
55 11 3224-1495 
mandrade@energiaesaneamento.org.br

exposiçôes Record, Residue, Ghost - Jessie Horning e 13! A Retrospective - Jorge Tristani - NM - USA


Opening Reception This Friday!
Friday, March 2, 5 -8- pm
Come Join Us!

13! A Retrospective






Prints by Jorge Tristani

Opening Reception March 2,  5 - 8 pm
Show Runs through March 31st




In the Blue Gallery . . . 


Record, Residue,
Ghost

Jessie Horning










Opening Reception March 2,  5 - 8 pm
Show Runs through March 31st



We currently have an upstairs studio that is available to rent.
Contact us if you are interested in seeing the space!
Remarque Print Workshop, LLC
WEBSITE
EMAIL
Like us on FacebookFollow us on Twitter  View on Instagram
 
Remarque Print Workshop, LLC, DBA New Grounds Print Workshop,3812 Central Ave SE, 100B, Albuquerque, NM 87108

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Green Door Printmaking Studio -10th annual exchange (IPE 2018)

EXCHANGE #10

Call For Entries


Green Door Printmaking Studio heartily invite national and international printmakers to participate in our 10th annual exchange (IPE 2018)!


Make sure you read through our submission guidelines carefully and get in touch if you would like to ask any questions before submitting your edition.

Deadline for entries: 31st August 2018

Submission Checklist

Register your Interest in the project to receive news & updates from the IPE team.
Read the full Submission Guidelines and follow them to produce your edition.
Pay the £15 GBP submission fee online to receive an order number.
If you are part of a group of printmakers, please register your group's details.
Fill in an online Submission Form with your contact and print details.
Post your edition to our studio address by the 31st August 2018.

FIND OUT MORE...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

EXPOSIÇÃO “A LINGUAGEM DO DESEJO” - Bruno Barnabé - SP

GALERIA RECORTE APRESENTA EXPOSIÇÃO “A LINGUAGEM DO DESEJO”
 
 
São Paulo, fevereiro de 2018 – A Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, apresenta a exposição "A Linguagem do Desejo”, com obras do colagista Bruno Barnabé. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 17 de março com entrada gratuita.
Serão apresentadas 24 obras em que o artista utiliza fotos, selos, técnica de monotipia, entre outros elementos, para abordar questões sobre a objetivação e fragmentação do corpo, a crença no pecado original e suas consequências, indicando um percurso que começa na busca individual do artista e termina na deformidade do corpo coletivo. Barnabé traz para a discussão o vazio pornográfico e como isso se reflete na imaginação do expectador.
Nascido em Indaiatuba, no interior paulista, e radicado na cidade de São Paulo desde 2005, Bruno Barnabé materializa suas pesquisas epistemológicas e imagéticas por meio da sobreposição de resíduos gráficos e fotográficos que coleta em suas explorações pelo mundo. “Sinto-me principalmente atraído pelas questões da antropologia da imagem e, assim, procuro pelos resíduos gráficos com potencial simbólico, como fotografias de família, cartões-postais, selos, ilustrações e desenhos para usar nas minhas composições”, afirma.
Barnabé encontrou a colagem em 2005, período em que frequentou a Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna (AAMAM) e conheceu integrantes do movimento surrealista paulistano. Estudou gravura e desenho experimental em Londres, onde descobriu a monotipia. De volta ao Brasil, estudou com o artista, pensador e poeta Sergio Franceschi Lima, considerado o maior especialista em surrealismo em nosso país. Com trabalhos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais, Barnabé já expôs individualmente em 2017, na Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, em Campinas.  
Clique aqui para ver fotos de algumas das obras expostas.
SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e bem estar. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão” e Michele Micheletto. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com opções veganas e um salão de cabeleireiros.


AGENDA

Mostra “A LINGUAGEM DO DESEJO”, de Bruno Barnabé
Período: até 17 de março – de terças às sextas-feiras, das 12h às 21h, e sábados, das 11h às 18h
Entrada gratuita
Mais informações: contato@galeriarecorte.com.br

Convocatória Sesc das Artes 2018 _ Alagoas



O Sesc Alagoas abre processo de seleção para espetáculos artísticos nas linguagens de Música, Artes Cênicas e Literatura, a fim de compor a programação do Sesc das Artes 2018. Serão selecionados espetáculos para apresentações no Teatro Jofre Soares, em Maceió, e no Teatro Hermeto Pascoal, em Arapiraca.
Podem participar pessoas naturais ou residentes em Alagoas, e responsáveis pela criação e execução de suas obras. As apresentações serão realizadas no período de abril a dezembro de 2018.
Os proponentes podem inscrever espetáculos cênicos, literários ou musicais:
- Cênicos, nas categorias de circo, dança ou teatro.
- Literários, no formato de sarau.
- Apresentação musical de composições instrumentais - de caráter popular ou erudito - e ou canções de diversos gêneros em língua portuguesa ou idioma indígena de origem brasileira.
Após a divulgação dos selecionados, os grupos e artistas devem ter disponibilidade para atender às datas das apresentações propostas no edital e apresentar documentação jurídica.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 28 de fevereiro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2Fy8Hfg