concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

30a. Bienal de São Paulo - rádio arte com Carla Venusa

pra quem ainda não ouviu, teremos nesta noite a apresentação "saideira" ( a bienal tá acabando... ).
mas hoje vale apenas através do site pois vai ser no incrível horário das 4 da madrugada (!)
bom pra quem tá voltando da balada, com insônia ou muuuuito a fim desse tipo de experiência bizarra...rsrsrs

só pra lembrar, a mobile é uma estação de rádio-arte instalada na 30a. Bienal de São Paulo
onde apresento algumas peças sonoras criadas recentemente.
são intervenções curtas e, desta vez vão ao ar dentro do projeto "a state of slumber" que será transmitido durante toda a noite.

www.mobile-radio.net

ou ainda, pelo site da bienal:

www.bienal.org.br

beijos,
carla

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oficinas gratuitas de lambe-lambe no projeto Vi[r]e]VER - MuBE - SP


Oficinas gratuitas de lambe-lambe no projeto Vi[r]e]VER - MuBE: dias 7 e 14/12, das 14:00h às 16:00h. 
Para todas as idades. Não há necessidade de inscrição.
Participe!
 
Museu Brasileiro de Escultura: Av Europa, 212, Jardins

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

desenho-vivo - Luisa Ribeiro e Manuela Romeiro


sutilidades - Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans


curso de verão: Arte Sacra e Bens Culturais


X Bienal de Aquarela - México


Pinacoteca sedia Seminário Internacional sobre Mira Schendel



A Pinacoteca do Estado de São Paulo sedia nos dias 14 e 15/10/12, o Seminário Internacional Mira Schendel, com objetivo é debater a complexa produção da artista. Os interessados devem realizar sua inscrição através do e-mail eventos@pinacoteca.org.br, até 13/12/12. Concebido em duas etapas, a primeira já realizada em novembro na tate Modern, Londres, o evento discute sobre a obra da artista Mira Schendel (Suíça, 1919 – São Paulo, 1988), a partir de uma abordagem multidisciplinar. O seminário é composto por palestras de Cauê Alves, Irene Small, Isobel Whitelegg, John Rachman, Sônia Salzstein e Taísa Palhares. Em 2013 e 2014, a parceria entre a Tate Modern e a Pinacoteca culminará em uma grande exposição internacional sobre a obra de Mira Schendel nas duas instituições. | Mais informações: Pinacoteca do Estado de São Paulo Praça da Luz, 2, Luz, tel. (11) 3324-1000.

Fonte: Mapa das Artes

caos aparente - Márcio Périgo

A CAIXA Cultural São Paulo abre no próximo dia 15 de dezembro a exposição “CAOS APARENTE - Obra Gráfica de Marcio Périgo”, projeto que apresenta a extensa produção de gravuras em metal, desenhos e objetos em madeira do gravador e desenhista Marcio Périgo. A mostra será exibida até o dia 24 de fevereiro de 2013 e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Com a curadoria de Sérgio Pizoli, a exposição mostra a trajetória da série CAOS APARENTE, de gravuras em metal, com 50 obras, selecionadas entre as mais de 80 gravuras iniciadas nos anos 70 e editadas até os dias de hoje. Além disso, complementam a exposição:  álbum de gravuras em pequena dimensão EM QUALQUER CANTO, 10 desenhos, assinados e finalizados pelo artista e objetos em madeira.    Com requinte, o artista grava a escuridão, onde introduz, de forma magistral, todas as nuances da luz. O crítico Antonio Gonçalves Filho apresenta-o como artista ‘meticuloso, na busca da memória afetiva de um objeto, aparentemente banal’. Entre a paisagem e o objeto, o trabalho gráfico de Marcio Périgo, apropria-se de fronteiras sutis entre o figurativo e o abstrato.    Sua obra é imprescindível para caracterizar a contemporaneidade da gravura brasileira, comprovada por sua participação e premiação em vários eventos gráficos no Brasil e no exterior.    Nascido em São Paulo, em 1949, Marcio Périgo graduou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, SP, onde estudou gravura com Evandro Carlos Jardim. Obteve título de mestre, em 2001 e doutorou-se na área de artes visuais, 2009, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP). Marcio Périgo tem feito exposições no Brasil e no Exterior desde 1974. Realizou sua primeira exposição individual de desenhos e gravuras no MASP, em 1977. Participou da Mostra Anual de Gravura, em Curitiba/PR, nos anos de 1980, 84, 86 e 88. Em 1985, lançou o álbum ANYWHERE / EM QUALQUER CANTO, com 13 gravuras e prefácio de José Mindlin. Recebeu, em 1988, a Bolsa Vitae de Artes – projeto Caos Aparente, com exposição individual no Gabinete de Raquel Arnaud. Expôs em Liubliana, Eslovênia na Bienal Internacional de Gravura, 1987/ 89. Em 1991, recebeu o prêmio Aquisição , no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas, MAB – Brasília. Realizou exposição individual na Estação Pinacoteca, em São Paulo, no ano de 2005. Suas obras estão expostas nas principais coleções particulares e museus brasileiros.    Atualmente, Marcio Périgo é professor de gravura na Universidade Mackenzie e na UNICAMP.  


SERVIÇO: Exposição CAOS APARENTE - Obra Gráfica de Marcio Périgo Abertura para convidados e imprensa: dia 15 de dezembro de 2012, às 11h Visitação: de 15 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013 Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400 Acesso para pessoas com necessidades especiais Entrada: franca Recomendação etária: livre Produção: ArteAção Patrocínio: Caixa Econômica Federal




EX LIBRIS - workshop na GRAPHIAS - Julieta Warman


WORKSHOP
DE
EX LIBRIS
Ministrado por Julieta Warman.
14 DE DEZEMBRO DE 2012 :: 14 HS.
GRAPHIAS :: CASA DA GRAVURAS
Rua joaquim Távora, 1605 (11) 5539-1358 :: SP
Valor R$ 100
“ExLibris, Símbolo de Identidade”
Conhecer e explorar o mundo do Ex Libris na própria prática.
O Ex Libris é uma estampa impressa de pequena dimensão que se adere ao verso da capa de um livro como marca de identidade de uma biblioteca ou coleção particular, para indicar e assinalar ali a propriedade do livro. Nele  figuram, além da palavra Ex Libris, o nome do proprietário ou Instituição, e uma ou diversas imagens, geralmente de caráter alegórico e simbólico, que representam e identificam o o dono.
Ex Libris em latim significa: ‘livro de…’, ‘dentre os livros de…’O Ex Libris tem se desenvolvido conjuntamente com os livros, intrinsecamente unidos. Mas a partir da metade do século XIX, com o surgimento da imprensa como indústria, em que o livro passa a ser objeto de produção massiva, populariza-se e vai perdendo o valor de objeto, o Ex Libris deixa de funcionar como marca de propriedade dos livros, e passa a ser un objeto de arte de coleção, uma Obra de Arte em Pequenas Dimensões.
Neste curso se dará uma aproximação à história do Ex Libris com uma introdução teórica, para logo mergulhar na confecção de uma peça dedicada a alguém particular, levando em conta as técnicas mais apropriadas para esta obra de Pequena Dimensão. Nesta ocasião, a técnica utilizada para a realização do Ex Libris será de Gravura em Relevo

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

seleção do Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras



http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2012/09/Resultado-de-Selecao_Conexao-Artes-Visuais-MinC-Funarte-Petrobras.pdf


A Funarte divulga o resultado de seleção do Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras.
 Esta publicação corresponde à segunda etapa do processo seletivo, não representando ainda o resultado final.


20x20 por 100 - no Atelier PIPA




exposição 20 x 20 por 100 no atelier a pipa!
66 artistas produziram trabalhos no formato 20 x 20 cm que serão vendidos por 100 reais cada.

Os trabalhos que forem comprados serão imediatamente retirados da parede, portanto chegue cedo e compre o seu!!

Dia 08/12, sábado, das 16h às 22h. - haverá uma festa de encerramento do ano, com DJ e performances.


fernanda izar
luciana felippe

11 2506-0096

atelier a pipa
fidalga, nº 958
www.atelierapipa.com.br

V FESAPLA -FESTIVAL DE ARTES PLÁSTICAS - Avaré - SP




V FESAPLA -FESTIVAL DE ARTES PLÁSTICAS
 
LOCAL: Empório Café - Rua Rio Grande do Sul, nº 1274


Dia 01 de dezembro
LOCAL: Empório Café- Rua Rio Grande do Sul, nº 1274
HORÁRIO: 20h00

Exposição dos trabalhos de Célia Feliz Rossini, Angela Martins, Areli Camara, Aurea de Paula, Castorina Rodrigues, Catia Nassar, Celia Pires, Delma Medeiros, Dú Cardoso, Dú Grassi, Edith Maria, Elaine Garcia, Gisele Murback, Hilda Arrivabene, Iza Perez, El Camargo, Leonardo Fioravante, Lucimara Grasseti, Mara Gonçalves, Maria de Lourdes Del Médico, Maria Elisa Martins, Marilena Furlan, Carlos Rossini, Raquel Amorim, Rose Vieco, Rosanne Gauss, Rubens Prata, Soraya Maria, Suad Aurani, Vania Lewin, Vera Ferezin, Zenilda Matos, Waldir Rodrigues, Vera Veppo.

Centro - Avaré-SP


Confiram a obra "Agora Chora Zé"

de Waldir Bronson

fontes: Waldir Bronson 
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:bqBcg9oe0zIJ:www.portalrx.net/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

4th Guanlan International Print Biennial - CHINA



Guanlan International Print Biennial has been successfully conducted 3 times by Guanlan Original Printmaking Base. Now the 4th in 2013 is forthcoming. We attained big success in the previous 3 biennials due to the great support of the artists from the entire world. This exhibition will focus on artistic and academic ability, and promote the creative and individual work style. A high level and superior quality of art works will be selected for the exhibition. We also hope that the Guanlan International Print Biennial will promote the exchange of artists around the world and endeavour that Guanlan International Print Biennial becomes the platform and window for people from the world to understand China, also for Chinese to understand the world. We invite you to participate in this exhibition, and sincerely hope that more and more artists come from different countries to participate in this exhibition and to see numerous great print art works.

Name of Biennial: 2013 Guanlan international Print Biennial
Director of Biennial Office: Li Kang
Secretary of curator : Zhao Jiachun,Xiao Lulu
Exhibition place: Guanlan Original Printmaking Base, Shenzhen, China
Exhibition period: Middle days of May, 2013
Number of proposed works: about 200 to 300 pieces
Deadline for receiving works: February 25, 2013
Preliminary Selection: early March
Re- Selection: early April
Announce the results: When the Re-Selection is over
Exhibition period: Middle May —— Middle June, 2013
Organizing Committee of The 4th Guanlan International Print Biennial 2013

SIXTH INTERNATIONAL PRINTS FOR PEACE CALL TO PARTICIPATE MEXICO 2013


Sixth International Prints for Peace Call to Participate Mexico 2013
Sixth International Printmaking Call to Participate Mexico 2013.

Deadline for receiving Print in Monterrey: April 1, 2013
The Art/Human Development Project and Instituto Mexicano Norteamericano de Relaciones Culturales invites all Printmaking Artists to participate in the Sixth International Printmaking Exhibit; Prints for Peace 2013 in Monterrey NL México.

All prints that have the required specifications will be exhibited in May or June 2013 Arte AC / Tecnológico de Monterrey.

The guest country for this 2013 exhibit is US. This means that we are able to publish their message of peace.

A selection of 50 prints chosen by a jury will be displayed on the invitation and poster.

The first award is the opportunity of a solo exhibit in 2014. The second award is the opportunity to participate in the Third International Printmaking Collective in 2014.

There is no entry fee in lieu of the donation of the print to the Prints for Peace Collection and Art/Human Development Workshop of Casa Hogar el Refugio a youth shelter in Monterrey, NL México.

The Specifics: Only prints that comply with the regulations will be exhibited. We are sorry, the prints that do not comply will not be returned.

1. Prints: Each artist should send one original hand pulled print. No digital, photos or copies accepted.

2. Paper Size : 10 x 10 inches or 25 x 25 cm. Image size can vary or bleed out of the paper. The paper size is extremely important. The image can be any size.

3. Theme: Peace.

4. Medium: Entries may feature any technique of printmaking and should be signed.5. Deadline: April 1, 2013. Prints received in Monterrey. If the print is late we will save it for next year.

6. Please include a print appropriate for all audiences. They will eventually be included in other events involving school children.

By sending a print, the artist gives permission to use the print and its image in other non-profit educational events about peace.

The prints will not be sold; they will become part of the collection Prints for Peace Arte/Desarrollo Humano ,  Survivors of Violence workshops, Monterrey Nuevo león, México.

7. Exhibits: All Prints will be exhibited. The Photos of the exhibit will be posted on the same page as the Art in the web. Selections of 50 Prints will be exhibited in other galleries. Please see more information in our web page:
http://www.printsforpeacemexico.blogspot.com/

8. Awards. The first and second prize winners will be announced in August 2013. The first award will be invited for a solo exhibit in Monterrey, NL. The artist will send 12 to 15 original prints with pass partout (cardboard window) and without frame. The committee will frame the prints and send back the original prints without the pass partout (cardboard window) or the frame.

Collective exhibit. The artist awarded the second price will send three prints with pass partout to the Fifth International Printmaking Collective in 2014 at Centro Culural Arquitectura of Universidad Autónoma de Nuevo Léón, Monterrey México. Ten artists will participate. The theme is free. The first and second prize winners are asked to donate one print to Arte/Desarrollo Humano to be used for future exhibits.

9. Web Gallery. As well as the exhibition, the prints that comply with the regulations will be exhibited in the Web gallery of
http://www.printsforpeacemexico.blogspot.com/ and http://www.flickr.com/photos/26220708@N07/sets/72157622336213319/

10. Entry Form: The application (entry) form should accompany the work, including the name and the nationality of the artist as well as the title, year and the technique used in the work. Please print the entry form in a letter size paper.The entry form is below these regulations.

11. Address: The works should be sent to:
Guadalupe Victorica/PO Box/Apartado Postal #2175/Sucursal Tecnologico/Monterrey NL 64841/ Mexico

14. Sending Work: Please send Print by air-mail well protected , unframed, without window or passé par tout.

The print should be protected with a rigid cardboard or similar so that it cannot bend in the mail. Please allow enough time for the print to be here on time. Please send the print as "No commercial value" and “Please do not Bend”.Please note: packages with declared amounts of money arrive directly in the customs to pay duty. These packages will not be received.

15. Information : Please have only this information in the back of the print written in pencil: complete name , title of Print, technique.

16. E-mail. Please RSVP by e-mail if you are able to do so to:
printspeace@gmail.com . If possible, please send a message indicating your intention to participate.

When we receive your print we will post the names in our web page. All other matters will be resolved by the Prints for Peace Committee. More information please contact us at
printspeace@gmail.com.


ENTRY FORM Please print very clear or use computer in a regular letter size paper
Artist Name___________________________________City and Country______________________________________ Title of Print________________________________________Technique and year______________________________________________ ________________________________________Occupation___________________________________an electronic mail address for contact_____________________________________Web site if available____________________________________Note about the print and message of peace ___________________________________________ ___________________________________________ _____________________________I give permission to Prints for Peace to use the image for promotional material. I donate the print to be used in activities related to the promotion of Peace and educational purposes. The Prints will not be sold.Name and Signature__________________________________
Thank you.

útero - Paraíba


ciclo de debates - Oficina de Arte - Educação em Direitos Humanos


galeria de arte digital SESI


arte com atitude


Universidade de Verão 2013 está com inscrições abertas



Universidade de Verão 2013 está com inscrições abertas A Universidade de Verão abre inscrições até 10/12/12 para curso sobre arte experimental, que ocorre entre 06/01/13 a 26/01/13 no Capacete (r. Benjamin Constant 131), Rio de Janeiro e no Instituto Goethe (r. Lisboa, 974) em São Paulo. O evento conta com programação de série de workshops ministrados por Amilcar Packer, Benjamin Meyer-Krahmer, Kaira M. Cabañas, Ricardo Basbaum, Sergio Martins, Ernesto NetoBenjamin Meyer-Krahmer e Manuel Raeder . As participações são gratuitas e as inscrições devem ser feitas através do e-mail universidade.de.verao@gmail.com, com ficha de inscrição, uma breve carta de interesse e incluir até cinco exemplos de seu trabalho em forma de imagem, texto a vídeos, ou arquivos sonoros. Confira a programação: | Calendário da Universidade de Verão 2013: 06/01/13 15h – Primeiro encontro dos participantes. 20h – Aula Inaugural. 07/01 e 08/01/13 18h – Workshop com Kaira M. Cabañas. 09/01/13 20h – Palestra aberta ao público. 10/01 e 11/01/13. 18h – Workshop com Benjamin Meyer-Krahmer 14/01 e 15/01/13. 18h – Workshop com Amilcar Packer Quarta-feira – 16/01/13 20h – Palestra aberta ao público 17/01 e 18/01/13 21/01 e 22/01/13 18h – Workshop com Max Hinderer Cruz 23/01/13 20h – Palestra aberta ao público 24/01 e 25/01/13 18h – Workshop com Falke Pisano | Mais informações:universidade.de.verao@gmail.com www.universidadeverao.wordpress.com www.capacete.net 

Fonte: Mapa das Artes

Ramos de Café do Moço - SP




Eis aqui uma nova chance de conferir a linha de cadernos Ramos do Café (confeccionados por Paula Gabbai e Renato Hofer) num evento imperdível no dia 15 de dezembro! A superchef Silvia Corbuccise inspirou na nossa linha de cadernos para criar uma degustação de quitutes e bebidas que usam o café como matéria prima. Tudo orgânico, inusitado e delicioso.
 Ramos de Café do Moço  vai ser um evento exclusivo para convidados com a desgustação deste cardápio e a venda de kits com as iguarias coordenadas com os cadernos, uma ótima opção para presentes de natal ou para o brunch de domingo.
A entrada custa 30, no entanto a compra antecipada de qualquer um dos kits dá automaticamente acesso ao evento.

Mais detalhes no www.cozinhaefemera.wordpress.com

domingo, 2 de dezembro de 2012

Instituto Cervantes São Paulo - programação da semana

Instituto Cervantes São PauloInstituto Cervantes 
 
2 de dezembro de 2012
ESTA SEMANA EM SÃO PAULO
Agenda semanal da atividade cultural hispânica na cidade
 

 

 
 
Domingo 2

EXPOSIÇÃO
Continua a exposição "Os Coloritmos" que apresenta trabalhos do artista venezuelano Alejandro Otero.


Na Pinacoteca do Estado até 06 de janeiro de 2013.

Convite do
 Governo do estado de São Paulo.
  
Segunda 3

Continua a exposição "O DNA do tempo" que apresenta trabalhos do artista uruguaio Juan Muzzi.

Na Espaço Uruguai até 04 de dezembro de 2012. 


Terça 4

CIENCIA EM EQUADOR


Apresentação do programa "
Prometeo: viejos sabios" pelo embaixador do Equador em São Paulo Javier Ponce Leiva. Venha saber como se candidatar. 


 
No auditório do Instituto Cervantes de São Paulo às 19h30.

Convite do Consulado General del Ecuador en São Paulo.
 

Começa a exposição "Balzi e os meninos de arte" que apresenta trabalhos fruto da ação educativa do artista italo-argentino Juan Balzi. 
Na Espaço Cultural do Instituto Cervantes de São Paulo até 31 de janeiro de 2013.

Convite do
 Instituto Cervantes de São Paulo.
 
 
Sexta 7


 


Outras infromações na secretaria de cursos do Instituto Cervantes de São Paulo.

Convite do
 Instituto Cervantes de São Paulo.
 
Sábado 8



Oficina "Balzi e os meninos de arte" que apresenta trabalhos fruto da ação educativa do artista italo-argentino Juan Balzi. 
Na Espaço Cultural do Instituto Cervantes de São Paulo das 10h às 13h.

Convite do
 Instituto Cervantes de São Paulo.

 


 Instituto Cervantes São Paulo
Av. Paulista, 2439 - 7º andar
01311-300 Bela Vista - Sâo Paulo
Brasil
Tel. : 55 (11) 3897 96 00
Fax: 55 (11) 3064 22 03
informasao@cervantes.es

TABLEAU arte & leilões


Tableau Arte & Leilões
space

space
space

Leilão de Arte Tableau - Dezembro de 2012

(94% dos lotes em lance livre)
space
space
Bom dia,

Lembramos que continua aberta HOJE, amanhã e segunda-feira, das 11 às 21 horas, a Exposição do Leilão de Arte Tableau - Dezembro de 2012.

O catálogo completo está disponível em nosso site (www.tableau.com.br) com imagens em alta resolução de todas as obras. Para acessá-las, basta clicar em um dos links: "Galeria de Obras", "Obras por Autor"ou "Catálogo Completo". Ao clicar nas miniaturas das obras ou em "+DETALHES", abre-se uma nova janela com mais informações a seu respeito, e também o botão "ZOOM", que leva à imagem de alta resolução.



Exposição:
HOJE, amanhã,
e segunda
das 11 às 21 horas.

Leilão:
4 e 5 de Dezembro
(terça e quarta)
às 21 horas.
430 - Antonio Ferrigno

space
space
Leiloeiro Oficial
Luiz Carlos Moreira

Rua da Consolação, 2925 - Jardins - São Paulo-SP
(11) 3061-2200 -(11) 3062-4077 - www.tableau.com.br
Durante exposição e leilão dispomos de manobristas e estacionamento gratuitos.

mini mailart WINTER TALES









Tales.

Your tasks are as follows:
1 To save the mma21 file into your computer; this file appears in big size (600x600 pixels; 300 dpi) by clicking on this sign: }}}{{{ 
2
 To open it using a graphic program.

3 To place any Winter Tale on the surface.  
4 To save changes.  
5 To send your work (only one) back to Arnolfini Archives by e-mail - mma@arnolfini.hu - till 28th February 2013; in the e-mail please write us your name, country, and – if you have – your blog and/or website address.
6 To keep watching the arriving works in this blog.

the project of Arnolfini Archives called Mini[e]MailArt No20. (Tools) has closed with 70 participants.
And now, we ask You to participate in the No21. winter series: Winter Tales.
Details here:
http://arnolfini-mma.blogspot.hu/2012/12/no21-teli-mesek-winter-tales.html

We are waiting for Your work!

Have a creative Winter,
best, Ervin Zsubori, Hungary