concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

forma fluida - Amelia Toledo - RJ

O Ministério da Cultura, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a Associação dos Amigos do Paço Imperial e o Paço Imperial convidam para a inauguração da exposição
CURADORIA
Daniela name e Marcus de Lontra Costa
INAUGURAÇÃO
17 de dezembro, quarta-feira, às 18h30
PERÍODO
18 de dezembro DE 2014 a 1 de março de 2015
de terça a domingo, das 12 às 18h
Paço Imperial - Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

XI Bienal Internacional de la Acuarela - México 2014

 
 Participam da XI Bienal Internacional de Aquarela – México 2014

Os seguintes artistas brasileiros::

Ana de Andrade – Obra: Engenhoca      
Aura Pasin – Obra: Florais                    
Galina – Obra: Encontro                        
Ivani Ranieri – Obra: Protozoa             
Nina Spanos – Obra: Sensibilidade       
Norberto Stori – Obra: Série Crepúsculo

alusões expressivas... Antonieta Tordino -SP

exposição anual do Plein Air Studio - SP

SP ESTAMPA 2015

SP ESTAMPA 2015: 12 a 19 de maio de 2015
INSCRIÇÕES ABERTAS
DATAS IMPORTANTES
data limite para envio dos projetos: 02 de fevereiro de 2015
divulgação dos resultados: 10 de fevereiro de 2015
SP ESTAMPA 2015: 12 a 19 de maio de 2015
SIMPÓSIO SP ESTAMPA: 16 de maio
Para participar do SP ESTAMPA 2015 basta preencher o formulário anexo (em .docx ou PDF) com sua proposta e nos enviar por email.
Faça o download aqui.
O SP ESTAMPA é um evento organizado pela Galeria Gravura Brasileira que reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com a estampa sob todas as suas formas (gravuras, monotipias, stencil, lambe-lambe, múltiplos, livros de artista, álbuns de gravura, fanzines e outros procedimentos gráficos).

O SP ESTAMPA pretende estimular a criação de um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrar aos visitantes a excepcional qualidade da gráfica nacional e ampliar o público interessado em artes visuais. Nas 4 primeiras edições tivemos a participação de muitos espaços e artistas de todo o Brasil e de um público numeroso de estudantes, colecionadores, interessados e artistas.

Fonte: SP Estampa

Prêmio Internacional para a Inovação Cultural



Estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional para a Inovação Cultural, promovido pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB). O objetivo é estimular a inovação no âmbito da cultura, reconhecer a importância da pesquisa como parte integral dos projetos e explorar os possíveis cenários culturais dos próximos anos.

Podem ser inscritos projetos de criação, produção ou apresentação de conteúdos cujo formato ou modelo de gestão respondam de maneira inovadora ao tema “Público/s”, em questões como: o que se pode entender hoje por público nos centros culturais?; qual o significado desse conceito em um momento em que as fronteiras entre espaço físico e espaço virtual se diluem, se mesclam ou se confundem?; quais são as necessidades reais desses novos públicos?; quais inovações poderiam ser introduzidas?

O prêmio é aberto a qualquer pessoa maior de 18 anos, de qualquer país, podendo se inscrever individualmente ou em organizações coletivas sem fins lucrativos. Os projetos serão avaliados por uma comissão técnica designada pelo CCCB e um júri internacional formado por especialistas no tema. O vencedor receberá o prêmio no valor de 10 mil euros.

As inscrições seguem até 5 de fevereiro. Mais informações no site www.innovationcccb.org.

Fonte: Cultura e Mercado

Exposições Temporárias - Museu de Arte de Blumenau - SC | 2015


Estão abertas, até 23/01/15, as inscrições para artistas interessados em participar do edital de Exposições Temporárias do Museu de Arte de Blumenau. Podem participar do processo de seleção artistas, curadores, colecionadores e instituições, nacionais e/ou estrangeiros. 

Confira o regulamento: 
1. DA PARTICIPAC¸A~O 
1.1. Podera~o participar do processo de selec¸a~o artistas, curadores, colecionadores e instituic¸o~es, nacionais e/ou estrangeiros. 
1.2. Na~o podera~o se inscrever os Conselheiros Consultivos do MAB, bem como servidores pu´blicos da Fundac¸a~o Cultural de Blumenau, de qualquer categoria, natureza ou condic¸a~o. 
2. DA INSCRIC¸A~O 
2.1. As inscric¸o~es sa~o gratuitas e devera~o ser efetuadas no peri´odo de 03 de novembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015. O material de inscric¸a~o devera´ estar em envelope lacrado e podera´ ser entregue pessoalmente ou atrave´s de correio (considerando a data de postagem) enderec¸ado para: 
MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU 
Rua XV de Novembro, 161, Centro 89010-001 – Blumenau / Santa Catarina 
2.2. Sera~o aceitos trabalhos nas diferentes linguagens das artes visuais. 
2.3. As inscric¸o~es sera~o feitas mediante o envio pelo artista, grupo, curador, colecionador ou instituic¸a~o, de Portfo´lio formato A4, contendo: 
a. Ficha de inscric¸a~o preenchida e assinada; 
b. Projeto detalhado da exposic¸a~o incluindo ti´tulo, concepc¸a~o, descric¸a~o clara e objetiva dos 
trabalhos apresentados, caracteri´sticas, plano de montagem, 
c. Equipamentos necessa´rios, especificac¸o~es detalhadas dos suportes das obras e 
acabamentos; 
d. Indicar se a exposic¸a~o preve^ acessibilidade de visitantes com necessidades especiais, 
como etiquetas e textos em Braille, re´plica de uma ou mais obras para que possam permitir a experie^ncia ta´til etc.; 
e. Imagens coloridas (tamanho mi´nimo 15 cm x 21) em boa resoluc¸a~o, dos trabalhos que sera~o expostos, contendo nome do autor, te´cnica/material, ano de execuc¸a~o e dimenso~es. Obras audiovisuais devera~o ser encaminhadas na i´ntegra em DVD ou CD; 
f. Portfo´lio do proponente: curri´culo de sua trajeto´ria arti´stica, contendo nome arti´stico, formac¸a~o, ano e local de nascimento. O artista podera´ incluir documentac¸a~o complementar sobre sua trajeto´ria incluindo cata´logos, convites, textos cri´ticos, mate´rias jornali´sticas e premiac¸o~es. No caso de grupo, curri´culo de todos os participantes da proposta. 
2.4. Para trabalhos realizados em grupo, apenas o nome do representante devera´ constar na ficha de inscric¸a~o. Os nomes dos demais integrantes devera~o ser relacionados em anexo. 
2.5. Na~o sera~o aceitas obras originais para efeito de inscric¸a~o. 
2.6. Na~o sera~o aceitas inscric¸o~es feitas por e-mail. 
2.7. Sera~o anuladas as inscric¸o~es que na~o atenderem os termos do presente edital. 
2.8. O ato da inscric¸a~o implica na automa´tica e plena concorda^ncia com as normas deste Edital. 3. DA SELEC¸A~O 
3.1. A selec¸a~o das propostas dos participantes deste Edital ficara´ a cargo do Conselho Consultivo do MAB, que podera´ efetuar convite a profissionais de noto´rio saber para compor a banca de selec¸a~o das propostas. 
3.2. O Conselho Consultivo do MAB definira´ os crite´rios de selec¸a~o, levando em considerac¸a~o a conformidade da proposta com o edital, consiste^ncia conceitual, qualidade arti´stica, qualificac¸a~o do proponente e viabilidade pra´tica do projeto.
3.3. As deciso~es do Conselho do MAB sa~o soberanas e irrevoga´veis, das quais na~o cabera~o recursos. 
4. DO RESULTADO DA SELEC¸A~O 
4.1. O resultado da selec¸a~o sera´ divulgado no site www.fcblu.com.br 
4.2. As inscric¸o~es selecionadas recebera~o um comunicado via correio ou por e-mail. 4.3. Os portfo´lios dos selecionados ficara~o arquivados no MAB. 
4.4 Os artistas na~o selecionados tera~o um prazo de 45 (quarenta e cinco) dias apo´s a divulgac¸a~o do resultado para a retirada do material, no MAB. Apo´s este prazo o material podera´ ser descartado. 
4.5. Para que os projetos na~o selecionados sejam devolvidos pelo correio devera´ ser encaminhado envelope subscrito e selado no valor correspondente a` postagem. 
5. DOS COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES 
5.1. Compromissos do PROPONENTE: 
O proponente do presente edital fica responsa´vel pelo seguinte: 5.1.1. Entregar toda a documentac¸a~o devidamente preenchida; 
5.1.2. Enviar material de divulgac¸a~o, incluindo release de pelo menos uma lauda e imagem das obras nos formatos BMP ou JPG de boas resoluc¸o~es, cumprindo os prazos estabelecidos pelo MAB; 
5.1.3. Conceder a` Fundac¸a~o Cultural de Blumenau, atrave´s do MAB, o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgac¸a~o; 
5.1.4. Enviar as obras ao MAB em condic¸o~es de ser expostas ate´ 10 (dez) dias antes da abertura da mostra, devidamente identificadas e embaladas em pla´stico bolha e/ou material especi´fico que na~o venha a comprometer a obra, de forma que a embalagem possa ser reutilizada na devoluc¸a~o das mesmas; 
5.1.5. Responsabilizar-se por todas as despesas com embalagem, transporte de envio e regresso das obras, tais como fretes, seguro se for necessa´rio; 
5.1.6. Responsabilizar-se pelas despesas decorrentes da confecc¸a~o de qualquer impresso que na~o seja de responsabilidade da Fundac¸a~o Cultural de Blumenau, fazendo nele constar as logomarcas institucionais a serem fornecidas pelo MAB e FCB bem como o enderec¸o do MAB, site e data da realizac¸a~o do evento; 
5.1.7. Contratar e pagar o seguro das obras expostas, se desejar, a seu crite´rio; 
5.1.8. Retirar as obras expostas no prazo de 5 (cinco) dias apo´s o te´rmino da exposic¸a~o; 
5.1.9. Respeitar as normas de preservac¸a~o do edifi´cio, por ser um patrimo^nio histo´rico tombado. Qualquer alterac¸a~o no aspecto fi´sico original do espac¸o da mostra (pinturas especiais, adaptac¸o~es dos paine´is etc.) so´ podera´ ser executada pela equipe do MAB, apo´s ana´lise do Conselho Consultivo, desde que o artista fornec¸a o material necessa´rio para a alterac¸a~o do espac¸o, bem como para reconduzi-lo a` forma original. Caso algum dano ocorra em qualquer dos espac¸os do MAB em virtude da obra do artista, o mesmo fica responsa´vel por fazer o reparo. 
5.1.10. Fornecer materiais especiais e equipamentos que viabilizem a exposic¸a~o e que na~o sa~o disponibilizados pela Fundac¸a~o Cultural (mi´dias em geral), suportes para as obras etc.; 
5.1.11. O MAB sugere que o artista esteja presente durante o processo de montagem e desmontagem da exposic¸a~o. Na~o sendo possi´vel ele devera´ enviar instruc¸o~es detalhadas; 
5.1.12. O artista devera´, sempre que possi´vel, participar da “Conversa com o Artista”, conversa pu´blica, aberta e informal com a comunidade na ocasia~o da abertura da exposic¸a~o. 
5.1.13. No caso de impossibilidade de realizar a exposic¸a~o, o proponente devera´ comunicar o MAB com antecede^ncia mi´nima de 60 dias da data firmada para ini´cio da exposic¸a~o. 
5.2. Compromissos do MAB/FCB: 
A Fundac¸a~o Cultural de Blumenau, atrave´s do Museu de Arte Blumenau, ficara´ responsa´vel pelo seguinte: 
5.2.1. Publicar no site da Fundac¸a~o Cultural de Blumenau www.fcblu.com.br o resultado da selec¸a~o dos projetos; 
5.2.2. Divulgar a mostra para os meios de comunicac¸a~o local, por meio do sistema de press- release, e no site da FCB, por interme´dio da Assessoria de Comunicac¸a~o da Fundac¸a~o Cultural de Blumenau; 
5.2.3. Cessa~o do espac¸o necessa´rio a` exposic¸a~o, apoiando a montagem e desmontagem, iluminac¸a~o disponi´vel, acompanhamento, reembalagem para devoluc¸a~o; 
5.2.4. Oferecer visitas mediadas para grupos previamente agendados; 
5.2.5. Providenciar a criac¸a~o gra´fica do convite e o envio eletro^nico, de acordo com a listagem de enderec¸os cadastrados no MAB; 
5.2.6. Organizar a abertura da exposic¸a~o; 
5.3. O MAB na~o se responsabiliza por eventuais danos causados a`s obras em suas instalac¸o~es bem como em translado decorrentes de embalagens e/ou transportes inadequados. 
6. DA CURADORIA 
6.1. A curadoria da exposic¸a~o sera´ feita pelo gerente do MAB, Conselho Consultivo do MAB ou por um curador de responsabilidade do artista. 
7. DISPOSIC¸O~ES GERAIS 
7.1. Caso o proponente tenha interesse em realizar um coquetel, este devera´ ser avaliado junto a` Administrac¸a~o do MAB, arcando o mesmo (proponente) com o custo da realizac¸a~o. 
7.2. Na~o sera~o aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam ou prejudiquem as instalac¸o~es fi´sicas dos espac¸os. 
7.3. Caso o proponente na~o comparec¸a ou na~o encaminhe as suas obras no prazo determinado sem justificar, na~o podera´ participar por 3 (tre^s) anos dos Editais do MAB. 
7.4. O MAB guarda o direito de reservar algumas datas para exposic¸o~es de artistas ou grupos convidados ou para utilizac¸a~o decorrente do Sala~o Elke Hering. 
7.5. Casos omissos sera~o resolvidos pelo Conselho Consultivo do MAB e Fundac¸a~o Cultural de Blumenau. 
8. CRONOGRAMA 
Inscric¸a~o: de 1°de novembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015 
Selec¸a~o das propostas: 02 e 03 de fevereiro de 2015 
Resultado da Selec¸a~o: 07 de fevereiro de 2015 

Mais informações: 
Museu de Arte de Blumenau 
Centro: r. 15 de Novembro, 161, tel. (47) 3326-6596. www.blumenau.sc.gov.br |

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
23 de Janeiro de 2015                                                                           

Fonte: Mapa das Artes

Pinacoteca prorroga inscrições para exposições na galeria em Bauru



Mostras inscritas serão expostas em 2015/ 2016.
Inscrição é gratuita e termina dia 30 de janeiro de 2015.

Foi prorrogado o prazo do cadastro para exposições de artes visuais a serem realizadas na Galeria Municipal de Arte "Angelina Waldemarim Messenberg" em Bauru (SP) para os anos de 2015 e 2016.

A Secretaria de Cultura recebe as inscrições das modalidades de pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, fotografia, instalação, intervenções e obras que criem interfaces com mídias eletrônicas e digitais.

Paralelamente poderão ocorrer mostras de jovens artistas convidados e aqueles com trajetória consolidada, com exposições individuais ou retrospectivas, de acervos públicos ou privados, conforme a programação da secretaria cultura.

Poderão se inscrever artistas, individual ou coletivamente. A inscrição é gratuita e termina dia 30 de janeiro de 2015.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h na Casa Ponce Paz, que fica na Rua Antônio Alves, 9-10, Centro.

Fonte: G1 Bauru e Marília - 16/11/2014

Programa de Exposições MARP - Ribeirão Preto (SP) - 2015



O Programa de Exposições MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (13ª edição), de Ribeirão Preto (SP), recebe inscrições de 09/12/14 a 05/02/15. Serão selecionados projetos em âmbito nacional para complementar o calendário anual de exposições dos espaços expositivos do MARP. 

Mais informações: 
MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi - Ribeirão Preto (SP) 
Setor Central: r. Barão do Amazonas, 323, tel. (16) 3635-2421. 
Ter. a sex., 9h/12h e 14h/18h. 
www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Início das inscrições
09 de Dezembro de 2014

Término das inscrições
05 de Fevereiro de 2015                                                                        

Fonte: Mapa das Artes

Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre inscrições para projetos



Financiamento para projetos varia de R$ 20 mil a R$ 25 mil. 
Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de dezembro.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para projetos. Os interessados devem inscrever seus projetos até o dia 18 de dezembro. Os editais podem ser conferidos no site da fundação.

Um dos editais propõe que o projeto seja voltado para jovens artistas de 18 a 29 anos. O valor de financiamento é de até R$20 mil por projeto, disponibilizado pelo Fundo Municipal de Cultura. Já o segundo edital é para execução em bairros vulneráveis de São José dos Campos, com limite de orçamento até R$ 25 mil.

De acordo com a FCCR, o Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de financiamento público para projetos culturais e artísticos, com ou sem fins lucrativos, que visa ampliar as formas de acesso à cultura para os artistas e para o público da cidade. “Diferentemente da LIF (Lei de Incentivo Fiscal), a verba do Fundo não depende de um patrocínio da iniciativa privada, ela é proveniente do orçamento do município. Para as duas frentes, serão disponibilizados R$ 500 mil (R$450 mil para os projetos e R$50 mil para custos administrativos)”, esclarece.

Ainda segundo a fundação, os projetos serão escolhidos baseados em sua excelência artística, qualificação dos profissionais e técnicos envolvidos, diversidade temática e estética, proposta de contrapartida, adequação orçamentária e viabilidade de realização do projeto.
           
Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região - 23/11/2014

Bragança Paulista abre inscrições para incentivo em projetos culturais



Interessados podem se inscrever até o dia 15 de dezembro.
Há oportunidades para dança, música, literatura, teatro e circo.

A Prefeitura de Bragança Paulista está com inscrições abertas para as pessoas interessadas em receber incentivo em projetos culturais. As inscrições seguem até o dia 15 de dezembro.
Pode se inscrever interessados em receber incentivos nas áreas de música e dança, teatro e circo, cinema, fotografia e vídeo, literatura, crianções científicas e tecnológicas, acerco e patrimônio histórico e cultural, museus, bibliotecas, centros culturais e artes plásticas, gráficas, filatelia e numistática.
O processo de inscrição consiste em duas etapas: online e presencial. Na primeira, o interessado deverá preencher o formulário disponível no site da prefeitura. Já na etapa presencial o munícipe deverá comparecer à Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na avenida Alpheu Grimello, 981, Taboão, das 8h às 18h, com o requerimento de inscrição, declarações obrigatórias e toda a documentação exigida no edital em mãos.
Os projetos serão avaliados de acordo com critérios como orçamento, capacidade técnica e suficiência das informações prestadas. Os aprovados receberão da prefeitura um certificado para obtenção de recurso do incentivo fiscal, que terá prazo de validade de dois anos para sua utilização, a contar de sua expedição.
Mais informações no site da prefeitura ou pelo telefone 4034-6570.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região - 23/11/2014

Fundação Cultural de Timbó - exposições e lançamentos | 2015


A Fundação Cultural de Timbó recebe até 19/12/14 inscrições de artistas e escritores interessados em expor ou lançar suas obras em 2015 no Grão Espaço Cultural – Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó (SC). As inscrições devem ser feitas via e-mail: graoeventos@lindolfbell.com.br . 

Para exposições, podem ser inscritas obras nas categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, fotografia, objeto, instalação, videoarte e outras. Para os lançamentos de livros: Poesia, Artes, Romance, História, Documentário, Ciências, Suspense, Tecnologia, Comportamento, Dramaturgia, Auto Ajuda. 
Mais informações: 
Fundação Cultural de Timbó 
Centro: r. 7 de Setembro, 414, tel. (47) 3382-4170. www.culturatimbo.com.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                     
Término das inscrições
19 de Dezembro de 2014                                                                       

Fonte: Mapa das Artes

Concurso para professor assistente da UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Concurso para professor assistente da UFOB - Inscrições

A Universidade Federal da Bahia - UFBA realiza Processo Seletivo de Professores para a Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.
Áreas do conhecimento: Artes Visuais e Desenho
Inscrições até 12 de dezembro de 2014
PROVAS
Área do Conhecimento: Artes Visuais
Pontos: 
1. Fundamentos e teorias das práticas artísticas; 
2. Poéticas Artísticas tridimensionais; 
3. Cerâmica artística e sua importância para a história da arte, história e procedimentos contemporâneos; 
4. Técnicas da gravura: procedimentos e contribuições para as artes contemporâneas; 
5. Formas e técnicas de criação em linguagens visuais; 
6. Articulação da história da arte com a prática artística.
Área do Conhecimento: Desenho
Roteiro da prova teórico-prática: 
Cada candidato realizará três desenhos: 
a) Um desenho de observação: flora ou fauna ou paisagem ou objeto; 
b) Um desenho técnico: desenho em perspectiva e projeções ortogonais de elementos geométricos; interseções de retas, planos e sólidos geométricos; 
c) Um desenho de criação com tema a ser indicado pela Banca Examinadora.
Pontos da prova didática: 
1. Materiais, ferramentas e técnicas para o desenho de observação e para o desenho técnico; 
2. Desenho de observação de modelos naturais (flora, fauna, paisagem, homem, etc.) e de modelos (objetos inanimados, edifícios, conjuntos arquitetônicos, etc.); 
3. Perspectiva de observação e perspectiva técnica; 
4. O desenho e outras linguagens: história em quadrinhos, tatuagem, grafite, filmes de animação; 
5. Articulações entre desenho e novas tecnologias; 
6. Geometria de sólidos no desenho de observação e no desenho técnico.
Fonte: Canal Contemporâneo

Instituto de Artes da Unesp seleciona professor



Agência FAPESP – Estão abertas, até o dia 18 de dezembro, as inscrições para o concurso que visa selecionar dois professores assistentes doutores para o Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de São Paulo.
O salário é de R$ 9.420,91 para uma jornada de 40 horas semanais de trabalho. Para o portador de título de livre-docente, o salário passa para R$ 11.231,61.
Os selecionados ministrarão as disciplinas Laboratório do Corpo e da Voz, I a VIII.
Podem se inscrever graduados em curso superior que tenham, no mínimo, título de doutor, obtido de preferência em cursos de pós-graduação na área de Artes, Artes Cênicas – Teatro, Comunicação e Semiótica, Música e Dança.
O concurso inclui prova de títulos, prova didática e prova escrita.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por via postal. O edital pode ser lido em http://www.ia.unesp.br/Home/Concurso/docentes48/edital-laboratorio-do-corpo-e-voz.pdf

Fonte: Agência FAPESP