concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 30 de agosto de 2014

3a Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo - Araraquara - SP


arte laguna art prize - chamada

MARIA BONOMI RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃ PAULISTANA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO



A artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi, renomada gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora, membro da Diretoria do Sinap-esp/Aiap-Unesco; receberá em 1º de setembro o Título de Cidadã Paulistana. Proposta por iniciativa do Vereador Andrea Matarazzo do PSDB e aprovada por unanimidade dos 55 Vereadores de São Paulo. Trata-se da mais importante honraria que uma pessoa pode ganhar de um Município.

A Sessão Solene de entrega do Titulo de Cidadã Paulistana à Artista Plástica Maria Bonomi será em 1º de setembro de 2014 às 19:30 horas no Plenário da Câmara Municipal de S. Paulo.

arceburgo em foco II - MG

silêncio - Parque da Água Branca - SP

facínoras - Auro Okamura - Casa do Olhar - Santo André - SP

fragmentos de circumstantiam - estação república - SP


Funarte promove quarta edição do Encontro Funarte de Políticas para as Artes



A Fundação das Artes (Funarte) promove, a partir de 9 de setembro, o IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes. A quarta edição terá itinerância maior que a de 2013: ocorrerá em Belém (PA); Recife (PE); Goiânia (GO); Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). O encontro terá parcerias com representações regionais do Ministério da Cultura e da Funarte, e com secretarias estaduais e municipais de cultura.

O objetivo é realizar um ciclo de reuniões com a participação da sociedade. Realizado desde 2011, visa promover a reflexão e contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional, por meio do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores em geral, relacionados às diversas linguagens artísticas.

Mais informações sobre cada etapa estarão disponíveis em breve no blog do Encontro, www.funarte.gov.br/encontro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Aqueles que tiverem pelo menos 75% de frequência no evento receberão certificado de participação.

Texto: AsCom MinC

A Representação Simbólica – Ciclo de Encontros - MuBE - SP



Encontros com artistas participantes do Projeto Circuito Outubro aberto – ProCOa nos quais serão debatidos temas recorrentes do contexto da arte e do momento hoje.
“Só a participação cidadã é capaz de mudar o país. Qual o país que queremos qual o país que temos”. (Herbert de Souza, Betinho).

Os Encontros são atos transferidos, preparados para serem acessados.
Atitudes, como traçados de possibilidades para “uma viagem entre blocos de saber.” (Roland Barthes).

Um traçado excêntrico de possibilidades, formando uma rede aberta de convívios.
Realizados as 10h30 nas segundas segundas-feiras de cada mês

08 de Setembro de 2014
Cildo Oliveira – Poética e multiplicidades
13 de Outubro de 2014
Carmen Gebaile – Marcas e identidades
10 de Novembro de 2014
Lucy Salles – Narrativa, genealogias femininas
15 de Dezembro de 2014
Monica Nunes – Para um céu de Natal, o baile do Menino Deus

Inscrições por encontro através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato e em qual dos encontros está interessado.

Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal: 12

Fonte: MuBe

Cultura lança programa para incentivar intercâmbio no exterior



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou, em 31/7, dois editais públicos do programa Conexão Cultura Brasil voltados para internacionalização cultural do país. A meta é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios. Os editais foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Para a ministra, os dois programas contribuirão na qualificação de profissionais nas artes e no empreendedorismo cultural. “No mundo moderno, as pessoas não querem só fazer advocacia e medicina. A economia criativa é o forte do século XXI. É uma excelente oportunidade para eles terem uma experiência”.
Um dos editais, o Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, abre a oportunidade para cerca 400 pessoas fazerem cursos no Brasil e no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas seguintes áreas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural. O edital também permite a participação em eventos e atividades promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O programa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.
Para participar, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino e ser pré-aprovado por ela.  As instituições que já manifestaram interesse em receber os brasileiros são o Instituto Europeu de Design, a Federculture da Itália, a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre, o The Globe Theatre, a BBC Scottish Symphony, o Science Museum e o Festival de Edimburgo.
O próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura o documento da instituição estrangeira (carta-convite). Uma comissão com integrantes do ministério e de entidades vinculadas irá selecionar os agraciados pelo edital. As inscrições para os dois editais serão feitas no SALICWEB.
As dúvidas dos interessados poderão ser esclarecidas pelo email culturabrasilintercambios@cultura.gov.br eculturabrasilnegocios@cultura.gov.br.
A contrapartida dos selecionados é, ao voltar para o Brasil, multiplicar o conhecimento adquirido, ou seja, apresentar o que foi desenvolvido no exterior, um espetáculo teatral ou uma oficina de cenografia, por exemplo.
O ministério irá financiar as passagens, as diárias dos brasileiros e os deslocamentos. O edital pode ser acessado no endereço do DOU.
O segundo edital, Conexão Cultura Negócios, conta com o orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e objetiva levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional. “Há o reconhecimento deste ministério de que a Cultura gera negócios. A economia criativa é um eixo poderoso para o desenvolvimento econômico, por isso, o apoio à ida de delegações de produtores e empreendedores culturais para grandes eventos de negócios e aos cursos na área cultural”, avaliou o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho.
Os eventos são o Festival de Música Womex 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha (de 22 a 26 de outubro); o Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil, no Chile (de 3 a 18 de janeiro de 2015) e a Feira de Arte Contemporânea ARCO Madrid (25 de fevereiro a 1º de março de 2015). O texto integral do edital pode ser acessado no endereço no DOU.
Mais informações:
Fonte: MinC – Representação Regional nordeste


O Nu Artístico – Desenho de Observação – Maria Pacca



16 de setembro a 16 de dezembro de 2014
Terças-feiras – 19h30 às 22h
Sobre o Curso
Este curso busca introduzir conceitos e técnicas de desenho de observação utilizando a figura humana.
Professora
Nascida em São Paulo-SP, Maria Pacca passou a maior parte de sua vida fora do Brasil. Formou-se em Belas Artes na California University em Long Beach e completou seus estudos em desenho no Chouinard Art Institute em Los Angeles, Califórnia. Pacca fez seis exposições individuais e várias coletivas na Guatemala, Brasil, Califórnia, Havaí e Colorado. Seus trabalhos (aquarelas, acrílicas e desenhos) estão em colecões particulares pelo mundo inteiro. De regresso ao Brasil, Maria Pacca tem administrado aulas de desenho, aquarela, acrílica e composição em várias escolas e instituições, além do MuBE, como SESC Belenzinho, SESC Consolação, Collegio das Artes e Newton Santana Atelier de Escultura.

Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12
Fonte: MuBe

Aquarela Experimental – Maria Pacca - SP



16 de setembro a 16 de dezembro de 2014Terças-feiras – 16h30 às 18h30

Sobre o Curso
Este curso visa usar a aquarela de uma maneira livre, com ou sem desenho prévio, permitindo o estudo de suas diversas técnicas.

Sobre a Professora
Nascida em São Paulo-SP, Maria Pacca passou a maior parte de sua vida fora do Brasil. Formou-se em Belas Artes na California University em Long Beach e completou seus estudos em desenho no Chouinard Art Institute em Los Angeles, Califórnia. Pacca fez seis exposições individuais e várias coletivas na Guatemala, Brasil, Califórnia, Havaí e Colorado. Seus trabalhos (aquarelas, acrílicas e desenhos) estão em colecões particulares pelo mundo inteiro. De regresso ao Brasil, Maria Pacca tem administrado aulas de desenho, aquarela, acrílica e composição em várias escolas e instituições, além do MuBE, como SESC Belenzinho, SESC Consolação, Collegio das Artes e Newton Santana Atelier de Escultura.
I
nscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12


Fonte: MuBe

AQUARELA com Guillermo von Plocki - SP

Dias 05 e 06 de setembro, sexta e sábado.

Serão duas turmas, para crianças de 8 a 11 anos e também p/ adultos de 12 a 99 anos.
Ótima maneira de desestressar! Vamos praticar a beleza e harmonia das cores?

Inscreva seus filhos p/uma tarde com ARTE ou venha você e traga os amigos (as).
Descontos especiais para grupos.

Dia 05 de setembro, sexta, das 17h às 19h para crianças de 08 a 11 anos
Dia 06 de setembro, sábado, das 10h às 13h, para interessados de 12 a 99 anos

Investimento: R$ 150,00 com material incluso.
Mais infos: 4777.0234  ou galeriadeartesolangeviana@uol.com.br 

galeria de arte e fotografia solange viana
de seg a sex das 11h às 19h

tel (11) 4777.0234 | agende sua visita

Juliano Gouveia dos Santos ministra curso sobre paisagem na Fauna Galeria



O artista Juliano Gouveia dos Santos ministra o primeiro módulo do curso “Vários Territórios”, intitulado “Uma Certa Selvageria: Sobre a Paisagem Mutável”, promovido pelo núcleo educativo da Fauna Galeria, o F+. As atividades ocorrem entre os dias 06 e 27/09/14, aos sábados, das 14h às 17h. São 15 vagas. O preço é 2 x de R$ 240. Inscrições pelo site http://faunagaleria.com.br/site/varios-territorios-m1. Partindo de exemplos da História da Arte e de sua própria produção, Juliano aborda a ideia de “selvageria”, ou inconstância, para trabalhar as diferenças entre o conceito de paisagem europeu e o brasileiro. A ideia é que os participantes apresentem, ao final, projetos de pesquisa em arte (fotografia, desenho, vídeo, instalação etc) em diálogo com o estudo da paisagem e, em especial, a relação entre o natural e o urbano. | Fauna Galeria Jardim América: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470, tel. (11) 3668-6572. www.faunagaleria.com.br

Fonte: Mapa das Artes

curso de pintura acrílica - Charles Oak - SP

Artista argentina Maria Eugenia Corder ministra curso de pintura contemporânea


O curso “Pintura Contemporânea: da Técnica à criatividade”, ministrado pela artista argentina Maria Eugenia Cordero está com inscrições abertas. As aulas são ministradas às quartas-feiras (às 15h, e às 19h) e aos sábados (às 10h). O curso tem como objetivo apresentar um panorama na pratica da pintura contemporânea utilizando técnicas e exercícios experimentais que possibilitem o desenvolvimento de uma criatividade pessoal, proporcionando a articulação entre linguagem, técnica e criatividade, aprofundando desta forma o estudo de referências contemporâneas nacionais e internacionais. No decorrer do curso as bases de cada técnica serão abordadas de forma didática com propostas criativas e práticas, com experimentações expressivas e pessoais. Investimento de R$ 250,00 mensais. | Mais informações: Ateliê Maria Eugenia Cordero Pinheiros: R. Deputado Lacerda Franco, 344, tel. (11) 98224-1040 corderome@gmail.com | http://corderome.wix.com/corderomariaeugenia

Fonte: Mapa das Artes

Goethe Institut promove seminário sobre o poder na história da arte hoje



O Goethe Institut promove em 01/09/14, às 18h30, um seminário que pretende responder às questões “Existe uma História da Arte Global?", “Quem detém o poder na História da Arte Hoje?”. Para tanto, traz ao Brasil especialistas dos Estados Unidos, França, China e Brasil. O evento debate as teorias que regem a disciplina e questiona a importância e a contribuição de outras áreas para uma história da Arte mais democrática e inclusiva. Os interessados pode se inscrever gratuitamente através do e-mail: cultura@saopaulo.goethe.org. particpam do seminários os professores Lao Zhu (University of Beijing), Thierry Dufrêne (INHA-Paris), Roberto Conduro (UERJ), Zoe Strother (University of Columbia), sobmediação de Claudia Mattos (Unicamp). | Mais informações: Goethe Institut Pinheiros: r. Lisboa, 974, tel.(11) 3296-7000. www.goethe.de/saopaulo cultura@saopaulo.goethe.org

Fonte: Mapa das Artes

uma tarde no museu - objetos infláveis - SP

Editais Intercâmbio: oficinas de capacitação acontecem em São Paulo

Nos dias 02/09 (terça-feira), 04/09 (quinta-feira) e 11/09 (quinta-feira), acontecem, na capital paulista, oficinas de capacitação para auxiliar os candidatos aos Editais Conexão Cultura – Intercâmbios e Negócios. Além destas agendas, a equipe do Ministério tem atendido os proponentes, em regime de plantão, presencialmente, por telefone e email.

Para a ministra Marta Suplicy, os dois programas contribuirão na qualificação de profissionais nas artes e no empreendedorismo cultural. "No mundo moderno, as pessoas não querem só fazer advocacia e medicina. A economia criativa é o forte do século XXI. É uma excelente oportunidade para eles terem uma experiência", afirmou a ministra.

Um dos editais, o Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, abre a oportunidade para cerca 400 pessoas fazerem cursos no Brasil e no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas seguintes áreas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural. O edital permite a participação em eventos e atividades promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. 

Por sua vez, o edital Conexão Cultura Negócios conta com o orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e objetiva levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional: Worl Music Expo- WOMEX 2014; Festival Santiago a Mil 2015 e Feira Internacional de Arte Contemporânea- Arco Madri 2015. O programa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.

Para saber mais sobre o Edital Conexão Brasil – Intercâmbios, clique aqui.

Para saber mais sobre o Conexão Cultura Brasil – Negócios, clique aqui.

Serviço:
Oficinas de capacitação Editais Conexão Cultura 2014

02/09- terça-feira- 19hs
Sede da RRSP- Alameda Nothmann, 1058, Santa Cecília.

04/09 - quinta-feira- 20hs
Fábrica de Cultura da Brasilândia- Avenida Inajar de Souza, 7001 
Parceiros: Fábrica de Cultura da Brasilândia

11/09- quinta-feira – 19hs
Goma Capulanas- Rua José Barros Magaldi, 1.121- Jardim São Luis
Parceiros: Cia de Teatro Capulanas

A entrada é gratuita e a presença deve ser confirmada pelo comunicação.sp@cultura.gov.br  (informe a data em que estará conosco).

Fonte: Ministério da Cultura - Representação Regional de São Paulo -  MinC RR/SP

Projeto Viver promove workshops gratuitos de gravura e serigrafia



O projeto “VI(VER): Diálogo Gráfico” promove entre 02 e 03/09/14 dois workshops gratuitos de gravura e serigrafia na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Os cursos serão ministrados pelos artistas Adriano Gambim e Augusto Sampaio e com coordenação do curador Hélio Schonmann. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria da oficina de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h30 às 17h30. | 02/09/14, das 18h30 às 21h30 – “Matriz Perdida: Gravura em Relevo’, com Adriano Gambim. O trabalho baseia-se na sobreposição de impressões em diferentes cores, realizadas sobre uma mesma estampa e em uma única matriz, retrabalhada após cada sobreposição sobre chapa de Eucatex. Inscrições até dia 28/08/14. - 03/09/14, das 18h30 às 21h30 – “Oficina de Serigrafia com Estêncil”, com Augusto Sampaio. A atividade propõe registros gráficos, desenhos e anotações do espaço da Oswald de Andrade, como ponto de partida para a elaboração de serigrafias. Os participantes realizam impressões sobre papel e cada estampa constitui uma unidade modular para compor um painel coletivo. Inscrições até dia 30/08/14. | Mais informações: Oficina Cultural Oswald de Andrade Bom Retiro: r. Três Rios, 363, tel. (11) 3222-2662 / 3221-4704. www.oficinasculturais.org.br

Fonte: Mapa das Artes

III Seminário Internacional ARTE!Brasileiros “A Arte Contemporânea no séc. XXI” - SP e RJ


III Seminário Internacional ARTE!Brasileiros “A Arte Contemporânea no séc. XXI”

4 de Setembro, das 9 às 16:30 - Auditório Ibirapuera - São Paulo9 de Setembro, das 9 às 16:30pm - Teatro CCBB - Rio de Janeiro


O Que É Ser Contemporâneo Espaços Contemporâneos O Contemporâneo e a América Latina O Contemporâneo nas Coleções
Palestrantes confirmados - ADAM SZYMCZYK, Suíça ADRIENNE EDWARDS, E.U.A. AGUSTÍN PÉREZ RUBIO, Argentina ALANNA HEISS, E.U.A. ANDREA GIUNTA, E.U.A. CHARLES ESCHE, Holanda FABIO CYPRIANO, Brasil GALIT EILAT, Israel JOSÉ ROCA, Colômbia JULIETA GONZÁLEZ, México LEONOR AMARANTE, Brasil LIZ MUNSELL, E.U.A. MATT WILLIAMS, Reino Unido PETER PÁL PELBART, Brasil
A terceira edição do seminário será realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro em setembro
Em 2014, a terceira edição do Seminário Internacional ARTE!Brasileiros traz uma importante novidade: será, pela primeira vez, em São Paulo e no Rio de janeiro, nos dias 4 e 9 de setembro, respectivamente. As datas foram escolhidas em diálogo com a abertura da 31ª Bienal de São Paulo e da Feira ArtRio.

A ampliação do evento faz parte de uma estratégia de agregar conhecimento ao público brasileiro e incentivar a troca com especialistas internacionais.
Neste ano, com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a arte contemporânea no século XXI, os painéis debaterão como a arte se insere no contexto do que é ser contemporâneo - iniciativas e exemplos de espaços contemporâneos de sucesso internacional – e, finalmente, como América Latina se destaca nesse cenário.

O evento conta com a participação do diretor artístico da próxima dOCUMENTA de Kassel, Adam Szymczyk, a mais importante mostra de arte contemporânea que ocorre a cada cinco anos na Alemanha, e dos curadores da 31ª Bienal de São Paulo, Charles Esche e Galit Eilat. Também participarão a curadora historicamente reconhecida Alanna Heiss, fundadora e ex-diretora do MoMA P.S.1; e de Agustín Pérez Rubio, atual diretor artístico do Malba, Argentina; de José Roca, curador colombiano adjunto da Estrellita B. Brodsky of Latin American Art, na Tate, London; e Julieta González, curadora do Museo Tamayo, Cidade do México.

O filósofo Peter Pál Pelbart, professor titular de Filosofia da PUC-SP, introduzirá o debate do “O que é ser contemporâneo?”.

O evento é gratuito e com transmissão simultânea pelo canal web TV!Brasileiros.  Desde 2012, o Seminário internacional ARTE!Brasileiros reúne especialistas do mundo todo para discutir temas relevantes com um público que cresce ano a ano.

Serviço
III Seminário Internacional ARTE!Brasileiros
São Paulo – 4 de setembro de 2014 – das 9h às 16h30 – Auditório Ibirapuera
Rio de Janeiro – 9 de setembro de 2014 – das 9h às 16h30 –  Teatro CCBB
Inscrições gratuitas. 
Mais informações em (11) 3030 – 4050

Fonte: Revista Brasileiros

a memória na era da economia criativa - Adriana Teixeira Costa - SP

Seminário Internacional - arte contemporânea: Preservar o Quê? - SP

Curso de Escultura em Cerâmica na Associação Paulista de Belas Artes



Orientadora: Sueli Finoto
Início: Setembro de 2014
Horário: sextas-feiras das 14h00 às 17h00
Observação: O material (argila e ferramentas) será fornecido gratuitamente no primeiro mês do curso.
INSCREVA-SE! 
Associação Paulista de Belas Artes
Rua Conselheiro Crispiniano, 53 – 13º andar – Centro – São Paulo - SP
Tels.: (11) 3214.1711 // 3105.1660 - Cel.: (11) 9.8195.9148