concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 26 de novembro de 2011

collective atlas



Hello Everybody

Just wanted to clarify that this project is STILL ongoing and looking for entries. So please do send a contribution in if you have been thinking of doing so!

The idea is to create a representation of the world through people who know the places.
Think of a village/town/city that you have spent time in. The task is to try and represent it the best you can in one simple book.

The simple rules are:
The book must only be made from one A4 sheet of paper or card (of your choice) and can only be folded into the format you want. Cuts can be made but the sheet must remain relatively whole – so not cut right in half etc.
You can use one or both sides of the sheet and use any media.

Send your book to:
Somethink Collective
97 Benview
Bannockburn
Stirling
FK7 0HJ
UK
Please include your name on your book. And when sending them please include an email address that we can contact you on to inform you of developments.
The books will be collected with the idea of finding exhibiting opportunities.
They will also be uploaded on to the Blog!
 

o cérebro iluminado por um orgasmo



as imagens são lindas e como disse o meu amigo lacaniano Jean-Pierre Edberg:
a neurociência rehabilitando postumamente W. Reich :)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

no deserto da cidade - oficina de fotografia


4DEZ
3º Andar
9h30

No Deserto da Cidade

Com/ Grupo Cidade Invertida
A cidade de São Paulo pode ser pensada como um deserto? Os participantes desta oficina explorarão a questão através da técnica pinhole e de reflexões teóricas sobre a história das imagens e da fotografia, complementadas por uma visão imagética da cidade, tão gigante quanto intimista.
Cada inscrito deverá trazer sua própria câmera digital.
Idade/ a partir de 16 anos
Capacidade/ 20 pessoas
Duração/ 6 horas
Necessário Inscrição

imaginário - exposição e livro

FICHA TÉCNICA
96 pp.
26 x 30 cm
Português
1a. edição
2011
ISBN 978-85-7850-081-8
R$ 80,00

IMAGINÁRIO
Rafael Costa
Arquiteto de formação, Rafael Costa sempre esteve atento ao processo de composição de imagens e seus elementos gráficos. O domínio técnico que caracteriza suas imagens deve-se aos anos de exercício na publicidade; em seu trabalho autoral, porém, ele deixa transparecer livremente as influências recebidas da pintura, sua grande paixão. As imagens que compõem Imaginário são resultado de uma longa série de viagens ao redor do mundo. “Sempre fui movido pelo impulso meio impressionista de estar fora, estar em movimento”, diz Rafael.
Algumas fotografias se impõem pela própria força de composição; outras surpreendem e desafiam o observador ao apresentar reflexos de pessoas ou objetos na água; outras, ainda, resultam de um processo singular: a impressão fotográfica no verso do papel. A tinta, que não é absorvida, escorre lentamente, transformando de maneira surpreendente a imagem original -- até o momento em que Rafael Costa, considerando a imagem “pronta”, a fotografa novamente. É dessa forma que ele tenta “pintar com o olho”, como define seu trabalho pessoal.

relicários III - fotografias de Antonio C. Rampazzo

a poética do devaneio - com a amiga Leonor Décourt




A abertura da exposição em comemoração à 10ª edição do Projeto Impresso, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, na Biblioteca do Paissandu Atlético Clube,  no Rio de Janeiro.

A partir do livro de Gaston Bachelard, A Poética do Devaneio, onze artistas interpretaram e transformaram seus devaneios em forma de livros.



Leonor Décourt
www.leonordecourt.com.br                                    

HAHNEMUHLE CALENDAR COMPETITION 2013


HAHNEMUHLE CALENDAR COMPETITION
The iconic and exclusive 2012 Hahnemuhle calendar will be out soon showcasing
all of the winning entries from this years calendar competition. We are happy to
announce next years Calendar competition and the theme for the 2013 calendar is
CULINARY DELIGHTS”. The competition is open to artists of all abilities and the
winning twelve pictures will be featured in our 2013 calendar.
The closing date for entries is 30th June 2012, please email matthew_johns@hahnemuehle.de for full details.

Giorgio Vasari - o biógrafo da renascença - Prof Luiz Marques

Biblioteca Digital Pedro de Angelis


Biblioteca Digital Pedro de Angelis

O acordo de cooperação técnica que o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura do Brasil, Galeno Amorim, e o diretor da congênere argentina, Horacio Gonzáles, assinaram na instituição argentina (dirigida entre 1955 e 1973 por Jorge Luiz Borges), disponibiliza na internet o amplo acervo do historiador e colecionador Pedro de Angelis. São mapas, jornais por ele editados e outros documentos, num total de 255 itens. Este acordo já trazia a assinatura da Biblioteca Nacional da República do Uruguai.
O acervo de Pedro de Angelis, italiano de nascimento, está parte no Brasil por ter sido adquirido por D.Pedro II. Com o acordo, dá-se início formal à Biblioteca Digital Pedro de Angelis, a qual ainda incorporará acervos a serem virtualizados do Uruguai e Argentina.
Integração via biblioteca digital
“Antes, se discutia muito a posse dos acervos –agora, com esta iniciativa, fica muito mais fácil o acesso a toda esta história. Mais do que isso, o que estamos vendo é que esta digitalização proporciona a integração das nossas culturas”
(Ministra Ana de Hollanda)

Acesso de pesquisadores e interessados
“Se um dia este acervo saiu da Argentina, esta é a ocasião para devolvê-lo. Fundamental para que os historiadores, os pesquisadores e estudantes tenham acesso de onde quiserem –uma vez que é pela internet”
(Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC

Coletivo lançará 39 mil cordéis com arte e política


Coletivo lançará 39 mil cordéis com arte e política

Publicado em 18 de novembro de 2011 
Edital do Ministério da Cultura possibilitará a edição de novos títulos no formato de cordel na região do Cariri

Crato. A história da Organização Não Governamental Coletivo Camaradas, que atua neste Município, será contada em cordéis. O grupo irá lançar 39 mil livretos com temáticas que dizem respeito à concepção estética e artística do grupo. A publicação será possível através do projeto Cordel Engajado, que foi contemplado pelo Prêmio Literatura de Cordel Patativa do Assaré, desenvolvido pelo Ministério do Cultura. A proposta do Coletivo Camaradas consiste na publicação de 13 títulos de cordéis, sendo três mil exemplares de cada um. As temáticas escolhidas abordam são "O que esses camaradas defendem", "Diversidade musical", "Teatro político", "Confluência das artes", "Arte e cidade", entre outros.

O projeto pretende compreender historicamente, o cordel como instrumento que possibilitou o acesso à informação, "causos" e denúncias das camadas populares. Além de inserir o habito da leitura durante várias gerações. A ideia é popularizar alguns temas que ainda estão no campo da intelectualidade. Para convocar os escritores, já foi iniciada uma chamada pública que deverá atrair cordelistas de todos os Estados, principalmente da Região Nordeste, onde o tipo de literatura é mais frequente.

Além dos 13 temas, deverão ser republicados os cordéis de Salete Maria e Hamurabi Batista, os quais abordam o assunto Coletivo Camaradas.

Há 20 anos, a Academia de Cordelistas do Crato está instalada no Município. Já publicou mais 700 mil títulos. A instituição irá promover no próximo mês de dezembro, o III Seminário do Verso Popular. O evento vai reunir todos os membros, pesquisadores do cordel, poetas do verso popular, estudantes, professores e apologistas.

Linguagem marginal
Haverá também uma exposição sobre a atuação da Academia e um planejamento de ação para os dez anos vindouros. Os membros da instituição serão convidados a fazer parte integrante do Cordel Engajado, como também os que fazem parte do Grupo de Cordelistas Malditos, escritores que usam uma linguagem marginal e diferenciam-se por fugir das formas tradicionais do cordel.

Para educar, possibilitar que artistas e professores de arte se familiarizem com os temas que estão relacionados à arte engajada, o grupo Coletivo Camaradas considera o projeto como produção que possibilita a huma-nização dos leitores.

O trabalho é feito sem, necessariamente, abordar questões de ordem política, mas que estão relacionadas à condição humana. O projeto custará aproximadamente R$ 6 mil. O dinheiro já está disponível, falta apenas que os cordelistas iniciem a produção.

Ensino nas escolas
O diferencial do projeto está na produção da arte engajada, que o coordenador do Coletivo Camaradas, Alexandre Lucas, acredita ser o principal objetivo da proposta. "Queremos disseminar a estética do nosso grupo, que é pensar a arte colaborativa, coletiva, interativa e inclusiva. Esse projeto possibilita isso. A gente pretende tornar esse material como instrumento de apoio do ensino nas escolas públicas. Pois, não é possível produzir arte fora da vida, a gente compreende que ela tem esse diálogo constante com as realidades sociais", revela.

Todo o material publicado deverá ser disponibilizado virtualmente na página do Coletivo Camaradas. Os cordelistas interessados deverão encaminhar as propostas, juntamente com os dados pessoais dos autores para o e-mail coletivocamaradas@gmail.com. O prazo para a realização das inscrições é até o dia 15 de dezembro. Cada um dos escritores que tiverem suas propostas aprovadas pelo projeto receberão mil cordéis. Eles não serão recompensados financeiramente, mas ficam livres para distribuição gratuita ou vendida de suas novas obras.

A distribuição dos 39 mil livretos será direcionada, feita através das atividades educadoras do Coletivo. O grupo tem, em média, 30 membros que irão disseminar a cultura a partir dos encontros, seminários e rodas de conversas, atividades realizadas constantemente. A previsão é que o material esteja pronto até janeiro de 2012. A expectativa é que os cordéis ampliem a concepção estética e artística, relacionada à arte como instrumento de educação, empoderamento político e de criação.

Segundo o cordelista e compositor Francisco Saraiva, o projeto é um forma de também divulgar o potencial do poetas cratenses e as realizações dos grupos que produzem cultura na região.

"É sempre bom ser contemplado com um projeto como esse. Já imaginou quantas pessoas vão ter acesso à leitura? Isso representa mais cultura para a nossa região, espero que os títulos sejam bem utilizados e distribuídos", avalia. Desde já, a ONG aguarda as propostas dos cordelistas para os temas serem reproduzidos no formato da já conhecida literatura popular.

Temas
13 temáticas diferentes serão abordadas na nova coleção de cordéis do Coletivo Camaradas, com três mil exemplares cada uma. ONG aguarda propostas dos escritores de todo o País

MAIS INFORMAÇÕES 
Coletivo Camaradas
Praça Dr. Joaquim Fernandes Teles
S/N, Bairro Pimenta, Crato
Telefone: (88) 3102.1272

Yaçanã NeponucenaRepórter
DESTAQUE NO PAÍS
Parceria entre Prefeituras e AABBs chega a 80% no CE
O AABB-comunidade fortalece a inclusão social, busca a formação cidadã e melhoria da qualidade de vida
Iguatu. Promover o desenvolvimento dos jovens por meio da arte, da cultura, do esporte e oferecer reforço escolar. Esses são os objetivos básicos do Programa de Integração AABB - Comunidade que atende a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. No Ceará, 33 AABBs mantêm o projeto em plena atividade, atendendo a 5.351 jovens. O projeto fortalece a inclusão social, busca a formação cidadã e melhoria da qualidade de vida.

O índice de participação das AABBs no desenvolvimento das ações em parceria com as prefeituras municipais cearense é um dos mais elevados do Brasil, cerca de 80%. "Isso demonstra que há uma forte mobilização social e interesse em manter o projeto", observou o presidente do Conselho Estadual do Programa AABB - Comunidade, Marcos Tavares.

Nesta cidade, o programa é um dos pioneiros no Estado e atualmente atende 220 crianças e adolescentes em dois turnos, com atividades de natação, artes plásticas, jogos de mesa, futsal, música, teatro e dança, além de reforço escolar. Os alunos, a cada começo de atividade, passam por exames de pele e odontológicos e, ainda, recebem orientação sobre higiene e saúde corporal.

A coordenadora, Rosália Oliveira, disse que a maioria dos alunos inscritos no projeto consegue melhor desempenho escolar. "As atividades incentivam o estudo", frisou. "Há um amadurecimento, respeito entre eles e colaboração".

O vice-presidente da Federação Nacional das AABBs, Geraldo Luís de Oliveira Silva, frisou que o Programa de Integração AABB- Comunidade visa a formação cidadã e o desenvolvimento cultural e artístico das crianças e adolescentes. "A realidade mostra que temos obtidos bons resultados e quando esses jovens chegam à idade adulta têm uma formação mais sólida", afirmou.

O Programa consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. As ações são efetivadas por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa de Integração AABB - Comunidade, que visa à inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa de 7 a 18 anos incompletos. O projeto em âmbito nacional e atende mais de 56 mil jovens. No Ceará, 80% das AABBs mantêm o projeto em plena atividade. As ações são desenvolvidas em parceria com os Municípios.

Envolvimento
O presidente do Conselho Estadual das AABBs, Marcos Tavares, destacou a firme parceria que o Município de Iguatu mantém com o programa. "O envolvimento da Prefeitura com o projeto é fundamental para ampliar o atendimento e melhor desenvolver as ações", frisou. "Aqui temos um modelo e um exemplo a ser seguido".

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, destacou a importância do programa para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças e adolescentes e a formação cidadã. "O nosso esforço é sempre buscar parcerias que contribuam para o crescimento e formação dos jovens".

Para comemorar o êxito das ações do projeto e promover a confraternização entre os participantes, anualmente é realizado um Encontro Estadual do Programa de Integração AABB - Comunidade. A programação inclui competições esportivas e atividades culturais.

O objetivo é integrar os participantes do programa e a comunidade pelo esporte e cultura. O evento proporciona a integração entre jovens e é feita avaliação do desenvolvimento dos projetos realizados em cada núcleo ao longo do ano.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Ação Social do Município de Iguatu
Centro-Sul do Estado
Telefone: (88) 3510.1650

Honório Barbosa
Repórter

Chamada de Artigos - Revista CPC 14

Chamada de Artigos - Revista CPC 14

Comunicamos aos interessados que se encontra aberta, até o dia 26 de fevereiro de 2012, a chamada de artigos para a Revista CPC 14 (maio/out.2012).
Os textos devem ser enviados para o e-mail.
Para mais detalhes, acesse
importante: serão analisados apenas trabalhos inéditos e formatados de acordo com as normas que constam no link
Sobre a Revista CPC
A Revista CPC é um periódico do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo. De caráter acadêmico e científico configura-se como um veículo de discussão e reflexão dedicado às questões afeitas ao patrimônio cultural em seus múltiplos aspectos. A revista é arbitrada, tem periodicidade semestral, é editada em formato eletrônico e está organizada em duas seções: uma seção de artigos, nos eixos de patrimônio cultural, coleções e acervos, e conservação e restauração; e uma seção de resenhas, notícias e depoimentos.
A Revista conta com uma Comissão Editorial e um Conselho Consultivo, composto por nomes de especialistas da área provenientes das universidades públicas estaduais paulistas e de universidades federais, dos órgãos oficiais de preservação do patrimônio cultural e de instituições nacionais e/ou internacionais que desenvolvam trabalhos em áreas afins, bem como com assessores/pareceristas ad hoc.

Fontes: Centro de Preservação Cultural USP - São Paulo SP / Vitruvius 

Apoio à Pesquisa e Criação Artística e de projetos de websites - Rio de Janeiro

Prorrogadas inscrições para editais de Apoio à Pesquisa e Criação Artística e de projetos de websites

Projetos serão aceitos até 23 de dezembro
A Secretaria de Estado de Cultura prorrogou até 23 de dezembro de 2011 o prazo final para quem quiser se inscrever nos editais de Apoio à Pesquisa e Criação Artística e de projetos de websites.

O primeiro contemplará projetos de artes visuais, dança, música para orquestra de câmara de música contemporânea e teatro. O segundo abrange a criação e hospedagem de sites de natureza cultural na internet, como também a ampliação ou aprimoramento deste tipo de sites já existentes na WEB.

As inscrições para os dois editais devem ser feitas através do portal
www.cultura.rj.gov.br.
Colaboração de Ascom

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura - Rio de Janeiro

FAZEN’DESENHANIMADO DE A a Z com RALPH BAKSHI

FAZEN’DESENHANIMADO DE A a Z com RALPH BAKSHI (parte 3) e MARCELO DA ESCOLA MELIES

Convidados conversam com o público, apresentam filmes, respondem perguntas, falam de suas ideias e experiências.
15h: RALPH BAKSHI PARTE TRÊS: Cult entre os cults (Quentin Tarantino está entre seus admiradores), Bakshi revolucionou o cinema com seus filmes de animação para adultos. Nesta parte final será exibido: “Tygra, Cool World & Super Mouse”.

16h30: Bate-papo com Marcelo Ortiz, criador da escola de animação “Melies”, uma das mais conceituadas cidade. Ele mesmo, estudante da Vancouver Film e do Animation Mentor, é um especialista em formação na área. Neste encontro, serão exibidos trabalhos de alunos da escola e novas tendências internacionais.
Não perca!
Dia 26/11, sábado, a partir das 15h. Espaço Sarau.
Centro Cultural da Juventude | av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, tel. (11) 3984-2466. http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria da Cultura – SMC - Centro Cultural da Juventude

12ª Edição do Curso de Gestão de Restauro e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio

Abertas as inscrições para 12ª Edição do Curso de Gestão de Restauro e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio

Oferecido pelo CECI em parceria com Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pádua


inscrições
de 01/12/2011
a 10/01/2012

O Curso de Gestão de Restauro é uma iniciativa pioneira no Brasil para capacitação e aperfeiçoamento de profissionais e interessados em atuarem no campo preservação, com foco em execução de obras e serviços em edificações culturais.
Desde sua primeira edição, o curso vem oferecendo aos participantes o contato direto com as práticas tradicionais e as técnicas mais avançadas sobre as habilidades de um gestor nos âmbitos conceituais, técnicos e humanos, para que se constitua a necessidade de se romper com paradigmas e dogmas.
Nessa edição, além da grade regular do curso, é oferecido, ao participante à oportunidade de um aprofundamento complementar, à escolha do aluno, em técnicas específicas de intervenções nas áreas de cantaria, pintura, metais ferrosos e não-ferrosos, azulejos históricos, estuque, finto-mármore, esculturas de madeira e ladrilhos e mosaicos.
curso carga horária de 390 horas/aulas
dividido em dois módulos:
Módulo Virtual, realizado por meio da tecnologia de EAD/Ensinar/Virtus-UFPE (Ensino à Distância) e Módulo Presencial, através de método pedagógico de interação direta entre aluno, professor, mestres de ofícios e artesãos-operários num encontro de um mês (30 dias) numa cidade histórica de Pernambuco e viagem de estudos. Em caso de o aluno fazer as disciplinas optativas, a carga horária final totalizará 480 horas.
Estão disponíveis apenas 30 vagas e as inscrições já podem ser feitas através do site.

mais
necessário reservar a matrícula antecipado

Fontes: Luciana Nepomuceno Pessoa / Coordenadora Executiva do Curso de Gestão de Restauro
Recife PE Brasil / Vitruvius 

IV Congresso Fora do Eixo na USP, São Paulo


Convidados: Alfredo Manevy, Cláudia Leitão, Claudio Prado, Célio Turino, George Yúdice, Ivana Bentes, Jean Wyllys, Miranda, Renato Rovai
O Fora do Eixo realiza em São Paulo, de 11 a 18 de dezembro, a 4ª edição do Congresso Fora do Eixo. O maior encontro presencial da rede tem a expectativa de público superior a mil pessoas. Além de representantes do Circuito, o Congresso conta com a presença de diversos setores socias, entre politica, economia e educação e profissionais dos da cena cultural, como música, cinema, teatro e literatura.
São sete dias de atividades intensas, dividindo vários grupos em GTs (Grupos de Trabalho), GDs (Grupos de Discussão), encontros, plenárias e mesas de debates. Com uma proposta diferenciada para estímulo do intercâmbio entre os participantes, o congresso também oferece vários momentos para reuniões livres, norteadas por temas pertinentes aos debates atuais estabelecidos na rede permitindo um cruzamento de ideias entre os mais variados agentes. O período da noite é destinado para as plenárias do Fora do Eixo, em um processo totalmente transparente de tomada de decisões e encaminhamentos práticos das ações do FdE.
Inscrições no site: congresso.foradoeixo.org.br
Período de realização: 11 a 18 de dezembro de 2011
Paço das Artes - USP
Av. da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832
www.pacodasartes.org.br

Faculdade de Educação - USP
Av. da Universidade 308, São Paulo - SP
11-3813-7318
www4.fe.usp.br

Programação / Sugira a sua programação
11 de dezembro
- Chegada e credenciamento dos congressitas
- #DomingonaCasa
- Banquinha FdE

12 de dezembro
- Credenciamento e aquecimento Congresso FdE
- Feira de Economia Solidária
- Maior Encontro de Programadores Culturais da América Latina
- Evento de Abertura do Congresso Fora do Eixo
> Apresentação das Regionais
> Balanço FdE 2011
> Pocket shows

13 de dezembro
- Conferência: Eu escrevo, tu escreves, nós publicamos (Caraminholas + Luz Impressa + Karen Debértolis)
- Encontro de Bancadas
> # FEmininas
> Nós Ambiente
> FdE Kids
> Gay FdE
> FdE SL
> GT Economia da Cultura FPES
- Observatórios:
> Liberdade Sexual
> Redes de Cultura América Latina
- Intervenção: Desfile Poeme-se
- Encontro: Rede Moinho
- Conversas Infinitas: A reforma Agrária da Cultura
- Feira de Economia Solidária

14 de dezembro
- Conferência
> Ônibus Hacker
> #FikDik (Redes Sociais)
- Observatórios:
> Cultura Hacker, Cultura Digital e Ativismo
> O leitor 2.0 -Literatura e meios de produção
> Free zone: O mundo Wi-fi
- Conversas Infinitas: Cidadão Multimídia: seja mídia
- Feira de Economia Solidária

15 de dezembro
- Oficina: Wiki: Banco Colaborativo de Tecnologias
- Encontros: Universidade Cultura Livre
- Observatórios:
> A crise do Crítico, a crise do acadêmico, a crise dos mediadores
> Comportamento Digital
> Eu vou Samplear, eu vou te roubar: Cultura Remix e propriedade intelectual
- Conversas Infinitas: Império do Empírico
- Feira de Economia Solidária

16 de dezembro
- Encontros: Mobiliza Cultura
- Feira de Economia Solidária

17 de dezembro
- Conferência: TEC 2.0
- Observatórios: Tecnologias sociais FdE
- Encontro Banco da Cultura
> Moedas criativas solidárias
> Bancos comunitários / finanças
- Conversas Infinitas: Trabalho é vida, vida é trabalho
- Feira de Economia Solidária

18 de dezembro
- #DomingonaCasa
- Banquinha FdE

Fonte: Canal Contemporâneo 

A New Venture Anselm Kiefer Tries his Hand at Opera


Anselm Kiefer is one of Germany's most important contemporary artists. Now the painter and sculptor has turned his attention to opera. He's staging a work at the Opera Bastille in Paris called Au commencement,In the Beginning ,based on texts from the Old Testament. The opera challenges the vengeful God of the three monotheistic world religions. For the normally reserved Kiefer,working with a team and putting himself in the public eye is a new challenge. ARTS.21 takes a closer look

Fossil of oldest bird to go on show in new gallery at London's Natural History Museum


Archaeopteryx. © Natural History Museum.




Archaeopteryx, artist impression. © Natural History Museum.

LONDON.- The fossil that confirmed Darwin’s theory of evolution, Archaeopteryx, will be displayed for the first time in a new gallery called Treasures, opening at the Natural History Museum in November 2012.

The fossil Archaeopteryx lithographica shows both bird and reptile features and was discovered just two years after Darwin published On the Origin of Species.

The fossil became a key piece of evidence for the origin of birds and the confirmation of evolution and is known by some as the Mona Lisa of natural history.

It is not a replica or cast that is going on display, but the real fossil. The fossil is the official representative of the Archaeopteryx lithographica species, and is known as the type. When scientists need to identify other similar animals they refer to the type specimen for comparison.

Archaeopteryx lithographica will be centre stage in the permanent Treasures gallery that will showcase the very best of the Museum’s world-renowned collection.

‘Each specimen tells its own unique story, but the role of Archaeopteryx in evolutionary science is profound,' says Sharon Ament, Museum Director of Public Engagement.

'As the type specimen it could be said to be the Natural History Museum’s equivalent of the Louvre’s Mona Lisa. Because of it’s history, it's scientific significance and the sheer beauty of its features captured in fine detail it has a real wow-factor.

'Treasures will bring together our most amazing specimens, highlighting not only their scientific value but also their historical, social and cultural worth. It will be a snapshot of the depth, variety and value of our collection.’

Archaeopteryx (meaning ancient wing) lived 147 million years ago during the late Jurassic Period. It had a bird-like feathered tail and wings along with a reptilian long bony tail, teeth and three claw-like fingers.

The discovery of this fossil in 1861 was a breakthrough, giving the first snapshot of evolution in action between two major groups. It later became a key piece of evidence in demonstrating that birds are the descendents of dinosaurs.

Treasures gallery
The Treasures gallery will be at the very heart of the Museum, located at the head of the grand staircase in the Central Hall.

Other treasures going on show will include dinosaur teeth discovered by Mary Ann Mantell, 10 times larger than the teeth of modern reptiles. These teeth inspired one of the biggest ideas in evolutionary history – that giant reptiles once walked the Earth.

Another treasure to be on show will be Darwin's On the Origin of Species – a first edition of this groundbreaking book, which radically challenged the creationist beliefs of the day.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acorde para o Meio Ambiente - música no Jardim Botânico



“Acorde para o Meio Ambiente” leva Orquestra Jazz
Sinfônica de São João da Boa Vista ao Jardim Botânico

A apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista – uma Orquestra do Século 21, acontece no dia 27 de novembro, domingo, a partir das 11h, com regência maestro Agenor Ribeiro Netto.  O concerto é gratuito, mas para entrar no parque há uma entrada de R$ 3,00. O maestro Ribeiro Netto ficou conhecido pela forma como leva o público a interagir com a orquestra. O programa é eclético e traz de Lizst e Mozart a Sivuca e Adoniran Barbosa, passando por Pixinguinha e Ari Barroso. 

No próximo domingo, dia 27 de novembro, acontece, a partir das 11h, no  Jardim Botânico de São Paulo,  a 90º. edição do projeto cultural e de conscientização ambiental “Acorde para o Meio Ambiente”, com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista – uma Orquestra do Século 21; com a regência do maestro Agenor Ribeiro Netto.  Idealizado pela Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos  e realizado pelo Instituto Brasil Com, o “Acorde para o Meio Ambiente” tem o apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
O projeto visa despertar a consciência da população para a importância do meio ambiente, realizando concertos geralmente em parques, estaduais ou municipais, embora possam acontecer também em teatros e outros espaços. Simultaneamente, são oferecidos concertos de música erudita, com peças conhecidas, e atividades paralelas de integração com a natureza e de educação ambiental.
O nome Acorde é um verdadeiro achado, oriundo de três motivos: porque os concertos ajudam a despertar (acordar) para questão do meio ambiente; porque a maioria dos concertos acontece pela manhã; e, é claro, devido aos acordes musicais.
Desde sua primeira edição, em 2003, o Acorde Para o Meio Ambiente gera recursos para os parques e contribui para programas assistenciais.
Devido ao seu objetivo de levar a população aos parques do Estado de São Paulo, despertar a consciência ambiental e incentivar a música erudita, o Acorde contou desde o princípio com o total apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que se tornou grande parceira e incentivadora do programa.
Sobre a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista
Criada em março de  2010, utilizando  recursos provenientes da Lei Rouanet, a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista – uma Orquestra do Século 21,  é patrocinada pela Renovias e conta  com o importante apoio da Prefeitura Municipal.
Foi criada pelo maestro Agenor Ribeiro Netto, que é também maestro da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas. Ribeiro Netto é o criador do evento “Sinfonia das Águas” e diretor artístico do festival “Viola de Todos os Cantos”, assim como da orquestra do Festival.  Ele conta com o auxílio do maestro adjunto J. Lobo na condução dos trabalhos artísticos.  Ribeiro Netto é também o arranjador de quase todas as suas músicas.
Na montagem desta orquestra Jazz Sinfônica, o maestro aproveitou os talentos e a tradição musical de São João da Boa Vista, cidade que  já gerou muitos artistas, como a pianista Guimar  Noaves, o Duo Assad e Badi Assad.
Divertida e alegre, dinâmica, arrojada, eclética e encantadora a orquestra vai de Mozart a Ari Barroso. Transita por temas de filmes– dos antigos, como Tara Theme, de “O Vento Levou”‘(Max Steiner), aos modernos, como Dancing Queen (Björn Uvaeus, Benny Anderson  e  Stig Anderson).
O Jazz Sinfônica passa também pelos grande Franz Liszt, e chega a  Adoniram Barbosa. “Esta verdadeira  salada musical – que mistura  tempos, temas e estilos - dá às suas apresentações um toque incomum e surpreendente. 
O maestro Ribeiro Netto ficou conhecido pela forma como leva o público a interagir com a orquestra em suas apresentações. “Em nossos concertos temos sempre três personagens: o maestro, a orquestra e o público. Os três têm que interagir!. Se o público não  vem para o palco, para nós, então, o concerto não aconteceu”, afirma. E acrescenta: “fazemos eventos de massa e precisamos ter a dimensão de que estamos trabalhando com formações intelectuais diferentes e o desafio é emocionar a todos do mesmo jeito”.
Para este concerto, o maestro convidou para participações especiais três grandes músicos da cidade de São Carlos: Hamilton Viana, no solo de violão; Rodrigo Zanc e  Regina Dias cantando. “Faremos no Jardim Botânico, no dia 27 de novembro, uma fantástica e inesquecível viagem musical. Não esperem formalismos. E preparem-se para cantar e até dançar. É assim que têm sido todos os concertos desta orquestra diferente, alegre e descontraída. E em  São Paulo não será diferente”, garante o maestro.

Sobre o maestro Agenor Ribeiro Netto
Graduado em Acordeon e Saxofone pelo Conservatório  Musical de Poços de Caldas e em Regência Instrumental pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, Agenor Ribeiro Netto fez também vários masters classes com  maestros de relevância no cenário  mundial, como  o alemão Kurt Mazur. É o regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista e da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, onde criou o evento “Sinfonia das Águas”, que ao longo de  29 edições, em quatro anos, foi assistido por um público superior a 150 mil pessoas, o que faz a orquestra, segundo afirma, “a de maior público em todo o Brasil”.
Multi-instrumentista e arranjador, fez trabalhos para grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Jackson Antunes, Toquinho, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Daniel, Osvaldo Montenegro e Sérgio Reis. Na área erudita, fez adaptações de obras  para instrumentação contemporânea, assim como para Viola Caipira e Orquestra.
É também  maestro, arranjador e diretor artístico do Festival “Viola de Todos os Cantos”, produzido pela EPTV/TV Globo.
Considerado um grande comunicador, o maestro tem como sua grande característica provocar a interação do  público com  suas orquestras.

Sobre o Jardim Botânico de São Paulo
Com 360 mil m2 de área, o Jardim Botânico de São Paulo é uma das mais importantes áreas verdes em espaço urbano no Brasil. Maior laboratório vivo inserido em uma cidade, o Jardim Botânico está a apenas 20 km da avenida Paulista, principal  centro financeiro de São Paulo. Inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, com 575 hectares, possui inúmeras amostras da flora brasileira. Reconhecido e respeitado internacionalmente por possuir um quadro de mais de 60 pesquisadores com mestrado e doutorado na área ambiental, possui o terceiro maior herbário do país, cepas de fungos para descontaminação do solo, reservas de espécies em extinção e banco genético, entre outros. Enfim, uma infinidade de riquezas que são estudadas e preservadas. Possui raros e belos cenários naturais: um Orquidário, que conta com cerca de 700 espécies, uma estufa que reproduz o ambiente da Mata Atlântica e outra destinada para exposições, o Jardim de Lineu, inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia; o Lago dos Bugios e um lago com ninféias, digno das belas telas do pintor Monet.

Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Criada em 1986, suas atribuições se traduzem em uma tarefa gigantesca e de importância cada vez mais fundamental: preservar o que resta das áreas verdes que recobrem o Estado, gerenciar 700 quilômetros de litoral, administrar uma centena de unidades de conservação, proteger a fauna ameaçada, cuidar da qualidade do ar, das águas e do solo, promover a educação ambiental, combater processos de erosão, licenciar distritos industriais, fiscalizar desmatamentos, demarcar terras indígenas, avaliar impactos ambientais de novos empreendimentos, estimular o ecoturismo, utilizar os recursos naturais de forma a garantir que as gerações futuras também o possam fazer. Estão sob responsabilidade da Secretaria o Instituto Florestal, a Cetesb e o Consema.

Ficha Técnica do Evento:
Apresentação: Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista – uma Orquestra do Século 21
Regência: maestro Agenor Ribeiro Netto
Projeto: “Acorde para o Meio Ambiente (10º - Procac 078210) - 90º. edição.
Data: 27 de novembro
Horário: 11h
Local: Jardim Botânico
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 3031 – Água Funda - Próximo ao Zoológico Municipal de São Paulo – entrada pelo portão 1.
Ingresso para o concerto: gratuito
(o valor da entrada no Jardim Botânico é de R$ 3,00).
Telefone para informações: (11) 5505-7797
Estacionamento: em frente ao portão 1 por R$ 5,00.  
Opção de como chegar em transporte coletivo: na estação São Judas do Metrô pegar o ônibus Clímax 4742-10
Programa do Concerto
1.       MISSÃO  IMPOSSÍVEL – ROCK O LUTADOR*
Michael Giacchino/Bil Conti
Arranjo do Maestro  José Roardo Bernardo
2.       TARA THEME (Tema de O Vento levou)*
Max Steiner
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
3.       NA BAIXA DO SAPATEIRO*
Ari Barroso
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
4.       HEINE KLEIN (Pequena Serenata Noturna – KV 626)*
W. Amadeus Mozart
Arranjo e livre  adaptação sob os originais do compositor de Agenor Ribeiro Netto
5.       REVE D’AMOUR  *
F. Lizst
Arranjo e livre  adaptação sob os originais do compositor de Agenor Ribeiro Netto
6.       CARINHOSO **
Pixinguinha
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
7.       BACHIANINHA Nº 5*
Paulinho Nogueira
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
Solista – Fabiano Magrão ao Violão
8.       CARTOON **
Henry Mancini
Arranjo do compositor
9.       JOHN WILLIANS  IN CONCERT*
John Willians
Arranjo do compositor
10.   FANTASMA DA ÓPERA*
A. L. Webber/ C. Hart
Arranjo do Maestro A.C. Neves
11.   FEIRA DE MANGAIO **
Sivuca e Glória Gadelha
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
Solista – Agenor Ribeiro Netto ao Acordeon
12.   CZARDAS*
       Vittorio Monti
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
Solista – Paulo Rafael Rinco Lino ao Violino
13.   TREM DAS 11 **
Adoniran Barbosa
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
14.   DANCING QUEEN*
         Björn Uvaeus, Benny Anderson  e  Stig Anderson
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto
15.   MEDLEY VILLAGE PEOPLE*
        Björn Uvaeus, Benny Anderson  e  Stig Anderson
Arranjo do Maestro  Agenor Ribeiro Netto

* regência de Agenor Ribeiro Netto
** regência de J. Lobo